Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Posts de março 2008

Semana inicia com nordestão! Mas é só o começo...

31 de março de 2008 0

Vento nordeste forte e ondulação em declínio neste inicio de semana.

A segunda-feira apresenta ventos fortes do quadrante norte. A velocidade média do vento varia entre 30Km/h e 40Km/h, deixando as condições para o surf bastante complicadas. As ondas reagiram um pouco em relação ao domingo, e quebram com 0,5m em média, com algumas séries chegando a 1m de tamanho. A formação das ondas é bastante irregular em razão do vento, que deixa o mar mexido e até agitado, tornando o surf desta segunda-feira bastante força-barra.

Mas esse nordestão não será a principal atração desta semana, saindo de cena amanhã (terça-feira), ao final do dia, já com intensidade bem mais fraca, dando lugar aos ventos do quadrante sul novamente. Os principais mapas de previsão indicam vento sudoeste (terral) para o restante da semana, melhorando a expectativa para melhores condições para o surf à partir de quarta-feira. A ondulção, por sua vez entra em declinio, e as ondas podem ficar bem fracas no meio da semana, não passando de 0,5m na série. O tempo continua com predomínio de sol ao longo da semana, com a presença de algumas nuvens.

Postado por Ki Fornari

Limpeza de praia é exemplo no litoral gaúcho.

28 de março de 2008 0

A equipe reunida para a batalha do lixo./Divulgação Preserve seu habitat.
No ultimo final de semana (23/03) foi realizada em Imbé, a 1a. Limpeza de Praia %22Preserve seu Habitat%22. O projeto idealizado pelo Swell Bar em conjunto com alunos da Bio Marinha (CECLIMAR/UERGS) contou com o apoio de aproximadamente 40 pessoas, e percorreu cerca de 1.200 metros de praia, entre a barra do Imbé e o final do calçadão. No decorrer da caminhada foi possível observar a falta de latões de lixo e, a grande quantidade de tocos de cigarro (a bagana), que representou 80 % da coleta, totalizando 7.871 unidades. Segundo pesquisas já realizadas, o cigarro leva cerca de 20 anos para se decompor.

O projeto foi bem organizado, trazendo o detalhamento de todo o lixo recolhido pelo grupo.

Acesse: www.ondasdosul.com.br para visualizar o relatório completo da ação.

Parabéns aos idealizadores e participantes deste projeto que, sem dúvida, é exemplo de consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente. 

Postado por Por Ki Fornari

Final de semana começa com ondas pequenas.

28 de março de 2008 0

Ondinha quebrando em frente ao Baronda, em Capão da Canoa./Ki Fornari
A sexta-feira começa com ondas bem pequenas em praticamente todo o litoral sul-brasileiro. A foto tirada em Capão da Canoa mostra uma onda que não chega a 0,5m de tamanho, porém, apresenta boa formação. Ondas parecidas com esta quebram nos principais picos do estado, no inside e com pouca força. O vento está bem fraco, praticamente uma brisa de Oeste (terral), não interferindo na condição do mar que, apresenta boa textura (bem liso) e um belo visual.

Previsão para o final de semana:

A sexta-feira deve apresentar ondas pequenas e ventos fracos durante todo o dia. A previsão indica a aproximação de uma nova ondulação para o sábado, e as condições devem melhorar, pelo menos em relação ao tamanho das ondas.

O sábado deve apresentar ventos moderados de Sudeste, contribuindo para que a nova ondulação ganhe consistência ao chegar na costa, mas em contra-partida deixa o mar um pouco mexido, encrespado. A previsão dos ventos indica velocidade média entre 20km/h e 30km/h para o sábado e 15km/h a 25km/h para o domingo. O mar deve entrar em trasnformação no sábado sendo mais provável uma melhora para o domingo.

 Em relação ao tempo, o final de semana deve ter mistura de sol e nuvens, possíveis pancadas isoladas de chuva, e temperaturas amênas nas primeiras horas da manhã.

Foto 1 – Capão da Canoa/RS

Foto 2 – Capão da Canoa/RS

Postado por Ki Fornari – Direto de Capão da Canoa

Kelly Slater leva mais uma.

