LUMINOSA
Fotos | Manu Zatti, divulgação
O brilho dos olhos e o sorriso sempre estampado no rosto não escondem, mas a felicidade da médica caxiense Glenda Elisabeth Gobbato transparece ainda mais em sua pele. A plenitude de seus dias não é injustificada, pelo contrário: profissional reconhecida internacionalmente por sua competência ímpar, a dermatologista comemora o recente lançamento de sua primeira linha de produtos para cuidados estéticos, intitulada muito adequadamente como ‘Luminous’.
Graduada e especializada entre incursões acadêmicas em Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo, Glenda brilhou ainda mais a partir de sua pós-graduação na Universidade Kennedy, na Argentina, onde conquistou o primeiro lugar no curso com sua pesquisa sobre a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox. Além dos produtos injetáveis, ela se dedicou em atualizações internacionais constantes sobre lasers e tratamentos médicos na área do rejuvenescimento – o que a tornou referência não apenas entrepacientes, mas também coma classe médica dermatológica. Esta invejável expertise está traduzida nos 16 produtos desenvolvidos por ela, com princípios ativos baseados em flores e plantas e inspirados em fórmulas e texturas que têm encantado personalidades femininas de Caxias do Sul e de todo o estado.
O apreço de nossa entrevistada pela estética vai muito além de sua profissão. Apaixonada por todas as manifestações artísticas, ela já expôs muitas de suas pinturas em óleo, é fã confessa de Woody Allen, aficionada por tenores e óperas e pretende retomar seus estudos em piano clássico ainda este ano. Entre um plano e um sonho, ela revela que em breve deve tirar do papel o projeto de se matricular em curso sobre a história da arte e pinturas do renascimento em Florença, na Itália.
Ariana determinada e perseverante, Glenda equilibra sua vida com beleza, honestidade e a capacidade de rir de si mesma, enquanto desfruta da melhor fase de sua vida, como ela mesmo declara: “Acho que nunca estive tão realizada”. Ela compartilha mais sobre seu cotidiano, carreira, pele e alma. Confira!
Como a medicina surgiu em sua vida?
Eu entrei para a universidade com 17 anos e desde então jamais parei de estudar, trabalhar e me aperfeiçoar. Eu diria que a minha profissão sempre ocupou um lugar muito importante na minha vida. A dermatologia é uma área muito dinâmica, de grandes mudanças e muito envolvente. Todos os médicos dermatologistas que conheço são apaixonados pela profissão.
Como determinou a especialização em dermatologia e se deu seu interesse por esta área?
Acho que foi por acaso. Quando cursei o quarto ano, gostei da disciplina, pois a dermatologia nos induz a ter um conhecimento geral de clínica, farmacologia, doenças sistêmicas. Geralmente podemos fazer muitos diagnósticos através da pele, unhas e cabelos de um paciente. Tive a sorte de ter tido grandes professores, capazes e apaixonados pela dermatologia. Então foi um caminho aberto naturalmente para mim.
Quais são as principais dificuldades e maiores desafios no trabalho que desenvolve?
Manter uma tecnologia de ponta no Brasil, na área de lasers, é um desafio muito grande. Temos que nos aperfeiçoar com frequência no exterior e isso demanda tempo e recursos. Também acho que deveria existir linhas de crédito e facilidades para médicos que queiram investir em equipamentos mais sofisticados. É o caso da terapia fotodinâmica, muito cara para nossos padrões, mas que tem altíssimo índice de cura para lesões pré-cancerígenas e cânceres de pele sem necessidade de tratamento cirúrgico e hospitalar. E outros tipos de lasers que podem ser utilizados em qualquer faixa etária e minimiza tempo e dor no tratamento de várias doenças. Esta dificuldade faz com que pouquíssimos médicos possam ter seus equipamentos próprios, o que é um atraso para todos.
Acabas de lançar uma linha de cosméticos com sua assinatura. O que pode nos contar sobre ela e como estes produtos tiveram origem, da concepção ao lançamento?
