Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Publicação de ensaio inédito de Alexandre Severo, fotógrafo de Eduardo Campos, levanta questões

20 de agosto de 2015 0

A edição mais recente da revista Unicaphoto, do curso de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, homenageia o fotógrafo Alexandre Severo e mostra material inédito do profissional. Severo trabalhava na equipe do ex-governador Eduardo Campos e foi uma das vítimas no acidente aéreo que matou os dois e mais cinco pessoas em agosto de 2014.

Segundo uma laboratorista da universidade, ele teria comprado uma máquina fotográfica analógica ainda em 2013 e pedido para que ela revelasse as suas fotos de teste, o que só aconteceu recentemente. Ontem, as fotos vieram a público na entrega do prêmio de fotografia Alcir Lacerda, da Unicap, onde Severo cursou fotografia, através de um vídeo e da publicação da revista.

No material, fotos do sertão, assunto muito abordado por ele, e de amigos. A publicação das prováveis últimas imagens em filme de Severo pode ter vindo como forma de homenagem, com o consentimento da família, mas me incomodam. O quão à vontade ele estaria para expor essas fotos em vida? Seria algo para seu próprio consumo, como tantas vezes faço com minhas fotografias, ou seria para os olhos do público?

Não tenho como saber qual será meu último negativo ou cartão. Mas a escolha das fotos, a linguagem e o tratamento utilizados devem partir de quem iniciou o processo de comunicação ainda atrás da câmera. A curadoria faz parte da assinatura de um fotógrafo. Para homenagens póstumas, acho mais correto usar as que já eram as preferidas do profissional: todos devemos ter o direito de decidir que pensamentos mostrar ao mundo.

Envie seu Comentário