Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sobre a invasão dos selfies

20 de setembro de 2014 0

A sua foto de perfil é um selfie ou você acha a prática ultrapassada?

Esticar o braço, apontar o celular para si, clicar várias vezes, escolher a ‘menos pior’ e compartilhar. Selfie foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2013, sendo que seu primeiro uso conhecido é datado de 2002 como desculpa para uma foto não tão boa (‘desculpem pelo foco, foi um selfie’). Mas os selfies tomaram tal proporção que o mercado e as relações se alteraram graças a eles. E quem acha que estes cliques estão perdendo força, engana-se.

O mais reconhecido fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, condena o selfie como uma agressão permanente. Quem os tira talvez não sinta, mas ter sua imagem reduzida à distância de um braço de um ângulo levemente superior enquanto você está ocupado tentando não parecer estranho deve ser triste. A conversa se perde, o contato deixa de existir, e tudo tem que ser muito rápido quando se trata de famosos: há um batalhão de pessoas esperando na fila.

O selfie mudou também o uso da tecnologia. As próprias câmeras secundárias em telefones celulares foram criadas com o intuito de facilitar webconferências ou ligações através de programas como o Skype. Adivinhem o principal uso delas atualmente?

E, valendo-se da onda, o que anda em alta é o bastão de selfie, ou selfie stick, um monopé extensível com engate para celular. No Mercado Livre, por exemplo, é só digitar selfie que aparecem os bastões.

Com esta criação, as pessoas estão reinventando a modalidade, como essas 31 pessoas que levaram o bastão de selfies a outro nível.

Segundo a Time, apesar do bastão não ajudar na popularidade dos selfies, esta forma de documentação não deixa de ser importante porque é mais um “documento do presente, enquanto a fotografia tradicional refere-se ao passado”.

Documento ou não, eu ainda tenho vergonha de esticar o braço no meio de desconhecidos pra fazer uma foto só minha! Selfie meu, quando acontece, é geralmente sozinho.

Selfie

Envie seu Comentário