Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Concurso de Marchinhas: nome dos autores não são revelados

02 de fevereiro de 2012 23

Vinte e quatro músicas foram selecionadas para participar do Concurso de Marchinhas 2012, sendo doze de cada categoria (Marchinha e Marcha Rancho).

Conforme a organização, foram 56 músicas inscritas.

O Concurso acontece nos dias 7,8 e 9 de fevereiro, às 20 horas, no Vão Central do Mercado Público.

Em relação ao ano passado algo chama a atenção: os nomes dos compositores não são divulgados.

Motivo seria para não influenciar a comissão julgadora.

Pode ser. Mas será?

Tem composição já conhecida. Tem gente falando das vacas (mas nada a ver com os PMs), tem navio que naufragou, tem onda, homenagens…

O blog já recebeu alguns áudios. O espaço está aberto.

CATEGORIA MARCHA:

1. ZÉ GAGÁ

2. VAI CAIR DO CÉU

3. A POEIRA DO VULCÃO (Edison Justino Salvino) (clique aqui para ouvir)

4. AMARRA A VACA (Edison Justino Salvino) (clique aqui para ouvir)

5. VOLTA PRA BORDO, CAZZO! (José Nazareno Amorim/ Irê Silva e Ubiratam de Amorim) (clique aqui para ouvir)

6. QUANDO BABAÇU ABUNDA

7. PERÚ BOROCOCHÔ

8. SAI FORA, VALDEMAR (de Josué Costa) (clique aqui para ouvir)

9. BANDA CALIBRA

10. FIM DO MUNDO

11. BEIJA BEIJA

12. DEIXA O MAR AJUDAR

CATEGORIA MARCHA RANCHO:


1. MANHÃ DE SOL

2. SIMPLESMENTE MARIA HELENA

3. MENSAGEM DE UM CARTÃO POSTAL (Denise de Catro e Josué Costa – ouça aqui)

4. RANCHO DA TERRA

5. MINHA ESCOLA

6. A RENDEIRA E O PESCADOR

7. O ABRIGO DA PONTA DO CORAL

8. VALEU, COLONINHA – RANCHO DO CINQUENTENÁRIO

9. CARNAVAL NA ILHA DA MAGIA

10. RECORDAR É VIVER

11. VELHA GUARDA (Vicente Marinheiro, Paulinho Carioca, Severo) (ouça aqui)

12. MARIA HELENA (Paulinho Carioca, Vicente Marinheiro, Duda) (ouça aqui)


Bookmark and Share

Comentários (23)

  • Marcelo diz: 2 de fevereiro de 2012

    Não acho legal essa de não revelar o nome dos autores, pois pelos títulos muitas dessas marchas já podemos saber quem são os autores: Zé Gagá deve ser de um cara de um município vizinho, Rancho do Cinquentenário deve ser daquele mesmo…”grande compositor”, que faz parcerias…
    Esconder os nomes dos autores não é legal, eu gostaria muito de saber os nomes das pessoas que escolheram as marchas, isso sim seria um sinal de transparência, pois essa seleção deveria ser feita por músicos renomados conhecedores desse estilo musical.
    Agora vejo uma marcha rancho no blog com nome dos autores, o grande Josué e Denize de Castro, isso sim, outra grande compositora. Mas que critério é esse que proibe o autor de divulgar a sua obra? Isso é uma forma de maquiar o critério de escolha, que na minha opinião não é o melhor.

