clicRBS
Nova busca - outros

Vimos ou viemos?

Professor, qual é a forma correta? “Nós viemos aqui para beber ou para conversar?” ou “Nós vimos aqui para beber ou para conversar?”. Por gentileza, explique os motivos fundamentados da resposta. Agradeço desde já.

Cristina K. —  Santos (SP)

 

Minha cara Cristina: ambas podem estar corretas. Depende do tempo verbal que resolveres usar. Para ficar mais claro, vou traçar uma analogia com a 1ª pessoa do singular (eu): (1) Nós viemos aqui para beber ou para conversar? = Eu vim aqui para beber ou para conversar?; (2) Nós vimos aqui para beber ou para conversar? = Eu venho aqui para beber ou para conversar?

É evidente que estamos (em ambos os casos) diante de uma pergunta que não está perguntando, isto é, a pessoa que profere qualquer uma dessas frases não está indagando o que ela veio (ou vem, se for habitual) fazer ali, mas sim lembrar ao interlocutor que ele está ali para beber. É uma pergunta retórica, a qual, na verdade, usa a interrogação para afirmar, com ênfase, alguma coisa. Se alguém te perguntar “Vieste aqui para dançar ou para ficar sentada?”, é claro que vais entender que ele não quer uma resposta tua; na verdade, está afirmando que tu estás ali para dançar, não para ficar sentada. Não é assim?

Na versão (1), estamos usando o pretérito perfeito de vir (vim, vieste, veio, viemos, viestes, vieram); na versão (2), o presente do indicativo (venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm). Geralmente usamos o presente quando se trata de um fato habitual, costumeiro (compara, por exemplo, “visitei tua página” com “visito tua página”; “vim a este bar no verão” com “venho a este bar no verão”). Espero ter solucionado tua dúvida. Abraço. Moreno