Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 14 novembro 2015

Social do fim de semana

14 de novembro de 2015 0

FELICIDADE CONTAGIANTE

Fotos: Daniela Xu, divulgação

 

O sorriso de José Carlos Martins da Rosa é literalmente seu cartão de visitas. Doutor em odontologia radicado há mais de duas décadas em Caxias do Sul, o renomado dentista vive um período com motivos extras para sorrir, uma vez que celebra o reconhecimento internacional em sua área de atuação.

Nascido na pequena cidade de São Vicente do Sul, localizada há 100km de Santa Maria, José Carlos é o caçula de uma grande família de oito irmãos, sendo os mais velhos dentistas que o inspiraram a seguir a mesma carreira profissional. Fascinado pelas possibilidades da odontologia e imbuído de espírito altruísta que sempre o motivou a fazer o bem para o próximo, ele ingressou na área numa graduação que logo foi amplificada por uma especialização em periodontia, um mestrado em próteses e um doutorado em implantodontia, realizados no respeitado Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, em Campinas, São Paulo.

Além do currículo impressionante, a habilidade nata de José Carlos para transformar pesquisas acadêmicas em resultados práticos de sucesso o impulsionou para conquistas ainda mais imprevisíveis. Com a publicação de um livro sobre novas metodologias de tratamento para restaurações e implantes dentários, a exitosa repercussão o colocou no centro do universo odontológico; em pouco tempo ele passou a proferir palestras em congressos e ministrar cursos em países como a Bélgica, Suíça e Portugal – para citar algumas de suas mais recentes incursões. E assim ele relata seu feito: “É difícil mensurar a abrangência, mas hoje esta técnica está sendo utilizada mundialmente. Nosso objetivo é fazer com que muitos profissionais e, sobretudo, os pacientes, sejam beneficiados com uma técnica de implantes mais rápida, pouco invasiva e menos onerosa”.

Casado com a Doutora Ariádene Cristina Pértile de Oliveira Rosa, com quem compartilha casa, consultório e os louros de suas pesquisas e conquistas, José Carlos emana uma felicidade contagiante e a motivação para fazer ainda mais. Ele revela mais motivos para seus constantes sorrisos. Confira!

 



Como chegou à Caxias do Sul e qual sua história profissional na cidade desde então?
Vim para Caxias do Sul em 1992 a convite dos dentistas Edemar Locatelli e Luiz Henrique Zaniol. Trabalhamos juntos por oito anos, período em que pudemos compartilhar conhecimentos e experiências. A partir daí começamos a trabalhar juntos, eu a minha esposa Ariádene, num consultório no centro da cidade. Em 2006, inauguramos a Rosa Odontologia, junto com outros colegas que hoje fazem parte de nossa equipe, numa estrutura maior, própria e diferenciada. Neste período concluímos o Mestrado e Doutorado.

Qual é sua naturalidade?
São Vicente do Sul. Trata-se de uma pequena cidade localizada a mais ou menos 100km de Santa Maria e com base em agricultura e pecuária.

Possui uma família grande, de oito irmãos, correto?
Sim, sempre gostei muito de ser o mais novo da família, do “paparico” dos mais velhos. Com isso eu tive a oportunidade de aprender muito com a experiência dos demais e fazer dessas lições um grande ensinamento para a minha vida.

Como a odontologia entrou em sua vida?
Eu acredito que eu fui “lapidado” para a odontologia. Desde pequeno eu convivia com meus irmãos mais velhos, que também são dentistas, durante as férias escolares.  Isso me fez despertar para a Odontologia e descobrir esta profissão fascinante.

Quando ao seu trabalho com a técnica inovadora da Restauração Dentoalveolar Imediata, como é desenvolver o protocolo de uma prática que é referência mundialmente?
Curiosamente hoje estamos desfrutando de momentos maravilhosos colhidos pelo desenvolvimento de uma nova metodologia de tratamento desenvolvida a partir 2006. Um projeto “pequeno” que, nos últimos anos, tomou proporções gigantescas. É difícil mensurar sua abrangência, mas hoje esta técnica está sendo utilizada mundialmente. Nosso objetivo é fazer que muitos profissionais e, sobretudo, os pacientes sejam beneficiados em utilizar uma técnica de implantes mais rápida, previsível, pouco invasiva e menos onerosa.

