clicRBS
Nova busca - outros

alto-falante ou auto-falante?

Prezado Doutor: vejo muitas vezes escrito autofalante e auto-falante, mas creio que a forma correta é alto-falante, pois vem de alto e não de auto. Ou seja, acho que não quer dizer que “fala sozinho” mas sim que “fala alto”. Poderia me esclarecer? Grato.

Juan G. — São Paulo

Meu caro Juan: realmente, um alto-falante é um dispositivo que “fala alto”. É composto do advérbio alto (invariável) mais o antigo particípio presente falante (como o Burro Falante, do Monteiro Lobato). No plural, portanto, só pode formar alto-falantes. O problema deste vocábulo já começa no nível fonológico. Já deves ter percebido que, em nosso idioma, o L em final de sílaba é normalmente realizado como um /u/: mel soa /méu/, animal soa /animau/ e o Ed Motta pode cantar tranqüilamente “Manuel foi pro céu” sem assassinar a rima. Esse fenômeno, embora perfeitamente inofensivo na esmagadora maioria dos casos, vai tornar indistinguíveis, na fala, pares como mau e mal, alto e auto. Está aberta a porta para a confusão.

Como os alto-falantes fazem parte do equipamento de som do automóvel, eu também já vi, em muitas lojas especializadas, a grafia auto-falante. É claro que isso está errado, Juan, mas não se trata aqui do uso indevido do prefixo auto com o sentido de “a si mesmo” — como no fogão de forno autolimpante, que, segundo a lenda, teria a capacidade de limpar a si mesmo! Parece-me, antes, a crença errônea de que os alto-falantes sejam parte do automóvel; por isso, usam auto pensando tratar-se algo assim como autopeças, autódromo, automecânica, auto-escola.

Minha convicção de que essa foi a origem do erro ficou ainda mais reforçada quando percebi que muitos técnicos de sonorização para ambientes, para espetáculos, etc., utilizam apenas falantes, como se estivessem preocupados em frisar que não se trata de som de carro: “Aqui vamos instalar 12 falantes“. Essa forma, por ser mais curta e por evitar a velha dificuldade do plural dos compostos, talvez até venha, no futuro, a substituir alto-falante — na mesma direção seguida pelo Inglês, que de loud speaker está passando a usar apenas speaker. Abraço. Prof. Moreno