Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Em desenvolvimento vegetativo, lavouras gaúchas de soja devem bater novo recorde

09 de janeiro de 2014 0
soja2

Lavoura em Santo Augusto, no Noroeste gaúcho (Foto: Claudio Luiz Lemainski)

Em desenvolvimento vegetativo e início da fase reprodutiva, as lavouras gaúchas de soja se preparam para bater novo recorde neste ano.  Se as boas condições atuais forem confirmadas, o Rio Grande do Sul alcançará mais de 13,2 milhões de toneladas.

Conforme o quarto levantamento de safra, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o resultado é 5,4% superior ao volume colhido na safra passada. A estimativa da produção total de grãos no Estado também é inédita: 30,86 milhões de toneladas, um aumento de 9,2%.

Com as chuvas ocorridas na virada do ano, as lavouras retomaram o seu crescimento. Conforme Informativo Conjuntural da Emater, divulgado nesta quinta-feira, a estiagem ocorrida em fins de dezembro não ocasionou perdas significativas na cultura, apenas atrasou o desenvolvimento vegetativo das plantas e o retorno das chuvas trouxe tranquilidade para os sojicultores.

soja1

Lavoura em Santo Augusto, no Noroeste gaúcho (Foto: Claudio Luiz Lemainski)

No país, as projeções para a soja são ainda mais otimistas. Com crescimento estimado em 10,8%, em relação ao ciclo anterior, o volume a ser colhido deverá chegar a 90,3 milhões de toneladas. A previsão para a safra total de grãos brasileira é de 196,7 milhões de toneladas, podendo chegar a R$ 200 milhões, conforme o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

_ Há um aumento de produtividade da soja. Assim que terminar a colheita desse grão, haverá um aumento maior do que a estimativa divulgada. Podemos, assim, chegar aos 200 milhões de toneladas _ disse.

Envie seu Comentário