27 de março de 2008 1

Kelly Slater comemora pela segunda vez no ano./Divulgação ASP
O octacampeão mundial de surf Kelly Slater segue imbatível em 2008. Depois de vencer a etapa de abertura do WCT, na Gold Coast australiana, o norte-americano de 36 anos levou mais uma, ao derrotar o australiano Bede Durbidge nesta madrugada em Bells Beach, também na Austrália. O Rip Curl Pro Bells Beach é o evento mais antigo do circuito mundial de surf, e Slater escreve seu nome no %22Hall de Vencedores%22 pela terceira vez (1994, 2006 e 2008). Com a vitória, Slater abre praticamente 500 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no ranking, justamente o vice-campeão da etapa, Bede Durbidge.

O australiano Mick Fanning, atual campeão mundial, foi barrado nas quartas-de-final pelo norte-americano Bobby Martinez, é o terceiro no ranking.

Brasileiros: O time brazuca teve uma apresentação apenas razoável, com Heitor Alves e Leonardo Neves ficando com o 33o. lugar, Rodrigo Dornelles e Jihad Kohdr com o 17o. lugar, e Neco Padaratz e Adriano de Souza com a nona colocação, perdendo nas oitavas-de-final para Joel Parkinson e Mick Fanning respectivamente.

A próxima parada do Circuito WCT 2008 está marcada para o dia 08 de Maio no Tahiti, com o Billabong Pro Teahupoo.

Confira os resultados finais do Rip Curl Pro Bells Beach:

Semi-Final:
Bateria # 1
1 14.50 Bede Durbidge AUS
2 4.50 Bobby Martinez USA

Bateria # 2
1 12.33 Kelly Slater USA
2 7.96 Taj Burrow AUS

Final:
1 15.63 Kelly Slater USA
2 15.16 Bede Durbidge AUS

Confira o ranking WCT após a realização da 2a. Etapa:
1 Kelly Slater (USA) – 2400
2 Bede Durbidge (AUS) - 1908 
3 Mick Fanning (AUS) - 1764
4 Taj Burrow (AUS) - 1476
4 Jeremy Flores (FRA) – 1476
6 Joel Parkinson (AUS) – 1464
6 Andy Irons (HAW) – 1464
8 Bobby Martinez (USA) – 1286
9 Kai Otton (AUS) – 1200
9 Adriano de Souza (BRA) – 1200
13 Neco Padaratz (BRA) – 1010
21 Leonardo Neves (BRA) – 825
29 Rodrigo Dornelles (BRA) – 635
29 Jihad Kohdr (BRA) – 635
29 Heitor Alves (BRA) – 635

Kelly Slater

Bede Durbidge

Postado por Ki Fornari

Páscoa agitada no mundo do surf. Confira!

24 de março de 2008 0

Daison Pereira mostrou quem manda em Torres./Harleyson Batista - Divulgação FGSurf
WCT Bells Beach - A segunda etapa do WCT 2008 seguiu durante o final de semana, finalizando a categoria feminino, e as repescagens do masculino. Além disso, foram realizadas 3 baterias da terceira fase, onde em uma delas o brasileiro Neco Padaratz venceu o norte-americano Taylor Knox e foi o primeiro, dos 4 brasileiros ainda presentes na competição, que conseguiu classificação às oitavas de final.

No feminino, a australiana campeã mundial de 2007 Stephanie Gilmore venceu a peruana Sophia Mulanovich na final, recuperando-se do mal resultado na primeira etapa do WCT. Já as brasileiras não tiveram a mesma sorte, com Jaqueline Silva e Silvana Lima deixando a competição nas oitavas de final.

O gáucho Rodrigo %22Pedra%22 Dornelles segue vivo na competição e enfrenta o havaiano Andy Irons na 15a. bateria do terceiro round. Adriano de Souza e Jihad Kohdr completam o time brasileiro na 3a. fase e enfrentam Adrian Buchan (AUS) e Kelly Slater (USA) respectivamente.

