clicRBS
Nova busca - outros

plural de papai-noel

Professor Moreno, qual é o plural de papai noel?

Nara D. — Goiânia

Minha prezada Nara: olha, vamos simplificar: o plural é papais-noéis; o uso do hífen fica à escolha do freguês, já que não existe regra para casos como este. 

Agora, distingo: temos um personagem mágico, que mora em algum lugar do Ártico (eu acho…), que cruza o céu com seu trenó e deveria trazer presentes para as crianças boazinhas: este é o Papai Noel, primeiro e único (ou isso só se diz para o Rei Momo?). No mundo mitológico, ele tem domicílio, tem ocupação, tem empregados (os gnomos), dirige um veículo de tração animal e não me espantaria se tivesse CPF. É, em suma, um cidadão, e as maiúsculas do seu nome são as mesmas do meu ou do teu nome; Noel aqui funciona como um sobrenome de origem francesa. 

Por outro lado, temos milhares de mortais que usam — por prazer, por masoquismo ou por necessidade — as roupas e as barbas tradicionais que atribuímos ao chamado “bom velhinho”. São os papais-noéis. É mais ou menos como, mutatis mutandis, o Diabo (outro cidadão do mundo dos mitos) e os diabos; o Saci e os sacis; o Bicho Papão e os bichos-papões.