Esta área é um preparo para minha velhice (risos)! Na área de procedimentos, somos limitados em função do desgaste físico. Então pensei em criar algo que estivesse próximo a mim, que eu tivesse amplo conhecimento e que não dependesse 100% do meu estado físico para trabalhar. Em 2013, graças ao incentivo de Zoraide Silva e Melissa Matias donas da A/G Fragrâncias, começamos um trabalho de estudo de fórmulas, texturas, toque sensorial e ativos naturais para uma linha destinada a uso bem limitado. Porém, com as necessidades burocráticas de uma empresa no Brasil, acabamos por optar por uma linha maior que pudesse ser comercializada dentro de alguns anos em vários locais em função da necessidade de registros e patentes.
Quais são os produtos que compõem sua linha de cosméticos e quais suas principais indicações?
Todos os produtos contêm princípios ativos baseados em flores e plantas. Temos 16 produtos destinados ao uso estético direcionados para SPAs, Centro Estéticos e uso domiciliar. Esta área é um desafio, pois necessita de muito empenho e, diferentemente da minha profissão, que dependia exclusivamente de mim, uma empresa depende de pessoas certas trabalhando nos lugares certos. O trabalho em equipe, conhecimento, testes de qualidade, são muito importantes. São várias etapas desde a concepção de um produto até poder ser efetivamente utilizado. Estamos muito no começo.
Onde estes produtos podem ser encontrados?
Em boutiques multimarcas de várias cidades do Rio Grande do Sul e em centros estéticos. A ideia em 2016 é consolidar a marca e estruturar a parte visual, para daí nos lançarmos em um mercado mais amplo. A querida amiga e colega de infância Roseana Rossi Pettinelli é quem está à frente da nossa área comercial.
Pretendes lançar outros produtos ou até mesmo uma nova linha nesta área de cosmetologia?
Estamos sempre estudando novas fórmulas e vejo que será uma área de potencial crescimento, porém de muita dedicação e empenho. A concorrência é enorme e existe uma série de variáveis para uma empresa dar certo nesta área. Sei que o caminho será difícil. Mas faz parte. Tem uma frase do Renato Russo que me guia: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem…”. A designer Paula Suzuki redesenhou toda a linha em 2015, realçando os princípios ativos de cada produto, e eu estou apaixonada pelo resultado.
No campo da estética, quais são as indicações ou particularidades para a busca por um dermatologista ou por um cirurgião plástico?
As pessoas nos procuram para ficarem mais belas, mais jovens e atraentes. E este belo pode ser para si próprias, para alguém especial ou para o mundo. Cabe a nós identificarmos e frearmos certos exageros, mas dentro da normalidade é uma área de grande parceria entre médicos e pacientes. Precisamos estar sempre atualizados e este novo conceito de naturalidade, onde o menos é mais, está transformando a dermatologia e cirurgia plástica para procedimentos menos invasivos possíveis.
Como se mantém sempre atualizada em sua área de atuação?
Leituras de revistas especializadas, grupos de dermatologistas na internet online o tempo todo, congressos frequentes. Mas a grande fonte de atualização sempre foram meus pacientes, que solicitavam tratamentos atualizados, e acredito que eu soube aproveitar esta necessidade deles para pesquisar, correr atrás, procurar soluções.
Costuma participar de atividades de formação, congressos e outros encontros da classe em território nacional e internacional?
Sim, ambos, os congressos nos Estados Unidos, por minha área estar estreitamente ligada aos lasers, são os mais produtivos. E os norte-americanos tem uma particularidade de associar a medicina à resultados positivos e tecnologia. Isto me encanta.
Quais são seus desejos para o futuro em sua área de atuação?
Poder dividir um pouco melhor meu tempo entre trabalho e lazer. Deixar que os novos trabalhem mais! Temos tantos colegas maravilhosos. E quero poder me destinar mais ao treinamento de colegas nesta área dos procedimentos injetáveis.
Além do trabalho, quais são seus hobbies, paixões, interesses (etc.)?
