
Dupla Fixação
Relacionamentos, negócios, nexo e paixão são características definidoras do que os jovens Tiago Fiamenghi e Angelo Borges realizam pessoal e profissionalmente. Com formação acadêmica em Design e uma atuação na área que completa 10 anos em 2014, os criativos rapazes costumam dizer que são amigos desde que são sócios e apresentam seu reconhecido know-how com a marca 4FIX, bureau desenvolvido por eles que já assinou mais de 300 projetos para 80 clientes em cinco países diferentes.
O capricorniano Tiago e o libriano Angelo encontram o equilíbrio para sua sintonizada parceria nas singularidades que os distinguem e nas qualidades que compartilham, como determinação, coragem e outros atributos que definem a geração que eles integram: “Somos uma geração extremamente inquieta. Somos curiosos, ousados, temos energia e queremos mudar o mundo”, diz Tiago.
4FIX, numa tradução livre, significa “para fixar”. Com o inegável talento de Angelo e Tiago, premiados pela maior biblioteca de marcas do mundo, a Brands of the World, é fácil apostar que esta fixação é mais que duradoura. Confira o papo com os rapazes!
Qual é a história de vocês antes do 4FIX?
Costumamos dizer que somos amigos ao mesmo tempo do que somos sócios, pois foram poucos meses depois de nos conhecermos que decidimos fundar um birô de design, na garagem da casa dos pais do Angelo, em um quartinho com menos de 10m². Isso em 2004. Desde então já fundamos e fechamos outras empresas para então em 2009 fundarmos o 4FIX.
Como surgiu o 4FIX e a parceria profissional de vocês?
O 4FIX surgiu de uma insatisfação nossa com o mercado da comunicação de Caxias do Sul como um todo. Queríamos propor algo diferente, a fim de resgatar a credibilidade do nosso segmento. Para isso, buscamos inúmeras referências (Brasil e exterior), participamos constantemente de cursos, workshops e palestras do segmento. Somos extremamente críticos com nós mesmos (às vezes até demais) e essa “fome” de conhecimento, de mudança, de melhorar sempre, está em nosso DNA enquanto pessoas. Logicamente acaba refletindo no 4FIX.
Qual a ideia do nome 4FIX e seu significado?
O nome 4FIX surgiu de forma despretensiosa e trata-se de um trocadilho muito utilizado na língua inglesa. Nosso nome se lê “forfix”, então em tradução livre seria “para(4) fixar(fix)”. Sendo um escritório com foco em marca, que empresa não quer fixar a sua na mente dos seus consumidores.
Qual é o ponto de equilíbrio entre vocês?
Nosso ponto de equilíbrio é o respeito. Em quase 10 anos de sociedade, jamais discutimos ou ofendemos um ao outro. Como qualquer relação entre amigos/sócios, temos nossas divergências, mas sempre resolvemos na base da conversa, sempre levando em consideração o bem da empresa. A nossa ideia sempre foi montar uma empresa que gostaríamos de trabalhar um dia. Acredito que quem já fez parte da nossa equipe pode confirmar que conseguimos fazer isso. O último estagiário que passou pelo 4FIX até brincou que parecíamos o “Google de Caxias”. O 4FIX nada mais é que as nossas crenças enquanto pessoas, na forma de um CNPJ. Claro que, por mais parecidos que são as nossas crenças, pensamentos e ideias, temos as nossas diferenças em alguns aspectos das nossas personalidades. Enquanto um é mais sonhador, outro é mais pé no chão. Isso se mostrou importantíssimo ao longo da nossa trajetória, pois dessa forma encontramos o equilíbrio necessário entre razão e emoção.
Além da criatividade, quais são as características essenciais para o trabalho que desenvolvem?
A criatividade não é ponto de partida, mas sim consequência de um ambiente de trabalho agradável, com pessoas interessantes, clientes que te valorizam e enxergam a importância que o nosso trabalho possui. São muitos os fatores que são essenciais para que uma empresa se mantenha saudável (em todos os aspectos), mas nós elencamos quatro, que levamos como atributos do 4FIX que são: Relacionamento. Afinal empresas ainda são feitas de pessoas e quanto maior e melhor for o nosso networking, mais “advogados” da nossa marca teremos por aí. Outro ponto que levamos como verdade é que somos uma empresa com foco em fomentar negócios. Todo o trabalho executado pelo 4FIX tem caráter estratégico e visa o crescimento dos nossos clientes. Outro ponto é o nexo, que nada mais é do que buscar coerência em nossas ações. E aí entra muito a nossa personalidade enquanto gestores. Alinhar razão e emoção. E por último, mas não menos importante a paixão, o tesão por aquilo que fazemos que foi ele que nos manteve forte e unidos lá no começo, quando se trabalhava muito por pouco. E que hoje, quase 10 anos depois, está presente no nosso dia a dia.
Como vocês lidam com rotina, prazos, burocracia e outras etapas que tornam o trabalho criativo mais difícil?
Aqui talvez tenha sido o maior ponto de virada da nossa história. Como todo criativo, sempre tivemos dificuldades com algumas burocracias que toda empresa tem. Resolvemos isso recentemente descontruindo todas as receitas já conhecidas no mundo da gestão e criamos a nossa própria maneira de gerenciar, não só o nosso escritório, mas também os projetos dos nossos clientes. Criamos uma metodologia simples, funcional e, claro, criativa. Os resultados mostram que fomos assertivos em nossa forma de gestão.
Vocês pertentem a uma geração de jovens profissionais de reconhecido talento. Quais são as características que vocês acreditam definir esta geração?
Somos uma geração extremamente inquieta. Somos curiosos, somos ousados, temos energia e queremos mudar o mundo. O nosso mundo. São características da geração Y que acabaram se tornando mais latentes ultimamente, muito em função da revolução digital que estamos vivendo nas últimas décadas. Acreditamos no que fazemos e sempre tratamos isso desta forma. Os resultados financeiros sempre foram compreendidos como consequência.
Quais foram os trabalhos mais desafiadores que vocês já encararam?
Todo trabalho deve possuir um grau de desafio, independente do tamanho da empresa: isso é o motivador inicial. Mas o maior desafio até o momento foi reposicionar a nossa marca no final de 2013. Já lidamos com grandes marcas do Brasil e do mundo todo, estamos acostumados com isso, mas não foi fácil colocarmos a nossa marca no divã. Saber driblar as armadilhas do ego é sempre um desafio, mas o resultado não poderia ter sido melhor.

