Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 14 fevereiro 2015

Social do fim de semana

14 de fevereiro de 2015 0

Janaína Massarotto - Daniel Herrera, divulgação
Foto: Daniel Herrera, divulgação


VINDIMEIRA

“Vinho para brindar, festa para celebrar”. Esta máxima traduz o convite e a maior paixão da florense Janaína Massarotto, rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima de Flores da Cunha, que atualmente abarca o mote da feira como principal estímulo de seus dias. Tecnóloga em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e sommelier internacional pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori, pode-se afirmar que a carismática soberana nasceu para ostentar a coroa e o título que representa.

Filha de Luiz Massarotto e Severina Molon Massarotto, Janaína já demonstrava interesse pela viticultura ainda na infância, quando acompanhava de perto a atividade ao lado do pai, também enólogo, na vinícola da família. Depois de sua graduação, desenvolveu vivências na Cooperativa e Vinícola Aurora de Bento Gonçalves e posteriormente como enóloga do Laboratório de Análise de Vinhos, em sua cidade natal. Hoje, na função de docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Núcleo Caxias do Sul e integrante da VinoTrento Confraria, esta determinada taurina conta os dias para compartilhar toda sua expertise durante a Fenavindima. Conhecimentos que ela também apresenta como protagonista do projeto Janaína no País do Vinho, série de André Constantin, Nivaldo Pereira e Daniel Herrera que deverá ser lançada em breve.

Ao lado das princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, Janaína já é reconhecida por seu trabalho exemplar como soberana e completa uma trindade de beldades que promete tornar esta Festa Nacional da Vindima ainda mais iluminada e inesquecível. A partir do próximo dia 19 até 8 de março, ela pretende honrar seu compromisso com afinco: “Nosso trio está propagando a festa com muito amor e eu acredito muito que quando se faz algo com dedicação e amor o resultado é sempre positivo, a festa será um sucesso com toda a certeza”, afirma.

Esta encantadora rainha conta mais detalhes sobre suas aspirações e revela quais são os sabores que tornam sua vida mais harmoniosa. Confira!

.

Janaína Massarotto - Alesi Ditadi, divulgação
Foto: Alesi Ditadi, divulgação

Qual a importância e valores que carrega como a Rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima?
Muito mais que um sonho ou carregar uma coroa, ser rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima é transmitir a todos a grandiosidade da nossa Festa e o quanto a sua essência é capaz de envolver toda a comunidade. É sem dúvida a coroação do meu trabalho como enóloga, é uma honra homenagear o nosso agricultor e a sua preciosidade, a uva.

O que mais lhe marcou e serviu de aprendizado até este momento?
Conhecer diversos meios de comunicação e divulgar a nossa festa em tantos lugares foi um desafio muito grande para mim, que não tinha muito conhecimento nesta área. Está é sem dúvida uma experiência fantástica que vou levar para a minha vida toda.

E o que a levou a se candidatar ao posto de soberana da Fenavindima?
Sou apaixonada por Flores da Cunha e pela festa, meu intuito sempre foi contribuir na divulgação da uva e do vinho do meu município que ostenta o título de maior produtor de vinhos e de uvas do Brasil.

Quais são as características essenciais que uma soberana deve ter?
A soberana deve se empenhar ao máximo para junto com suas princesas divulgar a festa, ser batalhadora, dedicada e muito comprometida, pois carregamos o nome da cidade e da festa por muitos lugares por onde passamos. Nosso papel é acolher os visitantes e a nossa comunidade com muita simpatia, alegria e acima de tudo humildade.

Qual foi o momento mais inesquecível que viveu até este período de reinado?
O momento em que anunciaram meu nome como rainha. Lembro-me desse momento todos os dias, é uma mistura de muita emoção e alegria.

E quais são as suas expectativas para a 13ª edição da Fenavindima, que se inicia no próximo dia 19 de fevereiro?
Este ano a expectativa é realmente muito grande. A Festa Nacional da Vindima se prepara para enaltecer a cultura e as tradições italianas de uma maneira diferente das outras edições. Terá muito mais cara de festa do que de feira, com atividades ao redor da mesa, jogos de bodega, canto e dança, além de exposição de uvas e desfile de carros alegóricos. O evento também é multiplicador de negócios, e, para isso, haverá estandes dedicados a exposição dos setores produtivos do município: indústrias de malhas, confecções, móveis, entre outros. A divulgação é intensa e Flores da Cunha está pronta para receber os turistas. Nosso trio está propagando a festa com muito amor e eu acredito muito que quando se faz algo com dedicação e amor o resultado é sempre positivo, a festa será um sucesso com toda a certeza.

