Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Social do fim de semana

08 de novembro de 2014 0

Gabriela Piarddi - Crédito de Edson Pereira, divulgação

Cravo e Canela

A chef Gabriela Piarddi tem um talento em comum com a personagem homônima de Jorge Amado: o sucesso na elaboração de irresistíveis quitutes. Se Gabriela, Cravo e Canela, arrasava quarteirões com seu tempero baiano, a Piarddi arregimenta a turma fitness com uma alimentação saudável, baseada num cardápio que agrada aqueles que desejam ganhar massa corporal ou emagrecer, a partir de ingredientes de dar água na boca.

Para se transformar em especialista em redução de molhos, caldos e risotos e tantas outras iguarias, Gabriela, que pilotou forno e fogão em diversos restaurantes da cidade, realizou incursões em cursos ligados à área no ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners, em Flores da Cunha, e no SENAC, em Caxias do Sul. Quando foi convidada para comandar uma cozinha essencialmente fit, esta determinada ariana encarou a proposta como desafio e desde então coloca sua criatividade culinária em prática diariamente. “Adoro criar pratos e quem faz dieta adora uma novidade”, confessa.

O sucesso da cozinha de Gabriela é tão expressivo que muitos vizinhos da academia Base 1, onde ela desenvolve seu delicioso menu, têm se tornado habitués de suas invenções gastronômicas, tanto no almoço quanto no lanche da tarde. Quando está longe de uma rotina intensa de trabalho, ela ama bajular o filho, Pietro Piarddi Wisneski, com muito amor e, como não poderia deixar de ser, todas as delícias preferidas do garoto.

Gabriela revela uma de suas receitas mais famosas, o Bolo Ômega, e ainda confessa os ingredientes e temperos que deixam sua vida tão harmoniosa e feliz. Confira!

 

Pães - Crédito Edson Pereira, divulgação 

Quais são suas primeiras lembranças mais remotas, preparando algo na cozinha?
Quando era criança, minha mãe estudava de manhã na Universidade de Caxias do Sul e, à tarde, lecionava na Escola Frei Caneca, em Flores da Cunha, então eu ficava com minha tia Diva, que era proprietária do hotel e restaurante Trattoria di Trento. Para que eu não ficasse em meio das panelas e fogão, me fizeram uma mesinha e um banquinho e minha tia me dava ingredientes de verdade, época em que eu preparava bolos, untava minhas forminhas. Recordo bem que os primeiros ficaram horríveis, mas aos poucos melhoraram muito! Minha mãe também ajudava no restaurante e me lembro como se fosse hoje do preparo das comidas que seriam servidas no domingo: matambre recheado, salpicão, lasanha, nas sextas-feiras todos ao redor da mesa fazendo agnollini… Aquilo tudo era ótimo! Minha mãe preparava muitas encomendas para aumentar a nossa renda e pagar os estudos, então era expert em receitas como frango recheado, perdiz, codornas, massas, bucho e muitas outras gostosuras, tanto doces quanto salgadas!

Qual a sua relação pessoal com a gastronomia? Conte um pouco de sua história com a culinária e como ela passou a fazer parte da sua vida.
Tenho essa relação desde muito cedo, porém ela se tornou profissão apenas depois que eu voltei para Caxias do Sul de Curitiba, quando abandonei o magistério e abracei a gastronomia. Até então era só para amigos, namorado e familiares, que com certeza lembram dos nossos pratos até hoje!

Quanto ao seu trabalho com a gastronomia saudável, como e quando passou a trabalhar nesse segmento?
Depois de trabalhar um bom tempo no Chateau Lacave e passar por diversos restaurantes em Caxias do Sul, me ofereceram a proposta de trabalhar em uma academia. Achei um tanto complicado deixar de trabalhar com ingredientes como nata, manteiga, queijos, açúcar, chocolate e leite condensado… Mas, para uma ariana teimosa, recebi a proposta como desafio. Comecei a preparar pratos light e diet que ficassem gostosos e atraentes. Gosto de dizer que são releituras, como o meu bolo de aveia, banana e cacau, com cobertura de pudim diet de chocolate com morangos, que fica idêntico ao tradicional morango moreno. Quem provou, adorou!

