Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Social de segunda

30 de março de 2015 0

Grãos

Alex e Ana Carolina Bortolini colhem o resultado positivo do que semearam. Amanhã, ao vespertino eles pilotam o coquetel inaugural da filial de sua boutique de produtos naturais a granel. A boa nova do jovem casal ocupará os domínios da Rua Augusto Pestana, no Rio Branco.


Apontamentos

Bruna Andreazza e Bruno Betiatto finalizaram as entregas do wedding travel kit aos convidados do casamento, que ocorrerá no mês de abril, em Cancún. O criativo kit contém a programação de uma semana de muita festa, além do check list da viagem, um terço feito à mão em crochê, confetes e sparkles. A  carinhosa surpresa promete ficar na lembrança de todos. Angela Camargo conduzirá o cerimonial e o marido dela, o fotógrafo Julio Soares, assinará as imagens.


Receita

Danilo Biffi será anfitrião, amanhã,  para o coquetel que Adriano Alves e Fernando Silveira pilotam no Residencial Monterey. O encontro servirá para Adriano e Fernando apresentarem o lançamento da Revista Viver com Gosto, com alta gastronomia comandada pelo chef de cozinha, o francês Sebastien Massart, ele que ilustra a matéria central da edição. Por lá o chef caxiense Henrique Manoel Neves também promete arrasar nos quesitos forno e fogão.


Opening

A bonita empresária do setor fashion Fabricia Machado resolveu expandir seu ramo de atuação. Acaba de apresentar um espaço destinado ao público feminino junto ao seu já conhecido endereço na Via Decoratta. Sempre antenada nas tendências da moda, Fabrícia alia agora, calçados de grife que encantam as lulus da sociedade local com direito a looks que vão do casual ao sofisticado. Entre as peças que compõem a coleção inverno 2015, destacam-se as calças e jaquetas de couro, coletes de vison, além dos luxuosos artigos de python.


Love

Alice Scotti vai trocar alianças e juras eternas com Fábio Hollas. O jovem casal irá ao altar da Igreja São Pelegrino, dia 18 de abril. Na ocasião, a filha de Ivaldo e Ivone Scotti e o filho de Valter e Maria Susete Hollas reunirão familiares e amigos em festa nos salões do Château Lacave. Na cerimônia eles contarão com a presença do vocal Aldo Loactelli, regido por Marly Caberlon Zattera e a recepção terá flores de Fernando Weber. Beth Fichtner assinará a condução da reunião social. Lolla e Tini Salles já alinhavam o vestido da noiva.


Elas

O projeto Jogo de Damas, criado pela embaixadora brasileira do Dia Global do Empreendedorismo Feminino da ONU, Deb Xavier, chega à Serra Gaúcha. No dia 9 de abril, o networking para mulheres empreendedoras de Deb ocupará o auditório do San Carlo com a palestra ‘Mulher é Business’. No mesmo encontro, Angela Freire da Yang Modeladores e Débora Bregolin, ao lado da Secretária de Cultura  e Turismo de Garibaldi, Ivanes Favero participam do painel ‘Semeando Parceria Estratégicas’.

.
Mônica Mattos e Daiane Mattos Anselmi - Fábio Grison, divulgação
As irmãs Mônica Mattos e Daiane Mattos Anselmi pilotaram coquetel
para apresentar o concorrido espaço de moda que elas comandam em Farroupilha.

 

Daniela Rovatti Bortoncello e Katiuska Sinhor Tramontina - Fábio Grison, divulgação
Daniela Rovatti Bortoncello e Katiuska Sinhor Tramontina prestigiaram as amigas,
Mônica Mattos e Daiane Mattos Anselmi, na Marasquino.

Fotos: Fábio Grison, divulgação

 

Eliane Cambruzzi Fichtner e Claudio Sehbe Fichtner - José Zignani, divulgação
Eliane Cambruzzi Fichtner e Claudio Sehbe Fichtner elegantes
na recepção ao redor da prima deles Renata Sehbe Fedrizzi
que trocou alianças com Carlos Eduardo Dani.

Foto: José Zignani, divulgação

 

Leo Zanotto e Francine Lara Suzin - Cristiano de Oliveira, divulgação
Leo Zanotto discotecou para a namorada Francine Lara Suzin
que comemorou o aniversário, na última semana.

Foto: Cristiano de Oliveira, divulgação

 

Véra Stedile  Zattera - Fabiano Knopp, divulgação
Véra Stedile  Zattera, personalidade caxiense ratificando o projeto Mulher Singular,
debate que ocupou o endereço de moda de Gilvana Hoffmann.

Foto: Fabiano Knopp, divulgação

 

João Pedro Roth - Bruno Zulian, divulgação
João Pedro Roth esbanjando alegria em sua festa
de graduação em Comércio Internacional.

Foto: Bruno Zulian, divulgação

 

Fernanda Gabriela Adami e André Benedetti - Denise Boff, divulgação
Fernanda Gabriela Adami bajulada pelo noivo, André Benedetti,
quando celebrava sua conquista em Administração.

Foto: Denise Boff, divulgação

 

Eduardo Santana Galanos e  Michelle Kadimam Machado - Tatieli Sperry, divulgação
Eduardo Santana Galanos encheu de afagos sua mulher,
Michelle Kadimam Machado, que realizou jantar para
evidenciar sua formatura em Administração.

Foto: Tatieli Sperry, divulgação

 

.

Bookmark and Share

Social do fim de semana

28 de março de 2015 0

Julianne De Antoni - Silas Abreu, divulgação

Missão glamour

A designer francesa Coco Chanel disse certa vez que ”a moda sai de moda, o estilo jamais”. Consciente de tal máxima e de seu significado, a consultora de estilo e imagem pessoal Julianne De Antoni se dedica a criar e intensificar a autoconfiança e essência de quem busca sua identidade a partir de uma transformação estética. E o resultado de seus trabalhos, já muito requisitados, é geralmente impressionante.

Porto-alegrense radicada em Caxias do Sul, Julianne tem na formação em administração de empresas e pós-graduação em estratégia de serviços o alicerce de sua atuação profissional. Até dois anos atrás, ela era responsável pela condução do empreendimento familiar, mesmo sabendo que sua vocação a direcionava para outras perspectivas. No momento certo, ela fez uma transição ousada e se debruçou em estudos nas áreas que sempre lhe foram de interesse: fez cursos em São Paulo de consultoria de estilo e imagem com Paula Martins e Chris Francini e de personal stylist com Titta Aguiar, além de uma especialização em fashion styling pela tradicional instituição inglesa London College of Fashion.

Desde então, esta determinada geminiana atua com aquilo que mais ama e desenvolvia de maneira nata há muito tempo, quando auxiliava mãe, irmãs e amigas a otimizar o closet, fazer composições assertivas e adaptar a moda para as características pessoais e singulares que as definiam. Inspirada na elegância irretocável de Constanza Pascolato, Carine Roitfeld e Donata Meirelles e apaixonada pela assinatura de designers locais, como Carlos Bacchi, Ana Dotto e Rafa Tomazzoni, ela aprecia a versatilidade que sua atuação lhe permite explorar: “Utilizo a moda como uma ferramenta. Gosto muito dos movimentos da moda, seu dinamismo, as diversas possibilidades, as relações com arte e arquitetura, e os utilizo de forma a me inspirar e valorizar o estilo de cada um”, revela Julianne.

