
SAFRA 2014
Quem circula pela Festa da Uva desde a última quinta-feira deve ter percebido uma movimentação jovem extra pelos cenários do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. Tudo por conta do empenho da Diretoria da Juventude, grupo que trabalha pela harmonia da festa desde 2013 com o aval da comissão comunitária e iniciativa da presidência. Suas muitas atividades são voltadas para ampliar e aproximar o público jovem da tradicional festa caxiense, mantendo vivas a história e a tradição locais para as futuras gerações.
Já expert na área a partir de seu histórico como presidente do Departamento de Jovens Empresários da CIC, o advogado Patrick Mezzomo responde agora como presidente desta comissão. Ao lado dele estão outros sete voluntários e oito embaixatrizes da Festa da Uva, todos comprometidos com diversas ações socioculturais para promover a maior festa comunitária do Sul do país. Não perca: a Festuva 2014 segue até 9 de março, e o blog da coluna reserva uma entrevista exclusiva com Patrick, confira!
Patrick Mezzomo, presidente da Diretoria da Juventude da Festa da Uva 2014
Qual edição da Festa da Uva foi a mais inesquecível?
De forma bem pessoal, a edição de 2002, quando eu tinha 16 anos, marcou bastante. Nesta edição, em especial, tivemos um trio até hoje lembrado, tanto pela beleza quanto pelas ações pela Festa. Juliana Marzotto teve destaque como Rainha e atua, até hoje, em defesa da Festa, com elegância e simpatia. O tema “Mulher Imigrante” foi um dos grandes destaques daquela época.
Qual sua lembrança das Festas da Uva?
Lembro-me que, quando criança, a família sempre me levava para visitar o Parque de Eventos. Depois, como adolescente, ia com os colegas de escola. Hoje, sinto-me honrado em poder contribuir, por meio da Diretoria de Juventude, com ações voltadas para o envolvimento do público jovem na Festa da Uva.
Qual a importância de uma iniciativa como a Festa da Uva para a comunidade?
A Festa Nacional da Uva remonta ao início da colonização em nossa região. Traduz a história de luta e de trabalho de um povo, especialmente o imigrante, com a valorização da terra e do fruto. Caxias do Sul respira a Festa, que movimenta de forma intensa os cenários cultural, turístico, político e econômico de nossa cidade.
Como surgiu a Diretoria da Juventude da Festa da Uva e quais suas principais atribuições?
A Diretoria de Juventude surgiu em 2013, com aval da Comissão Comunitária e iniciativa da presidência da Festa Nacional da Uva, como reforço às iniciativas voltadas para a juventude de Caxias e da nossa região. O objetivo é intensificar ações para aproximar o público jovem da Festa, mantendo vivas a história e a tradição de nosso povo.