  • mosquito diz: 2 de fevereiro de 2012

    A marchinha da dengue e a sogra foi cortada, por que será? acho que o cara que tirou essa marcha adora a dengue…

  • paulinho carioca diz: 2 de fevereiro de 2012

    Não acho bom parra o meio musical esse tipo de critério,o compositor já é tão prejudicado com direitos autorais, músicas executadas sem o nome dele ser revelado, uma falta de respeito com a classe,pra mim esse argumento de jurados não justifica,pois os jurados devemos nos preocupar e nos dias do concurso,tenho um grande amor por esse evento onde participo a muitos anos ganhando perdendo mas sempre com respeito entre os participantes,sinto que de uns 4 anos pra ca muita coisa mudou e acho que não foi pra melhor,eu como lutei pelos direitos autorais e a causa dos compositores não aprovo esse critério, por que os jurados iriam se influenciar pelos nomes dos compositores? que jurados então seriam esses ? eu e minha parceria temos 3 músicas classificadas: Maria Helena? Velha guarda/ Banda Calibra, não temos nada pra esconder nem amigos nosso no juri, parceria: Paulinho Carioca? Vicente Marinheiro/Jácson do Cavaco/Duda,seria muito legal e transparente a divulgação dos nomes que fizeram a seleção isso sim seria bacana…

    Paulinho, encaminha os áudios para o blog colocar no ar e ajudar na divulgação, um do propósitos do concurso. Obrigada.

  • ALESSANDRO.TAMBORIMCONSULADO diz: 2 de fevereiro de 2012

    Gostaria de saber se existe registro em algum lugar das marchinhas vencedoras dos outros anos, é gravado um cd, fica em arquivo ou se perde?

    ALESSANDRO, não existe gravação de CD. Mas os compositores e organização podem falar. Obrigada

  • Carla diz: 2 de fevereiro de 2012

    Gostaria de escutar e saber das letras, tem que ter divulgação sim. Agora gostaria de saber porque das Maria Helenas?
    Homenagens nao acho legal, para o carnaval. É a cantora?

  • paulinho carioca diz: 2 de fevereiro de 2012

    Angela, gostaria muito de mandar o áudio das nossas obras, mas como vc mesmo postou a organização vetou o nome dos compositores se eu lhe enviar os áudios to sendo incoerente, se as coisas estão sendo feitas no mistério vou manter o mistério, sabemos se postarmos nossas obras os mesmos vão cair de pau para tentar denegrir nossas músicas, prefiro manter o caminho que eles traçaram ,o caminho do segredo, só espero que os jurados que irão participar não tenha vínculo com nenhuma escola de samba da nossa cidade, pois isso sim pode influenciar, temos compositores músicos renomados na cidade que poderiam participar desse juri, espero que este tradicional concurso não seja contaminado, pois sempre foi um evento de respeito onde saiu o hino de Florianópolis do nosso eterno Zininho, gostaria muito de ver os nomes que escolheram as músicas, seria muito legal, não entendi o por que de não revelarem os nomes dos classificados, isso não tem explicação, não revela agora e mostra no dia, pois a obra vai ter que constar os nomes dos autores,que que é isso?

    PAULINHO, a decisão é sua.

  • Cardoso de Melo diz: 2 de fevereiro de 2012

    Gostaria de em primeiro lugar parabenizar os compositores guerreiros. O talento de vocês é muito maior que esse concurso e explico minha opinião.

    1. É um concurso chapa branca. Os compositores não podem fazer críticas porque é considerado tema político. Vi aí o cara falando da dengue, podem considerar crítica política e tirar, por causa do regulamento. Quantas marchinhas maravilhosas criticando com bom humor o caos na ilha, a obra da ponte que nunca termina, nosso transporte coletivo, a moeda verde e tantas outras coisas poderiam surgir se não fosse essa regra absurda e se o concurso não fosse comandado por políticos?

    2. O concurso não representa nada na cidade. Antes que atirem pedra, não estou dizendo que o trabalho dos compositores não representa nada, pelo contrário, estou DEFENDENDO. Vejam só: alguém lembra de alguma marchinha desses concursos dos últimos 5 anos? Quem lembrar merece um prêmio! Cadê as gravações? Os registros? A divulgação na mídia? A utilização dessas músicas depois dos concursos? Era pra ser um grande festival de músicas de carnaval, que infelizmente não representa nada por causa do descaso.

