Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Banrisul terá de pagar diferença de salários para ex e atuais estagiários

15 de janeiro de 2013 122

Cerca de 4,8 mil estagiários e ex-estagiários do Banrisul serão beneficiados com o cumprimento de um termo de compromisso de ajustamento de conduta (Tac) firmado entre o banco e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o procurador do Trabalho Viktor Byruchko Junior, o Banrisul descumpriu convenções coletivas aplicáveis aos bancários.

Prazo se encerra em dezembro

As normas determinam o pagamento da bolsa devida ao estagiário, atualmente R$ 645,66 para seis horas e R$ 430,44 para quatro horas, em valor equivalente ao piso salarial da categoria bancária, que hoje é de R$ 1.519.

- A estipulação coletiva que equipara os valores objetiva garantir que os bancos, de maneira geral, não utilizem mão de obra de estagiários para funções que devem ser desempenhadas por bancários – explica o procurador.

Os estagiários deverão receber, até 31 de dezembro deste ano, a diferença apurada entre o valor pago a cada mês, a título de bolsa estágio, e o valor devido, conforme a convenção coletiva dos bancários a partir de 2010 – proporcionalmente à carga de 120 horas mensais.

Valores dependem do período

Os estagiários que atuaram no banco a partir de 2010 receberão os valores calculados com base no prazo do contrato de estágio e na norma coletiva aplicável ao seu caso.

De acordo com o Banrisul, hoje, existem menos de 200 estagiários no banco – ou seja, a maioria dos quem têm direito a receber a atualização dos valores são ex-estagiários.

Todos serão comunicados pelo banco para que seja feito o pagamento.

O descumprimento sujeitará o Banrisul a multa de R$ 5 mil por dia de atraso na entrega da documentação destinada à comprovação do pagamento e de R$ 10 mil por estagiário prejudicado.

Comentários (122)

  • Gerson Amaral diz: 15 de janeiro de 2013

    Boa tarde,
    Fui estagiário do Banrisul entre 28/03/2004 – 28/03/2006.
    Sabes me dizer se tenho este direito? Como devo procurar me orientar sobre isto?

    Obrigado!

  • Paulo Roberto Souza diz: 15 de janeiro de 2013

    Bom dia,

    Tem direito somente os ex- estagiários que foram contratados a partir de 2010 ??

  • Cáren Cecília Baldo diz: 15 de janeiro de 2013

    Oi, Gerson e Paulo! A medida vale para quem foi contratado como estagiário a partir de 2010. Todos os beneficiados serão informados pelo Banrisul de que têm direito ao pagamento.

  • Vanessa Cristine Rocha Teixeira diz: 15 de janeiro de 2013

    Olá sou estágiaria ainda do Banrisul, meu contrato acaba dia 21/01 esse mês, vou ter direito?

  • grazieli zilli diz: 15 de janeiro de 2013

    boa tarde,

    sou estagiaria do Banrisul armazens gerais há 8 meses.
    gostaria de daber se eu tbm tenho direito.

    grata.

  • Fabi diz: 15 de janeiro de 2013

    Ola,

    Tem como recorrer, pois tb fiz estagio em 2004 á 2006 e ja ganhava este mesmo valor, de R$645,66? e onde posso me informar mais?

  • Fernando diz: 15 de janeiro de 2013

    Caren, fui contratado em 2009 e trabalhei até 2011. Por ter sido contratado antes de 2010, apesar de ter trabalhado no período, eu perco o direito ao ressarcimento?
    Obrigado!

  • Gerson diz: 15 de janeiro de 2013

    Quer dizer então que durante o período que trabalhei lá deveria receber R$ 1.519? 1519-645
    eu deveria de receber 874 a mais
    pq trabalhei como concursado
    entao 874×12
    seria isso?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 15 de janeiro de 2013

    Provavelmente sim, Vanessa. Tens de esperar que o banco te informe.

  • Luis Eduardo diz: 15 de janeiro de 2013

    Oq seria R$ 10 mil por estagiário prejudicado?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 15 de janeiro de 2013

    Gerson, Fernando, Fabi e Grazieli: estou disponibilizando neste link http://www.prt4.mpt.gov.br/pastas/noticias/mes_jan13/1101tac_banrisul.pdf o termo de ajustamento de conduta assinado entre o Banrisul e o Ministério Público do Trabalho. Ele deve tirar algumas das dúvidas de vocês. As informações que o banco passou para o DG ontem sinalizam que o pagamento será feito proporcionalmente (ao contrato de estágio e ao período trabalhado, conforme o acordo coletivo dos bancários em cada período) aos ex e atuais estagiários do banco desde 2010, uma vez que o MPT considera que os estagiários estariam executando tarefas que deveriam ser de atribuição dos bancários. Por isso, eles têm o direito de receber o mesmo que esses profissionais.
    Quem quiser obter mais informações pode buscá-las junto ao MPT (www.prt4.mpt.gov.br).

  • Camila diz: 15 de janeiro de 2013

    Perguntei ao meu gerente hoje o que eu deveria fazer em relação a isso, e ele me mandou pegar um advogado e fazer o “pedido”.
    Mas li que “Todos serão comunicados pelo banco para que seja feito o pagamento.”
    Então não entendi… Precisa mesmo entrar com uma ação judicial?