Casada com o administrador Fernando Ribeiro e dona de uma personalidade múltipla, Julianne encontra tempo livre em sua atribulada agenda para encaixar seus hobbies de pedalar e correr, além de viajar constantemente, seja para esquiar ou observar as novidades da moda, das ruas às passarelas, ao redor do mundo. No blog da coluna, ela revela alguns segredos sobre tendências e dá dicas imperdíveis. Confira!

Crédito das imagens: Silas Abreu, divulgação.
.

 ulianne De Antoni - Silas Abreu, divulgação

Qual a sua lembrança mais remota de uma roupa de infância?
Um conjunto de saia midi e jaqueta jeans.

Quando começou o seu interesse pela moda? 
Quando criança, a cada estação, minha mãe me levava juntamente com as minhas irmãs para fazer compras na Mini Modas e, ao chegar em casa, fazíamos um desfile para meus pais com as novidades!

Quais são as características principais da moda que lhe interessa e com a qual trabalha?
Utilizo a moda como uma ferramenta. Gosto muito dos movimentos da moda, seu dinamismo, as diversas possibilidades, as relações com arte e arquitetura, porém as utilizo de forma a me inspirar e valorizar o estilo de cada um.

O que está em alta hoje e o que há de mais contemporâneo na moda?
Acredito que o estilo único de cada pessoa, sua identidade constituída através da estética e a autoconfiança gerada pela sua imagem estão acima de qualquer tendência de moda.

Quais os maiores desafios em sua atuação?
Que as pessoas reconheçam o meu trabalho como uma forma de autoconhecimento, aceitação, valorização e importância da imagem transmitida. Temos apenas quatro segundos para causar uma boa primeira impressão. Às vezes não temos uma segunda chance!

Como é sua rotina de trabalho e principais atividades que realiza em sua área de atuação?
Atuo num espaço criativo, que envolve eventos, arquitetura, moda e estilo, o Studyo 300. É o meu lugar de referência. Desenvolvo um trabalho que consiste em oferecer suporte na definição do estilo predominante, na análise técnica do tipo físico, facilitando escolhas e permitindo segurança com a sua imagem. A oferta do mercado da moda é muito superior a capacidade de escolha e a disponibilidade de tempo das pessoas. É ai que entro, auxiliando na adequação das informações de moda ao estilo de cada pessoa, respeitando as características físicas, ambientes frequentados, imagem que quer transmitir e assim compondo uma identidade visual única, gerando segurança e autoconfiança. Um dos itens mais dinâmicos e que mais tem agradado as pessoas é sugerir novas combinações de peças já existentes nos closets. E me encantam as diferenças individuais, a diversidade, as inúmeras possibilidades que o agitado mercado da moda oferece. Claro que minhas escolhas e meu estilo também não agradam a todos e para mim este é o segredo. Que cada um possa ser fiel a sua essência, ao seu estilo.

Existe a roupa certa para cada ocasião? O que se deve fazer para não errar?
O dress code de ocasiões especiais deve ser respeitado sim, assim como o do cotidiano, seu ambiente de trabalho, atividades que exerce. Vestir-se conforme a ocasião não quer dizer que você tenha que abrir mão do seu estilo, pelo contrario, o seu estilo pessoal, aliado ao dress code, é que o tornará único, diferente. Para eventos especiais, vestir-se adequadamente é uma forma de demonstrar respeito e homenagear o anfitrião.

A moda segue um cronograma de lançamentos e tendências constantemente modificado. Como você se mantém sempre tão atualizada?
A quantidade de informações é realmente enlouquecedora! Temos acesso a canais de informações de conteúdo de moda e os utilizo como fonte de pesquisa. Adoro ler revistas, um dos prazeres de finais de semana. Mídias sociais como o Instagram e Pinterest são fundamentais pela velocidade da informação. No entanto, o que realmente me mantem atualizada é observar o movimento urbano e o que ele comunica, o que obtenho nas viagens que faço. Fazer a leitura do que as pessoas usam é talvez minha maior fonte de inspiração.

E entre celebridades e personalidades de renome, que homens e mulheres você considera elegantes e que nunca erram em seus looks?
Constanza Pascolato, Carine Roitfeld e Donata Meirelles.

Quais são talentos da moda caxiense te inspiram?
Carlos Bacchi, Ana Dotto e Rafa Tomazzoni.

Acredita que atualmente a moda é mais acessível?
Sim, a moda está muito mais acessível através das fast fashions. Pouco tempo após os lançamentos nas semanas de moda mais importantes, as tendências já estão nas lojas para consumo. Isto reflete o dinamismo da moda. Porém não significa que as mulheres se vistam melhor, pelo contrário, há muito erro em seguir as tendências. Deve-se ter sempre claro que, independente do que é trend, você deve seguir o seu estilo pessoal. A moda é para todos, enquanto o estilo te diferencia!

Um look inesquecível que vestiu, onde e quando?
Avalio bem as minhas escolhas, então vários looks são inesquecíveis. Um dos últimos que usei foi um vestido bicolor com saia rodada em tafetá e busto de crepe estruturado com uma maxi fivela, confeccionado pela talentosa Ana Dotto.

O que é estar na moda?
É adequar as últimas informações da moda ao seu estilo.

E o que é ter estilo?
É conseguir se comunicar através das suas atitudes, comportamento e da forma como se veste. É expressar-se através da imagem.

Quais as dicas essenciais para adquirir segurança e estar sempre feliz com o espelho?
Conhecer seu estilo predominante, valorizar seus pontos fortes, expressar sua essência e ser fiel a ela e fazer adaptações para criar um estilo único, uma identidade.

Na pele de que persona fashion gostaria de passar um dia?
Donata Meirelles. Acho a forma com que ela se veste fantástica, esbanja estilo!

Costuma viajar para centros de moda e semanas de moda nacionais e internacionais?
Viajo com uma certa frequência para destinos internacionais, porem as semanas de moda, além de serem concorridas, não me despertam grande interesse. Interessa-me sim o que acontece e o que se usa nas ruas. Acho incrível ficar observando estes movimentos!

Quais são as peças mais importantes de seu guarda-roupa, das quais você não abre mão?
Minhas bolsas, calças e t-shirts de couro, jeans e vestidos de seda.

O que te inspira?
Observar o movimento de moda das pessoas para os lugares onde viajo. É o olhar criterioso, atenção aos detalhes em qualquer lugar que eu frequente, principalmente no exterior, que estão uma temporada à frente. Um lindo dia de sol, na água ou na neve, também me inspiram. Meu marido me inspira!

Além da profissão, quais são seus hobbies, prazeres e paixões?
Viajar, esquiar, curtir minha casa, pedalar, correr, visitar lojas, observar tudo e, obviamente, provar roupas (risos).

Fim de semana é bom para…
curtir meus lugares e me divertir com amigos, assim como devorar revistas!

Quais são seus sonhos e desejos para este ano de 2015?
Que o meu trabalho de auxiliar as pessoas para que elas se sintam seguras com sua imagem continue a me satisfazer como pessoa e profissional.

Julianne De Antoni - Silas Abreu, divulgação

Preferidos

Filme: A Menina Que Roubava Livros, de Brian Percival

Livro: O Tempo Entre Costuras, de María Dueñas

Cor: verde oliva e marinho

Prato: polvo grelhado

Acessórios: relógio e anéis

Restaurante: La Huella, do Uruguai

Tempero: manjericão

Lugar: Punta del Este

Qualidade: empatia e organização

Um defeito: ansiedade

Um aroma: de café passado pela manhã!

Um sonho: ser uma velinha muito estilosa!