Rio Grande do Sul Pro – O gaúcho Daison Pereira faturou a segunda etapa do Brasil Tour, a divisão de acesso ao Super Surf, que rolou em Torres no final de semana (21,22 e 23/03). Daison mostrou uma profunda sintonia com as ondas, e surfando em casa, faturou os R$ 8.000,00 em dinheiro e mais 2.500 pontos no ranking gaúcho de surf profissional, encaminhando assim, seu sexto título estadual. Além disso, computou mais 750 pontos no ranking da divisão de acesso, figurando entre os primeiros do Brasil Tour.

Super Treino ASCC 2008 – A Associação dos Surfistas de Capão da Canoa realizou neste final de semana (22 e 23/03) o 1o. Super Treino ASCC 2008, no calçadão à beira mar em Capão. O evento tem chancela de “Surf Treino” junto à Federação Gaúcha de Surf, mas a premiação para os campeões das principais categorias lembrou muito as etapas do circuito gaúcho de surf amador.

Ao todo, 43 surfistas protagonizaram baterias eletrizantes, com destaque para o sábado maravilhoso de sol e ondas de 0,5 metro com boa formação. Atletas como: José Luis Mello, o Zézinho, Jeferson Comarú, Benhur Souza e os groomets Luy Arman e os irmãos De Bortoli destacaram-se, fazendo diversas finais.

O grande campeão da categoria Open, a principal do evento, foi José Luis Mello, que surfou tão bem no outside do domingo quanto, nas boas ondinhas do sabado. Zézinho é um dos destaques do time de Capão da Canoa – tetracampeão do Circuito que reune as associações de praia do Rio Grande do Sul – e também destacou-se em 2007 como campeão gaúcho Júnior. A nova geração caponense mostrou garra e força de vontade, e Luy Arman, novo integrante da ASCC chegou à final da Mirim, mesmo sendo um surfista ainda Petiz. Aliás, a grande quantidade de novos talentos obrigou a organização do evento a abrir a categoria Groomets, não programada para ser realizada nesta etapa.

Os troféus foram carinhosamente confeccionados pela artesã Lidiane Silva, muito elogiada pelas belas obras presenteadas aos atletas. O 1o. Super Treino ASCC 2008 teve o respaldo da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, o patrocínio da Kauai Surf Store e Iahweh Surfboards, e o apoio da Surf Beach, Spy Eye Wear, B2B Serigrafia, Yellow Lanches, Pizzaria Maquiné e Café de Bali Bistrô. A realização foi da Associação dos Surfistas de Capão da Canoa.

Postado por Ki Fornari

Agenda de Páscoa: confira os eventos do feriadão!

19 de março de 2008 0


Brasil Tour 2008: Grandes nomes do circuito profissional brasileiro de surf estarão em Torres para as disputas do Rio Grande do Sul Pro, evento válido pelo Brasil Tour 2008 – a divisão de acesso ao Super Surf – e pelo Circuito Gaúcho Profissional. Serão distribuidos R$ 30,000 reais como premiação, no evento que começa no dia 21, sexta-feria e vai até o domingo, dia 23 de março, na Praia dos Molhes em Torres. A realização é da Federação Gaúcha de Surf.

Super Treino ASCC 2008: Em Capão da Canoa, litoral norte gaúcho, o evento é para os surfistas amadores. O Super Treino ASCC 2008 rola em meio ao agito do Fest Capão, e conta com 7 categorias para atletas filiados a associação local, e mais a categoria Open, aberta para surfistas amadores de todo o Brasil. A realização é da Associação dos Surfistas de Capão da Canoa (ASCC) com o apoio da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa. 

Circuito Mundial de Bodyboard: A segunda etapa do circuito mundial de bodyboard está rolando pela primeira vez em Santa Catarina, na Praia Brava de Itajaí, específicamente no canto do morcego. O evento distribuirá U$50.000 dólares divididos entre as categorias Masculino Profissional e Feminino Profissional.O site oficial é o:www.kmbodyboardpro.com.br.

Farol de Santa Marta: Nos dias 22 e 23 de março, rola o 5o. Festival Boikago de Surf. Um evento bacana de participar, já que é realizado em um dos picos mais irados do litoral Sul-catarinense, o Farol de Santa Marta.

Super Treino ASCC 2008

Postado por Ki Fornari – Direto de Capão da Canoa

Catarinense William Cardoso vence o Super Surf.