  • João diz: 15 de janeiro de 2013

    Boa noite; Estou com uma dúvida, entrei no banco como estágiario em março de 2009 e trabalhei até fev de 2011, gostaria de saber se é possivel eu ter algo à receber?
    Agradeço desde já.

  • Rafaela diz: 15 de janeiro de 2013

    boa noite, gostaria de saber um telefone para que eu possa entrar em contato com vcs!!
    obhrigada

  • Guilherme diz: 16 de janeiro de 2013

    O problema é que agora eles tem até o último dia do ano pra efetuar esse PMT. Sendo assim, antes disso não há como cobrar nada deles.

  • Luana diz: 16 de janeiro de 2013

    Bom dia! Gostaria de saber se é necessário a contratação de um advogado para receber esta diferença.
    Obrigado

  • Cáren Cecília Baldo diz: 16 de janeiro de 2013

    Camila, pelo comunicado do banco, não precisa entrar com ação. O Banrisul disse que vai entrar em contato com quem tem direito a receber o valor. E eles têm até o fim do ano para quitar essa dívida, sob o risco de serem multados.

  • Tiago Weber diz: 16 de janeiro de 2013

    Olá Cáren, gostaria de saber se ja existe alguma maneira de calcularmos quanto iremos ganhar e se os famosos ticket que os bancarios recebem vamos receber em valor também.

  • Bruna_Bairros diz: 16 de janeiro de 2013

    Boa tarde, entrei em contato com o Banrisul, na Gestão de Pessoas, e fui informada de que apensas será pago para estagiários do período de Setembro/2010 em diante, isso é realmente verdade? Ou deve ser do início de 2010?

    Obrigada!

  • Cáren Cecília Baldo diz: 16 de janeiro de 2013

    Bruna, o período estabelecido, pelo que entendi, é o de vigência de determinadas convenções coletivas (conforme consta na TAC), e a primeira refere-se ao anos de 2010/2011. Acredito que comece a contar em setembro porque deve ser quando sai o dissídio da categoria, não? Alguém pode confirmar a informação?
    Tiago, não sei a fórmula que será usada para o cálculo. Mas acredito que seja proporcional ao tempo que o estagiário trabalhou e à carga horária dele, comparada ao piso da categoria bancária no período do estágio.

  • wilson diz: 16 de janeiro de 2013
  • Franciélli diz: 16 de janeiro de 2013

    Sou ex estagiária tbm, entrei em 2011…
    Fico feliz com essa notícia, o Juiz merece parabéns, ao inves de ir julgando caso a caso, emparelhou todos os estagiários!!!!Graças a Deus olhou e deu direitos aos estagiários, acho que ele já foi estagiário…hehehehe
    Trabalhávamos de igual pra igual as vezes até mais… isto é muito merecido!
    Sobre valores, pelo que li os tiquekts não entram, só a diferença de salário…está de bom tamanha néh? já é o salário reajustado com a greve!!!

  • Luana diz: 17 de janeiro de 2013

    Bom dia!
    Gostaria de saber se quem era estagiário e cursava ensino superior,
    vai receber valor, ou a regra é somente por tempo de serviço?
    Desde já agradeço

  • Luana diz: 17 de janeiro de 2013

    Corrrigindo: quem cursava ensino superior vai receber valor a mais, ou a regra vale só em relação ao tempo

  • Felipe Borges diz: 17 de janeiro de 2013

    Olá Caren, Gostaria de saber se eu tenho direito de receber este dinheiro, entrei em janeiro de 2009 no call center do Banrisul e minha saída foi em fevereiro de 2010. na época já fazia 120 horas por mês e recebia 645,66 . vou ter direito de receber? obrigado.

  • Yan Silva do Nascimento diz: 17 de janeiro de 2013

    Bá eu fui contratado no dia mês 10 de 2009 e estagiei até o mês 10 de 2010 e não acredito que não vou receber este reajuste!!!

  • Cáren Cecília Baldo diz: 17 de janeiro de 2013

    Pessoal, essas dúvidas devem ser esclarecidas junto ao banco. Uma ideia é procurarem suas antigas gerências para tentar obter essas respostas.

  • Thiago diz: 17 de janeiro de 2013

    Gostaria de saber como vai ficar o cálculo, visto que todos os sites mencionam o valor de +- R$ 1.500,00, só que em 2010 era na base de r$ 1.100,00, então o cálculo é totalmente diferente do que eles estão comentando na mídia.

  • Vinícius Sirena diz: 17 de janeiro de 2013

    Eu preciso entrar na justiça? O gerente de onde trabalhei disse que é tudo balela e ninguem vai receber nada sem entrar na justiça é verdade?

  • Darlise diz: 18 de janeiro de 2013

    entrei no banco dia 20/05/2009 e o contrato terminou em 20/05/2011. gostaria de saber se tenho direito a receber ??

  • Natália diz: 19 de janeiro de 2013

    Entrei em janeiro de 2009 e fui até abril de 2010, o que falta é a vigência ser a partir de setembro de 2010, daí sim… saia do banco todos os dias às 17h… atendia na plataforma de pessoa física, sabia mais que o meu gerente, e o que falta é eu NÃO GANHAR o reajuste por míseros meses… ;(

  • Vanessa diz: 21 de janeiro de 2013

    Acho injusto o pagamento ser feito somente para estagiarios cadastrados apartir de 2010. Trabalhei no Banrisul em 2004, e ja exercia todas as funções que funcionario concursado exercia, muitas vezes até mais, e acredito que todos os estagiarios independente da época também exerciam muito mais que a suas atividades.

