Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Social do fim de semana

29 de agosto de 2015 0

Bruna Tonin - Abraão Correa, divulgação

BELA CRIAÇÃO

Fotos | Abraão Correa, divulgação

Segundo a astrologia, arianos nascidos no dia 27 de março são altamente criativos e dotados de personalidade e estilo singulares, principalmente no que se refere aos aspectos de moda, artes e comportamento. O cantor Renato Russo, a jazzista Sarah Vaughan e o cineasta Quentin Tarantino são alguns dos nomes que vieram ao mundo nesta data e que elucidam tais particularidades, assim como a designer Bruna Tonin, jovem talento que desponta da Serra Gaúcha para o mundo.

Bruna passou considerável parte de seus 24 anos dedicada ao empreendimento que carrega o nome da família, especializado em malas, bolsas, carteiras e outros acessórios de moda. Das experiências na fábrica ao setor de compras, ela sempre deu um jeito de se aproximar da criação de novas peças, fascinada por cada detalhe que tornava uma pele de couro em um objeto de desejo. Cada vez mais envolvida nos processos de desenvolvimento de produtos, ela buscou na graduação em Moda, pela Feevale de Novo Hamburgo, a base para seus sonhos profissionais. E a sustentação deles foi especialmente conquistada a partir de frequentes imersões de pesquisa e estudos em Milão, na Itália, em instituições renomadas como a ModaPelle Academy, Istituto di Moda Burgo e Istituto Europeo di Design.

Atualmente responsável pelo departamento de criação e design da empresa, Bruna divide os méritos do ofício com sua mãe, Liziane Tonin, com quem compartilha cada ideia do croqui à produção. Ela também é auxiliada de perto pelo pai, Mario Tonin, que se dedica mais ao posto de admirador e entusiasta do que ao de chefe. “Minha mãe me transmitiu a paixão pela criação, em poder inventar e elaborar algo novo. Meu pai me transferiu a admiração pelo trabalho artesanal que envolve os artefatos de couro, a mágica que acontece ao transformar esta matéria-prima em um produto bonito e elegante”, conta Bruna, enquanto demonstra sua imensa gratidão e paixão pela família.

Inspirada por grifes como Christian Dior, Chanel e Hermès, assim como pela elegância e delicadeza a icônica Audrey Hepburn, Bruna hoje se dedica a tornar a marca que carrega em seu sobrenome ainda mais renomada – algo que ela faz, entre outras iniciativas, com a produção de catálogos em cenários como Nova York e Milão, assim como pela constante presença em feiras de moda pelo mundo. Bruna revela mais sobre seu estilo de vida e detalha suas coloridas aspirações. Confira!

Bruna Tonin -Abraão Correa, divulgação

Quando descobriu que gostaria de atuar como designer de produto?
Na escola sempre gostei dos trabalhos manuais e artesanais. As minhas colegas sempre me falavam que eu era muito detalhista nos trabalhos. Quando chegou o momento de escolher os cursos da faculdade pensei em moda ou publicidade, mas como na época já ajudava minha mãe na empresa da família e existia essa minha admiração como poderia ser transformada uma pele de couro em um acessório de moda, fez com que eu escolhesse a moda, me especializasse nisso.

E quais são suas primeiras lembranças, mesmo infantis, imaginando e desenhando produtos para a empresa de sua família?
Quando criança, ia na fábrica com meus pais e lá adorava brincar no meio da produção, correr e até sentar e ajudar a montar as carteiras, podia passar horas brincando de estilista com aquelas peles de couros.

Quais são os conceitos essenciais de suas criações?
Na criação pesquiso não só as tendências, mas a praticidade e funcionalidade dos produtos, pois uma bolsa e uma carteira podem sim dar um toque especial e elegante ao look, mas ela se torna muito mais atraente quando é aliada a versatilidade.

Como é o seu processo de criação e produção?
Tudo começa com pesquisas de mercado e tendências mundiais. Depois vem o processo de elaboração de temas, conceitos e identidade de coleção, onde as ideias começam a tomar forma e aparecem os primeiros rascunhos das peças. Após este importante processo escolhemos os modelos que realmente iremos fazer as primeiras amostras, daí vem a parte de modelagem e confecção das mesmas na qual é ajustada todos os detalhes para a peça poder ser lançada na coleção.

Quais são os materiais com os quais trabalha com mais frequência?
Um dos principais materiais utilizados para a fabricação das carteiras é o couro vacun, um material nobre, de alta durabilidade, que proporciona uma infinidade de acabamentos e tingimentos. Tecidos de alta densidade também são muito usados na linha de viagem. Todos os materiais são escolhidos com atenção quanto a sua durabilidade e a praticidade. Nossos clientes desejam produtos com qualidade aliados a moda e elegância.

Suas criações acompanham o ritmo do mercado da moda e mudam a cada temporada?
Sim, elas acompanham o ritmo da moda, a cada nova estação são lançadas novas coleções. A mulher quer sempre novidade, não é somente no vestuário, mas no acessório também.