12 de março de 2008 0

William Cardoso larga na frente da disputa do Brasileiro de surf./Nilton Santos - Divulgação ABRASP
O surfista catarinense William Cardoso foi o grande campeão da etapa de abertura do Super Surf 2008, realizado na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O atleta de Balneário Camboriú duelou com outro catarinense na final, o joinvilhense Jean da Silva, e venceu pelo escore de 15.50 contra 11.93 pontos. Pela vitória na %22Joaca%22, Willian embolsou R$ 24.000 reais e saiu na frente, com 1000 pontos no ranking 2008 do Super Surf.

O gaúcho Daison Pereira terminou na 17a. colocação, e foi o grande destaque do segundo dia da competição, quando emplacou os imbatíveis recordes de melhor onda (9.57) e melhor somatório (17.90), sobre o cearense Itim Silva.

A próxima parada do Super Surf está marcada para os dias 14 a 18 de Maio na Praia do Cupe, em Pernambuco.

Postado por Ki Fornari

Daison Pereira é o dono dos recordes na Joaquina.

06 de março de 2008 0

Daison Pereira é o recordista na Joaquina./Divulgação ABRASP
O gaúcho Daison Pereira foi o grande destaque deste segundo dia de Super Surf na Joaquina em Florianópolis. O surfista de Torres venceu o cearense Itim Silva na fase de repescagem e tem agora os dois recordes da competição: A melhor nota, com 9.57, e também o melhor somatório, com 17.90, de 20 possíveis.

O outro gaúcho na competição, Robson Gobatto não conseguiu avançar, perdendo na repescagem para o ex-top mundial Guilherme Herdy. A programação final deste segundo dia de competições indica a realização de 4 baterias do terceiro round, e Daison vai enfrentar o melhor surfista do primeiro dia do Super Surf, o catarinense Jean da Silva, na 6a. bateria do terceiro round, portanto, só amanhã.

Confira as baterias da 3a. Fase do SUPER SURF:

Heat # 1
1 13.76 Flavio Costa BA
2 13.26 Bruno Galini BA

Heat # 2
1 13.00 Gustavo Fernandes RJ
2 12.37 Fabio Silva CE

Heat # 3
1 15.07 Hizunome Bettero SP
2 12.20 Adilton Mariano CE

Heat # 4
1 12.70 Andre Silva CE
2 10.90 Saulo Junior SP

Heat # 5
Simao Romao RJ
Leandro Bastos RJ

Heat # 6
Daison Pereira RS
Jean da Silva SC

Heat # 7
Ricardo Ferreira SP
Lucinho Lima CE

Heat # 8
Renato Galvao SP
Victor Ribas RJ

Heat # 9
Marcelo Treckinho RJ
Pericles Dimitri PR

Heat #10
Willian Cardoso SC
Wilson Nora BA

Heat #11
Guilherme Herdy RJ
Diego Rosa SC

Heat #12
Jano Belo PB
David de Jesus SC

Heat #13
Wagner Pupo SP
Marcio Farney CE

Heat #14
Danilo Costa RN
Messias Felix CE

Heat #15
Odirley Coutinho SP
Angelino Santos CE

Heat #16
Beto Fernandes SP
Yuri Sodre RJ

Postado por Ki Fornari

Super Surf inicia na Joaca!

05 de março de 2008 0

A estrutura do Super Surf sempre é a mais impressionante./Divulgação ABRASP
A elite do surf nacional já está na Joaquina, em Florianópolis, onde iniciou nesta manhã de quarta-feira (05/03) a primeira etapa do SUPER SURF 2008. Com o aumento da premiação para R$ 160 mil reais e o formato de competição idêntico ao WCT, o Super Surf se firma como o mais rico campeonato nacional de surf do mundo.

FORMATO: O formato do Super Surf 2008 copia os moldes do WCT. A primeira fase do evento conta com 48 surfistas divididos em 16 baterias de 3 atletas cada, onde o primeiro colocado de cada bateria avança direto ao terceiro round, enquanto o segundo e terceiro lugares disputam a repescagem, no inicio das disputas homem à homem, que se estendem até as finais.

