Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O impacto da foto do menino morto na Turquia

04 de setembro de 2015 0

É muito raro eu fazer um post sem imagem, mas é o caso desta vez. Eu não vou publicar aqui a foto da criança síria de três anos morta na Turquia. Você deve saber do que eu estou falando, a cena foi reproduzida em muitos sites e jornais mundo afora. Essa é mais uma oportunidade de se discutir até onde a imprensa deve ir. O Diogo fez um post sobre isso quando foi divulgado o vídeo do assassinato de dois jornalistas que estavam no ar ao vivo.

Há quem defenda que a publicação da foto da criança choca as pessoas e pressiona as autoridades europeias a fazerem algo para ajudar esses imigrantes que arriscam a vida para tentar entrar num país com menos desigualdade. Eu não penso assim. Não tenho dúvidas do impacto, mas acredito que é temporário, efêmero como têm sido os fatos e as notícias nesse mundo frenético em que vivemos.

Tomara que eu esteja errada e esse menino vire o marco de uma mudança de atitude da Organização das Nações Unidas (ONU) e de quem pode fazer algo para reduzir essas mortes de imigrantes. Sempre acreditei que a imprensa pode fazer sua parte para melhorar o mundo, mas isso exige reportagens aprofundadas, protagonismo na promoção de debates com quem tem poder e pressão recorrente. Apenas publicar uma foto só grava essa imagem dolorosa pra sempre na vida dos familiares e amigos que ficaram.

Envie seu Comentário