Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Social do fim de semana

31 de outubro de 2015 0

Maria Rita Gonçalves - Daniela Xu, divulgação

A DOCE VIDA

Fotos | Daniela Xu, divulgação

Pode parecer piegas e até mesmo datado, mas o principal ingrediente dos dias da cake designer Maria Rita Gonçalves é o amor. Aquariana nascida em São Paulo e radicada em Caxias do Sul, onde já é reconhecida tanto por suas delícias açucaradas quanto por seu carisma e bom humor contagiantes, ela conquista apaixonados por suas receitas com criações que impressionam paladar, olhos e coração.

Nascida em berço italiano, Maria Rita desenvolveu desde sua infância o hábito de cozinhar para uma grande e exigente família. Sempre testando receitas e já arriscando a feitura de alguns doces, suas aspirações culinárias foram deixadas de lado aos 14 anos, quando ela ingressou numa bem-sucedida carreira como modelo internacional. Com a alimentação sempre regrada e baseada em dietas, a versátil paulista investia seu tempo livre em estudos sobre gastronomia, interesse que se transformou em paixão quando, com sua bandeira instaurada no México, ela conheceu e tomou gosto pela confeitaria artística.

Depois de uma graduação em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e especializações em bolos artísticos, pasta americana, pastilhagem e outras experiências que a propiciaram o título de cake designer, Maria Rita tornou seu sonho realidade com a criação da Amorcito Corazón, empresa especializada em doces finos para eventos sociais onde cada pequeno pedaço de suas criações contém quantidades incalculáveis de amor e ternura. Juntamente com seu marido, o ex-jogador de futebol e empresário Claudio da Silva Pinto, ela comanda há seis anos o empreendimento, que a cada semana surpreende com bolos e mesas de doces e salgados que parecem verdadeiras obras arquitetônicas. E que, impreterivelmente, dão água na boca.

Pautada em elegância, equilíbrio nos sabores e imponência, as criações de Maria Rita são tão graciosas quanto a própria criadora, numa receita baseada na seguinte fórmula: “O equilíbrio vem do amor e da generosidade pelo que se faz, trabalhamos com muito respeito e dedicação pelo que fazermos”, revela a encantadora cake designer. No blog da coluna, ela conta mais sobre sua doce vida. Confira!

 

Quais são suas primeiras lembranças, mesmo infantis, preparando algo na cozinha?
Por eu vir de uma família italiana, minha mãe tinha o costume de cozinhar nos finais de semana para toda a família, e eu gostava de auxiliar, então era minha responsabilidade preparar os pratos para meus irmãos e primos. Como não podia mexer em fogão, minha mãe deixava os ingredientes separados e eu era quem fazia as misturas e montava os pratos, me sentia realizada.

Qual a sua relação pessoal com a gastronomia e confeitaria? Conte um pouco de sua história com a culinária e como ela passou a fazer parte da sua vida!
Aos meus 14 anos ingressei na carreira de modelo, na qual tive oportunidade de conhecer diversos países e culturas. Por manter uma vida regrada e baseada em dietas, a gastronomia floresceu cada vez mais em minha vida, assim ao longo de minha carreira fui estudando e me aprofundando mais e mais. No México, me encantei pela confeitaria artística e, ao retornar ao Brasil, eu e meu esposo tínhamos o sonho em abrir nosso próprio negócio nesta área. Eis que então abrimos a Amorcito Corazón, que está no mercado há seis anos. 

E especificamente com os doces e bolos, como estas delícias tão apreciadas se tornaram suas especialidades?
O prazer de estar nos momentos mais importantes da vida das pessoas me fez a diferença para escolher essa área. Quando os clientes encomendam algum bolo ou doces é para comemorar algo especial e eu me sinto realizada por poder fazer parte disso. Em formaturas, casamento, celebrações… Os momentos são eternos.

Tens um trabalho intenso para festividades, como casamentos, aniversários e outras celebrações. Quais são as particularidades dos bolos e doces que devem ser servidos em cada ocasião?
Sempre comento que cada evento é único e deve ser tratado como tal, por isso é indispensável conhecer o cliente e entender o que o mesmo está buscando para o seu evento, podendo dar exclusividade ao sonho individual de cada um.

E há a possibilidade de personalizar cada doce de acordo com a festividade, ou mesmo para as lembrancinhas da mesma?
Minha empresa ficou conhecida por poder proporcionar aos clientes a personalização dos bolos, doces e das lembrancinhas, cada evento é estudado e realizado algo exclusivo para a pessoa. Para formatura, por exemplo, oferecemos doces com barretes e logo do curso, no casamento inserimos os nomes dos noivos, as alianças e, em festas infantis, trabalhamos com os temas e personagens escolhidos. Tudo 100% comestível.

Quais são os bolos mais difíceis e trabalhosos? E os mais pedidos?
Todos são trabalhosos, pois requerem muitos detalhes. O fato de sermos pioneiros em fabricar o bolo 100% comestível dificulta muitas vezes na hora do deslocamento para realizar a entrega, pois fornecemos a todo o Rio Grande do Sul. Os mais pedidos são os de diversos andares. Um exemplo foi um bolo de casamento que entregamos em Porto Alegre e que tinha um total de 60 kg – todo ele comestível.