    3. A não divulgação dos autores estava prevista em regulamento? É uma regra que só interessa a quem só quer fazer a música pra ganhar um trocado, fora isso, a quem interessa? O compositor, investe seu tempo, seu talento, etc pra fazer a música. Tem o trabalho de gravar, contratar músicos pra gravação, levar cantor pra apresentação, etc. Caso a obra não vença, que retorno ele terá? Se eu gostar de uma marchinha e quiser contratar o autor pra fazer uma marchinha pro meu bloco, não sei quem é. Não terá nem mesmo o retorno da divulgação do seu nome, de saberem que o trabalho foi seu, o cumprimento das pessoas que gostaram da obra!

    Por tudo isso gostaria de ver um concurso de verdade, sem Prefeitura, com organização independente, pra uma verdadeira valorização desses trabalhos musicais.

  • Sérgio Ávila diz: 2 de fevereiro de 2012

    Nota 10 para a marcha do Josué, muito bonita, gostaria de ver as outras, paulinho carioca e outros compositores gostaria de ouvir os trabalhos!!!

    A única que pelo título achei estranha foi a 6, pq essa história de “babaçu abunda” já rolou aqui no blog em outra marchinha, achei falta de criatividade. http://wp.clicrbs.com.br/tamborim/2010/11/03/babacu-abunda-la/?topo=67,2,18,,,67

    No mais estou curioso boa sorte a todos pelos titulos vem coisa boa principa.

  • paulinho carioca diz: 2 de fevereiro de 2012

    Querida Carla, sei que você sabe quem é Maria Helena é a única a inigualável!
    Maria Helena é uma cantora que deu brilho na música de nossa cidade, uma das maiores intérpretes do nosso estádo, se você não acha legal tributo a grandes artista isso é um particular seu e tenho que respeitar, mas qual o artista que não gosta de se reverenciado, isso é uma forma de agradecer tudo que ela fez pela nossa cultura musical e não foi pouco, eu particularmente adoro compor nessa linh. Ganhei com Manezinho, maior que era sobre o nosso eterno Audírio Simões, ganhei com Zininho na obra eterno imortal, fiz Nega Tide, Mazinho do Trombone e outras, ano passado o grande mestre Camargo venceu com um tema desses, legal achar quem faz esse tipo de obra e o artista em vida veja e sinta o quanto é querido, o que não acho legal é ficar falando em coisas repetitivas que muitos já falaram e decantaram, mas essa é uma opinião minha. respeito a tua cada artista tem a sua história e as histórias sempre se renovam, não é como falar de arlequim,colombina que esta quase perdido no tempo, mas valeu ainda bem que você não vai julgar se não eu já saia atrás, um abraço e bom carnaval.

  • Sambista da Ilha diz: 2 de fevereiro de 2012

    Parabéns aos nossos compositores de marchinhas, que todo ano dão seu show no mercado. Adoro sambar, mas sou fã deste concurso, pela criatividade, talento pena que as marchinhas não são gravadas. Só tenho uma crítica a fazer nas marchinhas deste ano que homenageiam pessoas do próprio evento, Banda Calibra (que toca), Maria Helena (2 musicas), Só faltaram homenagear os jurados, não acham? Pra mim, não deveria valer, pega mal. Faltou criatividade para alguns, sou leiga, mas deveriam pensar nos temas, desculpem a sinceridade. Mas estarei lá, com certeza. bjs.

  • Mosquito diz: 2 de fevereiro de 2012

    Cardozo de Melo em resposta a sua pergunta, isso não constava no regulamento, mas entendo que isso seja um outro tópico que parte de alguém que acha que compositor tem que ser aquele que ele gosta em detrimento do talento de outros, concordo com você em tudo, o mosquito da dengue não deve ser combatido tem que contaminar o nosso estado, brincadeira à parte, tudo que escrevo é mera imaginação. mas eu queria ver o nome dos compositores e dos selecionadores das músicas.

