Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A cara do samba: Esse Mará é mara

17 de janeiro de 2012 11

 

Quando na noite de 18 de fevereiro a Embaixada Copa Lord pisar na passarela do samba Nego Quirido, em Florianópolis, Wilson Cândido de Souza Filho, assume a responsabilidade de contagiar a comunidade do Morro da Caixa e envolvê-la no ritmo do samba. Na avenida, ele se chama Mará, e canta pela Copa Lord desde 2004. Sambista de berço, aponta o pai, Wilson Bombeiro, como a maior referência.

Assim começa um texto publicado hoje na edição impressa do DC. Ganhou um selo especial: a cara do samba.

Sempre que der, a gente joga aqui. São textos feitos pela redação com pessoas que fazem parte do mundo do samba. Alguns com vídeos, recuperando as nossas Tamboringadas. Para os leitores do blog, Mará é um velho conhecido. Mas é sempre bom vê-lo e ouvir. Na passarela ou em um bar. Ganhou da edição um sugestivo título: Esse Mará e mara. Mara de maravilha. Compenetrado está esse filho de Jorge, o santo guerreiro: preparando-se para a chegada da filha Isabela, em 4 de fevereiro.

Veja vídeo aqui

 

Abaixo, o texto na íntegra:

Quando na noite de 18 de fevereiro a Embaixada Copa Lord pisar na passarela do samba Nego Quirido, em Florianópolis, Wilson Cândido de Souza Filho, assume a responsabilidade de contagiar a comunidade do Morro da Caixa e envolvê-la no ritmo do samba. Na avenida, ele se chama Mará, e canta pela Copa Lord desde 2004. Sambista de berço, aponta o pai, Wilson Bombeiro, como a maior referência.

No Rio de Janeiro, iniciou a relação com o samba seguindo os passos do pai, compositor da Beija-Flor. Já em Florianópolis, começa a vida na passarela como intérprete da Unidos da Coloninha, em 2003. No ano seguinte, estava na Copa Lord onde “cantar é emoção constante”.
Neste ano, a escola traz o enredo O Ponto é Chic, a Felipe Schmidt é Charme, Floripa é Show.

E Mará, tem uma motivação especial para abrir a voz: o nascimento da primeira filha acontece às vésperas do desfile.
- A previsão é para 4 de fevereiro, na boca do Carnaval. Com certeza, o desfile será em homenagem a Isabela. É dar um beijo na neguinha e ir para a avenida -brinca.
O nome é em homenagem a Isaura, com quem Mará está casado há três anos. Os dois se conheceram na Copa Lord, onde Isaura desfila há 14 anos. Esse ano, entretanto, ficará em casa cuidando da menina.
Mará não é só Carnaval. O músico também agita as noites de sábado com o Quarteto Maribondo. O intérprete não tem dúvidas. Se tiver que escolher o ano mais marcante lembra de 2008, quando a Copa Lord foi campeã com o enredo Matsuri em Sankateríni. Mará foi autor do samba, reconhecido como o melhor do Brasil, das escolas que falavam dos 100 anos da imigração japonesa.
A preocupação, agora, é com o futuro de Isabela.
Há três anos na Capital (até então ficava mais no Rio de Janeiro), quer comprar uma casa e viver a vida com tranquilidade. Não se imagina longe do samba, satisfeito em entoar pela Copa Lord o ritmo que corre em suas veias.

 

 

Bookmark and Share

Comentários (11)

  • Jorge Pelagio diz: 17 de janeiro de 2012

    Ângela, dentre os cantores, sambistas e compositores, esse é mais um que tenho maior respeito, “esse é gente boa”
    e merece todo nosso reconhecimento. Parabéns Mará e Felicidades à Isabela.

    Jorge.

  • guerreiras diz: 17 de janeiro de 2012

    é para mim uma das melhores partes de desfilar pela Embaixada Copa Lord. Ouvir o Mará entoar “lá vem o morro da caixa…” não têm explicação é um arrepio uma emoção inexplicavél realmente ele canta com a alma. Me desculpe os outros intérpretes, mas nós temos o melhor.

    Mará em 2012 a comunidade guerreira estará entoando junto com você esse samba lindo…

  • Sandro Roberto diz: 17 de janeiro de 2012

    Dá um banho! É o cara tb!

  • jeisson dias diz: 18 de janeiro de 2012

    antes de tudo quero agradecer esse nobre amigo por ter aceito o convite de segurar a choperia essencial enquanto estou tratando de minhas cordas vocais!!! somente uma pessoa com o profissionalismo e a voz desse cara poderia assumir essa responsa!!!! de um tempo pra cá, passamos a nos conhecer bem melhor, tentamos até compor juntos!!!! e o samba até ficou bonito, mas descobri que tinha um samba do nelson rufino com melodia igual ai tudo parou!!! até brinquei dizendo que por um lado foi bom, pois chegamos a qualidade de nelson rufino!!!
    e concordo com as guerreiras aquela parte de lamento que ele faz la vem o morro da caixa … é fortíssimo o axé que isso trasmite!!!

    quero desejar a esse parceiro toda a sorte do mundo!!! dizer o meu muito obrigado por tudo!!! pelo amigo que foi!!! e tem sido!!!desejar toda a boa sorte na avenida!!!!e que sua filhinha venha linda e maravilhosa como uma pérola em sua vida!!!!! muitas felicidades!!!!!

  • Unidos do samba diz: 18 de janeiro de 2012

    Parabéns ao memorial desse samba maravilhoso! O povo que gosta de bom som tem que aplaudir as coisas boas de ambas as escolas.
    SAUDAÇÕES!

  • Caio diz: 18 de janeiro de 2012

    Acho que cada puxador tem um jeito diferente de cantar o seu samba da sua escola. porém realmente no momento o Mará é um dos melhores ao lado do puxador da Coloninha

  • gonzaga diz: 18 de janeiro de 2012

    Taí um grande camarada….gente boa…grande cantor …um grande amigo que tenho………..Mará…parabéns pela filhota…grande abraço.

  • paulinho carioca diz: 18 de janeiro de 2012

    Esse é um grande cantor e compositor grande amigo, um abração e sorte na avenida.

  • ZINHO diz: 19 de janeiro de 2012

    Tambem acho esse cara uma fera pra cantar. Grande abraço Mara. Sucesso pro amigo e pra todos que encaram essa digna função de interprete. Abç a todos

  • Sérgio Ávila diz: 19 de janeiro de 2012

    Nota 10! Esse é chic, é charme, é show.

  • Mará diz: 23 de janeiro de 2012

    Gostaria de agradecer a todos, os comentários carinhosos, agradecer aos amigos que torcem por mim, e principalmente pela manifestação de carinho com minha filhinha Isabella que estar por vir. Realmente estar a frente de uma escola de samba com tanta força e tradição como a Embaixada Copa Lord não é tarefa fácil, mas o que nos move é a grande paixão e o grande respeito que tenho por essa agremiação e sua comunidade. Então gostaria de deixar aqui o meu abraço. Obrigado Angela, obrigado a todos!!

Envie seu Comentário