  • Suellen Batista Germano diz: 21 de janeiro de 2013

    Entrei no banrisul na referente data 23/12/12 á 23/12/13 por fim do meu estágio !
    Gostaria de saber algum recurso ou algo em que eu possa fazer contato para receber meus direitos !
    AGUARDO RETORNO
    OBRIGADO!

  • Giovani diz: 24 de janeiro de 2013

    Eu fiz estagio 2010-2011, entrei na justiça para receber o valor devido.mas o advogado me passou o Valor de R$ 8.000,00 de um ano de trabalho,eu já ganho o valor de 1519 ?
    E se o valor devido for mais do que isso como procedo?Por favor me ajude…

    Obrigado…

  • MIchelle diz: 25 de janeiro de 2013

    Fui contratada no dia 10/03/2008 e sai do banco no dia 09/03/2010, tenho direito a receber algum valor?

  • Maurício ZAlewski diz: 30 de janeiro de 2013

    O TAC está muito confuso. Eu entrei em 2009 e sai em 2010. No contrato não está bem claro se eu me enquadro ou não. Alguém poderia dar uma explicação melhor?

  • Rodrigo Azambuja diz: 18 de fevereiro de 2013

    Pessoal eu fiz estágio no banrisul também!
    Procurei um Advogado do RIES & RIES Adv., na Av. Alberto Bins, 392, sl. 802. Tel. 3228-1608, e vou receber R$ 16.000,00, por dois anos de estágio!

  • Bruna.m diz: 20 de fevereiro de 2013

    Olá,

    alguém sabe como eles estão comunicando esses ex-estagiários, alguém já foi chamado para receber algo, pois fui informada que eles já estão chamando, mas não sei como, vai ser por ordem alfabética? Se alguém souber mais detalhes por favor vamos dividir com outros…

    obrigada!

  • Juca diz: 26 de fevereiro de 2013

    Entrei dia 20/02/2010 sai no dia 20/02/2012 iriii espero q paguem eim, pq nos estagiarios trabalhavamos mais q os proprios funcionarios…

    como sera q vai ser o calculo ? alguem sabe responde?

  • Rodrigo Azambuja diz: 27 de fevereiro de 2013

    Primeiro, Bruna o Banrisul não cumpriu o TAC, ou seja, não quer pagar as diferenças, ele banrisul prefere não pagar espontaneamente, prefere que os estágios entrem com as ações, pois nem todos entram, assim o banco tem um prejuízo menor. Uma vez que só paga para quem procurar um advogado.
    Juca, procure urgentemente um advogado, pois cada mês que passa tu perde uns R$ 700, 00, pois a prescrição faz com que tu perca o direito.
    Bom, tu já perdeu todo o ano de 2010 e até fevereiro de 2011!
    Procure urgente um advogado te sugiro RIES & RIES Adv., na Av. Alberto Bins, 392, sl. 802. Tel. 3228-1608, cel. 8475-8876.

  • Thiago diz: 1 de março de 2013

    Fiz contato o banco e com o MPT, ambos ainda não possuem informações diferentes das contidas no TAC, como se o o início do período a ser indenizado é 01/2010 ou 09/2010. Porém me confirmaram não ser preciso o acompanhamento de um advogado pois, como consta no documento, o banco tem até o fim deste ano para efetuar os pagamentos, sob pena de multa para cada estagiário não indenizado.

  • Vagner diz: 12 de março de 2013

    So espero receber isto. caso não receba até o final, vou procurar um advogado!!!!

  • Luiz Fernando diz: 12 de março de 2013

    Caros, Thiago e Vagner, a espera é “inimiga” de vocês e não pensem que o banco não sabe disso!
    Cada meses que se passa mais vai se implementando o prazo prescricionall, que inevitavelmente acabará por fulminar a pretensão de vocês e de todos o estagiários, pois o TAC não interrompe o prazo prescricional!
    Sendo assim, aqueles que estagiaram no banco e saíram do mesmo no dia 1/12/2012, terão PERDIDO O DIREITO as diferenças salarias – que podem atingir até R$ 18.000,00 -, no dia 1/12/2013 antes mesmo do dia final do prazo do TAC!
    Procurem com URGÊNCIA um ADVOGADO!
    Dormientibus non sucurrit jus – O direito não socorre os que dormem!

  • Carol diz: 13 de março de 2013

    Trabalhei no Banrisul como estagiária de 04/2010 a 09/2010, como faço para saber se tenho direito a esta diferença e quando receberei?

  • Suelen diz: 14 de março de 2013

    E para quem entrou em 2009 e ficou até meados de 2010? Vale também esse reajuste?

  • LEONARDO MOREIRA diz: 14 de março de 2013

    ENTREI em no comeco 2009 e sai no meio de 2010 eu tenho algum direito ?

