Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

App TinType simula processo fotográfico de ferrotipia, mas sem a magia analógica

25 de agosto de 2015 0

Dia desses estava lendo sobre o processo fotográfico chamado ferrotipia (em inglês, tintype ou ferrotype), que consiste em uma foto feita sobre uma chapa fina de metal revestida de colódio e banhada em sal de prata. A ferrotipia data da década de 1850, mais de 160 anos atrás. O processo surgiu como alternativa mais barata em relação à daguerreotipia, firmando-se nas duas décadas seguintes especialmente entre fotógrafos itinerantes. Esse foi o método usado nos registros de Mathew B. Brady na Guerra Civil Americana.

Conheça o processo analógico de ferrotipia neste vídeo do Kalamazoo Valley Museum

Em meio à minha pesquisa, o Google me ofereceu o aplicativo TinType do Hipstamatic, que nada mais é que um app simulador dessa técnica. Experimentei e gostei do visual, mas vi muitas limitações para um software pago (apesar de ser US$ 0,99) que não tem nada da magia química que faz a imagem surgir em uma superfície fotossensível analógica.

 Na primeira tela, o app permite ajustar entre preto e branco, colorido ou sépia e escolher entre o formato original e o quadrado. Se você escolher o quadrado, não é possível redefinir o corte: ele centraliza.

Na segunda tela, pode-se configurar o ruído do grão da imagem e a moldura, sendo que só há duas opções disponíveis.

Na terceira tela temos a ferramenta de destaque dos olhos. Ela clareia ao redor e o centro dos olhos com intensidade ajustável,  o problema é que em muitas imagens ele não reconhece onde estão os olhos e não permite a seleção manual.

A última tela é a de profundidade de campo, que permite ajustar a intensidade do desfoque a partir dos olhos, caso tenham sido identificados na tela anterior, ou do centro da imagem, sem direito de escolha do ponto focal.

Na hora de salvar, há a opção de compartilhamento no Instagram ou do envio por outros meios.

Como um app final, talvez ele deixe bastante a desejar. Junto com o Photoshop Express ou os próprios ajustes do Instagram, dá pra se beneficiar do visual bacana do filtro, especialmente para os aficionados em imagens antigas.

Em comparação ao processo original, a única vantagem das fotos é o sorriso, que agora é mais presente. Naquela época, o tempo de exposição era a principal causa da seriedade nos retratos, já que sorriso nenhum aguentava segundos e mais segundos sem amarelar.

Todas as fotografias desse post foram tiradas por mim e editadas somente no TinType.

Envie seu Comentário