Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fotógrafa brasileira ganha 10 mil dólares em concurso pelo Instagram

15 de setembro de 2015 0
Foto: Adriana Zehbrauskas/ @adrianazehbrauskas/ Getty Images Instagram Grant Recipient 2015

Foto: Adriana Zehbrauskas/ @adrianazehbrauskas/ Getty Images Instagram Grant Recipient 2015

A Getty Images anunciou os vencedores do concurso feito em parceria com o Instagram, o Getty Images Instagram Grant, e tem uma brasileira no meio deles. Cada ganhador receberá US$ 10 mil e orientação de um fotojornalista premiado da Getty Images. Os trabalhos serão expostos na Photoville, o maior evento anual de fotografia de Nova York.

Adriana Zehbrauskas nasceu no Brasil e mora no México. Tem em seu portfólio muito do cotidiano latino-americano, como é o caso da foto acima, um retrato em família feito após uma ida à igreja. Segundo a assessoria da Getty, Adriana tem a intenção de usar a bolsa para financiar o projeto “Next of Kin: Family Matters”, que reunirá retratos de 43 famílias de estudantes desaparecidos da escola rural de Ayotzinapa no ano passado.

A fotógrafa trabalha principalmente com fotos em preto e branco, em sua maioria com pretos muito densos ou tendendo à subesposição. O estilo de edição não é difícil de igualar, mas a variedade de temas e a proximidade com os fotografados mostram o engajamento da profissional e resultam em um material de qualidade que se destaca entre muitos feeds da rede social.

O concurso teve mais de 1.200 inscritos em 109 países, e as avaliações foram feitas com base nos trabalhos já publicados no Instagram. A comissão que escolheu os vencedores é composta por David Guttenfelder, da National Geographic; Kira Pollack, da TIME; as fotógrafas Maggie Steber e Malin Fezehai; e o cofundador do @EverydayIran Ramin Talaie.

Os outros dois premiados são Ismail Ferdous, fotógrafo de Bangladesh, e Dmitry Markov, da Rússia.

Além dos três vencedores, os juízes reconheceram também o trabalho de cinco fotógrafos: Tasneem Asultan, de Dubai, nos Emirados Árabes; Kevin Cook, da Filadélfia, nos Estados Unidos; Igor Pisuk  de Estocolmo, na Suécia; Cassandra Giraldo, de Nova York, nos Estados Unidos; e Ako Salemi, de Teerã, no Irã. Eles vão receber uma orientação pessoal de um membro da comissão julgadora do Instagram Getty Grant.

A ideia do concurso é premiar fotógrafos que documentam comunidades sub-representadas em todo o mundo usando a rede social de compartilhamento de imagens.

Envie seu Comentário