  • Cristiano diz: 25 de março de 2013

    Me ligaraum do banco.. e falaraum que quarta vao depositar o dinheiro o belezaa… spo nao sei quanto ainda… eu entrei em 02/2009 e sai em 02/2011… o belezaa

  • Carlos diz: 26 de março de 2013

    Prezados,

    Cabe salientar que somente, poderá via juízo, rever seus direitos, quem saiu depois de 25 de março de 2011, uma vez que conforme artigo 7º, inciso XXIX, o prazo para rever direitos, referente a Relação de Trabalho (como é o caso) é de 02 anos!!!! portanto quem saiu do Banco de 25/03/2011 (atualmente, amanhã já elimina um dia), portanto quem não esta no prazo de dois anos, seus direitos já estão prescrito!

  • Andessa diz: 27 de março de 2013

    Gostaria de saber como confirmo o valor no qual tenho direito? seria a diferença dos 600… para mil quinhentos e pouco? por mês?

  • juliana santos diz: 29 de março de 2013

    trabalhei de 2008 ate 2010 tenho direito a esse pagamento? preciso de um advogado ou o banco vai pagar a todos os estagiarios,ainda não ligaram para mim,qual o procedimento?aguardo resposta .obrigada

  • Lúh diz: 1 de abril de 2013

    Nossa.. que triste..recebi 1500…! saí em jun/11..o pior que ninguém sabe dizer nada!De que valor foi baseado este cálculo e em que perído tem validade essa base..mas p/ quem não tinha nada, né?

  • Rodrigo Ries diz: 1 de abril de 2013

    Caso vocês tenham alguma duvida estamos as ordens! em http://www.rieseries.jur.adv.br

  • JOÃO PAULO diz: 1 de abril de 2013

    Não irá prescrever, a TAC respalda estes estagiários correspondendo ao período em que nela consta. Abram os olhos com esses advogados aí mortos de fome. Muita “propaganda”. Daqui um pouco começa até “tiro seu nome do SPC sem pagar a dívida”.
    Faltando ética.

  • Letícia diz: 7 de abril de 2013

    Por favor, os que já receberam coloquem a data que entraram e a data que saíram do estágio e o valor que receberam, é o jeito de saber o cálculo de quanto irão receber já que o banco não responde.

  • Lethier diz: 11 de abril de 2013

    Concordo com o comentário da Letícia, postem todas as informações que possuem, para juntos termos uma base do que irão nos depositar.

  • Cristiano diz: 11 de abril de 2013

    Entaoo.. Recebi só 1000,00 reais trabalhei de 08/02/2009 até 08/02/2011… triste mas melhor que nada né… se alguem puder tirar alguma base de calculo desta informação ta valendo.. vlw galéra boa sorte

  • Lethier diz: 12 de abril de 2013

    Bah, o banco só pode estar de piada, por mais que eles te considerem um período à partir de 2010…não poderia dar esse valor…não tem como ser só R$1000,00. É o que eu penso pelo menos.

  • Cristiano diz: 12 de abril de 2013

    Poiseh tambem achei muito estranho… o advogado de um amigo meu falou que os estagiarios nao estão recebendo mais que 2 mil reais.. acho que eles estao calculando com uma diferença inferior a 100 reais por mes… ve se pode… o negócio é esperar… uma hora alguem descobre se isso esta certo ou errado.

  • deise diz: 12 de abril de 2013

    cristiano, se for como estão dizendo que seria de 09/2010 em diante, voce teria 5 meses pra receber. e seria 873,34 por mes num total de 4366,70… se for com esta no TAC deve ser este o calculo pra todos… é o que eu imagino. vamos esperar pra ver se vai ser pago em mais que uma vez, é a unica explicação para estes valores baixos. eu fiz estagio de 04/2011 ate 10/2012 = 18 meses, ninguem me ligou ate agora. e eu conheço um estagiario aqui da minha cidade que tbm recebeu bem pouco… Vamos aguardar!

  • Lethier diz: 12 de abril de 2013

    Concordo com a Deise, e acho que devemos seguir nos falando por aqui, pois é o único local que temos para trocarmos uma opnião. Está sendo depositado por ordem alfabética? Alguém pode confirmar isso?

  • deise diz: 12 de abril de 2013

    Lethier, conversei com uma ex colega do banco que é funcionaria, e parece ser por fim de contrato a forma de pgto. por isso acho que devera ser em mais que uma vez o pgto. pelo menos o meu estagio teve 3 renovações de contrato, portanto 3 fins de contrato…

  • Lethier diz: 12 de abril de 2013

    Humm, meio confuso isso né! Mas vamos aguardar! Pq receber mil reais que nem o colega acima recebeu, não dá nem a diferença de 2 meses de trabalho!

  • Daniel Vidal Reis diz: 13 de abril de 2013

    acho q estou entendendo o calculo, vou tentar explicar.

    eu recebi 1825,00, sai do banco dia 07/06/2011, e recebi o valor no dia 27/03/2013. como prescreve em dois anos eu tenho direito a receber de 27/03/2011 (dois anos anteriores a data do pagamento) a 07/06/2011 (dia q eu sai do banco).

    então tenho direito a receber 2 meses e um pouquinho, que fecha com os R$1825,00 que eu recebi.

