Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saiba como encarar a demissão

18 de julho de 2012 0

Sabemos que essa não é uma das tarefas mais simples. Demissão é, em geral, um período crítico na carreira, e muitos acabam desacreditando em seu potencial ou não sabendo como reagir. Muitas vezes, a demissão não provém de mau desempenho, podendo ser causada por concorrência, cortes na empresa por problemas financeiros ou outros fatores que não necessariamente se relacionam com a incapacidade profissional.

– Para não ficar à mercê da imaginação, não guarde dúvidas. No momento da demissão, pergunte por que está sendo mandado embora. É seu direito saber o motivo, para ter consciência exata do que levou seus superiores a abrirem mão dos seus serviços. Assim, saberá se a causa da demissão veio da empresa ou do seu desempenho e saberá exatamente em que melhorar, para não passar pela mesma situação no emprego seguinte. Também não crie tumulto ou inimizades na hora da rescisão. É sempre importante manter sua rede de contatos profissionais saudável – explica Roberto Picino, diretor da Page Personnel, empresa de recrutamento especializado em profissionais de suporte à gestão.

O consultor selecionou algumas dicas para facilitar a busca de emprego e deixá-lo mais próximo da recolocação. Confira a seguir.

Controle os gastos: o momento é de economia. Aproveitar o tempo livre e a perspectiva de um novo cargo para fazer cursos é o impulso natural, porém, evite dispersar sua reserva financeira em atividades que, muitas vezes, não são necessárias. O aprimoramento é válido, mas, se desejar fazê-lo, procure por capacitações realmente importantes para a sua área de atuação. Também tenha muito cuidado no momento de planejar as contas. Faça o possível para saber se não sentirá a ausência do dinheiro mais tarde.

Aproveite para refletir: por que perdeu o emprego? O que poderia ter feito para garanti-lo? Qual é o seu maior potencial? Que perfil profissional gostaria de ter? Qual cargo ou empresa é compatível com tal perfil? Na busca, você precisará ter consciência do seu diferencial, para deixá-lo à vista dos empregadores. Visão de futuro também é essencial para ir diretamente atrás do que deseja, ao invés de ficar procurando oportunidades sem ter certeza do que quer encontrar.

Prepare-se para as oportunidades: reveja seu currículo, atualize-o com informações pertinentes à sua área de interesse e procure dicas de como obter sucesso em uma seleção ou uma entrevista. Quando a chance surgir, esteja pronto para consegui-la.

Contate sua rede: não fique constrangido em pedir indicações. Seu novo cargo não cairá do céu e, muitas vezes, as melhores oportunidades vêm por recomendação. Se ampliar sua busca, terá mais chances de encontrar uma vaga. Afinal, mesmo que você não seja indicado por alguém, as pessoas saberão que está à procura de emprego e, se elas virem uma oportunidade, pensarão em você.

– Tenha em mente que a demissão pode ser a chance para um recomeço. Reflita sobre o caminho profissional que vinha seguindo e decida se está satisfeito com ele. Explore possibilidades e tente um novo cargo quando tiver certeza do que deseja para o seu futuro – recomenda Danilo Castro, diretor da Page Personnel.

Envie seu Comentário