Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Trabalhador ganha opção para fazer segunda via da carteira profissional

19 de março de 2010 0

Em fevereiro, população enfrentou filas na Delegacia Regional do TrabalhoFoto: Andréa Graiz

Depois de uma série de reportagens sobre as longas filas enfrentadas por quem precisa pedir o documento, Superintendência do Trabalho vai ampliar atendimento a partir de segunda-feira.

Ponto para o trabalhador! A partir de segunda-feira, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT) irá ampliar o atendimento para quem precisa fazer a segunda via da carteira de trabalho. Antes restrita à sede do órgão, na Avenida Mauá, 1013, a confecção agora passará a ser feita também no Tudo Fácil Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521).
De acordo com o superintendente substituto, Luiz Felipe Brandão de Mello, tanto o Tudo Fácil Centro quanto a sede da SRT passarão a fazer o encaminhamento da documentação para a primeira e para a segunda via da carteira de trabalho. Apenas o Tudo Fácil Zona Norte seguirá recebendo as solicitações somente para a primeira via do documento.
Outra mudança será no horário de atendimento para fazer a carteira de trabalho no Tudo Fácil Centro. Até hoje, é das 7h30min às 19h30min. A partir de segunda-feira, será das 8h às 17h. Luiz Felipe explica que essa alteração visa a unificar os horários com a SRT:
– Agora, se o trabalhador fica com algum documento pendente fora desse horário, acaba tendo que voltar ao Tudo Fácil porque as informações só podem ser conferidas na Superintendência. Nossa intenção é de que o trabalhador saia com toda a documentação encaminhada, sem necessidade de voltar – apenas para retirar a carteira.

Mudanças a partir de segunda-feira

O que vai mudar no encaminhamento da documentação da carteira de trabalho
Para fazer a primeira e a segunda via
* TudoFácil Centro – Avenida Borges de Medeiros, 521, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefones: 3224-1924 e 3228-1236.
* Superintendência Regional do Trabalho – Avenida Mauá, 1013, de segunda a sexta, das 8h às 15h30min. Telefones: 3213-2828 e 3213-2820.

Para fazer somente a primeira via
* TudoFácil Zona Norte – Rua Domingos Rubbo, 51, de segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min. Telefones: 3337-0375 e 3337-5303.

A confecção da carteira de trabalho
* É gratuita.
* Só podem fazer maiores de 14 anos.
* Menores de 16 anos devem estar acompanhados de mãe, pai ou responsável, que deverá levar identidade.

Documentos necessários

Primeira via
* Identidade, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), carteira de habilitação (se tiver), foto 3×4 recente e comprovante de residência

Segunda via por continuação ou inutilização
* Identidade, CPF, carteira de trabalho atual, foto 3×4 recente e comprovante de residência.

Segunda via por perda ou roubo
* Identidade, CPF, ocorrência policial original ou cópia autenticada, documento em que conste o número da carteira de trabalho atual, foto 3×4 recente e comprovante de residência.

Atenção!
* A carteira de motorista não vale com identidade. Só são aceitos RG, certidões de nascimento ou de casamento originais, documento de identificação profissional ou certificado de reservista.
* O comprovante de residência deve ter Cep.

Envie seu Comentário