Como é sua relação profissional com sua mãe, Liziane Tonin, com quem você compartilha o trabalho como designer de produto da Tonin?
Nós sempre tivemos muita cumplicidade. Os nossos trabalhos se completam, sempre discutimos as novidades do mercado e ideias. Gosto muito dessa troca que temos, pois muitas vezes quando estamos a algum tempo na criação de um produto novo, acabamos não percebendo detalhes que fazem muita diferença. E são nesses brainstormings que surgem esses detalhes. Aprendi muito e ainda aprendo com ela tanto na criação e, principalmente, na modelagem das peças.

Ela foi sua principal influência para sua escolha profissional?
Sim, tanto ela quanto meu pai me influenciaram. Minha mãe me passou a paixão pela criação, por poder inventar e elaborar algo novo. E o meu pai a admiração pelo trabalho artesanal que envolve os artefatos de couro, a mágica que acontece ao transformar uma pele de couro em um produto bonito e elegante.

As suas peças têm características muito fortes e autênticas. Foi algo natural estabelecer seu estilo e conceito de criação ou ainda trabalha para isso?
Estilo é algo peculiar da personalidade de cada um. Quando se fala de conceito e estilo de criação, não pensamos somente no nosso gosto, mas no gosto do público aliado com tendências e o estilo de cada estilista.

Como ocorreu a evolução da Tonin enquanto marca e seu posicionamento na criação de novos produtos, como bolsas e malas estampadas e modernas?
Ocorreu de uma forma natural. A Tonin existe no mercado há mais de trinta anos e é reconhecida pela sua qualidade nas carteiras de couro. Mas chegou o momento de torná-la ainda mais conhecida em todas as suas linhas de produtos e não somente na qualidade, mas também em seu conceito clássico e com conteúdo de moda.

Bruna Tonin - Abraão Correa, divulgação

E como foram os ensaios fotográficos internacionais com campanhas em Milão e Nova York?
Cada coleção é sempre um novo desafio, pois queremos apresentá-la de uma forma que agrade e surpreenda nossos clientes. São feitas pesquisas constantes como de locais para a produção de moda, tendências de moda para vestuário e beleza. Procuramos ressaltar o que cada lugar tem de especial para então apresentar as peças da Tonin. Tanto a nossa campanha de Nova York como Milão e recentemente a do Rio de Janeiro resulta em uma revista-conceito com dicas de moda e dicas turísticas sobre o local.

Como acompanha as tendências de moda atuais?
Para acompanhar as tendências atualmente, somente com uma pesquisa diária, estar atento as mudanças que ocorrem no mundo, tanto na moda como na economia em setores variados. Também participamos das principais feiras da Europa, cadernos de tendências e comportamento.

Qual é a importância de acessórios na composição de um look?
Na minha opinião os acessórios são o toque especial ao look. São eles que irão dar o diferencial ao que você está vestindo, ao seu estilo. Muitas vezes podemos colocar a roupa mais básica que temos no guarda roupa e usar um acessório diferente e que vai transformar o visual.

Qual é a peça que criou que mais admira e se orgulha?
A cada coleção surgem produtos que fazem com que eu me orgulhe deles, poder ver a evolução nas minhas coleções tanto nos desenhos como no aprimoramento das modelagens, pois aprendemos com os erros, a pratica diária se transforma em sabedoria.

Qual é o acessório do qual não abre mão?
Como falei anteriormente, acho que o acessório é algo essencial, pois ele ajuda a valorizar a sua roupa o seu visual. O acessório mostra se você tem estilo, se você está antenada com a moda. Eu não deixo de sair sem brincos e bolsa, são essenciais para mim.

Bruna Tonin - Abraão Correa, divulgação

Quais mulheres de Caxias do Sul e da região que considera sinônimos de elegância e estilo?
A mulher da nossa região é uma mulher elegante e que gosta de moda. Estão sempre atentas as novidades. Poderia citar muitas mulheres, mas pode ser até clichê: mulher elegante é aquela que está de bem consigo mesma.

E quais são suas inspirações e referências principais no mundo da moda, entre designers, estilistas e mulheres elegantes?
Marcas como Christian Dior, Chanel e Hermes para mim são referências de elegância, me inspiram. Audrey Hepburn para mim é referência, não só de classe como de delicadeza. 

Como é sua personalidade além do trabalho? Fale um pouco sobre sua rotina pessoal, hobbies, paixões, etc!
Gosto de estar cercada da família e amigos. No meu tempo livre gosto de ir ao cinema, ler um bom livro, reunir todos em um bom restaurante, viajar para um lugar novo, ir à praia. Final de semana é bom para descansar e recarregar as energias junto com a família.