  • lila diz: 2 de fevereiro de 2012

    Sambista da ilha, parabéns você ta com toda razão, já deu pra entender, será q se os autores fossem outros vc mudaria de idéia? legal é esse título zé gagá, que deve ser maldade para tentar atingir alguém, ainda bem que eles tentam mas não atingem, esse concurso já foi bom mas a ratatuia ta querendo estragar, aos compositores uma ideia para marchinha 2012, “ratatuia” (ratatulia).

  • Idy diz: 2 de fevereiro de 2012

    Boa tarde pesoal do blog, por que não divulgação do nome dos autores das obras??? acho um absurdo ocultar os verdadeiros artista ou será que tem gente querendo levar proveito disso?

  • chateado diz: 2 de fevereiro de 2012

    Creio que banda calibra não seja o foco, talvez o André Calibrina que talvez na sua opionião não deva ser exaltado, procure saber quantos anos o André contribuiu e contribui pela nossa cultura musical, trabalhos socias com as crianças, realmente ele não merece, mas acho que você tem razão, pois a banda calibra toca nesse festival, isso prova a competência de quem escolhe as classificadas e coloca essa regra absurda de não colocar o nome dos autores, coisa que não consta no regulamento, por que isso muitos de nós sabemos os motivos, nunca mais vou participar desse concurso enquanto isso continuar, não to reclamando por que minha música não entrou, não tenho fama nem sou amiguinho do rei. fazer o quê!!!!!!!!!!!!!

  • paulinho carioca diz: 2 de fevereiro de 2012

    Exaltar quem merece e tem talento, sempre foi minha marca nesse festival de músicas de carnaval, onde já tivemos várias vitórias eu e meus parceiros ,isso prova que fizemos coisas boas, não compomos para agradar ninguem, compomos por que gostamos e isso nos dar prazer ganhando ou não, não vai ser algumas pessoas que não gostam de mim ou das minhas obras que vão mudar a minha opinião ,mas uma coisa eu digo: jamais vou fazer uma homenagem pra quem não mereça, nem fazer exaltação a falsos mitos, essa é a minha linha de raciocínio, ja vencemos com temas comuns e rotineiros.
    mas adoro homenagear quem realmente merece, essa é a minha humilde opinião. Josué, parabéns pela sua obra grande mestre.

  • Ana diz: 2 de fevereiro de 2012

    Não sei porque a Lila esta achando que a marchinha Zé Gagá é maldade para atingir alguém. Carnaval é
    irreverência, brincadeira, descontração. Se não conhece a letra não julgue.

  • Denise de Castro diz: 3 de fevereiro de 2012

    Ao postar neste blog os nomes dos compositores e o áudio da marcha-rancho “Mensagem de Um Cartão Postal” fiz com a intenção de divulgar o trabalho de composição, a parceria que a mim muito me honrou e principalmente divulgar a música para que o público tome conhecimento do que se trata. Creio que o mais importante deste concurso não sejam os prêmios em si, se esta ou aquela é melhor ou mais bonita, até porque gosto musical e estética são conceitos muito subjetivos. O mais importante objetivo aqui e que deveria ser almejado por todos compositores e organização é a divulgação das músicas, do quanto se produz nesta cidade e da riqueza artística que embora muitos teimem em não admitir mas que aqui reside e persiste. O ideal seria que todas as marchas e marchas-ranchos concorrentes já estivessem tocando nas rádios da cidade e que o público ao participar do concurso escolhesse as suas preferidas entoando-as junto com os intérpretes, num grande coro formado por palco e platéia. Ganhariam todos, compositores, intérpretes e a cidade que tomaria conhecimento da produção musical dos seus habitantes.Visibilidade aos artistas, aos que trabalham e se expressam através da sua arte. Se a comissão organizadora entender que não deve haver divulgação das obras que faça isto constar no regulamento escrito para o próximo ano assim não suscitarão erros de interpretação e mal-entendidos.

