Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Instagram com fotos de crianças refugiadas

12 de setembro de 2015 0

O polêmico caso do menino Aylan, refugiado sírio encontrado morto em uma praia turca, criou muitos debates sobre a publicação de fotografias de crianças em situações extremas. Eu já me posicionei aqui no blog contra imagens que revelam morte de maneira explícita, pois acredito que há muitas outras maneiras de comunicar: o que falta é sabermos enxergar a importância dos tantos documentos que informam, sim, sem chocar.

Um dos trabalhos que mais chama a minha atenção neste sentido é a conta de Instagram @everydayrefugees. Nela, é possível encontrar fotos de crianças refugiadas ao redor do mundo. Muitas das fotos são feitas pelo fotógrafo chefe da agência AP no Paquistão, Muhammed Muheisen, que também é um de meus fotógrafos preferidos.

O problema de refugiados é muito maior do que o problema na Síria, ele é de ordem mundial. Aqueles que conseguem fugir de seus países e passam a reconstruir suas vidas em novos lares possuem muitas necessidades básicas que também deveriam incomodar e pressionar as autoridades por mudanças em suas políticas para refugiados. As meninas e os meninos nessa situação devem ser protegidos, afinal, se não olharmos por nossas crianças, por quem faremos isso?

 

Envie seu Comentário