Não vivo sem: rímel

.A consultora de estilo Julianne De Antoni apresenta cinco apostas de tendências da moda para o inverno de 2015:

1. Capas

2. Franjas

3. Militarismo

4. Calças Culottes (bermudas mais longas)

5. Comprimento Midi

.


ESTILEIRA

Adriane Karkow e Michel Golin - José Zignani, divulgação
Adriane Karkow e Michel Golin desfilaram elegância
durante celebração ao redor das famílias Fedrizzi e Dani.

 

Alessandra Guerra Sehbe e Raphael Sehbe  - José Zignani, divulgação
Contemporâneos, Alessandra Guerra Sehbe e Raphael Sehbe,
imprimiram sofisticação nos looks em recente reunião social.

 

Regiane Ramos e Lourenço Sehbe De Carli - José Zignani, divulgação
Regiane Ramos e Lourenço Sehbe De Carli apostaram no clássico
para celebrar a união de Renata Sehbe Fedrizzi e Carlos Eduardo Dani.

Fotos: José Zignani, divulgação

 

Páginas

O relações públicas porto-alegrense Luiz Jacintho Pilla, renomado publisher da revista WE, está às voltas com os preparativos para o lançamento da mais nova edição da publicação, que sai do prelo para ganhar evidência na próxima segunda-feira, dia 30. O encontro social, que promete concentrar um elegante e distinto grupo de personalidades, ocupará a Casa Bonita, nos entornos da Rua Vicente da Fontoura, na capital gaúcha. A bela Anna Paula Vasconcellos Ribeiro ilustra a capa da revista.


Bagagem

Larissa Barazzetti está feliz da vida com sua graduação em Relações Públicas, que será comemorada na noite deste sábado com as atenções de seus pais, Larri e Íria Barazzetti, e do irmão, Igor Barazzetti. Para celebrar seu feito, na segunda-feira, dia 30, a jovem engata um tour pela Europa na companhia da amiga Luana Marques Paim. No Velho Continente, a dupla mapeia países como Alemanha, França, República Tcheca e Inglaterra, num mochilão que se estende até o dia 7 de maio.


Paralelas

• Clara Brustolin Cavalli celebra neste sábado à noite a passagem de seus  15 anos. A filha de João Pedro e Eliene Cavalli desfila graça em festa no Muinho, em Farroupilha. Tahís Fabbro Madeira comanda os detalhes da recepção.

• Carolina Gregoletto e Emerson Lemos trocam alianças e juras de amor durante a tarde desde sábado, no altar da Igreja Santa Francisca Xavier Cabrini. Para a sequência festiva, o casal reúne familiares e amigos nos cenários bucólicos de Forqueta.

• O fotógrafo Wéllington Damin revela na noite deste sábado sua mais nova exposição fotográfica, intitulada Fábulas de Frida. As imagens conceituais do rapaz foram protagonizadas pela jovem Sofia Balen, caracterizada como a icônica Frida Kahlo, e ganham evidência na galeria de arte do pai dela, o artista plástico Fabio Balen.

 

Richard Sanfer - Daniela Néspolo, divulgação
Richard Sanfer no bowling club que concentra a eclética juventude caxiense.

Foto: Daniela Néspolo, divulgação

 

Amanda Júlia Teponti - Jeferson Deboni, divulgação
O estilo de Amanda Júlia Teponti para mapear
as novidades do gastropub do Moinho da Estação.

Foto: Jeferson Deboni, divulgação

 

.

 

 .

Bookmark and Share

Social de sexta

27 de março de 2015 0

Trip

O médico Felipe Augusto Meletti se prepara para tirar do papel um projeto de férias nos Estados Unidos. Em abril ele desfruta das atrações de Las Vegas e, na sequência, engata um tour pela costa californiana de carro. Depois mapeia os cenários de Los Angeles e São Diego.

.
Patas

O casal Daniel Bueno e Elisiane Soares dos Santos, juntamente com os veterinários Kleber Tochetto Gomes e Denise Masteguin, realizam na manhã deste domingo, dia 29, a primeira edição do projeto Pet Happy. O encontro solidário, que ocupará o Parque da Lagoa do bairro Desvio Rizzo, serve para arrecadar pacotes de ração para a ONG dos Peludos, que se dedica aos cuidados de animais em situação vulnerável.


Assinatura

Plínio Mioranza prepara sua caneta para a sessão de autógrafos de seu mais novo livro, “Marco Bortolai, O Andarilho”, que será apresentado dia 9 de abril, na Maneco Livraria e Editora. A obra retrata passagens da vida de um icônico personagem do meio rural de Nova Veneza e Nova Trento nos anos 1940, descrito com leveza e bom humor. A apresentação e introdução do livro são escritas por José Clemente Pozenato e Jayme Paviani, respectivamente.


Visage

Priscila Stefan, Lourenço Campanher e Graciela Stefan acabam de apresentar o conceito de seu mais novo espaço beauty, especializado em cosmetologia e produtos para profissionais da área de beleza. O trio celebra a boa nova, instaurada nos domínios do bairro São Pelegrino.


Lírico

A Itália clássica e seu romantismo serviram de inspiração para o estilista caxiense Teodoro Salazar em sua nova coleção de inverno, “Opera”, que acaba de ser lançada. Pautados na cultura das cidades de Milão e Florença, os looks privilegiam vestidos, malhas e tricôs com estampas, cores e técnicas diversas. Para ilustrar suas criações, Teodoro elegeu a modelo Greice Leite para um lookbook que ganhou cliques da fotógrafa Daiane Daros.


Flash

A fotógrafa Liliane Giordano arregimenta sua intrépida trupe para mais uma caminhada fotográfica, desta vez, focada nas paisagens naturais dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. O encontro cult ocorre na manhã deste sábado, dia 28, com visitas por residências típicas dos imigrantes italianos da região e também pelas tradicionais Casa da Tecelagem, Casa das Massas e Artesanato e Casa da Ovelha. Em tempo: os cliques serão pausados para um almoço colonial e piqueniques para os cafés da manhã e da tarde.

.

Lenara Ribeiro e Teilor Magrin - Alesi Ditadi, divulgação
Lenara Ribeiro encheu de afagos o namorado, Teilor Magrin,
que comemorou a conquista do diploma em Comércio Internacional.

Foto: Alesi Ditadi, divulgação

 

Bruna Bertin - Carlos Pontalti, divulgação
Bruna Bertin, feliz da vida na sua festa de formatura em Comércio Internacional.

Foto: Carlos Pontalti, divulgação

 

Daniel Lovatel Brandalise e Marina Gazzi - Bruno Zulian, divulgação
Daniel Lovatel Brandalise e Marina Gazzi celebraram o amor
no altar da Igreja Nossa Senhora da Saúde

Foto: Bruno Zulian, divulgação

 

Antônio e Maria Lúcia Sehbe - José Zignani, divulgação
Antônio e Maria Lúcia Sehbe prestigiaram o enlace
de Renata Sehbe Fedrizzi e Carlos Eduardo Dani.

 

Henriette Wisintainer e Alexandre Wisintainer - José Zignani, divulgação
Henriette e Alexandre Wisintainer, sábado, durante a festividade
ao redor das famílias Fedrizzi e Dani.

Fotos: José Zignani, divulgação

 

José Quadros dos Santos, Sarah Kessler Quadros dos Santos, Maria Ester Kessler e Hannah Kessler Quadros dos Santos - Vinícius Todeschini, divulgação
José Quadros dos Santos, Sarah Kessler Quadros dos Santos,
Maria Ester Kessler e Hannah Kessler Quadros dos Santos,
família reunida para brindar a graduação de Sarah em Odontologia.