Atualmente há uma grande preocupação da população com alimentos que sejam integrais, livres de glúten, glicose e outros aditivos químicos. O que deve-se levar em consideração ao procurar por produtos verdadeiramente saudáveis?
Com a correria dos dias de hoje fica bem complicado comer nas horas certas, ainda mais se alimentar com produtos saudáveis… No entanto, o mercado tem oferecido mais opções para quem procura esse tipo de alimentação. Dica básica: evite os congelados e comidas com muitos conservantes!

E quais são suas especialidades e seus pratos mais pedidos?
Pizzas de sardinha, pizzas de atum, empadas de frango e guisadinho, os bolos de aveia e um bolinho de guisado com batata doce que tem o nome carinhoso de Kinder Ovo, porque dentro vai um ovo cozido inteiro, entre muitas outras receitas. Adoro criar e quem faz dieta adora uma novidade!

Quando não está trabalhando, gosta de cozinhar para os amigos e família? E quais são os pratos que você prepara e que eles mais pedem?
Eu adoro, mas, com a correria que está a minha vida, fica um pouco complicado conseguir cozinhar além do trabalho frequentemente.  Gosto de preparar lasanhas, feijoada, pizzas… Meu filho, o Pietro, adora panquecas, sobremesas e bolos de aniversário, que são uma delícia!

O que significa “comer bem”?
Comer bem é comer gostoso, seja diet ou não. Uma comida feita com carinho e capricho.

 


Mini batata doce


Pizza


Kinder Ovo


Torra de Chocolate com Morangos

 

A região serrana possui particularidades fortes em relação aos seus costumes, em especial ao gastronômico. O que pensa da culinária local e qual é seu prato típico preferido?
Sou suspeita ao falar da gastronomia serrana… Sou apaixonada e não troco por nenhum sushi! Uma sopa de agnollini não se encontra em qualquer lugar e fica o máximo com queijo ralado e um belo pão colonial. Não dá para se esquecer do vinho!

Qual a melhor cozinha do mundo?
A brasileira, sem dúvida! A cada estado existe uma gastronomia particular e, considerando a nossa qualidade de carnes e insumos, fica complicado escolher outra.

Fale um pouco sobre sua rotina de trabalho e atribuições profissionais. No corre-corre do cotidiano, sobra tempo para se alimentar bem?
Chego na academia às 6h30min e saio às 21h… Minha alimentação é na correria, mal tenho tempo de me sentar e me dedicar às refeições. Minha história é aquela: em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Quais são seus sonhos e planos para o futuro?
Gostaria de ter um empório e um espaço para fazer jantares personalizados, apenas por encomendas. Seria ótimo! E enquanto eu sonho não preciso nem pagar impostos (risos).

Quais são seus principais hobbies, paixões e interesses pessoais?
Adoro viajar, ouvir música boa e ficar com o meu filho, Pietro!

Qual é o principal tempero da sua vida?
Alegria e otimismo.

Quem são seus ídolos e mestres?
Alex Atala e adoro a Palmirinha.

O que lhe inspira?
Música boa, de preferência o rock clássico, e bons ingredientes!

Fim de semana é bom para… não fazer nada, apenas relaxar!

Como se define?
Uma dedicada profissional, responsável, brincalhona e exigente!

 

Gabriela Piarddi - Crédito de Edson Pereira, divulgação3

Raio-X

Filme: De Porta em Porta, de Steven Schachter

Livro: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Música: Anunciação, de Alceu Valença

Cor: amarelo

Prato: sem frescura, mas gostoso

Restaurante: churrascaria

Tempero: pimenta

Lugar: frio, com lareira, música de Bod Dylan e um vinho

Qualidade: generosidade

Defeito: tolerância zero

Aroma: café

Som: rock

Imagem: São Lourenço

Sonho: a cada dia tenho um diferente

Não vivo sem: meu filho, Pietro

Bolo Ômega - Crédito Edson Pereira, divulgação 

Bolo Ômega

3 xícaras (chá) de aveia em flocos

3 xícaras (chá) de leite desnatado quente

5 ovos

½ xícara (chá) de óleo de canola

60g de adoçante Forno e Fogão

2 maçãs gala com casca, picadas

1 xícara (chá) de uvas passas

1 xícara (chá) de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e amendoins)

5 colheres (sopa) de linhaça

1 e ½ colheres (sopa) de fermento em pó

Preparo

Na tigela da batedeira coloque para hidratar as três xícaras de aveia com as quatro xícaras de leite quente por 10 minutos. Coloque o forno pré-aquecer 200 °C. Acrescente o óleo, o adoçante, as maçãs picadas, a oleaginosas, a linhaça, a uva passa e dois ovos. Bata por aproximadamente 10 minutos, tire a tigela da batedeira e por último acrescente o fermento. Unte uma forma e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos – quando dourar, diminua a temperatura do forno para 180°C.