Quais são seus planos para o futuro?
São muitos os meus sonhos, mas o principal sonho na vida profissional é dar continuidade a empresa da família, torna-la uma marca ainda mais conhecida e dedicada a mulher que é elegante e que quer praticidade no seu dia a dia. Já um sonho pessoal é de conhecer lugares novos, ter novas experiências pois na minha opinião isso faz com que crescemos cada vez mais e é algo que me faz bem.

Como se define?
Sou uma pessoa que não abre mão de ter a família por perto, mas sou uma pessoa curiosa, que adora aprender e conhecer algo novo, uma cultura, ter novas experiências, o conhecimento é algo que só nos faz crescer.

Bruna Tonin aponta quais são as novidades em cores, formatos e outros conceitos da Tonin para as próximas temporadas:

  • Minimalismo: peças com linhas cortes retos, mas que tem um detalhe que deixa- a elegante.
  • Vazados: bolsas com trabalhos vazados delicados, pequenos, mas que deixam a peças com mais charme e elegância.
  • Detalhes de cor: peças com toque de cor, trabalhando em detalhes diferentes.
  • Texturas: o couro com textura de serpente, croco e trissê dão charme extra as peças.

  Bruna Tonin - Abraão Correa, divulgação

Preferidos

Livro: O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury

Cor: verde

Prato: uma boa massa

Restaurante: Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi

Uma qualidade: persistência

Um defeito: timidez

Aroma: florais

Um som: da água

Uma imagem: pôr-do-sol

Um sonho: viajar pelo mundo todo

Não vivo sem: minha família

.

ESTILEIRA

 

Karine Furlanetto - Edson Pereira, divulgação
Karine Furlanetto sofisticação num clássico preto básico.

Foto: Edson Pereira, divulgação

 

Solange de Lima - Leandro de Araújo, divulgação
Solange de Lima vestiu um look autoral da designer
Carolina Potrich no jantar dos 110 anos do Clube Juvenil.

Foto: Leandro de Araújo, divulgação

 

Leila Frare - Edson Pereira, divulgação
A arquiteta Leila Frare causou no conceito geometria
na festa do Núcleo de Decoração da Serra.

Foto: Edson Pereira, divulgação

 

Rock and Roll

Fabiano Feltrin volta a encarnar seu maior personagem, Elvis Presley. Referência em shows cover e vencedor do concurso de melhor Elvis Tribute Artist da América Latina, o artista farroupilhense retorna à cena caxiense. Dia 1º de setembro, ele ocupará o palco da sede social do Recreio da Juventude para protagonizar o show Elvis Cover, durante o projeto Terça Cult.


Toga

A filha caçula de Itacir e Vera Orsso, Giovana Caregnato Orsso, será o centro das atenções neste sábado à noite quando celebra sua graduação em Ciências Contábeis. Com as honras da mana, Jordana, a formanda recepcionará familiares e amigos no salões da sede social do Recreio da Juventude. A cerimonialista Marta Michelon assina o projeto organizacional da festividade.


Amor

Daniela Arcaro e Roberto Becker Misturini fazem contagem regressiva para o dia do sim. Os noivos do dia 28 de novembro irão ao altar da Igreja São Pelegrino e, na sequência, brindam o enlace nos salões da sede social do Clube Juvenil, em recepção que terá a batuta de Cássia Schimitt. Daniela e Roberto programam lua de mel pelos cenários de Cartagena da Índias.


Glamour

Francine Zaniol, filha de Mauro e Vera Lúcia Zaniol, celebra a conquista do diploma em Comércio Internacional. A recepção, neste sábado, movimenta os salões da Associação dos Motoristas são-marquenses. Francine desfilará na ocasião um look de Carlos Bacchi, uma vez que o tema da festividade assinada por Caroline Polly é todo inspirado na grife Tiffany & Co.


Classe

Os formandos do primeiro grupo do curso de Odontologia da FSG, que cola graduação neste sábado, homenageia nomes reconhecidos da área. O ilustre José Carlos Bertotto foi eleito patrono da turma. Entre os professores homenageados, figuram Adriana Aguzzoli, Ronaldo Gazzola, Suzana Coradini e Cristiano Goetze.

 

Luciane Borsói e Alexandre Reolon - Alesi Ditadi, divulgação
A arquiteta Luciane Borsói e o chef de cozinha Alexandre Reolon
presenças no jantar temático que movimentou o Jockey Club.

Foto: Alesi Ditadi, divulgação

 

Fernanda Juliana, Jaqueline Pauletti e Helenara Sironi - Daniel Hendler, divulgação
Fernanda Juliana, Jaqueline Pauletti e
Helenara Sironi em noite de diversão e arte.

Foto: Daniel Hendler, divulgação

 

Lia e Caroline Fruet De Antoni - Fernando Dai Prá, divulgação
Lia e Caroline Fruet De Antoni, mãe e filha, esbanjando charme na
Confraria Gourmet, que teve o empresário Sauli Telli como anfitrião.

Foto: Fernando Dai Prá, divulgação

 

 

.

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário