Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Samba da Mangueira: "Caciqueando na Avenida..."

09 de outubro de 2011 4

 

Estação Primeira de Mangueira já escolheu o samba 2012. Resultado saiu na madrugada.

É de autoria de Lequinho, Junior Fonda, Igor Leal e Paulinho Carvalho. 

O enredo é sobre o histórico bloco Cacique de Ramos.

 

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • roberto diz: 10 de outubro de 2011

    Mangueira falar de cacique de ramos no carnaval 2012 não tema pra disputar titulo na minha opinião. Com todo respeito ao cacique, o samba tem uma letra bonita, mas pra brigar por titulo fica complicado na minha opinião.

  • Willian Tadeu diz: 10 de outubro de 2011

    Ângela, entendo a linha editorial que te leva a dar mais atenção ao samba da Mangueira. Por isso, peço que sejas compreensiva com o comentário, que talvez fuja um pouco do foco deste post. A meu ver, a escolha mais marcante e importante do fim de semana ocorreu em outra escola tradicionalíssima: o Império Serrano.
    O samba, de Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império, é simplesmente genial, rompendo com padrões preconceituosos de como um “samba moderno” tem que ser para “funcionar”. Foi arrebatador na quadra com um refrão simples: “Dona Ivone Lara iá laiá, laiá laiá, laiá laiá”.
    O samba-enredo passa por uma fase de transição. Após a consolidação do “modelo Ita”, depois do fenômeno do Salgueiro 1993, e uma fase bastante “engessada” na década de 2000, vemos os próprios compositores que têm certa hegemonia nas escolas cariocas assumindo o papel de líderes artísticos para inovar os rumos de seu tempo. Talvez o samba da Vila de 2010 tenha contribuído para isso. As provas desse processo são muito contundentes. Para quem ainda não ouviu, é só prestar atenção em sambas de “peso” nas disputas:

    - O samba campeão da Renascer, da parceria de Claudio Russo, que tem seu estilo já consolidado e bem sucedido, porém com muitos temperos inovadores.
    - Este samba da Mangueira é o mesmo caso da Renascer: uma parceria que mantem um estilo mas traz temperos absolutamente ousados… e um samba que é a cara do enredo, o que é uma delícia!
    - As parcerias de André Diniz e de Mart’nália na Vila Isabel.
    - O já citado vencedor do Império Serrano.
    - Os três finalistas da Portela, em especial a parceria de Wanderlei Monteiro.
    - As parcerias de Jeferson Lima e de Marquinhos Lessa na Imperatriz, escola que já tem ousado nos últimos anos.
    - A parceria de Samir Trindade, atual campeã da Beija-Flor, com mais uma obra marcante.

    O samba-enredo está mudando. Quero dizer que tudo que temos atualmente ruirá? Não, longe disso! O que tem me deixado feliz são os sinais muito nítidos de que começa a haver maior interesse de escolas e compositores por uma maior diversidade de estilos, de linhas de composição. Isto tende a tornar os sambas mais marcantes, especiais… afinal, o que costuma marcar o coração das pessoas é aquilo que é único em seu diferencial.

    Willian, sem problemas a observação. Tens algum link de vídeo da escolha do samba do Império. Gostaria de postar também. Obrigada. Um abraço.

  • Diego TF diz: 10 de outubro de 2011

    Cheguei a me arrepiar ouvindo o samba da Mangueira, criatividade incrível, os outros 2 sambas ficaram bonitos, mas esse é realmente o melhor deles.

  • jeisson dias diz: 14 de outubro de 2011

    willian tadeu falou bonito em? por isso que esta fazendo bastante samba enredo, entende legal do assunto! manda um beijo com todo o respeito a sua mãe! que no seu primeiro samba em que eu fui cantar, nos reunimos em sua casa, ela foi fazer um café pra turma e o café fervendo derramou nela!!! poxa!!! até hoje eu fico triste quando me lembro dessa cena, ela tratando todos muito bem querendo servir a turma legal e acontecer isso! mas manda lembrança pra ela!!! e mais uma vez, lhe digo que tenho orgulho de ter sido intérprete de seu primeiro samba enredo!! a cada dia que passa vc prova e comprova a sua competência!!!! e pra mim e pra muitos a década de 80 foi a de melhores sambas enredos de todos os tempos!! cada sambão!!!! mas agora realmente vc tem razão, ta saindo muita coisa boa que fala com a emoção o coração das pessoas, o tema das escolas também tem sido muito legal! império com dona ivone, mangueira cacique, que legal!!! e o samba da mangueira me arrepiou, só faltou no vídio clip que fizeram a foto do meu ídolo almir guineto!um abraço willian!!!vc contribui bastante para o nosso carnaval, provando que aqui agente tem compositores, não precisa vim samba enredo de fora!

Envie seu Comentário