    A grande sacanagem do banco é q eu teria q ter recebido desde 09/2010, mas eles n pagaram e como eu n sabia de nada e acho que quase nenhum estagiário sabia q tinha direito a receber, acabou prescrevendo quase que totalmente o direito a receber.

  • Letícia diz: 14 de abril de 2013

    Alguém sabe me informar qual era o valor do salário a partir de 09/2010? é 1200? É a partir dessa data que está valendo o reajuste parece
    O cálculo seria 1200 – 645 (bolsa-auxílio) = 555 x o nº de meses trabalhado?

  • Thiago diz: 14 de abril de 2013

    Daniel, acho difícil o cálculo ser da maneira que você disse pois se não eles esperariam até o fim do ano para fazer os pagamentos, o documento que o banco assinou com o MPT os obriga a calcular os valores a partir do instrumento dos bancários de 2010. Acredito em duas possibilidades, que devam estar pagando em parcelas ou que estejam calculando com base em valores e descontos que só eles sabem, pois é estranhos um valor tão irrisório já que o salários dos concursados desde 2010 já era mais que o dobro dos estagiários. Vou esperar contato e explicação do banco, do contrário é tentar contestar este cálculo com advogado.

  • Cristiano diz: 15 de abril de 2013

    Poiseh.. vamos aguardar.. mas enquanto isso vamos continuar postando as novas informações.. abraço

  • Lethier diz: 15 de abril de 2013

    Concordo com o Thiago, só nos resta aguardar o contato…caso contrário devemos tomar outras atitudes!

  • Willian Mendes diz: 15 de abril de 2013

    Fui estagiário de 10/2011 a 10/2012 em dezembro recebi 300 e poucos reais mas acredito que não seja esse valor pois fiquei 1 ano e era pra ser bem mais, e até agora não recebi nada também, só soube disso através de um amigo que me informou que recebeu 2000 reais e ficou quase 2 anos.

  • Thiago diz: 15 de abril de 2013

    Me ligaram pela manhã de um escritório de advocacia (já haviam me ligado outras vezes) oferecendo entrar contra o banco e que seria possível conseguir cerca de 5mil por semestre trabalhado, dessa vez perguntei sobre o TAC que o banco assinou e disseram que é apenas uma manobra que o banco fez junto ao MPT para pagar um valor bem a menor do real devido (o que se confirma pelo que vem sendo relatado por aqui). Como disse antes, vou seguir aguardando contato do banco mas já estou considerando entrar com a ação pois pagar só 15%/20% do que realmente devem não tem explicação. O estranho é o MPT compactuar com isso.

  • Nanda diz: 16 de abril de 2013

    Acho q temos q reclamar, entrar em contato com o Ministério do Trabalho, pois eles não podem pagar o valor q eles querem?! O Banco vai tentar ganhar de alguma forma e se as pessoas q ganharam 1000 e pouco, se contentarem com isso, vão fazer o q eles querem. Se a gente se calar, vai ser fácil pra eles!!!

  • Nanda diz: 16 de abril de 2013
  • deise diz: 16 de abril de 2013

    Estagiarios…. acabei de ligar no MPT, conversei com Fernando a respeito de como proceder perante tantas duvidas, ele orientou que nós estagiarios façamos uma PEDIÇÃO de como esta sendo calculado o valor, se realmente vai prescrever alguma data… pois o Fernando tbm me informou que o banrisul tem que passar uma relação do pgto ate 01/2014, mas o MPT não saberá o calculo que foi feito, então se o banrisul pagasse 100,00 por estagiario estaria correto, pois o pgto foi efetuado, não importa o valor… o MPT fica localizado na

    Rua Ramiro Barcelos, 104 – Bairro Floresta – Porto Alegre – RS
    Telefone: (51) 3284 3000
    Horário de atendimento ao público : 10:00 às 17:00 horas

    esta sim é a unica forma de esclarecermos estas duvidas.
    se é claro, o banrisul divulgar
    é um direito nosso…

  • Felipe Fuentefria diz: 17 de abril de 2013

    Prezados leitores, bom dia.
    Venho aqui tecer alguns comentários que são de suma importância sobre a matéria.

    Sou advogado e atuo com muitas centenas de processos sobre este caso, sendo que o Fuentefria & Costa Sardi Advogados é o pioneiro na representação dos estagiários para pleitearem os seus diretos na Justiça, por isso me sinto muito a vontade para explanar o que segue, vejamos:

    Esse TAC que foi firmado entre o Banrisul e o MPT possui uma série de problemas, dentre eles, e ao meu ver o mais grave, é que ele prevê o pagamento das indenizações de forma proporcional à 120 carga de horas trabalhadas e não em cima das 180 horas que é o previsto na Convenção Coletiva da Categoria, fato este que vai de encontro com a posição unânime dos julgados do nosso TRT4.

    Tanto a carga horária dos bancários quanto a dos estagiários é de 6 horas diárias/30 semanais/120 mensais, portanto não há de se fazer essas proporcionalidade.

    Disso extraímos o óbvio: esse Termos de Ajustamento de Conduta não é a maravilha que aparenta ser, muito pelo contrário, trata-se de mais uma grande sacanagem que o “Banco dos gaúchos” está fazendo com os seus estagiários e ex-estagiários.