Foto: Vinícius Todeschini, divulgação

 

Fernanda Farias e Alexandre Randon - Paula Segala, divulgação
Fernanda Farias foi bajulada por Alexandre Randon,
pela passagem de sua data querida.

Foto: Paula Segala, divulgação

 

.

Bookmark and Share

Social de quinta

26 de março de 2015 0

Party

A relações públicas Hanaitã Camatti será a anfitriã durante a estreia do projeto Guest DJ, que promete movimentar o hotspot do Largo da Estação Férrea hoje, logo mais ao vespertino. Na baladinha, o empresário Alexandre Dal Pai Tessari faz às vezes de dee jay com um set list embalado pelos gêneros house e lounge. Já na sexta-feira, a proposta da vez será a noite It Drinks, com música dos dee jays Gui Oliveira e Leandro Veiga e a presença estrelada das beldades Gabriela Albé Boff, Sarah Bertuol, Camille Lucchese, Daniela Bisol, Natália Quadros e Luiza Zanotto.


Astros

A vice-presidente da Seaaq, a engenheira Ana Paula da Silva, e a diretoria socio-cultural da entidade, integrada pelos arquitetos Diórdia Manera, Fábio Panone Lopes, Gabriela Bianchi e Morgana Prigol, realizam ao enterdecer desta quinta-feiraa oitava edição do encontro social Jornada das Estrelas. A proposta, intitulada “Além do Horizonte o Norte é Você”, serve para homenagear a ala feminina da entidade e conta com o verbo de Daniela Melere, Simone de Castro e Newton Ávila. O encontro ocupa o espaço décor de Cristina Canarim e Hugo Rocha Gomes.


Cores

Bianca Dotti Sartori reúne um elegante grupo de personalidades, nesta noite para apresentar a coleção outono/inverno de sua grifada boutique. Na ocasião, pautada no clima de vernissage, ela promove um desfile prêt-à-porter, descontraído e conceituado pelo tema Surpreendente! com finger foods e marsala drinks.


Sim

Natália Araldi e Fabiano Martininghi fazem contagem regressiva para trocar alianças neste sábado, em cerimônia que terá como cenário os jardins do castelo cartão-postal da cidade. Os filhos de Diva Chiesa Araldi e Tranquilho Araldi e Iris Reginini Martininghi (in memoriam) e Hugo Martininghi celebram com show pirotécnico e decoração romântica com margaridas brancas. O vestido de Natália leva a assinatura da mãe dela, famosa modista.

 

Paralelas


• Os empresários Daniel Corrêa dos Santos e Eleida Mioranza arregimentam, hoje, logo mais à noite, um encontro enogastronômico na Vinícola Monte Reale, em Flores da Cunha. Além das delícias da boa mesa,  a ocasião conta ainda com show  acústico da  dupla Perondi e Scalcon.

• Márcia Costa pilota hoje à noite um encontro fashion em sua flagship, instaurada nos domínios do Villaggio Iguatemi. Na passarela, um time de modelos que conta com Greice Leite, Felipe Antunes, Manuela Bottari, Angélica Ravizoni e Renan Agarrayua, evidencia as novidades para o inverno com os conceitos boho chic, hightech, fantasia e contemporâneo.

.

 Rodrigo Schiavenin e Gabriela Rhein  - José Zignani, divulgação
Os elegantes Rodrigo Schiavenin e Gabriela Rhein testemunharam
o enlace dos amigos Renata Fedrizzi e Carlos Eduardo Dani.


Rômulo Oliveira Júnior e Flávia Barbosa  - José Zignani, divulgação
Rômulo Oliveira Júnior e Flávia Barbosa, do time de padrinhos
que brindou o casamento de Renata e Carlos Eduardo.

Fotos: José Zignani, divulgação

 

Carolina Dreher Commazzetto,Valentina Santos Commazzetto e Gustavo Commazzetto - Paulo Fonseca, divulgação
Carolina Dreher Santos Commazzetto e Gustavo Commazzetto encheram de afagos
a pequena Valentina, que comemorou três aninhos, no último fim de semana.

Foto: Paulo Fonseca, divulgação

 

Leticia Bauer, Vera Vieira e Terezinha Pezzi - Claudia Haupt Canello, divulgação
Leticia Bauer e Terezinha Pezzi emolduram Vera Vieira,
anfitriã no lançamento da grife de móveis e decorações que ela comanda.

Foto: Claudia Haupt Canello, divulgação

 

Adriana Aguiar Silva - Jucimar Milese, divulgação
Adriana Aguiar Silva, madrinha do happy hour benemerente
pilotado por Cátia Nicolao em prol da Casa Anjos Voluntários.


Zoom: Conjunto de esmeraldas brasileiras com zircônia e ouro de Adriana Silva.

Foto: Jucimar Milese, divulgação

 

Cátia Nicolao, Anderson Salvador e Isamar Ordovás Sartori - Jucimar Milese, divulgação
Cátia Nicolao, Anderson Salvador e Isamar Ordovás Sartori,
entusiastas do projeto filantrópico que reuniu personalidades
para colaborar com a Casa Anjos Voluntários.

Foto: Jucimar Milese, divulgação

 

Francisco Biasoli e Leonardo Wisintainer Balen - Renata Haab, divulgação
Francisco Biasoli e Leonardo Wisintainer Balen capitanearam
a apresentação do showroom da incorporadora que administram.

Foto: Renata Haab, divulgação

 

.

 

Bookmark and Share

Social de quarta

25 de março de 2015 0

Laços

É ainda motivo de elogios em sociedade a cerimônia de união seguida de festa de pompa, sábado, entre Renata Sehbe Fedrizzi, filha de Neure e Cristina Fedrizzi, e Carlos Eduardo Soares Dani, filho de José Carlos e Eveny Dani. Na solenidade, o noivo foi ao altar ladeado pelos pais, ao som de “Can’t Help Falling in Love”, de Elvis Presley, entoada ao vivo pelo Coral Aldo Locatelli, regido por Marly Caberlon Zattera e com o violino de Marcelo Dias. Na entrada dos padrinhos, a música “The Perfect Life”, do Moby, teve a participação do cantor Edgar Guerra, conhecido por suas performances no Grupo Musical Abertura, que causou.


Laços II

Renata brilhou num modelo exclusivo com o conceito da estilista Marta Fichtner. O padre Mario Pedrotti abençoou as alianças numa solenidade que evidenciou a participação das famílias dos nubentes junto à comunidade. A recepção, que ocupou os salões do Hotel Samuara, foi pautada na condução de luxo da cerimonialista Elisabeth Sehbe Fichtner, tia da noiva, num cenário encantador. Já na entrada triunfal de Renata, também acompanhada pelos pais, iluminou ainda mais a nave da Igreja São Pelegrino, seguindo um trajeto em meio às luminárias Santé, todas em formas de colunas intercaladas pelo corredor.


Laços III

O músico Rodrigo Soltton, ao piano, recepcionou os 350 convidados entre familiares e amigos do casal. Nos jardins cobertos por uma tenda transparente haviam bares para drinks de boas-vindas e, no primeiro salão, mesas com gastronomia mediterrânea e de frutos do mar, além de uma com especialidade árabe, que deliciavam à todos. O jantar, com sofisticado menu, teve a marca tradicional do staff comandado por Antônio e Maria Lúcia Sehbe.


