clicRBS
Nova busca - outros

"O" aberto ou fechado?

Caro Prof. Moreno: por favor, qual é a pronúncia correta da palavra isomorfo? É /isomôrfo/ ou /isomórfo/? Sou professor de Matemática e, entre meus colegas, as duas formas de pronúncia são ouvidas. Aprendi a pronunciar /isomórfo/, mas não encontrei nem no Aurélio nem no Houaiss a resposta para essa indagação. Desde já, muito obrigado. 

Aurélio S. — Curitiba 

Prezado Aurélio: a informação está lá, sim, tanto no Houaiss quanto no Aurélio; tu a viste mas não te deste conta. É uma prática consagrada entre nossos dicionaristas, mas pouco conhecida pelos leitores, indicar, entre parênteses, quando a pronúncia for /ê/ ou /ô/ fechados; quando nada mencionam, é porque a pronúncia é /ó/ ou /é/. Dá uma olhada em porta ou loja, e depois em mofo ou corvo, e vais ver que as vogais abertas são tomadas como default. Por isso, a pronúncia para o teu vocábulo é /isomórfo/; se fosse /isomôrfo/, o verbete traria a indicação /ô/.

O dicionário Houaiss, que tem uma sólida e generosa seção sobre a técnica lexicográfica utilizada, deixa isso bem explicitado na seção “Campo da ortoépia e da pronúncia”, que fica no “Detalhamento dos verbetes” (na versão eletrônica, está dentro da “Ajuda/Conhecendo o Dicionário”; na versão papel, está na página XIX). Entretanto, em certos casos de pronúncia duvidosa, o Houaiss indica também entre parênteses o /é/ aberto: é o caso de besta (/é/), arma de arremessar setas, e lobo (/ó/), parte do cérebro ou da orelha, que se confundem com os homógrafos besta e lobo. Este zelo foi estendido também àquelas palavras em que se verifica uma insistente pronúncia equivocada por parte dos falantes; assumindo uma postura didática, o dicionário achou importante registrar, por exemplo, “cateter (/tér/)” e “ibero (/bé/)”. Abraço. Prof. Moreno