
GAROTA FANTÁSTICA
A caxiense Surya Salvador Paes, 21 anos festejados em setembro, poderia estampar editoriais de moda com sua beleza e sorriso irradiantes, porém sua vocação a direcionou para outra esfera do universo fashion. Graduada em Design de Moda pela UCS e laureada com uma excepcional média acadêmica, a it girl demonstra um excepcional conhecimento na área que já lhe rendeu distinções, como uma menção honrosa especial no Prêmio UCS/Sultêxtil. Incansável, a virginiana precoce que se declara vaidosa e perfeccionista também é fluente em francês, maquia e desenha sobrancelhas profissionalmente e responde como estilista oficial da grife porto-alegrense Juliana Sanmartin, reconhecida por suas peças de alfaiataria.
Filha de Norberto Paes e Vera Lúcia Salvador Paes, Surya vê em sua mãe um exemplo único de elegância e destaca também outras personalidades caxienses reconhecidas pelo bom gosto ao vestir, como Bernadete Suzin Venzon e Verônica Daros. A garota, que possui um arsenal singular de referências, idolatra a icônica estilista francesa Coco Chanel e reitera uma das maiores máximas desta inesquecível mulher ao dizer que a moda pode sair de moda, mas o estilo jamais.
Marc Jacobs, Albert Elbaz, Tom Ford e Christian Louboutin também permeiam os lookbooks dos sonhos de Surya, que ainda aponta nomes como os de Vitorino Campos, Pedro Lourenço e Alexandre Herchcovitch como os maiores profissionais de moda atualmente exportados pelo Brasil. Longe das passarelas – ou dos bastidores delas – a garota ainda encontra tempo para colocar em dia a leitura, reencontrar amigos, frequentar a academia e incursionar pelo circuito night caxiense. No blog da coluna, nossa menina dos olhos aponta seus planos para o futuro e compartilha um pouco de sua vasta experiência.
Fotos 1 e 4: Ricardo Bellini, divulgação | Foto 2: Cristiano de Oliveira, divulgação | Foto 3: Rodrigo Lermen, divulgação.
Quando descobriu que queria atuar no setor fashion?
Desde criança sempre tive o gosto pela moda, brincando com roupinhas de Barbies, desenhando coleções, criando roupas para minhas bonecas e desde então construindo o meu estilo de ser: vaidosa, elegante e minimalista. Minha paixão por esse mundo mágico sempre esteve presente e a transformei em realidade aos meus 17 anos, quando ingressei no curso de Design de Moda na Universidade de Caxias do Sul.
Qual o trabalho mais empolgante e desafiador que realizou?
O desenvolvimento de um dos meus trabalhos de conclusão para o Prêmio UCS/Sultêxtil. A proposta era criar em cinco horas a partir de um tecido misterioso, com uma cor incerta, baseado na pesquisa do Trabalho de Conclusão. Foi uma experiência estressante, empolgante e que deixou minhas emoções à flor da pele. Com a pressão das poucas horas para criar decidi montar algo mágico; fiz um look inspirado nos contos de fada, especificamente no lado misterioso que o inconsciente esconde por trás de histórias maravilhosas, que pedem por uma análise psicanalítica para entender esse mundo ambivalente entre o bem e o mal. Com essa criação, ganhei Menção Honrosa Especial na competição.
Um look inesquecível que vestiu, onde e quando?
Meu vestido branco, drapeado no corpo e bordado com cristais swarovski, feito pelo maravilhoso estilista e grande amigo Gildo Kist, de Curitiba (PR). Usei em meu début no ano de 2007, no Recreio da Juventude e no Clube Juvenil.
Qual é a moda que desenvolve?
Meu estilo é fácil de ser notado e difícil de ser seguido. Primo pela elegância acima de tudo; sou vaidosa, apaixonada pela moda e por me vestir de uma forma que eu possa transmitir a beleza também por meio de meu interior. Sou minimalista, atraída por pérolas, pelo dourado, por joias e um toque de sensualidade. Transfiro meu estilo ao meu trabalho. Sou estilista para uma marca de Porto Alegre, a Juliana Sanmartin, que trabalha com peças de alfaiataria elegantes e que misturam o minimalismo ao maximalismo. Uma marca muito conceituada, a qual tenho orgulho de criar. Como disse Paul Valéry, “elegância é a arte de não se fazer notar, ao cuidado sutil de se deixar distinguir”.
