Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ucrânia e Venezuela, situações muito diferentes

02 de março de 2014 0

Nas últimas semanas, muito se comparou a situação ucraniana com a revolta venezuelana. Até no programa “Polêmica”, coordenado com maestria pelo Lauro Quadros na Rádio Gaúcha, debati esse tema. Aqui na redação de Zero Hora, a gente conversou bastante sobre isso nos últimos dias.

Enfim, há comparações possíveis?

Sustento o que venho argumentando desde quando as duas tensões, no sul e no norte do planeta, passaram a frequentar com certa insistência as capas dos jornais.

Não, não há contatos possíveis entre os momentos vividos pelos dois países.

E os motivos vão do determinismo cultural ao determinismo geográfico.

1) O cultural: a América do Sul está vacinada contra golpes. Não pode nem pensar em quarteladas ou outras aventuras do gênero, de coloração verde ou vermelha, que seja. Na Ucrânia, vive-se uma página da História. Na Venezuela, um tópico na cronologia.

2) O geográfico: eventual aventura golpista na Venezuela não interessa em nada a Brasil e Argentina. Brasília tem urticária só de pensar numa fronteira norte conflagrada. Tanto é assim, que topou reunião extraordinária da Unasul sobre o tema. Quem sabe não rola o diálogo entre chavistas e antichavistas?

Duas situações completamente diferentes, portanto.

A queda do governo ucraniano e a escalada belicista russa na fronteira com a Ucrânia só comprovam a convicção deste blogueiro, que, a propósito, não vê muita chance para a guerra, nem lá nem cá.

Envie seu Comentário