O que a Fenavindima representa?
Hoje a Fenavindima é um marco para Flores da Cunha. Ela é importante para o crescimento do nosso município, pela divulgação dos nossos produtos, da cultura, da gastronomia e do turismo. Principalmente nessa época percebo a união e envolvimento da comunidade, é muito bonito e emocionante ver todos trabalhando para que a festa seja um sucesso, trazendo alegria e orgulho aos moradores.

Se recorda da primeira vez que participou da Fenavindima? Como foi?
Sim, minha primeira participação na Fenavindima foi na 9ª edição do evento onde acompanhei desde a escolha da rainha e das princesas, e minha candidata ganhou como rainha, fiquei muito emocionada! Lembro que assistia a todos os desfiles e desde então comecei a participar de todas as edições do evento, sempre desfilando no corso alegórico.

E o que espera dos próximos anos como soberana na Festa Nacional da Vindima?
Continuar meu trabalho pelo município. O momento que estou vivendo me proporcionou um crescimento inigualável e isso me faz querer continuar a contribuir mais por Flores da Cunha como um todo. 

Como é seu envolvimento na área da vitivinicultura e quais são seus interesses em tais atividades?
Sou envolvida em várias atividades que promovem a uva e o vinho, sou professora de Sommelier e quero muito nesse ano iniciar meu mestrado para dar continuidade a minha atividade predileta, que é ensinar as pessoas a se apaixonarem pela cultura do vinho. Na confraria em que participo sou responsável por um novo projeto que auxilia a prefeitura municipal no evento dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Além disso, estou fazendo parte de um projeto de série de tevê intitulado Janaína no País do Vinho, uma série documental sobre a cultura da uva e do vinho no Brasil.

O que a levou para esta profissão? Quais foram suas inspirações e planos para escolher esta área como formação?
Sou muito realizada profissionalmente por ter escolhido a Enologia como profissão eu sou apaixonada pelo universo da uva e do vinho minha maior inspiração é meu pai Luiz Massarotto, também enólogo que me passou seus valores e paixão por este universo. É uma dádiva fazer uma faculdade e assertivamente escolher o que a gente vai querer fazer pelo resto da nossa vida e depois da faculdade descobrir que é isso mesmo. Eu quis fazer enologia e eu amo fazer isso e me sinto totalmente realizada.

Qual é sua uva preferida? Uva Itália.

E qual é seu vinho preferido? Chardonnay.

Quais são seus sonhos e planos para o futuro?
Para o futuro quero muito construir uma família ao lado da pessoa que amo, continuar estudando e me profissionalizando na área, continuar divulgando a cultura da uva e do vinho e com certeza elaborar meus vinhos e vinificar por longos anos.

Como você é na intimidade? Seus hobbies, paixões e, interesses!
O vinho, além de profissão é e sempre será umas das minhas maiores paixões, gosto muito de viajar, estar com a minha família.

Na pele de quem gostaria de viver um dia?
José Hidalgo Togores, criador de grande literatura na área de Enologia.

Quem são seus ídolos? Meu pai e minha mãe, devo tudo a eles.

O que te inspira? Os valores que meus pais me passaram.

Fim de semana é bom para… degustar um bom vinho com a família.

Como se define?
Sou uma pessoa muito dedicada e gosto de me envolver ao máximo nas atividades que desempenho. Nunca deixando de lado a alegria.

.

Janaína Massarotto - Alesi Ditadi, divulgação
Foto: Alesi Ditadi, divulgação
.

A Rainha da Fenavindima Janaína Massarotto indica cinco vinhos ideais para diferentes ocasiões especiais:

1.     Almoço em família: Vinho Fino Branco Seco Moscato Giallo

2.     Jantar romântico: Vinho Fino Tinto Seco Cabernet Sauvignon

3.     Almoço de negócios: Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

4.     Happy hour com amigos: Espumante Prosecco

5.     Comemorações: Espumante Brut

.

Janaína Massarotto - Alesi Ditadi, divulgação
Foto: Alesi Ditadi, divulgação


Preferidos

Filme: O Julgamento de Paris, de Randall Miller

Livro: A Maldição do Padre, de Ivo Gasparin

Música: Pop

Cor: laranja

Prato: tortéi

Restaurante:Bistrô São Lourenzo, em Caxias do Sul

Tempero: manjericão

Lugar: Flores da Cunha

Uma qualidade: autenticidade

Um defeito: teimosia

Um aroma: uvas

Um som: a rolha quando sai de uma garrafa de espumante

Uma imagem: pôr do sol nos vinhedos

Um sonho: felicidade plena

Não vivo sem: smartphone

.