Pintar quadros a óleo em tela, música (adoro óperas) e este ano quero ter tempo para voltar para uma grande paixão: meu piano.
E como estão seus trabalhos e ideias no campo das artes plásticas?
Estão no stand-by desde minha última exposição de telas. Este ano de 2015 foi um ano de muito trabalho e todos sabemos que em anos de crise temos que trabalhar muito mais. Mas o meu sonho de fazer aquele curso de História da Arte e Pinturas do Renascimento na Itália está de pé. São dois anos consecutivos que tive que cancelar em função de trabalho, mas um dia ainda irei!
Viagem ou lugar inesquecível: Verona, Itália.
Acontecimento mais marcante na sua vida: missa no Vaticano com Papa João Paulo II em 1994. Foi muito emocionante, pois aquele ano era destinado às famílias e eu tinha perdido minha avó materna pouco antes. Chorei muito, mas vi que no mundo tem muita gente boa e nunca estamos sozinhos.
O que não pode faltar na sua agenda cultural?
Visitas a Museus de Artes.
Filmes para assistir inúmeras vezes: todos do Woody Allen.
Quais músicas não saem da sua playlist?
Eagle, U2, Whitney Houston, Maria Callas.
Um presente do qual vai se lembrar sempre: meu piano de cauda.
Um objeto de desejo: curso de Artes em Firenze.
Suas fontes de inspiração: as pessoas, especialmente as que trabalham, constroem e deixam sua marca para a eternidade.
Qual o momento de sua vida em que foi mais feliz? O hoje, acho que nunca estive tão realizada na minha vida.
Qual é seu maior e mais adorado tesouro?
Minha cabeça, minha mente e meu conhecimento.
Quais características você herdou dos seus pais?
Perseverança, honestidade e capacidade de rir de si mesmo.
O que melhoraria a qualidade de sua vida neste momento?
Reduzir minha carga horária de trabalho e voltar a fazer academia.
Pelo que você gostaria de ser lembrada?
Pela minha alegria e meu sorriso.
Fim de semana é bom para: rir, conversar e olhar o mar.
A dermatologista Glenda Gobbato indica cinco cuidados essenciais com a pele e produtos adequados para este verão:
1. Usar filtro solar diariamente com FPS acima de 30.
2. Hidratar-se constante para evitar a desidratação cutânea.
3. Utilizar cremes hidratantes e calmantes após o banho de sol com aloe vera, manteiga de karité, vitamina E, oligoelementos e água termal gelada direto na pele.
4. Não se expor ao sol das 11h até as 16h, pois é a fração do sol que mais envelhece e produz a maior parte dos cânceres de pele.
5. Proteger muito as crianças da irradiação solar, que está produzindo queimaduras severas, este ano, pelo déficit da camada de ozônio na nossa atmosfera.
Preferidos
.
Filme: Meia Noite em Paris, de Woody Allen
Livro: O Chapéu de Vermeer, de Timothy Brook
Música: Nessun Dorma, de Giacomo Puccini
Cor: rosa
Prato: risoto de aspargos verdes
Restaurante: Ostradamus, em Florianópolis
Tempero: noz-moscada
Lugar: minha casa
Uma qualidade: perseverança
Um defeito: teimosia
Um aroma: jasmim
Um som: toque dos sinos das igrejinhas da Itália
Uma imagem: pôr do sol no mirante do Boldró, em Fernando de Noronha
Um sonho: poder parar o sofrimento humano
Não vivo sem: meu estojo de maquiagem
Uma frase: “Não tenho tempo de odiar quem me odeia. Estou muito ocupado amando quem me ama”, de Renato Russo
.
ESTILEIRA
Alessandra Bossardi, ensolarada, apostou nas flores para desfilar
pelas piscinas do Recreio da Juventude
Toda linda, Caroline Fruet De Antoni nas tardes de verão
que movimentam a sede recreativa do clube esmeralda
Rafaela Boschetti abusou das cores do ano,
num contraste entre o rosa e o azul das águas do RJ
Fotos: Guilherme Kannenberg, divulgação
.
Comentários