E quais são suas criações preferidas?
Ao longo de quase 10 anos, vários são os trabalhos que nos fazem brilhar os olhos e arrepiar os pelos. Existe o trabalho de uma pequena empresa de TI que acabamos sendo premiados em um concurso mundial, o nosso primeiro cliente multinacional que replicou projetos desenvolvidos por nós no mundo inteiro, nas mais diversas línguas, marcas tradicionais e fortes de Caxias do Sul que recentemente viraram nossos clientes, além de todos aqueles projetos que no início parece que não terão solução e, depois de muito transpiração, no final acaba encantando o cliente. Costumamos dizer que o nosso projeto preferido é sempre o último!
Quais são os mestres design, publicidade e criação que inspiram vocês?
São várias as pessoas que nos inspiram, mas citando alguns: Hartmut Esslinger (Frog Design), Walter Landor (Landor Associates), Simon Sinek, Alexandre Wollner, além de outros que tivemos a oportunidade de conhecer em palestras e cursos que participamos como Fred Gelli (Tátil Design), Roberto Bastos (Sceno), Ricardo Amorim (Ricam), Guilherme Sebastiany (Sebastiany Branding). Mas temos a consciência que a inspiração está em todas as áreas, todos os lugares e todos são criativos de sua maneira. Como diz o ditado: “Não se pode avaliar o desempenho de um peixe pela sua capacidade de escalar árvores”.
Como nascem suas ideias? E qual é o processo de trabalho em conjunto que desenvolvem, do insight à finalização?
Seguimos uma metodologia própria para os nossos projetos, mas acreditamos muito no nosso feeling. Vivemos design há quase 10 anos, então muitas vezes toda a metodologia conduz para uma resposta, mas que lá dentro, no nosso âmago, sabemos que tem alguma coisa errada. Damos muito ouvido para aquilo que não se explica, mas que se sente.
Como é o dia a dia de vocês além do trabalho? Quais são seus hobbies, momentos de lazer e diversão?
Possuímos hobbies bem distintos. Um é da cerveja (Angelo), outro é do vinho. Um gosta de jogar futebol, outro de correr (Tiago).
Tiago: Nos meus horários de lazer sou a antítese da minha rotina de trabalho. Gosto de lugares calmos, tranquilos e sempre na companhia de bons amigos e da minha namorada. Meu novo objetivo é conseguir programar mais viagens ao longo do ano. Tenho na corrida a minha terapia. Sair pelas ruas de Caxias correndo para organizar um pouco as ideias. Gosto muito de vinhos. Possuo, juntamente com o chef Junior Paz e o Sommelier Arlindo Menoncin, um grupo (Enotrip) que criamos para nos reunirmos e curtirmos boas experiências regadas a bons vinhos. Estamos até fazendo o nosso próprio vinho de forma 100% natural. Vamos ver no que vai dar.
Angelo: Por ser apaixonado pelo que faço, não consigo ficar muito tempo sem reparar em peças gráficas, seja ela um carrinho de vendedor de coco na beira da praia ou a nova identidade visual de um gigante global em um anúncio de jornal. E tenho que admitir que a recompensa que sinto no envolvimento de alguns projetos é um momento de grande lazer e diversão pra mim. Nos momentos de lazer fora do escritório, gosto de ficar com as pessoas que são importantes pra mim. Seja o amor da minha vida, família ou o grande grupo de amigos que tenho. Com a companhia certa, acredito que o restante seja secundário. Pode ser uma viagem ao redor do mundo ou um final de semana preguiçoso no sofá. Estar alinhado é o que mais importa. Se tiver uma boa cerveja por perto, melhor ainda.
Quais são os planos e desejos de vocês para breve e também para um futuro distante, na esfera pessoal e profissional?
Não separamos o pessoal do profissional, um é a extensão do outro. Não sabemos o destino, mas sabemos que o caminho tem que ser leve, divertido e enriquecedor. Enjoy the ride!
★

