Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Glossário: entenda os termos mais utilizados no Futebol Americano

08 de setembro de 2015 4

'deflategate'

Para muita gente, a terminologia utilizada no futebol americano ainda é um desafio. Para auxiliar aqueles que estão começando, o Touchdown Gaúcha criou um pequeno ‘dicionário de bolso’ com os termos que você mais vai ouvir no futebol americano.

:: Confira o calendário e a classificação da NFL 15/16

Confira:

Touchdown: Pontuação máxima do jogo, garante ao time 6 pontos. Para marcar, a equipe precisa entrar na end zone com a bola ou recebe-la dentro desta área. O touchdown também dá direito à um chute extra, da linha de 15 jardas. Ou, se o time preferir, pode tentar entrar novamente na end zone, da linha de 2 jardas, e, assim, somar 2 pontos, totalizando 8.

End zone: Área de 10 jardas nas extremidades do campo, demarcadas por linhas brancas e pequenos “cones” laranjas chamados de pylons. Na end zone pode-se marcar um touchdown, no caso do ataque ou um safety, no caso da defesa.

Down: É o termo utilizado para cada tentativa de conquistar 10 jardas. Em quatro downs o ataque deve conquistar pelo menos 10 jardas para continuar com a posse da bola. Caso não consiga, o outro time pega a bola onde o ataque a deixou.

Goal Post: O famoso “Y” amarelo, que fica no fundo da enzone. O Goal Post funciona como uma goleira, que demarca a área onde a bola deve ser chutada. Em um field goal, a passagem da bola por entre as balizas garante à quem chutou 3 pontos. No caso do extra point, 1 ponto é anotado.

Extra Point: Após o touchdown, a equipe que marcou tem o direito de chutar o extra point, ação realizada da linha de 15 jardas do campo de ataque. Caso o chute seja bem sucedido, o time anota 1 ponto, somando, com o touchdown, 7. Caso o kicker erre o chute, a equipe não marca ponto extra, e anota apenas os 6 do TD. Além disso, Extra Point é um podcast da equipe do Touchdown Gaúcha.

Field Goal: Chute por dentro do “Y”. Geralmente em seu último down a equipe tenta acertar o chute por dentro da meta, se estiver perto o bastante. A conversão vale 3 pontos, independente da distância. A maioria das equipes opta pelo chute quando está dentro da linha de jardas. O holder, jogador responsável por segurar a bola para o chute, fica a cerca de 7 jardas da linha. O movimento do chute é realizado pelo kicker, chutador, em inglês.

Kickoff: É equivalente ao ponta pé inicial. Um time, decidido por cara ou coroa, chuta a bola a partir da linha de 35 jardas para o outro time, que, se quiser, pode tentar retornar o chute. Caso a bola saia pelo fundo da end zone ou o retornador opte por não arriscar o retorno, o jogo recomeça na linha de 20 jardas do campo de defesa do ataque. Isso também acontece após cada pontuação do ataque.

Punt: Para evitar que o outro time pegue a bola em território avançado, a equipe com a posse de bola pode usar seu último down para chutar a bola o mais longe possível. Para isso, entra em campo o punter, jogador especializado neste tipo de chute. O outro time, por sua vez, pode tentar retornar a bola o mais para frente possível.

Fumble: Quando um jogador têm a posse da bola e a deixa escapar. Assim que a bola sai do controle do jogador, é considerado fumble, e qualquer um pode tentar recuperá-la. O jogador pode perder a bola sozinho, ou um jogador adversário pode roubá-la.

Safety: O termo pode se referir à pontuação marcada pela defesa. O safety vale 2 pontos, e ocorre quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própriaend zone ou quando o ataque deixa a bola sair pelo fundo da zona de pontuação. O termo também diz respeito a posição de um jogador da defesa. O Safety (S), é o último jogador da defesa, equivalente à um zagueiro. ​

Catch: Quando um jogador do ataque recebe um passe, a ação recebe o nome de catch. Caso a recepção seja feita com apenas uma das mão, jogada de habilidade no esporte, chama-se ‘one-handed catch’.

Interceptação: O passe do quarterback nem sempre vai no alvo. As vezes, a bola cai nas mãos de um jogador da defesa. Quando isso acontece, o time adversário recebe a posse de bola, e o ataque substitui a defesa do ponto em que a jogada terminou.

Audible: Comando dado pelo quarterback ou capitão da defesa para alterar a jogada já na linha de scrimmage. Podendo ser feito através de sinais ou comandos de voz, é geralmente utilizado quando o QB percebe que a defesa está preparada para a jogada original.

Backfield: Área atrás da linha de scrimmage, onde está o ataque. É o espaço ocupado por running back e full backs. O QB pode ficar no backfield em formações de gun e pistol.

Draft: Evento que acontece anualmente para que os 32 times da NFL selecionem jogadores das universidades americanas para integrarem seus elencos. O evento dura dois dias e a ordem das escolhas é inversamente proporcional à classificação da temporada anterior. Os times podem escolher um jogador por rodada, totalizando 7 escolhas cada.

Hail Mary: A jogada dos desesperados. Geralmente utilizada no final da partida, a jogada constitui em colocar todos os recebedores do ataque correndo em direção à endzone. O quarteback lança a bola dentro da área de pontuação e e os atacantes tentam agarrá-la. Por ser uma jogada de desespero e pouco eficaz, a jogada ganhou o nome de hail mary, Ave Maria, em português.

Shotgun: É uma formação em que o QB não fica imediatamente atrás do Center. Geralmente, o quarterback alinha cerca de 6 jardas atrás da linha com 1, 2, ou ne

Read Option: Jogada em que o quarterback “lê” a movimentação do último jogador da linha defensiva, e decide se mantem a bola, ou entrega para o runningback .

Comments

comments

Comentários (4)

  • Carlos Almeida diz: 9 de setembro de 2015

    Muito legal! Tirando o read option, que não é só isso que está no glossário.

  • Lisiane Conti volpe diz: 2 de outubro de 2015

    Me explica sobre a linha de scrimmage. Obrigada

  • renanjardim diz: 2 de outubro de 2015

    A linha de scrimmage é onde bola está colocada para o começo do jogo (com uma equipe para cada lado). quando a jogada para, será naquele ponto onde a jogada irá recomeçar…na linha de scrimmage.

Envie seu Comentário