    Vamos para um exemplo prático para facilitar a compreensão do caso:

    João recebia bolsa auxílio de R$ 645,66/mês, por 120hs trabalhadas/mês. A convenção coletiva dos bancários (vamos usar aqui a CCT de 2010) prevê que ele deveria receber R$ 1.250,00/120hs trabalhadas assim, temos uma diferença mensal de R$ 604,34 , valor este que vai variar para mais conforme cada nova convenção for surgindo (valor este que deve ser multiplicado pelos meses estagiados).

    Pela proposta da TAC temos o seguinte cálculo (absurdo):
    João recebia de bolsa auxílio R$ 645,66/mês, por 120hs trabalhadas/mês. A convenção coletiva dos bancários (vamos usar aqui a CCT de 2010) prevê que ele deveria receber R$ 1.250,00 por 120hs trabalhadas, assim, temos que fazer a seguinte equação: 1250/180(carga horária) x 120(jornada de trabalho) = 833,33-645,66= R$ 187,67.

    No fim das contas isso vai implicar em uma indenização 75% mais baixa do que o valor que conseguimos obter via judicial.

    Como conclusão vemos o que o banco não está sendo nada bonzinho com a proposta ofertada e está ‘achacando’ novamente o bolso dos estagiários.

    IMPORTANTE SALIENTAR que esse TAC não faz coisa julgada para para os estagiários que resolverem buscar a diferença pela via judicial, mesmo que o pagamento administrativo já tenha acontecido, ou seja, ninguém está obrigado a se sujeitar aos termos desse TAC, ainda mais levando-se em conta que o Termo é infinitamente menos benéfico para os beneficiários.

    Assim, a orientação que passamos para TODOS os interessados é de que busquem seus direitos pela via judicial para não serem novamente “enganados” pelo Banrisul.

    Façam contato com o FCS Advogados e solicitem a comparação dos cálculos, levando em conta o real período estagiado. Esclareçam todas as suas dúvidas, possuímos uma equipe treinada para lhes atender com muito prazer.

    Espalhem essa posição para todos os lesados afim de que possamos reivindicar o direito de todos da forma correta.

    Tenham todos um ótimo dia.

    Felipe Bopp Fuentefria – OAB/RS 73.348
    Sócio-Diretor – Grupo FCS Advogados

  • Lethier diz: 17 de abril de 2013

    Qual é a fonte do cálculo que você obteve Felipe?

  • Germano Santos Estowiski diz: 17 de abril de 2013

    Fiz meu processo com o FCS Advogados – http://www.fcsadvogados.adv.br / (51)3022-3939 (indicaçao de vários outroos colegas que tbm fizeram com eles) e correu tudo 100%, recebi os valores em fevereiro (11.238 reais). Que bom ver esses seus comentários aqui Dr. Felipe. Parabéns, Um abraço.

  • Felipe Fuentefria diz: 17 de abril de 2013

    Lethier, faça contato conosco através do telefone (51)3022-3939 ou mande um e-mail para contato@fcsadvogados.adv.br que esclarecemos todas as dúvidas com o maior prazer!

    Germano, ficamos feliz com a satisfação nos serviços. um abraço.

  • Rodrigo Ries diz: 17 de abril de 2013

    É anti-ético e muito triste ver um colega como Dr. Fuentefria prestar consulta pela internet, além da propaganda indevida e ilegal! OAB/RS e Tribunal de Ética fiquem atentos!

  • Francillene diz: 17 de abril de 2013

    como faço para pegar o meu dinheiro ninguem entrou em contato comigo ainda??
    Trabalhei de mar/2011 á mar/2012…

  • Felipe Fuentefria diz: 18 de abril de 2013

    Estimado Rodrigo Reis.
    Não trata-se “consulta pela internet”, como quer fazer crer em seu comentário. Fiz considerações de suma importância sobre o tema, vez que sou especialista na matéria e pioneiro nesse tipo de ação no Estado do RS. Aprofunde seus estudos e conhecimentos (principalmente no que tange ao Código de Ética e Disciplina da OAB). Preocupe-se em prestar, além de serviços particulares em seu escritório, outros que possam ajudar os interessados de forma geral, como estou fazendo aqui! Sou, por muitas vezes a vós dos que não tem mais forças para gritar! Repito: aos que tiverem interesse em esclarecer suas dúvidas, não hesitem e façam contato. Rodrigo Reis, tenha um ótimo dia e muito sucesso em seus processos, um forte abraço.

    Dr. Felipe Bopp Fuentefria.

  • Letícia diz: 18 de abril de 2013

    Gente, PARECE QUE VOCÊS NÃO SABEM LER. Tá escrito no TAC que o banco tem até 31 de dezembro pra pagar, ou seja, vai entrar em contato quando for a vez. Não entrem com ação por conta própria que além de ficarem com um processo no nome de vocês ainda terão que pagar uns 30% para o advogado que você contratou.

    Ta cheio de advogado escrevendo aqui como se fosse estagiário pra fazer propaganda indireta.

    Se o banco até o fim do ano não pagar tudo que deve corretamente podemos nos juntar e aí sim entrar com uma ação de vários ex-estagiários para reajustar sem precisar pagar porcentagem, tem um termo pra isso que não me recordo o nome. Como funciona isso??