RAIO X • TIAGO
Filme: A trilogia O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
Livro: O Poder Da Cabala, de Rabi Yehuda Berg, e Uma História do Mundo, de David Coimbra
Música: Grey Street – Dave Matthews Band
Cor: preta
Prato: Massa Fresca ao Ragu de Pato, do Bottega Pace, assinado pelo chef Junior Paz
Lugar: Mendoza, na Argentina
Uma qualidade: Altruísmo
Um defeito: Altruísmo
Uma mania: Cada louco com a sua.
Um sonho: Ver o Brasil levado a sério.
Não vivo sem: Meus bons amigos e família, minha namorada, meus livros, minha horta e um bom vinho.
★

RAIO X • ANGELO
Filme: Seven – Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher
Livro: O Dia D, de Stephen Ambrose
Música: Thick as a Brick – Jethro Tull
Cor: Azul
Prato: Queijos
Lugar: Montevideo
Uma qualidade: A emoção
Um defeito: A razão
Uma mania: A atenção aos detalhes
Um sonho: Atingir meus objetivos sem perder minhas crenças.
Não vivo sem: As pessoas que amo. A coisa mais importante da vida.
Fotos | Daiane Daros, divulgação
ESTILEIRA >> Sunset

André Tessari e Lliliane Oliveira Tessari e o conceito casual chic para desfrutar o entardecer
que anima as reuniões domingueiras de Flores da Cunha. Foto: Rafael Guerra, divulgação.

Paulo Marques da Motta Júnior, contemplativo, capricha no look camisa e óculos de sol
para ver e ser visto na sunset. Foto: Rafael Guerra, divulgação.

Da série manas em festa, Juliane Webber e Fabiane Webber, estilosas, causam no
quesito fashion. Foto: Rafael Guerra, divulgação.
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