Laços IV

Para animar ainda mais a recepção, Elisabeth elegeu um lounge com mesas de doces, cafeteria e licores. Por lá, a conhecida Marilen Danna lia cartas de tarô para um animado grupo feminino. A festa virou a noite e, na madrugada, Alexandre Tessari estacionou seu food truck, o Cartel Andante, para os convidados apreciarem a delícias da culinária mexicana. Após o encontro inesquecível, Renata e Carlos Eduardo viajam em lua de mel para a Europa, com passagens pelos Alpes Suíços, Riviera Francesa e Portugal.


Renata Sehbe Fedrizzi e Carlos Eduardo Soares Dani - José Zignani, divulgação
Os românticos noivos de sábado,
Renata Sehbe Fedrizzi e Carlos Eduardo Soares Dani
selaram o amor no altar da Igreja São Pelegrino.

 

José Carlos e Eveny Dani e Cristina e Neure Fedrizzi - José Zignani, divulgação
Os pais de Carlos Eduardo e Renata, José Carlos e Eveny Dani
e Cristina e Neure Fedrizzi, elegantes anfitriões ao redor da união dos filhos.

 

Ana Regina Dani Benvenutti e João Benvenutti - José Zignani, divulgação
A mana do noivo, Ana Regina Dani Benvenutti, com seu amado, João Benvenutti,
testemunhas do enlace que movimentou a sociedade caxiense no fim de semana.

 

Elisa Sehbe Fedrizzi Peruzzo e Douglas Peruzzo - José Zignani, divulgação
Elisa Sehbe Fedrizzi Peruzzo e Douglas Peruzzo, elegantes presenças
no casamento da mana dela com Carlos Eduardo Soares Dani.

 

Manuela Bossardi Fedrizzi e Guilherme Sehbe Fedrizzi - José Zignani, divulgação
Manuela Bossardi Fedrizzi com Guilherme Sehbe Fedrizzi,
irmão de Renata, festejaram o requintado matrimônio
que teve como cenário os salões do Hotel Samuara.

 

Fernando Sehbe Fichtner e Mariana Bertoldo  - José Zignani, divulgação
Fernando Sehbe Fichtner e Mariana Bertoldo brindaram
a celebração e integraram o cortejo de honra dos padrinhos.

 

Caetano Sehbe De Carli e Renata Fortuna De Carli  - José Zignani, divulgação
Caetano Sehbe De Carli e Renata Fortuna De Carli felizes da vida
com o enlace de Renata Sehbe Fedrizzi e Carlos Eduardo Soares Dani.

Foto: José Zignani, divulgação

 

Bookmark and Share

Social de terça

24 de março de 2015 0

Belas

A consultora de estilo Julianne De Antoni revela seu olhar conceitual para a moda nesta quarta-feira, dia 25, quando protagoniza uma reunião fashion no hotspot do Largo da Estação Férrea. Com a temática Mon T-Shirt Blanc et Mes Amies, o projeto sai do papel com as presenças destacadas de sete personalidades da Serra Gaúcha: Emanuella De Toni, Fabiane Parisotto, Lisiane Pereira, Sandra Anselmi, Fernanda Tissot, Katiuska Sinhor e Simone Chies.


Trends

Márcia Costa pilota na noite desta quarta-feira, em sua flagship, um desfile para apresentar as tendências para as próximas estações. Na passarela, os modelos Greice Leite, Felipe Antunes, Manuela Bottari, Angélica Ravizoni e Renan Agarrayua dividem os holofotes com a Princesa da Festa da Uva 2014, Gabrielle Debastiani, a Rainha da Festa da Uva 2012, Roberta Veber Toscan, a Miss das Américas, Shayenne Perez, a Glamour Girl 2014, Gabriela Bettiato e o Mister Universo Caxias do Sul, Cristian Vanelli. Para dourar o encontro, os chefs Adriano Medeiros e Marving Carvajal preparam delícias gastronômicas.


Estreia

A empresária de moda Cláudia Sassi arregimenta seu grupo de amigas e clientes para revelar o novo espaço conceito do Grupo Orus, que será apresentado em clima de vernissage amanhã à noite. A inauguração, que ocorrerá no encontro das ruas Andrade Neves e Os 18 do Forte, será celebrada ao ritmo do line up da dee jay Flávia Leite e ainda contará com desfile de tendências e um coquetel festivo para marcar o fim do verão.
 

Marceli Viana Almeida - Cristiano de Oliveira, divulgação
A Garota Verão 2012, Marceli Viana Almeida, desfilou
graça e beleza no circuito clubber do Villaggio Iguatemi.

Foto: Cristiano de Oliveira, divulgação

 

Marcello Melo Jr. e  Nilton Bozzetti - Franciele Dal Monte, divulgação
O ator Marcello Melo Jr. foi recepcionado pelo empresário Nilton Bozzetti
em noite fashion que movimentou a sociedade farroupilhense.

Foto: Franciele Dal Monte, divulgação

 

Julia Aita dos Santos e Matheus Mussi - Fernando Dai Prá, divulgação
Julia Aita dos Santos e Matheus Mussi mapearam as novidades
do point country do Largo da Estação Férrea.

Foto: Fernando Dai Prá, divulgação

 

Claudia Bartelle - Lisa Roos, divulgação
O estilo de Claudia Bartelle para conferir as tendências em joias
durante recente encontro pilotado por Ilana Baum, em Porto Alegre.

Foto: Lisa Roos, divulgação

 

Andressa Boff e Felipe Pontalti - Jeferson Deboni, divulgação
Andressa Boff e Felipe Pontalti ao sabor do dining club do Moinho da Estação.

Foto: Jeferson Deboni, divulgação

 

Edilaine da Costa Casagrande, Eduardo Bianchi e Jocasta Paloschi - Eduardo Benini, divulgação
Edilaine da Costa Casagrande, Eduardo Bianchi e Jocasta Paloschi
celebraram juntos a conquista dos diplomas em Administração.

Foto: Eduardo Benini, divulgação

 

Greice Araujo, Letícia Carvalho e Franciele Barreto - André  Barreto, divulgação
A fotógrafa Greice Araujo foi aplaudida por Letícia Carvalho e Franciele Barreto
quando apresentava sua exposição intitulada “Mulheres em Cores”,
em cartaz no Shopping San Pelegrino.

Foto: André  Barreto, divulgação

 

.

Bookmark and Share

Social de segunda

23 de março de 2015 0

Convescote

Fúlvia Stedile Angeli Gazola e Daniela Fiorese Lucchese apresentam, no próximo dia 29, a abertura oficial do tradicional projeto Divina Cozinha Top. O encontro ocorrerá na réplica de Caxias, nos Pavilhões da Festa da Uva, com a terceira edição do Piquenique Solidário em prol do projeto Mão Amiga. A ocasião será animada por diversas atrações artísticas e gastronômicas, além de atividades lúdicas para os petizes.


Guardanapo

Nilto Rech, presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas – Núcleo Serra Gaúcha, será o anfitrião da primeira reunião-jantar da entidade em 2015, tradicional encontro que ocupará os salões da CIC na próxima quinta-feira, dia 26.

A proposta contará  com uma palestra gratuita da professora de filosofia e ética Eliana Balbinot, que discorrerá sobre o tema “Etica na Prática”, e será seguida de jantar por adesão.


Artsy

Dejair Salvador e sua esposa, a marchand Maria Inês Salvador, estão às voltas com os preparativos para mais uma exposição, que ganhará evidência amanhã à noite, em Porto Alegre. O casal será o anfitrião de um vernissage para o premiado trabalho do artista carioca Aecio Sarti. A função ocupará a galeria Delphus, comandada por Dejair e Maria Inês, nos domínios do bairro Floresta.


