Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Ala das Baianas: As "tias" estão escassas

06 de janeiro de 2012 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem não conhece Delair Camargo, a Dela, aquela da canja da Coloninha?

Ela procurou a blogueira para pedir uma força na divulgação de uma coisa que está tirando-lhe o sono: o número de baianas na ala.

Dela é a coordenadora na Unidos da Coloninha e avisa que tem vagas em aberto. Com o detalhe: a fantasia é de graça.

Neste ano, conta, a escola aumentou o número: de 50 para 60. E Dela está preocupada em não atingir o mínimo proposto para o desfile que comemora os 50 anos da agremiação:

- A fantasia é linda, toda em ouro. Mas a gente perdeu algumas baianas, inclusive para alas, e fico preocupada. Acho que se devia mudar esta ideia de que baiana tem que ser negra, velha, gorda.

Dela lança uma boa reflexão ao dizer, ainda, que as baianas envelhecem e por causa da saúde muitas deixam de desfilar.

Em Florianópolis, baianas não é quesito. Mas assim como em outras cidades, a ala normalmente é composta por senhoras da comunidade que se vestem com vestidos rodados – muitas vezes até pesados demais – esbanjando beleza e simpatia representando as “tias” do samba.

 

 

Bookmark and Share

Comentários (6)

  • Lelly diz: 6 de janeiro de 2012

    Olá angela…Gostaria q alguém da coloninha venha divulgar o endereço certo do site da escola…
    Pois toda vez q tento entrar atraves do seu blog ou d outra forma,entro em um site q está a meses em construção e com informações do carnaval passado sendo q o carnaval já está na porta e nem conseguir ver as disponibilidades das fantasias q estão a vendas.

    Desde de já agaradeço pela atenção

  • Alex Sandro Fernando diz: 7 de janeiro de 2012

    A ALA MIRIM DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA DA UNIDOS DA COLONINHA EXALTA O JUBILEU DE OURO DA ESCOLA E DÁ BOAS VINDAS AO CARNAVAL 2012. CONVIDA TODA A COMUNIDADE O CULTO ECUMÊNICO DIA 09 SEGUNDA-FEIRA NA SEDE DA ESCOLA, E DIA 10 ÀS 7 HORAS DA MANHÃ PARA ALVORADA EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA UNIDOS DA COLONINHA.
    OS ENSAIOS MSPM MIRIM TERÃO SEU INÍCIO QUINTA-FEIRA 12/01 AO LADO DO ESTÁDIO ORLANDO SCARPELLI, JUNTO AO ENSAIO. A COORDENAÇÃO CONTA TODOS OS CASAIS DA ALA.

    ANGELA QUERO QUE SEJA UM NOVO POST POIS TENHO FOTOS DA ALA DE MSPB MIRIM, COMO FAÇO PRA TE ENVIAR FOTOS E ASSIM VOCÊ TRANSFORMA NUM POST.

    COORDENAÇÃO: SILVANA E RICO E MAIL: AHGIL@IG.COM.BR

  • thiago diz: 7 de janeiro de 2012

    o site da escola http://www.coloninha.com

  • jeisson dias diz: 8 de janeiro de 2012

    desejo boa sorte a ala das baianas!!! esse ano perdi minha vó materna izaura martins com 90 anos! viveu bem graças a deus!!! ela foi baiana da coloninha muito tempo!! no tempo em que uma senhora com o nome dona lenir cuidava da ala das baianas!!!! é isso ai gente!!!!

    e para quem não sabe,o porque de todas as escolas terem ala de baianas, é que teve um tempo em que o samba era proibido! e lá no rio de janeiro na casa das baianas rolava samba, porque muitas eram mãe de santo e traziam da bahia iguarias como pano da costa, azeite de dendê etc…então conheciam gente influente e fazia com que essa gente fizesse vista grossa!então alí na casa dessas baianas o samba rolava, em outro lugar não podia, o sambista era preso, quebravam os instrumentos e as vezes apanhavam da polícia!!!! então elas é que protegeram o samba durante um bom tempo em que era proibido!!! dai a homenagem das escolas de samba do rio de janeiro a elas criando a ala das baianas em homenagem e respeito do samba, sambistas com as baianas !!! depois com sua graça e cores e simpatia dessa ala, as outras escolas do brasil a fora começaram a introduzir também a ala das baianas!!!! deus proteja todos vcs!!! bom carnaval a todos!!!!

  • karina diz: 6 de fevereiro de 2012

    olá, tenho 31 anos e sou baiana da coloninha juntamente com umas amigas mais novas tb , e gostaria de dizer que todas as baianas são lindas e com espirito jovem e dão um banho em muita meninada por aí, fico lisonjeada de sair ao lado dessas guerreiras maravilhosas, estamos amando essa ala linda e queremos convidar todas que estiverem com vontade de sair de baiana. um abraço a todas meninas.

  • Caio Fonseca diz: 6 de fevereiro de 2012

    Parabéns pelas palavras, Karina. Pra ser baiana não tem idade, importa ter respeito por essa ala tão importante e sua tradição.

Envie seu Comentário