 

Fotos | Edson Pereira, divulgação

 

ESTILEIRA . BLAZERS

 

Franciele Guimarães - Cristiano de Oliveira, divulgação
Franciele Guimarães combina a alegria com estilo casual chic ratificado pelo blazer

 

Patrícia Piccoli Zanrosso - Cristiano de Oliveira, divulgação
Patrícia Piccoli Zanrosso também elegeu o casaquinho de meia estação para ir pra balada

 

Taís Camilo - Cristiano de Oliveira, divulgação
Taís Camilo imprimiu cor na proposta do blazer para as noites primaveris

Fotos: Cristiano de Oliveira, divulgação

 

Moldura

A presidente da ONG Parceiros Voluntários, Ana Caravantes, realizará um encontro de deferências. Na hora do almoço do dia 15 de dezembro, ela homenageia personalidades que fomentaram o projeto, com obras de arte assinadas por alguns dos principais nomes da área da cidade. A reunião ocupará os salões da CIC e contará com a presença ilustre de Jorge Gerdau Johannpeter.

Música

Os empresários do entretenimento, Saulo Zanotto, Airton Martins e Léo Zanotto, prometem aumentar sensivelmente o trânsito dos bonitos nos domínios do Largo da Estação, no fim deste mês. No período em que pilotam a abertura de um hotspot com um hipado conceito. A badalação contará com as presenças estreladas de Álvaro Garnero e Rico Mansur, que farão rasante por estas plagas, para imprimir charme e estilo musical. Numa das noites, Rico assinará a trilha da atração.

Chic

A articulada Tela Tomazeli é quem cuida de todos os detalhes da estreia do projeto de Wilfrido Augusto Marques. No dia 28, ele apresenta oficialmente um elegante endereço para realização de festividades sociais e corporativas na Região da Hortênsias. A função tem como pano de fundo os bucólicos cenários da estrada Tapera Italiana, em Gramado. Tudo com charme extra do menu da chef Carol Heckmann.

 

Paralelas

• Paulo Kowaleski providencia um respiro em sua agitada agenda. No dia 26, ele sobrevoará a Flórida na companhia das amigas Carmen e Alexia Oro. Na temporada, o trio se estenderá até o dia 6 de dezembro, e irá se espraiar também por Miami Beach.

• Geraldo Castelli, fundador da Castelli Escola Superior de Hotelaria, recepcionou, quinta-feira à tarde, em Canela, o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, para apresentar detalhes do projeto Cidade Anfitriã, que busca estimular a cultura da hospitalidade para que as cidades ofereçam uma nova experiência ao turista.

• O incensado promoter, Nelson Quinto, aterrissa no pedaço para arregimentar os bacanas para aplaudir ao festival Vem Pro Sul, que movimenta o Parque Getúlio Vargas, neste domingo. Para conferir o show do Chimarruts e a Versão Brasileira Comida de Rua, que será servida no conceito food truck.

 

Brunella Cecatto e Vinícius Lopes Fruet - Cristiano de Oliveira, divulgação
Brunella Cecatto e Vinícius Lopes Fruet descolados na noite
que anima a juventude

Foto: Cristiano de Oliveira, divulgação

 

Camila Pisoni e Flávia Leite - Jeferson Deboni, divulgação
Camila Pisoni e Flávia Leite, estilosas, nas quartas-feiras
de happy hour que sacode o Moinho da Estação.

Foto: Jeferson Deboni, divulgação

 

Diego Dias e Flávia Bertolla - Silas Abreu, divulgação
Diego Dias e Flávia Bertolla, charmosos e elegantes, em noite de sociedade reunida

Foto: Silas Abreu, divulgação

 

Ricardo Bosi, Augusto Bosi e Sandra Rigo - Leandra Romani, divulgação
Ricardo Bosi e Sandra Rigo na festinha de seis anos do pimpolho deles, Augusto Bosi

Foto: Leandra Romani, divulgação

 

Thaís Norah Sartori Postiglione - Jeferson Deboni, divulgação
Thaís Norah Sartori Postiglione, num rápido hiato dos seus afazeres,
foi mapear o que acontece de novo no Moinho da Estação

Foto: Jeferson Deboni, divulgação

 

 

 

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário