Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O navio da Granadeiros da Ilha

11 de junho de 2009 21

Carro de mutação apresentado pela Granadeiros, em 1958/Julio Cavalheiro/Reprodução/Arquivo pessoal

Atenção pessoal das Grandes Sociedades!

Aqui está mais uma prova de que o blog não ignora a tradição: uma fotografia dos tempos em que essas agremiações ajudavam a dar brilho ao Carnaval de Florianópolis. Reprodução em frente e verso do navio que a Granadeiros da Ilha apresentou no ano de 1958.

De quem era a fotografia? Quem teria escrito? Quem lembra como foi a apresentação? É possível identificar alguma pessoa?  

A foto faz parte de um acervo pessoal e foi gentilmente cedida ao blog para ser reproduzida. 

São perguntas que alguns de vocês talvez possam responder.

Postado por Ângela Bastos, Florianópolis

Bookmark and Share

Comentários (21)

  • monica wermuth diz: 13 de junho de 2009

    ACOMPANHO DE PERTINHO AS GRANDES SOCIEDADES DESDE O SEU RETORNO EM 2007. EM PATROCÍNIO PRIVADO E AJUDA DO ESTADO, RECEBEM UMA SUBVENÇÃO DE R$ 40.000,00 PARA RESGATE CULTURAL. CONSIDERANDO QUE ANUALMENTE, TEMOS SEGUIDOS AUMENTOS NO COMÉRCIO, ACREDITO E CLASSIFICO COMO BONS OS TRABALHOS APRESENTADOS. A PRINCÍPIO O OBJETO DO CONTRATO É UMA ALEGORIA, FAZEM DUAS; COLOCAM BANDA SEM TER OBRIGAÇÃO E POR FIM A TENENTES EM 2009 APRESENTOU TRÊS CARRO

  • nereu freitas souza diz: 11 de junho de 2009

    PREZADA ANGELA, PARABÉNS PELO ESPAÇO E AINDA MAIS PELA FORÇA DO RESGATE CULTURAL DAS SOCIEDADES. ATRIBUI-SE ESSA VITÓRIA DE RETORNO AO TIAGO SILVA, SECRETÁRIO DE TURISMO, PREFEITO MUNICIPAL. PREOCUPADOS E COMPROMETIDOS PELA HISTÓRIA QUE O TEMPO NÃO APAGA E QUE É POSSÍVEL FAZER CARNAVAL COM TODAS AS ENTIDADES EMM FLORIANÓPOLIS. DEVE-SE PRIORIRAR PELA MANUTENÇÃO, HAJA VISTA O TÃO POUCO INVESTIMENTO QUE SE FAZ E O RETORNO É SATISFATÓRIO E DE BOA REPERCUSSÃO SOCIAL. TENENTES E GRANADEIROS SÃO DEMAIS

  • robson diz: 11 de junho de 2009

    FIZ PARTE DA COBERTURA DO CARNAVAL DE FLORIPA PELA EXTINTA RCE (CANAL 6). AS GRANDES SOCIEDADES SÃO UM VERDADEIRO SHOW. COM ESPAÇO PRÓPRIO E ADEQUADO FAZEM CARROS QUE NÃO PERDEM EM NADA PARA PARINTINS. ABREM PORTAS, LEVANTAM CAIXAS, MOVIMENTOS NAS LATERAIS DAS ALEGORIAS, ENFIM, TUDO COM UMA EXCELENTE DINÂMICA. PEGUEI A ÉPOCA DA TRANSIÇÃO TENENTES DO DIABO E LIMOEIRO. AS DUAS TRAVARAM BOAS DISPUTAS NA DECADA DE 70 E 80. ONDE A PRIMEIRA LEVOU A MELHOR EM 70 E A SEGUNDA EM 1982 EM DIANTE. VOLTA!!!!

  • Sandro Roberto diz: 17 de junho de 2009

    Sr. Xavier, se fiz um comentário reportando-me à infância é pq naquele tempo o tratamento em relação às sociedades era mais respeitoso. As sociedades paravam a cidade qdo passavam. E não eram somente duas! Foi puro saudosismo mesmo! A propósito, acompanho desde o retorno, mas acredite: não tem mais o mesmo romantismo! É disso que falo: o que precisa ser resgatado é tb romantismo que envolviam as sociedades em relação à cidade!

  • Sandro Roberto diz: 14 de junho de 2009

    Eu era criança… A gente ia assistir as grandes sociedades e levava o rádio junto! Nunca me esqueço a voz do “velho Salum” narrando algo do tipo “Santa Catarina Chegou na Lua”, referindo-se a um carro alegórico em que um astronauta chegava na lua com a bandeira do Estado! Cômico, mas emocionante! Quem lembrar de detalhes, partilha aqui!!!

  • Osvaldo Gonçalves – DICO diz: 11 de junho de 2009

    PARABÉNS PELA MATÉRIA ÂNGELA! É ISSO AÍ! AS SOCIEDADES SÃO PATRIMÔNIOS ARTÍSTICOS DE NOSSA ILHA. TODO MANEZINHO GOSTA E TEM UMA AGREMIAÇÃO ANTIGA NO CORAÇÃO! PODEMOS MUITO BEM CONVIVER COM ESCOLAS E SOCIEDADES PARALELAMENTE, SEM BRIGAS E SEM DISCUSSÕES EM TORNO DE VERBAS OU DIREITO DE IMAGEM. ELAS SÃO SÍMBOLOS DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS. QUEM NUNCA VIU, NÃO PODE FALAR!VC TEM IMPORTANTE PAPEL NA LUTA EM DEFESA DESSAS SOFRIDAS ENTIDADES. TÃO GRANDE NA HISTÓRIA, PORÉM POUCO FALADAS E DIVULGADAS!!!

  • Osvaldo Gonçalves – DICO diz: 11 de junho de 2009

    Esta alegoria quebrou com um grnade jejum de títulos da granadeiros da ilha. A Tenentes do Diabo sempre foi a maior papa título das grandes sociedades, liderada pelo sr. David Gevaerd – proporcionando belas e eficazes mutações. alcançava-se o inimaginário, rompendo o limite da gravidade vertical, quando atingiam 25 a 30 metros de altura.Grandes mestres se foram, porém deixaram grande legado e pessoas esforçadas que demonstram entendimento.Força e continuem no caminho de retorno,pois espaço tem!

  • risonete cristina soares diz: 11 de junho de 2009

    TIVE O PRIVILÉGIO DE VISITAR O GALPÃO DAS SOCIEDADES NO ÚLTIMO DIA 09.06. QUANDO VIA PORTA ABERTA. MORADORA DO ITACORUBI, CONSTATEI ORGANIZAÇÃO E EFICIÊNCIA POR PARTE DOS DIRIGENTES. eSPAÇO REDUZIDO E DE LIMITADA CONFECÇÃO, FICA TUDO DIVIDIDO ENTRE AS DUAS AGREMIAÇÕES. SE EXISTE LIMITE, LÁ FICA EVIDENTE. GOSTEI MUITO DO PROJETO MOSTRADO POR RODRIGO LEIFER, DA TENENTES. MAIS MOVIMENTOS E SURPRESAS PARA AGRADAR E CONVECER A CRÍTICA QUE NÃO PERDOA. SE VISITASSEM O GALPÃO, TERIAM MELHOR OPINIÃO…

  • mariah farias diz: 16 de junho de 2009

    VEJO COM LOUVOR E SATISFAÇÃO AS GRANDES SOCIEDADES! VEJO TODO ANO DESDE O SEU RETORNO AOS DESFILES OFICIAIS. UMA MARAVILHA! DESFILEI DA CENTENÁRIA TENENTES DO DIABO COMO PRINCESA, NO CARRO “MARAVILHAS DO MAR”, EM 1981. SAIU NA OPORTUNIDADE COM A TURMA DO BALÃO MÁGICO E O DE MUTAÇÃO 40º, CHEIO DE LEQUES PARA ABANAR O PÚBLICO. LINDOS! SALVE OS QUE RESISTEM A TUDO E CONSEGUEM MANTER ACESAS ESSAS GRANDES AGREMIAÇÕES DA CIDADE. ÚNICAS NO BRASIL, COMPETEM COM PARINTINS NA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS.ABRAÇO

  • SOCIEDADE CARNAVALESCA TENENTES DO DIABO diz: 11 de junho de 2009

    MUITO BOM ÂNGELA! AGORA SABENDO DA RIVALIDADE ENTRE AS GRANDES SOCIEDADES, NÃO ESQUEÇA DE PUBLICAR TAMBÉM UMA FOTO DA TENENTES DO DIABO… FIZEMOS GRANDES E HISTÓRICOS CARNAVAIS NA ILHA E ESTAMOS EM BUSCA NOVAMENTE DESTE GRANDE MOMENTO DO PASSADO. POR ISSO, JÁ ESTAMOS ACIONADOS E INCUMBIDOS PARA 2010. E COM NOVIDADES. VAMOS INOVAR NAS MUTAÇÕES E MELHORAR MUITO AS ALEGORIAS, APESAR DO ESPAÇO PEQUENO PARA MONTAGEM. ENTRETANTO, SABEMOS QUE HÁ A NECESSIDADE REAL DA MELHORA. O TAMANHO É IMPOSSÍVEL.

  • SERGIO MURILO XAVIER diz: 16 de junho de 2009

    NÃO PRECISA VOLTAR A INFÂNCIA PARA ASSISTIR AS GRANDES SOCIEDADES. DESFILAM SEMPRE NO DOMINGO DE CARNAVAL, NA PASSARELA DO SAMBA. RETORNARAM EM 2007 COM O PREFEITO DÁRIO BERGER. MANTER UMA TRADIÇÃO VIVA NÃO TEM PREÇO! É IMPORTANTE PARA A CIDADE, PARA AQUELES QUE ADMIRAM E TORCEM POR UMA SOCIEDADE E ESPECIALMENTE PARA O CARNAVAL ILHÉU. PARABÉS DÁRIO E PARABÉNS ANGELA POR RETRATAR EM SEU ESPAÇO ESSAS MARAVILHAS DA CIDADE! CONTINUE DESEMPENHANDO ESTE PAPEL TÃO IMPORTANTE PARA NÓS, SOCIEDADES.VALEU!

  • SOCIEDADE CARNAVALESCA TENENTES DO DIABO diz: 12 de junho de 2009

    SE ALGUM COLABORADOR PUDER ME DISPONIBILIZAR O ACERVO PESSOAL PARA TIRAR UMA FOTO, OU SE PUDER ENVIAR VIA EMAIL ACIMA ALGUMA IMAGEM, AGRADEÇO MUITO!
    NOS DA TENENTES DO DIABO ESTAMOS MONTANDO UM ESPAÇO DAS GRANDES SOCIEDADES ONDE VAMOS CONTAR UM POUCO DA HISTÓRIA DESSAS AGREMIAÇÕES EM FPOLIS. TENHO MATERIAL DA TENENTES DODIABO, PORÉM FALTA DA GRANADEIROS, REVO E LIMOEIRO. VAMOS UNIR FORÇAS EM PROL DE NÃO DEIXAR ACABAR NOVAMENTE ESSA TRADIÇÃO. TENENTES SEGUE FIRME E FORTE, PARTICIPE CONOSCO…

  • JOSUÉ COSTA diz: 11 de junho de 2009

    conti… Tive a grata satisfação de presidir a Sociedade Carnavalesca Limoeiro, e juntamente com os artistas Sebastião Góes, Carlos Henrique, Ailton Correia e outros, foi uma exa-campeã, com carros show como o Avião Folião, que, por suas manobras e aplausos, foi destaque do carnaval no Jornal Nacional. Vamos mandar algumas fotos, pode?

  • carlos nenrique – CARNAVALESCO diz: 11 de junho de 2009

    APESAR DE NOS ÚLTIMO TEMPOS AS SOCIEDADES PERDEREM SEUS PRINCIPAIS ARTESÃOS, SENDO NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS O ARTISTA PLÁSTICO MURILO PEREIRA, AINDA EXISTE UMA GRANDE LEGIÃO QUE DEFENDE E VENERA A PERMANÊNCIA DAS GRANDES SOCIEDADES. ESTÃO PARA A CIDADE COMO A PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS. FAZEM PARTE DO CONTEXTO DO DIA A DIA DO MANEZINHO E DE SUA ROTINA ANUAL. FUTEBOL, CARNAVAL E DEMAIS EVENTOS DA CIDADE (PROCISSÃO, DIVINO ESPÍRITO SANTO, FESTA DA TAINHA, DENTRE OUTRAS…) VAMOS MANTER VIVAS!!!

  • VALMIR VIEIRA diz: 11 de junho de 2009

    PARABÉNS ÂNGELA BASTOS! ESSA ÉPOCA ÉRAMOS TRATADOS COM MIAS RESPEITO: TINHAMOS GALPÃO ADEQUADO, EQUIPE COMPROMETIDA COM O RESULTADO E NÃO O LUCRO, FAZÍAMOS 5 ALEGORIAS CADA ENTIDADE. NESTA LINDA FOTO, A AGREMIAÇÃO LEVANTOU O TÍTULO DO CARNAVAL DA CIDADE, ONDE NOSSA RIVAL TENENTES DO DIABO, DOMINAVA E TRADUZIA EM TÍTULOS OS GRANDES CARNAVALESCOS QUE POR LÁ PASSARAM. FELIZMENTE QUEBRAMOS O PROTOCOLO E GANHAMOS! É ISSO AÍ. GOSTEI DE SUA ATITUDE. TEMOS SOCIEDADES QUE MERECEM MAIS RESPEITO NA CIDADE

  • IRINEU J NUNES diz: 11 de junho de 2009

    Parabens Angela. Tive o prazer de assistir varios desfiles na decada de 60 e 70,c/ meus pais sentado na escadaria da Catedral, que saudade. Já nos anos 80, a frente do Bloco SOS, tivemos o prazer de acompanhar c/ nossa bateria o desfile dos carros da Sociedade Trevo de Ouro. Amigo josué precisamos trazer esta tradição de volta. Desfile em torno da Praça XV seria uma boa. Esqueçam o túnel Sub-aquático.

  • Rozilda Inácio diz: 11 de junho de 2009

    Grandes Sociedades! O retorno de vocês, só depende de voçês e vou lhes dar uma sugestão. Se é que realmente irão construir a cidade do samba, acho que as Grandes Sociedades também devam ser inseridas. O que eu não quero acreditar, é que este projeto seja para atender apenas 5 escolas, sem pensar em um futuro, onde poderemos atingir, por exempo: 10 escolas. Vcs tem é que se mobolizarem. Procurem o Governador que é extremamente sensível as questões culturais e exponham este assunto e ele.

  • JOSUÉ COSTA diz: 11 de junho de 2009

    Linda imagem, lembro que este carro foi destaque da “Granadeiros da Ilha”, nos belos desfiles da Praxa XV, na abertura uma passarela subiu até as janelas do Palácio, onde jovens marinheiras levaram flores ao então governador Jorge Lacerda. Um verdadeiro Show, trabalho da familia Xavier, grandes artistas da época. Lembro dos “Tenentes do Diabo”, presidida pelo David Gevaerd, “Trevo de Ouro”, de Acari Margarida, e a “Sociedade Carnavalesca Limoeiro”, (cont…)

  • sebastião góes – carnavalesco diz: 11 de junho de 2009

    LINDA IMAGEM… É MAIS PRAZEROSO A NOSTALGIA DOS ANTIGOS CARNAVAIS: NÃO SE MATAVA, NÃO SE ROUBAVA, ENFIM UMA CIDADE MARAVILHOSA. HOJE, AINDA HÁ ESPAÇO PARA QUE ESTA TRADIÇÃO SEJA EFETIVADA DE MANEIRA CONCRETA E QUE SURTA EFEITOS POSITIVOS: BASTA REMANEJÁ-LAS NOVAMENTE AO BERÇO DO ANTIGO CARNAVAL, A PRAÇA XV. O PÚBLICO VAI LOTAR, VAI GOSTAR DO TRABALHO E O MELHOR QUE VAI SER GRATUITO. DUAS SOCIEDADES COM DUAS ALEGORIAS DESFILANDO EM TORNO DA PRAÇA AS 20 HORAS SERIA UMA GRANDE SACADA DA SETUR.

  • sergio m. xavier diz: 10 de maio de 2011

    ESTE NAVIO QUE A FOTO ESTAMPA É UMA MARCA QUE O TEMPO NÃO APAGARA, DE CRIAÇÃO E AUTORIA DE MEU AVO JOÃO DOS PASSOS XAVIER. SÓ PARA LEMBRAR POIS PELO QUE LI NESTES COMENTARIOS, ALGUMAS PESSOAS FALAM A RESPEITO DE TITULOS MAIS O QUE SE DEVERIA SABER, É QUE MESMO TORTO SEM DECORAÇÕES, ELES(OS JURADOS) DAVAM O TITULO ASSIM SE O MINIMO CONHECIMENTO. PURA PIADA. MESMO SABENDO QUE NO MEIO A POLITICAGEM ROLAVA. ESTRANHO UMA UNICA AGREMIAÇÃO GANHAR CONSECUTIVAMENTE 4,5,9, ISSO É OU NÃO É ESTRANHO, SERÁ QUE O CARRO DELES ERAM DECORADOS DE RUBI, DIAMANTES, OURO. ATÉ QUE NOS PROVEM O CONTRÁRIO TEM CÕSA COMO NÓS DAQUI FALAMOS.

  • JÚLIO CÉSAR XAVIER diz: 13 de fevereiro de 2012

    Simplismente um achado, uma verdadeira pérola: o caminho para o tesouro é como pode ser resumida esta foto do épico NÁVIO da Granadeiros da Ilha.

Envie seu Comentário