Saúde

As nutrólogas Felixiana Stefani e as manas Paula e Patrícia Suzin Trubian conjugam talentos com a nutricionista Sabrina Formolo e preparam a estreia de um espaço de saúde inédito em Caxias do Sul. O empreendimento capitaneado pelas garotas será apresentado dia 7 de abril, quando elas revelam o conceito do centro de nutrologia que contará com consultórios médicos, personal diet e empório de alimentos.


Cereja

As manas empresárias Daiane Mattos Anselmi e Mônica Mattos arregimentam um time de lulus contemporâneas ao vespertino desta quinta-feira, dia 26, para apresentar o novo endereço da Marasquino, grife que comandam com sucesso há três anos em Farroupilha. O encontro fashion contará com um coquetel festivo exclusivo assinado pelo chef Henrique Manoel Neves e será ilustrado por um bate-papo com Adriana Ferreira Conte, coordenadora do curso de Design de Moda da UCS. Em tempo: a ocasião ainda servirá para estrelar as coleções outono/inverno 2015 das marcas Anselmi, Ambicione e Banana Café.

 

Charlie Tecchio Colonetti e Elisa Costa Maffessoni - Isa Reichert, divulgação
O casal de chefs Charlie Tecchio Colonetti e Elisa Costa Maffessoni
abençoaram alianças no altar da Igreja Santo Sepulcro.

Foto: Isa Reichert, divulgação

 

Camila Machado da Motta - Manu Zatti, divulgação
Camila Machado da Motta quando celebrava
sua graduação em Tecnologia da Informação.

Foto: Manu Zatti, divulgação

 

Jordana Caregnato Orsso e Giovana Caregnato Orsso - Cristian Guzzo, divulgação
As belas manas Jordana e Giovana Caregnato Orsso
na baladinha em clima sunset que movimentou as piscinas do Intercity.

Foto: Cristian Guzzo, divulgação

 

Enor Bernardo Wartha e Inês Dal'Agnol Wartha - Marcelino Pauletti, divulgação
Enor Bernardo Wartha e Inês Dal’Agnol Wartha reuniram
familiares e amigos para comemorar 50 anos de união.

Foto: Marcelino Pauletti, divulgação

 

Renato Netson Benatti e Clarissa Custodio - Franciele Dal Monte, divulgação
Renato Netson Benatti e Clarissa Custodio unidos em matrimônio
na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha.

 

José Paulo Custodio e Elizete Maria Custodio e Leni Maria Netson Benatti e Leopoldo Benatti - Julio César Dal Monte, divulgação
Os pais de Clarissa e Renato, José Paulo Custodio e Elizete Maria Custodio
e Leni Maria Netson Benatti e Leopoldo Benatti, felizes com o casamento dos filhos.

Fotos: Julio César Dal Monte, divulgação

 

Manoella dos Santos Cavion - Gerson Bisol, divulgação
Manoella dos Santos Cavion na festa que marcou
a passagem de seus 15 anos, no Quinta Estação.

Foto: Gerson Bisol, divulgação

 

.

Bookmark and Share

Confira mais detalhes do enlace matrimonial de Clarissa Custodio e Renato Netson Benatti

23 de março de 2015 0


Samara Pozzebon e Rafael Benatti

 


Ana Paula Custodio e Guilherme Adami

 

Fotos |  Franciele e Julio César Dal Monte, divulgação

 

 

Bookmark and Share

Social do fim de semana

21 de março de 2015 0

Ensaios

Natural de Belo Horizonte, a advogada e doutora Maria de Fátima Freire de Sá divide seus dias entre a capital mineira, onde desenvolve uma consolidada atuação no Direito, e Caxias do Sul, cidade que há 10 anos ela passou a chamar de lar. Casada com o renomado empresário caxiense José Alceu Lorandi, esta pisciana brilhante desenvolve suas carreiras profissional e acadêmica – indissociáveis de uma notória expansão intelectual – com assuntos delicados e pouco debatidos, porém fundamentais para toda a sociedade contemporânea.

Dedicada a um currículo impressionante onde se destacam seu mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado pela UFMG, Maria de Fátima já exerceu a advocacia em escritórios e empresas, porém hoje se especializa também em outras áreas. Professora do programa de pós-graduação da PUC mineira, ela coordena o Centro de Estudos em Biodireito e é membro atuante da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, além de ser amplamente reconhecida como palestrante e autora de livros e artigos jurídicos.

Entre os principais temas de suas pesquisas, Maria de Fátima possui uma extensa obra sobre o biodireito e bioética, áreas que se correlacionam com a medicina e filosofia, voltadas aos direitos humanos essenciais, conforme ela destaca: “Entre o início e o fim da vida, há inúmeras questões existenciais que demandam o olhar da Bioética e do Biodireito, como a doação de órgãos e suas implicações, pesquisas com seres humanos, manipulação e investigação genéticas, entre outros temas”. Tais assuntos norteiam suas publicações “Biodireito e direito ao próprio corpo”, “Direito de Morrer”, “Autonomia para Morrer” e “A Capacidade dos Incapazes”. Incansável, ela acaba de tirar do prelo o livro “Ensaios Sobre a Velhice”, que ainda neste semestre também será lançado por aqui.

Apaixonada por livros, cinema e boa música, Maria de Fátima ainda encontra tempo em sua atribulada agenda para estudar piano e apreciar as coisas simples da vida, como pedalar pelos arredores da Serra Gaúcha e se encantar cada vez mais por suas paisagens. No blog da coluna, ela detalha vivências profissionais, acadêmicas e pessoais, assim como os temas que norteiam suas pesquisas e embalam os seus dias. Confira!

Fotos | Edson Pereira, divulgação.

 

Como o Direito surgiu e por quais motivos o elegeu para sua carreira?
Sempre soube o que não queria fazer, mas nunca soube ao certo qual profissão gostaria seguir. Direito era uma das opções. Não venho de uma família de advogados, fato que muitas vezes pode representar estímulo para a escolha da profissão. Mas sempre fui uma leitora voraz. Assim, aliei o gosto pelos livros ao Direito e, uma vez na Faculdade, alimentei o sonho de ser professora universitária.

Após sua graduação, quais foram os estímulos que a guiaram para a continuidade de seus estudos a partir de especialização, mestrado e doutorado?
Nos primeiros anos da minha graduação minha mãe adoeceu gravemente. E a sua enfermidade foi longa. Em razão disso, a rotina familiar mudou drasticamente e o contato com enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais e hospitais passou a ser uma constante. Os temas trabalhados no mestrado e no doutorado refletem essa realidade.

Quais são seus principais interesses e afinidades com as atividades acadêmicas?
Gosto da pesquisa e da sala de aula. Coordeno e participo de grupos de pesquisas na PUC Minas e também na Espanha, através da Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano, sediada na Universidade de Deusto em Bilbao. O contato permanente com alunos fez com que criássemos o CEBID – Centro de Estudos em Biodireito. Trata-se de um grupo de pesquisa, registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que reúne pesquisadores em torno de questões que envolvam as Ciências Biológicas, as Ciências da Saúde e o Direito. A Bioética, em sua vertente biomédica, é valorizada em sua interface com o Direito. Trabalhamos com diversas linhas de pesquisa: “Biotecnologia e autonomia privada”, “Bancos de dados genéticos humanos”, “Bioética Ambiental e Direito”, “Incapacidade jurídica e saúde mental”, “Manipulação genética”, dentre outros.

