Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Google trabalha em software capaz de criar legendas para fotografias

11 de fevereiro de 2015 0

Resultados de pesquisa já são satisfatórios. Imagem: Reprodução / arxive.org Transformar imagens em palavras até então é um dos grandes desafios daqueles que trabalham com inteligência artificial. Com o grande crescimento de softwares de reconhecimento facial, contudo, já era esperado que os problemas gerais em reconhecimento de imagens genéricas começassem a ser vencidos pelos programadores e pesquisadores da área.

A primeira grande evolução recente foi o reconhecimento de face, usado em câmeras para otimizar o foco. Em seguida, a identificação de sorrisos para fotografias automáticas, e, então, a sugestão de marcação de fotos de amigos a partir do banco de dados do Facebook. O Google, por sua vez, passou a permitir a busca por imagens, mostrando itens que contêm elementos parecidos com a figura original e trazendo todas as vezes que resultados similares apareceram na rede ou repetiram o uso do objeto.

Tudo caminhava para um suposto maior entendimento da tecnologia em relação a fotos, mas daí a fazer com que, em seu primeiro contato com uma fotografia, um software seja capaz de descrever uma cena em palavras usando somente equações de padrões presentes no quadro é uma conquista muito interessante na área. E é nisso que trabalham os pesquisadores do Google atualmente, com resultados já satisfatórios.

A tarefa de legendar fotografias, que toma tanto tempo dos profissionais de imagem em seu trabalho diário, passará a necessitar somente do ajuste fino: algumas correções, a adição de informações extra-quadro e os nomes das pessoas presentes (caso não apareçam seus rostos, porque a probabilidade é que em breve até isso os computadores sejam capazes de fazer sozinhos), além de sutilezas perceptíveis somente a olhos humanos (ainda).

É um pequeno passo que nos separa do sucesso de tal software, sendo que seu funcionamento pleno pode alterar a rotina de redações e agências de notícias no mundo todo. Imagine, no futuro, as imagens saindo já legendadas diretamente da câmera, com as melhores tags de maneira a otimizar resultados em ferramentas de pesquisa. Como fotógrafo e amante de internet, aguardo ansiosamente para testar e trabalhar dessa maneira.

Envie seu Comentário