O que esta jovem comissão já fez e pretende realizar durante a Festa?
Já temos diversas iniciativas em andamento. Entre as ações culturais, destaca-se a troca de livros que será promovida durante a exposição no Parque. Ainda, a parceria com as casas noturnas de Caxias do Sul, com a entrega de pulseiras aos jovens, possibilitando acesso e descontos facilitados na agenda noturna de nossa cidade no período da Festa da Uva. Vamos atuar, também, com enfoque educativo, por meio da conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda as ações de iniciativa da Diretoria, com foco na divulgação da Festa nas principais ruas, parques, praças e academias da cidade. Haverá ainda um almoço no período, com a recepção do Prefeito, Alceu Barbosa Velho e do Presidente da Festa, Édson Néspolo, com objetivo de aproximar as lideranças jovens regionais.
Como é a interação e clima de trabalho de um grupo tão jovial e empolgado como este?
Estamos atuando, também, no auxílio ao atendimento das demandas das demais diretorias da Festa. Interagimos com todas as áreas na expectativa de renovar a energia e mostrar o potencial do jovem em nossa região. Fomos bem recebidos pelas Diretorias da Festa que entenderam a necessidade e oportunidade de nosso grupo significar a manutenção da história e a renovação da Festa.
Como é a organização do grupo entre as muitas funções e compromissos da Diretoria da Juventude?
Nosso grupo é composto por 16 pessoas, sendo oito embaixatrizes (Gabriela Esteves Lampert, Kellen Ferraro, Cristiane Palandi, Angélica Zardo, Suélen Colombo, Helena Marcon, Leonara Frizzo e Viviane Baron) e oito voluntários (Patrick Mezzomo, Alexandro Tedesco Rigon, Gabriela Alcantara, Rodrigo Menegassi, Virgilio Tonolli, Felipe Luciano, Leonardo Sfreddo e Raísa Casagrande), dentre estes, jovens empresários. O grupo está afinado e trabalha de forma integrada, de acordo com a disponibilidade de cada um. Ferramentas de redes sociais (como Facebook e WhatsApp) são utilizadas para a comunicação em tempo real e as reuniões para planejar e executar as ações ocorrem semanalmente, inclusive durante o horário de almoço e após o expediente de trabalho.
O que o público caxiense pode esperar entre as novidades programadas pela Diretoria da Juventude?
Os visitantes da Festa Nacional da Uva 2014 vão perceber o esforço da organização em estreitar os laços com a juventude. A intenção é aproximar o jovem por meio de atividades que chamem a atenção e gerem interesse por parte deste público, como grafitti, ações culturais ligadas à arte e à música, atividades esportivas, de lazer, de voluntariado e de comportamento. Teremos um espaço fixo na Festa, para podermos receber o nosso público foco.
Quais são as expectativas do grupo para esta edição da Festuva?
A principal expectativa é ampliar a participação e a visitação dos jovens à Festa da Uva. Essa, sem dúvida, é uma maneira de resgatar nossas origens, fortalecer os vínculos com a nossa cultura e dar continuidade ao belíssimo trabalho comunitário e voluntário que vem sendo feito há mais de 80 anos, em prol da nossa celebração maior.
Vocês já planejam em retomar o trabalho com esta comissão em 2016?
Certamente. A Diretoria de Juventude da Festa da Uva passa a integrar de forma definitiva a Comissão Comunitária da Festa e terá espaço garantido nas próximas edições deste grande evento, reconhecendo a necessidade de renovação.
QUAL A EDIÇÃO DA FESTA DA UVA FOI MAIS INESQUECÍVEL PARA VOCÊ?

Todas as edições são inesquecíveis e com grande significado para nossa história. No entanto, para mim, esta edição está sendo especial, pois estou envolvido com a Diretoria de Juventude neste trabalho voluntário e posso acompanhar o carinho da população com a Festa da Uva. É emocionante e será inesquecível poder participar desta ação.
Alexandro Tedesco Rigon
Não me recordo de alguma edição em especial que me marcou, mas me lembro claramente dos seus eventos e atrações montadas e disponibilizados ao público. Desde pequeno o que sempre me marcou muito foi o Pavilhão 1. Com sua área total maior que 12 mil metros quadrados e sua marcante estrutura me recordo como se fosse hoje da minha alegria e bajulação pelos grandes caminhões e tratores lá expostos. Ano após ano de festa, admito e confesso que ainda gosto e me delicio até hoje com este pavilhão, pois me remete a este passado de brincadeiras e alegrias geradas pela Festa da Uva. Hoje, me sinto muito honrado por estar contribuindo para o grande evento como um todo.
Rodrigo Menegassi

A Festa da Uva, independentemente da edição, sempre representa uma experiência inesquecível. A Alegria de estarmos juntos (2006), por exemplo, é um tema que permanece bem vivo em minha memória. Nessa época tive meu primeiro contato com os bastidores da Festa da Uva. Aprendi muito observando o trabalho comunitário e voluntário, característica que mais admiro no evento.
Gabriela Alcantara

A Festa da Uva teve um sentido especial pra mim no ano de 2008, época em que completava apenas um ano da minha mudança para Caxias do Sul. Neste contexto de adaptação ao novo ciclo que se iniciava, pude me ambientar aos costumes e conhecer um pouco sobre a história da região. Acredito que a festa recepciona de forma agradável e influência de maneira positiva turistas e novos residentes.
Leonardo Sfreddo

Tenho certeza de que a Festa da Uva de 2014 se tornará inesquecível para mim, porque tive a oportunidade de participar ativamente desde o início da organização e mais tarde, sendo convidada para fazer parte da Diretoria de Juventude, o que me fez amar ainda mais esta festa, que é uma homenagem ao nosso passado e a história de Caxias. Além disso, me sinto honrada em fazer parte desta diretoria, que está em seu primeiro ano. Com certeza isso será uma lembrança carinhosa que guardarei para sempre.
Raísa Casagrande

