Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

(ainda mais) de olho em Jeff Bezos e no Post

13 de outubro de 2014 0
Emmanuel Dunand - AFP

Foto: Emmanuel Dunand / AFP

Jeff Bezos, o dono da Amazon, comprou o jornal Washington Post em agosto do ano passado, pouco antes da minha primeira semana no Master em Jornalismo Digital, no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em São Paulo. É claro que isso foi assunto direto, nas aulas e nos cafés do curso. Ninguém, incluindo alunos e professores, tinha dúvidas de que era importante ficar de olho no Bezos. O cara inventou a Amazon, tá bom, né?

Uma pessoa com essa visão estava assumindo um jornal, numa época em que se falava (e ainda se fala) muito em encontrar formas de rentabilizar o digital de meios de comunicação. E se falava também (e ainda se fala) em curadoria de conteúdo, em entregar o que os leitores preferem, customizar, personalizar. Pois bem, Bezos está começando a agir no Post.

A Business Week publicou os planos dele de transformar o Post num produto da Amazon (matéria completa, em inglês). Uma equipe do Post trabalha em um aplicativo com uma curadoria de notícias e fotografias do jornal em um formato de revista para tablets. Ele já viria instalado no novo Kindle Fire, o e-reader da Amazon. E estará disponível, é claro, em outros kindles e em apps do e-reader em dispositivos com iOS e Android, mas em nem todos deve ser gratuito.

A ideia seria aumentar o alcance do Post e, lógico, ligá-lo à empresa de sucesso que Bezos criou há 20 anos. O Washington Post não fala sobre o projeto, mas também não desmentiu a reportagem da Business Week. Considerando o que a Amazon se tornou, a visão de Bezos e o que se fala há tempos sobre conteúdo personalizado como uma forma de fidelizar e rentabilizar, é bom ficar ainda mais de olho no Post.

Envie seu Comentário