Como é trabalhar tão próxima e se envolver em grandes sonhos de muitas pessoas?
É uma enorme satisfação, pois sempre comento que as pessoas entram como clientes e saem como amigos. E são amigos até hoje. Vejo os casais que fizeram seus casamentos comigo e hoje me procuram para escolher os doces do chá de bebê de seus filhos. Essa sensação não tem preço. Da mesma maneira penso em meus clientes que confiam em mim e percebem, cada dia mais, a autenticidade que proponho em meus atendimentos. A confiança e o respeito é mutuo.

Atualmente há uma grande preocupação da população com alimentos que sejam integrais, livres de glúten, glicose e outros aditivos químicos. Você trabalha com linhas específicas com essas considerações?
Somos percursores na linha de alimentos com restrições, nosso cardápio é composto por alimentos diet, sem glúten, sem lactose incluindo os bolos. Temos mais de 25 itens destes alimentos.

Quando não está trabalhando, gosta de cozinhar para os amigos e família? E quais são os pratos que você prepara e que eles mais pedem?
O amor pela gastronomia vem antes da minha empresa, como citei anteriormente desde criança adorava cozinhar, então sempre que possível reúno os amigos e familiares para jantar em minha casa. Costumo dizer que o maior presente que posso dar a alguém é a preparação do alimento. Gosto de pratos diferentes, algo que eu possa estar criando e eles adoram, pois sempre tem algo novo.

 

Já viajaste bastante e conhece diferentes culturas e sabores. Sendo assim, qual a melhor cozinha do mundo?
Pergunta difícil, aprecio várias, mas destaco a francesa pelo sabor e sua perfeição na execução e a mexicana pela diversidade de cores e temperos.

E nas suas vivências em outros países, quais foram suas descobertas sobre a gastronomia e confeitaria?
A oportunidade de morar e visitar outros países nos proporciona uma ampla visão e conhecimento, tive oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, e ingredientes que nunca tinha tive o contato, aromas e sabores dos mais diversificados o qual me encanta e me desperta.

Seus bolos parecem verdadeiras obras de arte. Alguns deles, inclusive, obras de arquitetura! Como você se inspira para criar essas delícias?
O mundo da moda me deu uma bagagem fabulosa e me mostrou como os artistas criam e trabalham, por tanto bordados, rendas e acessórios estabelecem tendências que me fazer voar e desenhar bolos e doces em geral.

Quais são os hábitos dos quais não abre mão e que lhe fazem bem?
Trabalhos sociais, sempre que possível contribuo para eventos beneficentes, podendo levar um pouco de doçuras e alegria as pessoas.

Quais são seus principais hobbies, paixões e interesses pessoais?
Minhas grandes paixões são estar com as pessoas que eu amo, meus cachorros e minha empresa e meu hobbie é ter tempo para me dedicar a eles. Não posso esquecer do meu Palmeiras, já que eu amo futebol.

Quem são seus ídolos e mestres?
Pessoal: Claudio, meu marido. Profissional: Peggy Porschen, José Ramón Castilhos e Oswaldo Gross.

O que lhe inspira?
A satisfação e surpresa dos rostos dos meus clientes ao verem todas as suas ideias concretizadas em sua frente, que são as tais das “pequenas coisas que quando feitas com amor se tornam grandes”.

Como se define?
Me sinto uma guerreira tanto pessoal como profissionalmente, cheia de sonhos e determinação. Sou muito divertida e alegre, transparecendo a todas as pessoas que convivem comigo. Eu me considero uma pessoa feliz e grata com o que a vida me proporciona. E preservo a honestidade e caráter como qualidades fundamentais do ser humano.

.
Preferidos

Filme: “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola

Livro: The Cake Bible, de Rose Levy Beranbaum, e Boutique de Pasteleria, de Peggy Porschen.

Música: Maná

Cor: dourado e Vermelho

Prato: steak tartare e tacos

Restaurante: Riviera, em São Paulo

Tempero: cominho

Lugar: meu lar

Uma qualidade: generosidade

Um defeito: metodismo

Um aroma: fava de baunilha

Um som: pássaros

Uma imagem: dia do meu casamento

Um sonho: transformar minha marca em franquias

Não vivo sem: meu marido, Claudio.

Uma frase: “Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”, de Walt Disney

.

Mauricio Casiraghi e Georgea Demore - José Zignani, divulgação
Mauricio Casiraghi com a  mana de Guilherme Demore,
Georgea Demore, que trocou alianças com Gabriela Stangherlin.

Foto: José Zignani, divulgação

 

Ivete e Daniela De Carli - Edson Pereira, divulgação
Ivete e Daniela De Carli em noite de arte e filantropia.

Foto: Edson Pereira, divulgação

 

André Steffen e Andressa Steffen Göttems e Cláudio Nora - Fábio Grison, divulgação
Os manos André e Andressa Steffen Göttems com Cláudio Nora
no Baile de Máscaras que imprimiu glamour extra no Largo da Estação.

Foto: Fábio Grison, divulgação

 

.

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário