Tem sido duro ver publicações que eu gosto acabarem. Já escrevi sobre O Globo A Mais. Agora é a vez da Info Exame. O Portal Imprensa noticiou que a revista – que já não estava mais circulando em papel desde dezembro – agora será uma página na Exame. A Info foi a publicação que me fez aprender sobre tecnologia. Meu irmão – analista de sistemas – andava com exemplares debaixo do braço pela casa há anos, e a gente compartilhava reportagens.
Há uns três anos assino a Info digital e leio no iPad. A revista sempre teve assuntos que me interessavam. Eu lia todas as edições praticamente do início ao fim e agora me sinto meio vazia. Não tinha dúvidas na hora de responder qual era a minha revista nacional de tecnologia preferida. E, em algumas edições, a Info teve qualidade comparável à Wired e à Fast Company, que costumo ler com alguma frequência.
É difícil acompanhar o recuo do jornalismo. Consigo enxergar muito bem a decisão de parar de imprimir, porque o custo com papel e logística é realmente alto. Mas acabar também com a versão digital me assusta. Sofre o jornalismo especializado, sofrem os leitores, sofrem os profissionais. Lamento demais.
Realmente uma pena. No meio dessa imensidão de informações digitais, que hoje prejudicam as mídias impressas, sinto falta de fontes confiáveis e de qualidade para leitura. Só o jornalismo profissional para salvar isso.