Quais são os centros mais destacados da odontologia hoje?
Por todos os países que eu tenho viajado para ministrar aulas sobre a técnica eu tenho escutado que o Brasil é o centro de referência na Odontologia mundial no momento. Isso é muito bom, pois por muitos anos a América do Norte e Europa eram os celeiros da Odontologia. Hoje vemos muitos profissionais do mundo inteiro interessados em aprender esta técnica, o que muito nos gratifica. Ao mesmo tempo, temos consciência do tamanho da responsabilidade que temos em nossas mãos.

Quais são as características de um bom cirurgião-dentista?
Um cirurgião-dentista de qualidade deve ter um conhecimento e experiência clínica em diversas áreas da odontologia e não pode ser um especialista de uma área somente. Também é importante salientar da necessidade de aprimoramento científico através de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Com isso ele irá proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente permitindo uma resolução final mais adequada no aspecto estético e funcional. 

Onde e quando conheceu sua esposa, Ariádene? Esse encontro se deu no meio profissional que compartilham?
Conheci a Ariádene há 22 anos em sua cidade natal, Cascavel, no Paraná. Curiosamente no dia do seu aniversário e dentro de sua própria casa. Coisas do destino… Ela, ainda muito jovem, estava cursando o segundo grau. Em muito pouco tempo já percebemos que tínhamos muitas coisas boas para construir e desfrutar juntos. E continuamos a nossa caminhada, na busca do equilíbrio pessoal e profissional, depois de 20 anos de casados. Acredito que esta história ainda vai render muitos e maravilhosos momentos. E que assim seja!

 

Quais são seus hobbies e prazeres em seu tempo livre?
Meu hobby é pedalar e cuidar do corpo e da mente através de caminhadas na natureza ou fazer algum tipo de atividade física. Para produzirmos mais e melhor é essencial o “equilíbrio” entre o trabalho e o lazer. Então é dessa forma que eu carrego as minhas baterias buscando harmonia entre a vida profissional e pessoal.

Quais são seus maiores talentos?
Costumo dizer que Deus me deu a oportunidade de ser um dentista que pode proporcionar o meu melhor para o paciente. Esse foi o grande prêmio da minha vida. Se tivesse que apontar algo, arriscaria dizer que lecionar e escrever poderiam ser práticas relacionadas a “dons” que possuo, se é que podemos chamar assim.

E suas maiores realizações profissionais?
Sinto grande prazer em ministrar palestras e cursos no Brasil e exterior. Além disso, eu escrevi um livro sobre a técnica RDI (Restauração Dentoalveolar Imediata), que não havia até então sido descrita na literatura odontológica científica mundial. O livro já foi editado em português, espanhol, inglês e mandarim, e há projetos para lançamento em outros idiomas. Eu costumo ministrar mais de 20 palestras nacionais e internacionais por ano. Isso me proporcionou conhecer diferentes países e diferentes culturas. Esse foi um dos maiores presentes que eu poderia receber na minha vida. 

PREFERIDOS
.

Filme: “Amor Além da Vida”, de Vincent Ward

Livro: “A Paz é o Caminho”, de Deepak Chopra     

Música: rock, pop e clássica

Cor: azul

Prato: peixes e massas

Lugar:  minha casa

Uma qualidade: persistência

Um defeito: ansiedade

Um aroma: rosas

Um som: U2

Uma imagem: meus pais

Um sonho: ser pai

Não vivo sem: minha esposa, Ariádene

.

ESTILEIRA
.


Juliana Petteffi Formolo de tomara que caia para ingressar nas noites de verão.

Fotos: Jeferson Deboni, divulgação

 


Taiara Pessin de pretinho básico reinventado para vestir com graça.

Fotos: Cristiano de Oliveira, divulgação

 


Diego Scopel e Daniela Smaniotto esbanjando saúde na cena que anima a juventude.

Fotos: Fernando Dai Prá, divulgação

 


Gabriel Sgarbi e Rafaela Deluchi, bonitas presenças
em clima de sunset no Moinho da Estação.

Fotos: Jeferson Deboni, divulgação

 


Melinda Balbinot Oselame e Emanuella Detoni foram conhecer
os looks da coleção FLÖGE, criados por Rafaela Tomazzoni.

Fotos: Tuany Areze, divulgação

 

 

 

.

Bookmark and Share