Quais são as principais experiências que lhe atraem para seminários, congressos e outros encontros de suas classes?
O principal dos encontros é a troca de experiências e o aprendizado.

Duas de suas áreas de atuação são a Bioética e o Biodireito, segmentos relativamente recentes e pouco conhecidos do direito. Quais são os campos de trabalho e estudo dessas áreas?
A Bioética é um ramo da Ética e da Filosofia, e o Biodireito é um microssistema do Direito. São ordens normativas, todavia, a distinção está na forma de abordagem e na força cogente. A Bioética, como forma de conhecimento aberto, permite investigação ampla, tendo sempre em consideração os valores éticos e os fins da sociedade. O Biodireito tem método dogmático. No entanto, a atitude do Direito, na contemporaneidade, é construtiva. Não há mais como pensá-lo como um catálogo fechado de regras.

E quais são as questões pontuais que norteiam o Biodireito?
O Biodireito tem o desafio de trazer respostas para inúmeras perguntas: Tudo que é tecnicamente possível também o será ética e juridicamente? De que adianta a proibição de certas técnicas – como clonagem humana – se os pesquisadores, nos seus laboratórios, são livres para agir conforme seus interesses e curiosidades de investigação? Que relação o indivíduo mantém com o seu genoma? O embrião humano se encontra suficientemente protegido, sem risco de se anular a dignidade humana? Há uma liberdade de morrer? Há de serem empregados todos os recursos biotecnológicos para prolongar um pouco mais a vida de um paciente terminal? Há de serem utilizados processos terapêuticos cujos efeitos são mais nocivos do que os efeitos do mal a curar? O que fazer com os nascituros portadores de doenças congênitas do sistema nervoso central, cujas vidas, se mantidas obstinadamente, significarão a condenação ao sofrimento permanente ou a estado vegetativo de vida?

Quais são as aplicações e casos mais recorrentes da Bioética e Biodireito em nossa sociedade?
São muitas as situações. As pesquisas na área médica avançam a passos largos e, o que antes era inimaginável, hoje ocorre com facilidade. Veja, por exemplo, os inúmeros questionamentos acerca da reprodução humana assistida, como a possibilidade de “barrigas de aluguel”, doação de gametas e embriões, e, por conseguinte, a discussão sobre a manutenção ou não do sigilo da identidade daquele que doou o material genético. Tem até novela sobre o tema… Do outro lado, discute-se a possibilidade de interrupção de um tratamento médico, a elaboração de um “testamento vital”, documento que tem a função de dar ao paciente o poder de recusar tratamentos e, também, de escolher, dentre os possíveis, o que mais lhe convém, o que significa que estamos diante do exercício da autonomia privada do paciente. Esse é um instrumento de manifestação de vontade para o futuro, em caso de estado de inconsciência. Entre o início e o fim da vida, há inúmeras questões existenciais que demandam o olhar da Bioética e do Biodireito, como a doação de órgãos e suas implicações, pesquisas com seres humanos, manipulação e investigação genéticas, a autonomia de pessoas “classificadas” como incapazes pelo Direito, etc.

Você possui uma destacada carreira acadêmica, que conta com publicações, autoria e organização de livros. Quais são suas principais obras e sobre o que elas discorrem?
Os meus primeiros livros foram o resultado dos estudos desenvolvidos no mestrado e no doutorado. O primeiro aborda o tema da doação de órgãos, intitulado “Biodireito e direito ao próprio corpo” (1ª e 2ª edições, esgotadas). O segundo – Direito de Morrer – também teve duas edições. A primeira edição foi lançada em 2000 e a segunda em 2005. Mas, como o tema é muito instigante e está em constante movimento, em 2012, lancei, em parceria com um colega, o livro Autonomia para Morrer, que está na segunda edição. Há também o Manual de Biodireito, que se encontra na terceira edição, em coautoria com outro professor da PUC. Nesse livro, os assuntos são vários: uma introdução à bioética e ao biodireito, relação médico-paciente e responsabilidade médica, reprodução humana assistida, objeção de consciência, investigação e manipulação genéticas, etc. Outro livro que poderia citar aqui é: A Capacidade dos Incapazes. O objetivo foi propor hipóteses argumentativas que vejam os portadores de transtornos mentais como indivíduos que, como nós, estão, na medida de cada particularidade, em processo de construção de uma pessoalidade e desenvolvimento de sua personalidade.

Quanto ao livro “Direito de morrer: eutanásia e suicídio assistido”, quais são suas principais abordagens sobre estes temas, ainda considerados delicados e tabus da sociedade contemporânea?
Em primeiro lugar é importante deixar claro que, ao escrever sobre o tema, jamais busquei trazer respostas últimas. O intuito do livro foi o de questionar o assunto de forma responsável, sem induzir o leitor a se conformar com discursos fáceis e sedutores. A morte sempre foi um tabu. Traz consigo a ideia de limite, de fim, de subordinação a algo desconhecido. O certo é que a pluralidade, neste contexto, caracterizadora da sociedade moderna não pode deixar de ser invocada como catalisador da complexidade que atinge as questões existenciais. A abordagem do livro é jurídica, e traz, também, a experiência da morte nos Estados Unidos e na Holanda, além do Brasil.

Houve evolução considerável neste tema desde a primeira edição de seu livro, em 2001?
Muitas situações vieram à tona e muitos países legislaram sobre o tema. Outra questão importante é a possibilidade de o paciente redigir suas diretivas antecipadas de vontade, comumente chamadas por “testamentos vitais”.

Entre suas publicações, também há a edição do livro “Ensaios sobre a Velhice”. Quais são os principais assuntos analisados nesta obra?
Esse livro foi escrito em parceria com uma grande amiga, a Desembargadora do Tribunal Regional do trabalho da Terceira Região, Taisa Lima. Os temas foram cuidadosamente pensados a partir de reflexões acerca dos problemas que envolvem a situação do idoso na nossa sociedade. Os assuntos são: As várias faces da velhice na família: abandono, proteção e superproteção; O idoso na relação com os netos: obrigação alimentar e direito de visita; O superendividamento do idoso; O idoso e a judicialização da saúde; O idoso e o trabalho; O idoso a e saúde psíquica; O idoso e a sua construção biográfica, dentre outros. O que pretendemos é expandir o destinatário do livro. Não se trata de trabalho voltado apenas para os “profissionais do Direito”, mas também para o cidadão, levando até ele um panorama das vicissitudes experimentadas pela pessoa idosa e os meios jurídicos de enfrentá-las.

E como o direito se relaciona com temas relacionados à velhice? Há preocupação suficiente com os direitos e necessidades de idosos?
A proteção do idoso se dá por normas constitucionais e infraconstitucionais. O Estatuto do Idoso é um verdadeiro microssistema de proteção. Vivemos em sociedade e precisamos de leis. Acontece que o número de idosos cresceu, e lidar com essa realidade é um desafio para o Direito. O século XXI traz uma dolorosa realidade: porque desaprendemos o cuidado, a delicadeza, o respeito com os mais velhos, as leis se fazem necessárias para reconduzir nossos passos e instigar nossas mentes e nossos corações. Não deixa de ser estranho enfatizar a função pedagógica da lei, ao invés da sua força obrigatória. Mas as condutas “juridicamente prescritas” são necessárias para sua internalização. Depois de internalizá-las, quem sabe, será possível agir com espontaneidade, e não somente por se tratar de conduta exigível e punível.

