Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Atualização do WhatsApp nos faz ganhar tempo e perder privacidade

03 de novembro de 2015 2

FullSizeRender
A última atualização do WhatsApp para iOS me deixou dividida. A novidade é poder responder as mensagens direto das notificações, e minha primeira reação foi constatar o ganho de tempo por não precisar entrar no app. Mas, logo em seguida, eu pensei: tá, mas espera aí, funciona mesmo com o telefone bloqueado? Funciona. Portanto, qualquer pessoa que esteja com o seu celular pode responder uma mensagem. Isso, na minha opinião, pode ser perigoso. Tudo bem, você pode dizer que não entregamos o nosso celular para outras pessoas, que devemos mantê-lo próximo a nós etc, mas então por que ele teria senha? E mais: e se ele for roubado?

IMG_0727

Resposta na notificação do WhatsApp

IMG_0731

Resposta em notificação de SMS

Nenhum código, touch ID ou tipo de identificação é solicitado quando se arrasta a notificação para a esquerda, conforme é explicado na atualização como orientação para usar o novo recurso. Simplesmente aparece uma tela com espaço para escrever a resposta e enviar. Pronto. Na tela bloqueada mesmo se responde, mas precisa ser tudo em uma mensagem só, não dá para escrever em duas partes. Você manda a resposta e a notificação some. Pra completar a conversa sem entrar no app, só depois de receber outra notificação.

Eu e o Diogo fizemos vários testes ontem à noite e percebemos que isso já era possível no app de mensagens SMS. Se você arrastar para a direita, segue a prática normal de o iPhone pedir a senha (ou touch ID, a partir do 5S) e lhe jogar direto para dentro da mensagem, facilitando a vida. Isso já é possível há tempo. Mas tentei arrastar para a esquerda, o que nunca tinha feito, e a situação é exatamente a mesma do WhatsApp: resposta direto ali, sem pedido de qualquer código. Ok, então se conclui que isso o app de Mensagens já oferecia. Mas quem ainda manda SMS, né?! O mundo hoje gira no WhatsApp e no Facebook.

IMG_0734

Opções disponíveis ao arrastar para a esquerda uma notificação de ligação via WhatsApp

Seguindo os testes e indo para um mundo ainda mais antigo(!), experimentamos o que aconteceria com ligações via WhatsApp. Não dá para atender sem desbloquear o celular. Se você arrastar para a esquerda, vai ter a opção de mandar uma mensagem escrita via Whats ou recusar a ligação. Considerando que uma ligação normal é atendida sem desbloquear, não faz muito sentido pra mim. De qualquer forma, como o Diogo escreveu em uma crônica publicada no Pioneiro, hoje a nossa linguagem é muito mais escrita do que falada.

A partir disso, o que realmente deve importar para as pessoas é a facilidade para responder as mensagens escritas no WhatsApp. Em tempos de grupos e mais grupos, telas repletas de notificações e cada vez menos tempo, a preocupação com a segurança e a privacidade pode acabar mesmo em segundo plano diante da facilidade do novo recurso. E como o Diogo brincou: bom, se o celular for roubado, quem sabe dá pra pegar o de um amigo e negociar com o ladrão. Vai que ele responde! :)

Comentários (2)

  • adilsonmarques259@gmail.com diz: 27 de novembro de 2015

    gostaria baixar WHATSAPP

  • adilsonmarques259@gmail.com diz: 27 de novembro de 2015

    fiz varias formas para baixar whatsapp neste celular

Envie seu Comentário