ESTILEIRA

Laís Berté - Daniel Andrade, divulgação
Laís Berté, de branco para aliviar a inversão dos termômetros e deixar as noites mais leves.

Foto: Daniel Andrade, divulgação

 

Patrícia Giordani - Edson Pereira, divulgação
Patrícia Giordani e o seu look/proposta para a Estação Verão.

Foto: Edson Pereira, divulgação

 

Jamile Donazzolo - Jeferson Deboni, divulgação
Jamile Donazzolo, estilosa e criativa, desfilou seu modelo arrojado, no point do Moinho da Estação.

Foto: Jeferson Deboni, divulgação

.

Brasilidade

Assim que realizar, dia 17, o Carnaval Interclubes, em parceria com o Clube Juvenil e Recreio Cruzeiro, a direção do Recreio da Juventude volta a vestir a fantasia alvissareira. Tudo por conta do tradicional “Baile Águas de Março” que promoverão, dia 14 de março, na sede social da agremiação. À noite terá roda de samba e show com o grupo Musical Abertura. No domingo, 15, realizam matinê para os petizes.


Filantropia

A Liga Feminina de Combate ao Câncer – Núcleo Caxias do Sul, presidida por Vera Caregnato Orsso, irá comemorar seus 31 anos no dia 5 de maio. Para dourar a ocasião as voluntárias da entidade transformarão em passarela o Salão Verde da sede campestre do Recreio da Juventude. Por lá, farão às vezes de modelo Roseli Heinen, Neira Mello, Jussana Daros, Sirlei Manfro, Fátima Müller, Estanislawa Guerra, Carmen Chies, Elvira Micheli e Nina Guerra, que desfilarão os looks de Marilete Alquati e calçados de Fabrícia Machado. Ciana Reis assinará a produção e o banqueteiro Eliseo Marin cuidará do jantar.


Data querida

Gustavo Torre e sua esposa, Rita Costamilan, engataram o ano na contagem regressiva para a celebração da data querida. Eles brindarão a chegada na casa dos 40 anos com uma festa inspiradora, a Magic Times, no mês de julho. A função terá a batuta de Anderson Salvador e ocupará o Salão do Lago na sede campestre do Recreio da Juventude, que ganhará décor na cor turquesa. Fernando Weber assinará as flores e o mano dele Flaviano a cenografia. A festa de Gustavo e Rita promete com o set list do dee jay Marcelo Falcas que já pesquisa hits oitentistas para a grande noite.


Bagagem

O festejado empresário da cena entertainer Airton Totti Martins resolveu escapulir rapidamente da temporada confete e serpentina que sacode o Brasil na próxima semana. Ele investirá num tour, a partir de terça-feira, rumo aos Estados Unidos. Viaja na companhia da namorada, Camila Grisa, e, juntos, incursionam por Nova York, Los Angeles, São Francisco, Las Vegas e Dallas, onde ele garimpa novidades do universo musical que mais curte: o country.


Paralelas

• Mix de designer floral e ator, o caxiense Felipe Weber vai acontecer no carnaval carioca. Ele desfilará, neste domingo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para brilhar na Escola Imperador do Ipiranga.

• A bela Mayara Reis de Oliveira, filha de Aloir e Maria Lúcia de Oliveira, acaba de ser aprovada no processo seletivo público de residência médica. Irá ao Rio de Janeiro realizar o curso e se especializar em Dermatologia.

.

Antônio Foresti e Andrea Hörbe - José Zignani, divulgação
Antônio Foresti e Andrea Hörbe esbanjando charme e estilo
na festa de casamento de Ricardo Tramontina e Katiuska Sinhor.

Foto: José Zignani, divulgação

 

Camila Mohr - Anderson Dalcin, divulgação
Camila Mohr quando celebrava sua graduação em Design de Moda.

Foto: Anderson Dalcin, divulgação

 

Irineu Bertin, Iriana Bertin e Ana Lorandi Bertin - Rafael Guerra, divulgação
Irineu Bertin e Ana Lorandi Bertin emolduram a filha,
Iriana Bertin, que colou grau em Medicina.

Foto: Rafael Guerra, divulgação

 

Ramon Basso e Andressa Postali - Leandra Romani, divulgação
Ramon Basso e Andressa Postali presenças na festa
de formatura de Darvin Postali, em Administração.

Foto: Leandra Romani, divulgação

 

.

 

Bookmark and Share