Primeiro dia: O primeiro dia de competições na %22Joaca%22 rolou com ondas de 0,5m em média e formação regular. O catarinense Jean da Silva foi um dos destaques do dia, somando 16 pontos cravados, e derrotando o atual campeão brasileiro de surf, Renato Galvão. Os gaúchos não foram bem neste primeiro dia, com Daison Pereira e Robson Gobbato finalizando em terceiro lugar nas respectivas baterias e ganhando nova chance na repescagem que rola na quinta-feira (06/03).

O evento rola AO VIVO nesta quinta-feira à partir das 8hs da manhã, através do site: www.supersurf.com.br

Confira os resultados deste primeiro dia do SUPER SURF:

1a. FASE – 1º Lugar se classifica para o 3º round. 2º e 3º lugares enfrentam a repescagem.

Heat # 1
1 15.50 Hizunome Bettero SP
3 12.17 Pedro Norberto SC
2 12.94 Bruno Santos RJ

Heat # 2
2 12.00 Beto Fernandes SP
3 11.90 Willian Cardoso SC
1 12.67 Leandro Bastos RJ

Heat # 3
1 13.43 Jano Belo PB
2 11.56 Pedro Muller RJ
3 0.00 Angelino Santos CE

Heat # 4
3 11.56 Guga Arruda SC
2 12.00 Wilson Nora BA
1 15.80 Bruno Galini BA

Heat # 5
3 9.50 GUilherme Herdy RJ
1 14.20 Messias Felix CE
2 12.53 Saulo Junior SP

Heat # 6
1 14.13 Andre Silva CE
2 12.67 Adilton Mariano CE
3 11.84 Robson Gobato RS

Heat # 7
1 13.20 Wagner Pupo SP
2 13.00 Thiago Bianchini SC
3 10.86 Michel Gratz ES

Heat # 8
3 12.87 Renato Galvao SP
1 16.00 Jean da Silva SC
2 15.06 Fabricio Machado SC

Heat # 9
2 13.07 Marco Polo SC
3 12.33 David de Jesus SC
1 14.50 Victor Ribas RJ

Heat #10
3 10.30 Marcelo Treckinho RJ
1 14.50 Yuri Sodre RJ
2 11.70 Periclis Dimitri PR

Heat #11
1 12.87 Flavio Costa BA
3 8.26 Fabio Silva CE
2 12.40 Marcio Farney CE

Heat #12
3 0.00 Paulo Moura PE
1 11.73 Odirley Coutinho SP
2 8.56 Itim Silva CE

Heat #13
1 13.33 Simao Romao RJ
3 0.00 Thiago de Souza CE
2 10.16 Guilherme Sodre RJ

Heat #14
3 10.20 Daison Pereira RS
1 14.76 Lucinho Lima CE
2 10.33 Fabricio Junior RN

Heat #15
3 9.10 Peterson Rosa PR
2 10.40 Ricardo Ferreira SP
1 14.70 Diego Rosa SC

Heat #16
3 9.54 Gustavo Fernandes RJ
1 15.17 Danilo Costa RN
2 11.67 Igor Moraes RJ

Postado por Ki Fornari

Kelly Slater vence a primeira!

04 de março de 2008 0

Kelly Slater sai na frente do WCT 2008./Divulgação ASP
O norte-americano octa-campeão mundial Kelly Slater foi o grande campeão do Quiksilver Pro 2008, a primeira etapa do WCT, em Snapper Rocks, Austrália. Em um duelo de gigantes, Kelly derrotou o atual campeão mundial, o australiano Mick Fanning na final, e sai na frente pela briga do seu nono título mundial. A terceira colocação ficou com o australiano Bede Durbidge e o francês Jeremy Flores. O carioca Leonardo Neves e o paulista Adriano de Souza foram os melhores brasileiros, na nona colocação.

A próxima etapa do WCT inicia no dia 18 de março, em Bells Beach, também na Austrália.

Baterias Finais do Quiksilver Pro:
Final

1 17.94 Kelly Slater USA
2 15.23 Mick Fanning AUS

Semi-Final
Bateria 1
1 17.23 Mick Fanning AUS
2 16.67 Bede Durbidge AUS

Bateria 2
1 15.47 Kelly Slater USA
2 15.17 Jeremy Flores FRA

Postado por Ki Fornari – Direto de Capão da Canoa