Como se trata de uma publicação bastante recente, ainda de 2015, vocês pretendem apresentar o livro “Ensaios sobre a Velhice” em Caxias do Sul?
Temos vontade, sim, de apresentar o livro em Caxias do Sul. Quem sabe isso aconteça ainda nesse semestre!

E de que forma é possível adquirir seus livros?
Hoje em dia, as editoras mantêm vendas nos respectivos sites. São sites bem completos e, por isso, talvez seja o meio mais fácil de adquirir os livros.

Quais são os maiores desafios na área em que você atua e pesquisa?
Lidar com a axiologia, com os valores, que permeiam todas essas questões existenciais. Não há mais um “ethos” a ser imposto e compartilhado por todos. Não se trata de relativizar uma sorte de significados, mas reconhecer que a noção de vida, por exemplo, está imbuída de um juízo valorativo que transcende e muito a coerência de um funcionamento orgânico. Ela há de estar permeada por todo um juízo de valor acerca dos requisitos que a compõem e por toda a projeção do que se julga necessário para a atribuição de predicados como “boa” e “digna” E o Direito precisa lidar com a complexidade desse espaço plural e trazer respostas coerentes com as exigências de um estado democrático de direito.

És mineira e atualmente se divide entre Belo Horizonte e Caxias do Sul. Como é sua rotina entre este circuito?
Realmente me divido entre Belo Horizonte e Caxias do Sul. São duas realidades, duas vidas muito distintas. Na capital mineira tenho agenda intensa, com aulas e reuniões diversas. Muitas vezes, dali, viajo para outras localidades de Minas ou outros Estados, estendendo o trabalho. E ainda tem que sobrar um tempinho para rever os amigos e ir a alguma peça teatral ou musical que esteja passando. Em Caxias, minha vida é mais tranquila. É o lugar da reflexão, do estudo e da produção de textos. Tenho o melhor dos dois mundos (risos)!

E quais são os principais atrativos e diferenciais que você destaca entre essas cidades?
A diversidade de clima e a riqueza cultural características dessas cidades. Além disso, Belo Horizonte me liga a Tiradentes; Caxias me liga a Gramado.

Quais são seus mestres e ídolos? Aqueles que, como Francisco, prezam a paz.

O que lhe inspira? Bons filmes, bons livros e boa música.

Quais são seus principais hobbies, prazeres e paixões? Gosto de música. Estudei flauta doce e transversal e, hoje, tenho aulas de piano. Outro prazer é viajar.

Fim de semana é bom para… pedalar pelas redondezas de Caxias do Sul. Os lugares são mágicos.

Como se define? Uma pessoa em constante descobertas.

 

Preferências
.

Filme: Minhas Tardes com Margueritte, de Jean Becker.

Livro: A Montanha Mágica, de Thomas Mann.

Música: Desenredo, de Dorival Caymmi: “…a morte tece seu fio de vida feita ao avesso”.

Cor: verde.

Prato: o da boa lembrança!

Restaurante: aquele que lembra infância.

Tempero: o que a vida oferecer.

Lugar: Tiradentes, em Minas Gerais. É um presépio!

Qualidades que admira: compaixão e gratidão.

Um defeito que a incomoda: não ter defeito.

Um aroma: as maçãs e as uvas do sítio do meu marido.

Um som: silêncio.

Uma imagem: da janela do avião.

Um sonho: não deixar de sonhar.

Não vivo sem: amor.

 .

ESTILEIRA

Amanda Parenza Arenhardt - Paula Segala, divulgação
Amanda Parenza Arenhardt apostou num modelo clássico
em recente reunião social no hotspot do Largo da Estação Férrea.

Foto: Paula Segala, divulgação

 

Elvira Micheli - Tatiana Cavagnolli, divulgação
Elvira Micheli aliou elegância e simpatia para conferir
um dos lançamentos literários da temporada.

 

Isaura Maria e Dóra Lucia Negrini - Tatiana Cavagnolli, divulgação
Isaura Maria e Dóra Lucia Negrini em modelos total black
recortados pelas joias que adornam seus looks.

Fotos: Tatiana Cavagnolli, divulgação

.

Sim

Depois da união civil em Farroupilha no início do mês, os cirurgiões plásticos Tiago Refosco e Fernanda Gonzaga celebram o amor e trocam alianças neste sábado, logo mais à noite, em cerimônia que ocupará o Espaço Boa Vista, no Rio de Janeiro. O casal, que se conheceu na capital carioca e engatou romance em Nova York, está feliz da vida e reúne, entre familiares e amigos, um expressivo grupo da alta sociedade farroupilhense. O casamento conta com a bênção dos pais dos noivos, José Francisco Refosco e Lourdes Maria Refosco e Amauri da Costa e Ana Lúcia Gonzaga da Costa.

 

Meeting

Os empresários Francisco Biasoli e Leonardo Wisintainer Balen recepcionam, na tarde deste sábado, um grupo de personalidades caxienses para apresentar o novo showroom de sua incorporadora. O encontro conta com as delícias gastronômicas de Alexandre Tessari, a partir de seu food truck de comida mexicana, e uma sobremesa exclusiva com o conceito da dupla Gabriel Dalsoto e Carina Bidese. Em tempo: para revelar todos os detalhes de seus empreendimentos, Francisco e Leonardo demonstram na ocasião um óculos 3D que permite visitas virtuais pelos espaços.


Paralelas

• Maria Eduarda Grendene e João Marcos Travi sobem ao altar da Igreja Nossa Senhora de Lourdes na noite de hoje, onde trocam votos de amor eterno. Após a cerimônia, a médica e o arquiteto, filhos de Carlos Alberto e Sylla Maria Grendene e Nestor José e Denise Teresinha Travi, recepcionam convidados nos salões da CIC.

• A modelo Débora Boeira dos Santos e o anestesiologista argentino Martin Carnaghi acabam de retornar de uma temporada romântica de lua de mel. O casal, radicado em São Paulo, protagonizou um tour pelos cenários exóticos da China, Singapura, Vietnã, Tailândia e Dubai.

• David D’Agostini e sua bela esposa, Marcia D’Agostini, recepcionaram esta semana investidores do novo empreendimento dele, o Season Residence, durante jantar no espaço gastronômico do Personal Hotel.

• A dermatologista caxiense Stela Cignachi está debruçada em estudos na Califórnia, onde apresenta suas pesquisas durante o 73º Congresso da Academia Americana de Dermatologia. Ela aproveita a incursão pelos Estados Unidos para mapear o cenário cultural e gastronômico de São Francisco.

.
Sérgio Manfroi e Luigi Mascheroni - Michael Greenberg, divulgação
Sérgio Manfroi recepcionou o arquiteto e designer italiano Luigi Mascheroni
durante o lançamento da nova coleção de móveis da grife bento-gonçalvense,
capitaneada por Sérgio.

Foto: Michael Greenberg, divulgação

 

Claudio Barbosa e Isabel Barbosa - Daniela De Rocco, divulgação
Claudio e Isabel Barbosa comemoraram os 25 anos
do empreendimento familiar, na última semana, nos salões do Intercity.

Foto: Daniela De Rocco, divulgação

 

Franciely Fruet De Antoni e Isaias Dal Molin - Cristiano de Oliveira, divulgação
Franciely Fruet De Antoni e Isaias Dal Molin conferiram
o point clubber que concentra a juventude caxiense no Villaggio Iguatemi.

Foto: Cristiano de Oliveira, divulgação

 

.

Bookmark and Share

Matiné Sunset reuniu a juventude caxiense nas piscinas do Intercity

21 de março de 2015 0

 

Bookmark and Share