Não tenho uma festa inesquecível. Todas as festas se tornam memoráveis, cada uma pelo seu modo de conduzir e de mobilizar a população caxiense, de mostrar a sua verdadeira origem e o amor da povo por sua cultura.
Felipe Luciano
EMBAIXATRIZES QUE INTEGRAM A DIRETORIA DA JUVENTUDE
Gabriela Lampert
Muitas foram as edições da Festa da Uva que marcaram a minha história. Desde a primeira vez que fui ao Parque de Eventos para visitar a Exposição Agroindustrial, o primeiro corso alegórico assistido na Rua Sinimbu, até o ano em que fui pela primeira vez acompanhar de perto a escolha do novo trio de rainha e princesas. Em meio a tantas vivências, posso afirmar que a Festa da Uva de 2014 foi até agora a mais emocionante para mim e sem dúvidas será inesquecível. Nesta 30ª edição da Festa pude participar de uma maneira diferente e muito mais intensa! Deixei de ser apenas espectadora e passei a ser protagonista atuante, contribuindo com muito empenho para a realização de mais uma Festa de encanto e tradição.
Angélica Zardo
Minha Festa da Uva inesquecível foi a de 1996, que tinha como tema “A América que nós fizemos” e como rainha Patricia Horn Pezzi. Na verdade, foi uma data que me marcou, pois tinha apenas 6 anos de idade e neste desfile eles contaram com um carro inspirado num grande navio na Rua Sinimbu carregado de imigrantes, que parou na frente da Catedral com muitas luzes e sonoridade. Inesquecível! E também como moramos no interior, um tanto longe da cidade, era motivo de muita alegria sair de casa para assistir aos desfiles e foi o primeiro desfile que lembro ter assistido.
Suélen Colombo
A edição de 2012 da Festa da Uva me marcou muito, especialmente o Desfile Cênico Musical, do qual participei como rainha da Festa do Vinho Novo e junto à representação da minha comunidade, Forqueta. Euforia, emoção e orgulho, foi o que senti durante o percurso na Sinimbu. Sentir o carinho das pessoas, que da calçada, da arquibancada ou do palanque, nos acenavam com alegria, foi algo contagiante. Foram estas manifestações que me fizeram perceber o envolvimento comunitário que há na Festa da Uva. Todas aquelas pessoas que estavam na rua assistindo ou desfilando, o faziam com prazer, pelo simples fato de participar da maior manifestação da nossa terra, da nossa história, tornando a festa de 2012 inesquecível.
Cristiane Palandi
A Festa da Uva faz parte do meu DNA. Cresci ouvindo falar desse grandioso evento e muitas vezes pude participar efetivamente da nossa festa. Porém, tenho um carinho especial pela Festa de 2012, pois, ao participar do corso alegórico, fui contagiada pela magia que invadia a cidade, e nesse momento nasceu em mim um grande sentimento por nossa festa maior!
Kelen Ferraro
Para mim a festa de 2012 me marcou de forma muito especial com o tema “Uva, cor, ação! A safra da vida na magia das cores”! Retratou um momento histórico da comemoração aos 40 anos da primeira transmissão a cores da TV no Brasil. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de participar da noite da escolha das rainhas e princesas e me emocionei com este momento belíssimo e emocionante.
Leonara Frizzo
Esta 30ª edição é muito especial para mim e não poderia ser diferente! Como filha de agricultores, sempre celebrei a colheita da uva, porém via o evento de outra forma. Hoje, enxergo esta Festa com outros olhos, e poder deixar a minha marca nesta história com certeza será inesquecível.
Helena Losekann Marcon
Por residir próximo ao Parque de Eventos, eu cresci ouvindo falar e vivendo Festa da Uva. A minha primeira foi a de 1994, quando tinha dois anos, e desde então não deixei de visitar sequer uma festa. Mas foi na Festa Nacional da Uva de 2012 que tive um contato ainda mais intenso, pois tive a oportunidade de trabalhar por ela, pude viver cada segundo da Festa, sentir o carinho de todos que visitam o parque e conhecer pessoas incríveis. Acredito que esta festa tenha influenciado e muito na minha escolha de participar e me dedicar à Festa da Uva de 2014.
Viviane Baron
Toda minha família gosta muito da Festa da Uva, principalmente por todas as questões culturais que ela traz. Por isso, me lembro de participar desde pequena e muitas coisas me marcaram durante a festa. Uma das passagens que mais me lembro ocorreu na Festa de 1994, quando minha avó me mostrou um vestido todo pintado com Uvas que ela mesma havia feito para mim. Fiquei dias usando aquele vestido nos Pavilhões e também nas ruas da cidade. Contudo, hoje tenho uma certeza, que nenhuma Festa da Uva vai me deixar tantas marcas e tantas saudades quanto esta de 2014.
Fotos: Andrei Cardoso, divulgação
Comentários