  • paulinho carioca diz: 3 de fevereiro de 2012

    Volto a esse post novamente, pois não me calo quando acho que algo não esta legal.
    Sou amante da música e levo isso muito a sério, participo desse evento musical há mais de 20 anos desde os tempos que ele acontecia em frente a catedral, já venci muitas edições ,já perdi várias, o respeito entre os compositores e intépretes sempre foi o ponto alto, as meninas do setor de eventos sempre se doaram e trataram todos os concorrentes com respeito e transparência, lembro da Zuzi/Zenita/Dileia/e a Cris sempre fazendo de tudo para que esse festival fosse uma verdadeira festa de confraternização, elas são umas guerreiras não tenho dúvida disso, mas há quatro anos que vem ocorrendo algumas coisas que não era comum. li num comentário que esse festival tem o dedo dos políticos, eu particularmente acho que não, eles não tem tempo para cortar algumas obras pelas conotações eles delegam seus poderes a quem eles confiam, não estou aqui reclamando por músicas, pois classifiquei 3 em parceria, deveria ficar feliz, mas estou chateado, não faço parte de grupinhos não tenho nada contra essa administração a não ser a falta de pagamento dos direitos autorais, acho que cultura é coisa séria e sempre estarei lutando por ela pois tenho essa missão dada por Deus, mas a minha indiguinação é grande não posso engolir isso a seco, gostaria de saber quem foi o mentor dessa ideia absurda de não divulgar o nome dos autores que não consta no site da SETUR. Isso é um absurdo e anti ético, imperdoável, esconder o que e porque? sera que é o que eu penso? nossa parceria se reuniu ontem e talvez decida tirar nossas obras do evento ,coisa que vai deixar muita gente feliz, mas muitos tristes também, adoro as meninas que fazem parte da organização e sei da seriedade que elas tratam esse concurso, mas acho que tem gente inventando coisa a favor não sei de quem, pra mim música é a arte verdadeira e o nome dos compositores que criam tem que ser respeitado. espero que o regulamento cumpra o que foi estabelecido: Marchinha 15 linhas, marcha rancho 20 um abraço a todos os compositores e blogueiros,c omo já postei acima gostariámos de saber os nomes dos selecionadores das músicas.

  • JOSUÉ COSTA diz: 3 de fevereiro de 2012

    Faço minha as palavras da colega Denise de Castro, com a qual tive o privilégio de dividir um trabalho, cuja itenção era criar, divulgar a composição, passar a mensagem, e não simplesmente o “competir”, ganhar”, que é importante, mas não o principal para os autores. A marchinha, ou marcha- rancho, só tem espaço para ser divulgado no período carnavalesco, não é como outros estilos musicais, que podem ser tocadas o ano inteiro. Com as regras impostas, o conhecimento das obras ficarão restrita à quem for assistir o evento. Assim sendo, para que não se acabe mais uma das nossas tradições, os regulamentos deverão ser revistos, com a participação prévia dos interessados. Agradeço ao mestre Paulinho Carioca e demais colegas que fizeram suas colocões.
    Um grande abraço a todos

    Josué

  • Paulinho Sérgio peixo Góes diz: 3 de fevereiro de 2012

    Quero parabenizar a Setur por aceitar o nosso pedido e colocar os nomes dos autores em suas obras, coisa que pra mim não é novidade, pois as pessoas que lá trabalham querem o melhor pra nossa cidade e a cultura musical de Florianópolis, pois isso já foi provado ha décadas, eu e outros compositores que prestigiamos esse evento a tantos anos agradecemos e desde já aplaudimos esse entendimento. Vejo nessa relação de autores nomes de grandes artistas, como Mestre Josué, Mestre Camargo, Bira, Amaro, Denize de Castro, Zinho, Vicente Marinheiro, Edinho love, Irê, Nazareno e outros artistas que não precisam mostrar nada pra ninguém, espero que os novos que estão surgindo possam fazer uma trajetória brilhante como fizeram esses nomes que escrevi mas que façam com talento e respeito, desejo uma boa apresentação para todos independente de nomes, que vençam os melhores inspirados, vamos ver que no próximo ano as coisas corram melhores e a idéia do Mestre Josué seja levada em consideração para evitar alguns transtorno, valeu Setur a música agradece a consideração e o respeito a nossa classe.