    QUERO VER UM ADVOGADO ME AJUDAR COM O QUE ESCREVI NO ÚLTIMO PARÁGRAFO JÁ QUE ELES TEM UMA BOA VONTADE ENORME PRA AJUDAR E ESTÃO SEMPRE ESCREVENDO AQUI.

  • Felipe Fuentefria diz: 22 de abril de 2013

    Letícia, boa tarde.
    Existe, sim, a possibilidade de qualquer um de vocês mover o processo contra o Banrisul se este, por sua vez, não cumprir com o termo, isso é uma escolha de cada um (a ação pode ter um ou vários Autores). O único problema que todos devem ficar atentos é com a PRESCRIÇÃO DO DIREITO, que no caso em tela é bienal, ou seja, os ex-estagiários tem 2(dois) anos, contatos da saída do estágio, para entrar com a demanda na via judicial.
    Lembro que o valor que está sendo pago administrativamente pelo Banrisul é 80% menor que o valor que é efetivamente devido pelo banco. Mesmo que você já tenha recebido administrativamente pode cobrar a diferença que entender devida.
    Tenha uma boa semana.
    Felipe Fuentefria.

  • Cristiano diz: 24 de abril de 2013

    iai.. alguem mais recebeu alguma quantia do banco?

  • deise diz: 24 de abril de 2013

    nada ainda… no aguardo.

  • Lethier diz: 30 de abril de 2013

    Liguei para o RH em Porto Alegre, pra saber sobre a base de cálculo e sobre as datas de pagamento, souberam apenas me informar que quem saiu em 2012 irá receber até JUL/13. Se quizermos saber a base do cálculo, devemos ligar para 051 32152359.

  • Amanda Lopes Brum diz: 9 de maio de 2013

    Ola gostaria de saber,qdo vou receber o valor estipulado e como foi feito o calculo do reajuste. fiquei 1 ano e meio no banco.

  • Andreia Alves diz: 9 de maio de 2013

    Boa tarde,fui jovem aprendiz do banrisul de 2010 até 2011.Gostaria de saber se tenho direito?

  • Franciéli diz: 12 de maio de 2013

    Oi gente! pelo jeito se não fizermos nada o banco vai pagar essa merreca mesmo..o pessoal que já recebeu ta recebendo R$ 1.500,00 e pelo que li na TAC não seria esse o valor. Não tenho acesso a nenhum advogado, vi que nos comentários que alguns já se dispuseram. Então por favor Dr. Felipe faça por gentileza essa petição ao MPT para sabermos o calculo para que dai possamos realmente fazer alguma coisa concreta, com dados certos. Gente se alguém tiver acesso ao um Advogado tbm peça para dar mais agilidade nessa petição ao MPT, pois liguei pra lá e eles informaram que só com isso podem ver e arrumar isso pra gente. A grana é nossa não vamos ficar parados!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sadyane diz: 15 de maio de 2013

    Bom, eu trabalhei de abril de 2011 a agosto de 2012.. Ainda nao recebi nada, mas recebo varias ligações de advogados e uma me deixou bem intrigada. Uma moça me disse que eles nao iriam pagar o valor que realmente deveriam (como todos dizem) entao perguntei pra ela quanto que o banco iria me pagar, ela disse em torno de uns 5 mil e se eu entrasse com a ação seria 15 mil. Entao perguntei pra ela da onde ela havia tirado essas informaçoes, e pedi para que ela me mandasse por e-mail onde dizia isso, como ja imaginava nao recebi o tal e-mail e por telefone ficou me enrolando e dizendo um monte de besteira, que se eu esperasse ate o fim do ano ia acabar meu prazo. Dai quando disse pra ela que posso recorrer ate dois anos apos sair da empresa, ela ficou sem jeito e disse que gostaria que eu fosse ate o escritorio pra conversar, e olha pra minha cara de quem foi?
    Nao me interessa Tac, ou tudo isso que os advogados estao dizendo acima, QUERO FONTES QUE ME PROVEM, o valor que realmente iremos receber, até porque aqui nesta pagina mesmo, no inicio, la na materia nao diz nada de REDUÇÃO OU ACORDO DE VALORES, entao quem pode provar??? Onde nós buscamos esta informação?? Pois na minha agencia me informei com funcionarios que sao meus amigos e ninguem sabe dizer nada! Agradeço se alguem me retornar via e-mail. Obrigada

  • Sadyane diz: 15 de maio de 2013

    Segue meu e-mail: sady_s.f.n@hotmail.com.

  • Lethier Perchin diz: 15 de maio de 2013

    Sem mais enrolações, concordo plenamente com a Sadyane!!!

