Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Samba da Renascer: "Pintor da alegria, calor da emoção..."

15 de outubro de 2011 1

Post reeditado para que todos possam ouvir corretamente o samba 2012 que a escola Renascer de Jacarepaguá leva para a Sapucaí no desfile do Grupo Especial.

Os autores do samba são Cláudio Russo, Adriano Cesário, Fabio Costa e Issac.

O título do enredo é “Romero Brito: O artista da alegria, dá o tom na folia”.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Willian Tadeu diz: 16 de outubro de 2011

    Esse samba me emociona. É gostoso demais! O que me deixa contente com a safra de 2012 não é a queda de padrões, é a abertura à diversidade de estilos. Não é retomar padrões antigos, é construir novos caminhos, com mais pluralidade e possibilidade de ousadia. Vejam que este samba é absolutamente dentro dos padrões dos últimos anos, mas é lindíssimo. Cada verso é um “tijolinho” do samba bem construído, colocado no lugar certo. O desfecho é apoteótico, tanto pela solução da letra, que remete a um universo social mais amplo que a trajetória do homenageado, quanto pela variação da melodia, que surpreende construindo uma dramaticidade marcante: “Moleque, Recife é saudade / há tantos meninos assim / querendo um sonho / na liberdade das cores sem fim”. Divino, divino! Manteve o excelente nível dos últimos sambas da escola no Acesso.
    O grande recado desse ano é: não existe só um jeito de fazer samba-enredo. Nem o antigo, nem o “atual”, nem o novo, nem o de compositor A, B ou C. Existem muitas possibilidades que podem e devem ser exploradas e dentro dessas possibilidades, haverá sambas bons ou ruins… o samba seguir um estilo rotulado como “atual” ou “antigo” ou “inovador” ou “empolgante” etc. não vai fazer dele necessariamente bom ou ruim.

Envie seu Comentário