  • ZINHO diz: 9 de fevereiro de 2012

    Resposta a Sérgio Avila. Meu querido, essa marcha é de minha autoria e não é falta de criatividade não. Te explico: na época que enviei o audio para o blog, estava tentando me inscrever no concurso nacional da fundição progresso. Depois de enviar letra, cd e ficha de inscrição pelo correio, recebi um email alguns dias após o término da inscrição, dizendo que infelizmente eles não conseguiram ouvir o audio do meu CD. Confesso que não entendi, pois o audio enviado pra eles foi o mesmo que usei para a midia. Resumindo, não consegui participar daquele concurso e engavetei está musica até surgir esta oportunidade de coloca-la em atividade. Está no páreo. Abç a todos

  • Willian Farias diz: 21 de fevereiro de 2012

    Oi para todos!
    Sem querer me estender muito, fiquei impressionado com a polêmica em relação aos nomes dos compositores, por um motivo muito simples.
    Primeiro, percebi que estas críticas foram feitas antes da realização do Festival, o que revelou que muitos dos compositores chateados e que se sentiram prejudicados (inclusive meu pai, maestro Hélio Farias, com uns 40 carnavais nas costas, desde o Abrigo de Menores, que teve sua marchinha também desclassificada), achassem os critérios de avaliação suspeitos e tal…
    Nem ele nem eu contestamos tais critérios. Lógico que quando são inscritas 45 marchinhas e classificam 12, alguém vai ficar de fora. E o número de insatisfeitos será maior do que de gente sorrindo…
    Mas para serem retiradas todas as dúvidas e indignações, nada melhor do que as pessoas terem ido ao Mercado e conferido IN LOCO o porquê de tais decisões da organização.
    As meninas são verdadeiras heroínas e faço questão de agradecer, principalmente à Cris, que sobrevive a todos os “chiliques” de compositores (e me coloco entre eles… hehe) sempre com profissionalismo e um baita sorriso na cara.
    Por fim, fica sim meu protesto, pois estas músicas merecem a gravação de um cd, visto que até agora tem um monte de gente querendo os áudios do festival e percebi que NINGUÉM GRAVOU, nem áudio, nem video das apresentações.

    No mais, desejo sucesso a todos! E fiquei feliz em encontrar amigos que há tempos não via… Mestre Camargo, pra quem fui intérprete em 2008; Mestre Paulinho Carioca e Denise de Castro, de quem sou fã; Maria Helena, patrimônio do samba e dona de conselhos valiosos; Zinho, que se não fosse o VoiceMan que é, poderia ser qualquer coisa na vida e ter sucesso, por ser um cara tão de bem com a vida…

    Sobre mim, obrigado pelo carinho e respeito de todos.
    Cordial e musicalmente

    Willian Farias
    Compositor e intérprete de
    A RENDEIRA E O PESCADOR e
    O ABRIGO DA PONTA DO CORAL
    Ex-maestro Coral Grito (TV Xuxa /out2011)
    Duo de Pai pra Filho

  • filho de peixe diz: 22 de fevereiro de 2012

    Não existiu nem vai existir em toda a história do carnaval um mestre de bataria, cantor e compositor como o mestre camargo, compôs o samba da nação guarani e foi o ùnico a tirar a maior nota na categoria samba enredo…No Rio de janeiro tem até uma rua em sua homenagem da época em que estava nos carnavais de lá…Parabéns e continue com essa genialidade para o samba….

Envie seu Comentário