Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Montagem invalida a fotografia?

03 de setembro de 2015 0

Em uma matéria da revista Time, artistas apresentam a realidade através de fotografias que repetem um ponto de vista em momentos variados. Nas fotos, os padrões de cores e de imagens de fundo permitem comparações entre diferentes acontecimentos que habitaram o mesmo espaço. 

O uso de montagens permite que o artista James Mollison e seus colegas compilem seus recortes similares em um só quadro. O resultado da obra é atingido através da escolha das melhores expressões, dos mais marcantes olhares e dos mais visíveis padrões. Segundo Mollison, não se trata de uma alteração de realidade, mas de uma ordenação daquilo que aconteceu.

Técnicas fotográficas deste tipo sempre levantam questões éticas. Os profissionais deixam claro que o seu trabalho não é documental, mas uma releitura. Devemos entender que a fotografia é o meio de comunicação e não o resultado final. A linguagem utilizada permite que se encontre relações entre espaço e tempo e que elas sejam apresentadas em uma imagem bidimensional.

Para quem tem dúvida se isso é arte, fica o questionamento: o que é arte se não a expressão das limitações e as memórias de nossa existência? Nada deve ser proibido, mas os meios utilizados devem sempre ser deixados claros.

Envie seu Comentário