Como realiza as pesquisas para suas criações? E quais são as suas inspirações?
Baseando-me no bureaux de inspirações Nelli Rodi, um livro de tendências, e pelo Fórum de Inspirações da Assintecal de Novo Hamburgo. Além destas bases de pesquisas, costumo me inspirar no mundo digital, em diversos sites e meios de comunicação, bem como revistas nacionais e internacionais e livros ligados ao mundo fashion. Também é importante pesquisar o comportamento das pessoas, estudando de certa maneira a antropologia, prestando atenção ao meu redor, em detalhes e captando os sentimentos que estão no ar, tornando-os tangíveis. O conhecimento de outras áreas também influenciam, como a área do design, cultura, gastronomia, beleza, música e esporte. Admiro o trabalho de grandes estilistas da alta costura como Elie Saab, Tom Ford e Roberto Cavalli.
O que é estar na moda?
Estar na moda, primeiramente, é ser você mesmo. Vestir-se confortavelmente, adequando-se ao seu corpo, personalidade e estilo. Isto é, poder expressar seus sentimentos por meio da vestimenta. Seguir tendências, “estar na moda” é uma forma de se integrar à sociedade ou pertencer a um determinado grupo. Assim, as pessoas vão ora se diferenciando, ora se associando a certos padrões de estilo e comportamento. Muitas pessoas seguem tendências para se sentirem pertencentes a essa massa e acabam esquecendo seus princípios. Minha indicação é a de se vestir da maneira que se gosta, seguindo ou não tendências. Se estiverem bem consigo mesmas, transmitirão personalidade. “A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com ideias, a forma como vivemos, o que está acontecendo”, disse Coco Chanel.
Na pele de que personagem do universo fashion gostaria de passar um dia?
Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel. Gostaria muito de voltar nos anos 1920 e viver sua vida agitada, revolucionária, mantendo sua imagem independente, bem-sucedida, com identidade. Como defende Coco Chanel, “Para ser insubstituível deve-se sempre ser diferente”.
Uma personalidade que adoraria vestir?
Catherine Elizabeth Middleton, Duquesa de Cambridge, mais conhecida como Kate Middleton, por seu gosto minimalista e simples de ser. Seu estilo básico a torna elegante e clássica, associado a seu comportamento discreto e refinado. Aprecio pessoas que, por mais que tenham “tudo”, não esquecem de preservar suas crenças pessoais e valorizar o que lhes é mais íntimo, o “ser”.
Quem são os nomes que simbolizam a moda atual?
Marc Jacobs, Albert Elbaz (Lanvin), Tom Ford e Christian Louboutin.
Quais mulheres de Caxias do Sul considera sinônimos de elegância e estilo?
Bernadete Suzin Venzon e Verônica Daros. Duas grandes amigas que admiro muito pelas pessoas maravilhosas que são e por seus estilos clássicos e elegantes. Mulheres com talento, determinação, atenciosas, carinhosas, as quais fico muito orgulhosa e feliz de ter como amigas. E também, principalmente, aquela que me inspirou a ser como sou hoje: minha mãe, Vera Lúcia Salvador Paes.
Estilo é muito mais importante do que estar na moda?
Com certeza! O estilo mostra a personalidade e a maneira de ser de cada um. A moda é passageira, é uma tendência que vai e vem. Como disse Coco Chanel, “A moda sai de moda, o estilo jamais”.
Quais são as novidades e nomes na moda brasileira hoje?
A moda brasileira está cada vez mais ganhando espaço internacionalmente, sendo reconhecida por suas raízes e identidade local. Ela está se destacando por suas referências e tradições culturais, mas que se modernizam, se renovam com o tempo, mantendo suas características identitárias, apresentando uma “singularidade original”, que marca uma determinada cultura, porém com reconhecimento fora do país. Temos estilistas brasileiros que se destacam e se revelam, sendo reconhecidos mundo a fora, tais como Vitorino Campos, Pedro Lourenço e Alexandre Herchcovitch.
Qual a diferença de fazer moda em Caxias do Sul e em outros lugares do mundo?
Caxias do Sul tem uma identidade regional muito forte, que é muito valiosa. A globalização é uma realidade que deva ser considerada, mas o valor de explorarmos as singularidades da nossa região, o significado dos símbolos culturais, são de extrema importância. Como afirma o estilista Walter Rodrigues, orientador do Projeto de Pesquisa de Identidade Regional da Serra Gaúcha, a qual eu participei: “É importante nos distinguirmos neste universo globalizado e competitivo com coleções que falem ao coração, com a emoção, unindo tecnologia e expertise local”. E é por isso que fazer moda em Caxias do Sul têm seu valor, pois é essencial a força que pulsa da origem para a cultura da moda. Parafraseando Bernadete Venzon, autora do livro Design e Identidade Sustentável, moda é comunicação e expressão do lugar, do tempo e do estilo de viver e ser de sua origem. A história e os criadores são exemplo deste ‘zeitgeist’ (espirito de época) .
A sua paixão pela moda já lhe fez fazer a loucura de… passar noites acordadas, pesquisando, criando, envolvendo-me nesse mundo mágico e enlouquecedor, mas, sobretudo, apaixonante. Nele, o tempo da criação se torna subjetivo para poder se efetivar uma ideia no ato.
O maior designer de moda do mundo, de todos os tempos?
Gabrielle Bonheur Chanel, a estilista francesa conhecida como Coco Chanel. Ela criou uma moda que deu ao usuário um sentimento de luxo íntimo, em lugar da ostentação. Revolucionou a moda, na época da guerra, desenvolveu roupas confortáveis, com tecidos fluídos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época. Em 1922, criou o famoso perfume Chanel n° 5, que alavancou seus negócios e se tornou legendário. Sua carreira teve um renascimento nos anos 1950. O cardigã, o vestido preto, as pérolas, tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca Chanel acabou tornando-se um grande império, que inclui bolsas, sapatos, joias, acessórios e perfumes. “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas o estilo Chanel. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda”, como ela própria declarou.
Desenvolve alguma atividade profissional além da moda?
Além de atuar no campo da moda, sou maquiadora profissional e designer de sobrancelhas na centro estético de Verônica Ruschel. Sou apaixonada também por essa atividade; quando maquio sou absorvida com prazer no ato de embelezar um rosto.
Quais são as peças mais importantes de seu guarda-roupa, das quais não abre mão?
Blazer preto de alfaiataria, calça jeans, salto alto e brinco de pérola.
Quais são seus sonhos e aspirações profissionais?
Meu maior sonho no momento é efetivar o meu ingresso em uma das mais bem conceituadas escolas de moda de alta costura de Paris, a École de la Chambre Syndicale de la Culture Parisienne, em setembro de 2014. Desejo fazer uma pós-graduação e, assim, me especializar mais nesta área. Aspiro ser valorizada e reconhecida, poder estar ao lado de pessoas que amo e admiro, como minha família que é a base para a continuidade da minha formação profissional.
E como é a Surya além do trabalho? Seus hobbies, paixões, interesses…
A Surya é uma virginiana organizada e perfeccionista, que está sempre almejando o melhor que lhe é possível. Prezo pela inteligência, cultura e conhecimento. Sou complexa, dedicada, detalhista, crítica, exigente, inquieta, discreta. Faço apenas o que eu amo e entendo que, dessa forma, cresço de maneira saudável. Meus hobbies são ler um bom livro, sair com os amigos, me divertir, fazer academia e cuidar do corpo. Sou apaixonada pela França e praticamente fluente em francês; meus sonhos e desejos se localizam na maravilhosa cidade de Paris. Considero viajar como uma das melhores sensações da vida! Cidades movimentadas, praias desertas, agito, calmaria, sentimentos e lugares diversos me envolvem de uma maneira inexplicável.

ESTILEIRA: Tops
Paola Back e Mayara Zamboni, modelos até mesmo longe das passarelas, apostaram nas tendências da estação que evidenciam as estampas florais e T-shirts descoladas. Foto: Bruno Zulian, divulgação.
Elegante em tempo integral, a arquiteta Cristina Mioranza elegeu um tricot pautado em cores vibrantes e geometrização para prestigiar um concorrido happening fashion. Foto: Leandro de Araújo, divulgação.
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