  • Francillene de Souza diz: 17 de maio de 2013

    Ontem liguei para este numero 32152359 e la eles me informaram que o banco nao entrara em contato, pq os interessados eramos nós….e q eles estao pagando em contas ativas ou ordem de pagamentoo…recebi a noticia de que eu receberia no primeiro lote que é no final de maiooo…mas nao podiam me dar o valor por telefone so se eu comparecesse no RH…Liguem nao custa nada e tenham em maos as matriculas do estagio…

  • Deise diz: 19 de maio de 2013

    Ao contrario de Francillene, eu liguei tbm no mesmo nº, fui bem atendida. me tiraram todas as duvidas que eu tinha, como:

    O calculo: 1519 /180 x 120 – 645,66 = 367,00
    Obs.: será pago o valor para quem estagiou algum mes a apartir de set/2010
    em set/2010 o salario dos bancarios era 1250
    em set/2011 – 1400,00
    e em set/2012 – 1519,00
    é um calculo mes a mes referente o salario em cada mes.

    outra duvida seria quando eu iria receber?
    o fim do meu estagio foi em out/2012, então vou receber ate set/2012 (um mes anterior da saida)

    fiz 18 meses de estagio e vou receber perto de 5000,000 (me passaram o valor por telefone)

    essas foram as informações passadas pra mim.

    eu fiz o calculo mes a mes e é mais ou menos isso.
    e o banrisul entrara em contato com cada estagiario.

    Claro, acho injusto, mas não temos muito o que fazer…

  • Francillene de Souza diz: 21 de maio de 2013

    Bom Deise nao falei que fui mal atendida…so falei q a moça que me atendeu aquele dia me disse o seguinte: nao entraremos em contato, os interessados sao os estagiarios!! o valor nao passamos por telefone…
    no resto achoo q fui bem clara.. acho q temos todos q se ajudar..muito obrigada por postar a base do calculoo, pq foi uma informaçao q nao me deram..e fiquei mto grata por vc postar para nós…

  • Guilherme Lopes diz: 28 de maio de 2013

    Boa tarde,

    fui estagiário do banco e minha dúvida é: EU PRECISO ACIONAR A JUSTIÇA PARA RECEBER OS MEUS RESPECTIVOS VALORES?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 28 de maio de 2013

    Guilherme, em princípio, não. Tu tens é que fazer contato com a tua antiga chefia para saber como proceder.

  • Kaiser Jacques diz: 28 de maio de 2013

    Boa tarde, trabalhei no banrisul como estagiário de Janeiro/2010 a Janeiro de 2012. Recebi hoje uma quantia de R$ 3.411,00. Ridículo o valor. A diferença entre a bolsa e o piso salarial daria muito mais. Alguem sabe de algo ai?? Abraço.

  • Julian diz: 30 de maio de 2013

    Bom, liguei anteontem para o número 0(51) 3215-2359, falei com um funcionário do banrisul, e o mesmo me informou que os estagiários que saíram em 2012 vão receber o valor no final de julho. Como todos sabem, alguns já receberam essa semana, terça-feira dia 28/05 um valor bem baixo, comparado com o que “achávamos” que iriamos receber.
    Estagiei de 21/02/2010 até 21/02/2012, e vou receber quase 4 mil.

    Peço que os que forem recebendo, se possível, postar a data do pagamento, o período de estágio e o valor que foi ressarcido, para termos uma base de quanto mais ou menos os próximos vão receber.
    Abraço

  • Rodrigo Azambuja Ries Guedes diz: 3 de junho de 2013

    As diferenças de bolsa-auxílio chegam muitas vezes a mais de R$ 14 mil reais!
    Procurem um advogado e tirem suas dúvidas!

  • Carlos diz: 3 de junho de 2013

    Pessoal

    Bom Dia, novamente venho por meio desta, esclarecer alguns pontos.

    Primeiramente as ações de contrato de estágio, prescrevem em dois anos, conforme já decidido pelo TST, contando a partir do término do contrato de estágio:

    RECURSO DE REVISTA. PRESCRIÇÃO BIENAL. CONTRATO DE ESTÁGIO. Tratando-se de contrato de estágio firmado entre as partes, a prescrição a ser aplicada é a prevista no artigo 7°, inciso XXIX, da CF, dada a natureza trabalhista do contrato. Mesmo adotando o entendimento expresso na Súmula n° 156 do TST, segundo a qual o prazo prescricional começa a fluir do último contrato, a ação está fulminada pela prescrição total já que o término do período de estágio se deu em 15/01/2010 e a presente ação somente foi ajuizada em 27/01/2012, mais de dois anos depois da extinção do contrato. Recurso de revista conhecido e provido. Processo: RR – 94-80.2012.5.04.0004 Data de Julgamento: 24/10/2012, Relator Ministro: Aloysio Corrêa da Veiga, 6ª Turma, Data de Publicação: DEJT 26/10/2012.

    Ao colega Felipe que afirma que o TRT é unanime nas decisões da proporção improcede. Veja-se

    Já que houve decisão acerca da matéria, apreciada pela Terceira Turma deste Colendo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RO n° 0000697-08.2012.5.04.0020, julgado em 10/04/2013), nos seguintes termos:

    ‘‘[...] incontroverso que o reclamante foi contratado para prestar serviços ao banco reclamado na condição de estagiário. Quanto à jornada do autor, o documento de fl. 66 verso, ajusta jornada diária de 6h, bem como 30 horas semanais, o que equivale a 120 horas mensais. Desta forma, entende-se devidas as diferenças de bolsa estágio pela aplicação do piso salarial previsto nas normas coletivas, observada a proporcionalidade da carga horária de 120 horas mensais. As normas coletivas dos bancários, aplicáveis ao autor, no caso, dispõem que o estagiário deve perceber valor equivalente ao salário de ingresso na proporção das horas de sua jornada de trabalho, fl.19, cláusula 2ª, § 1º. [...]’’

    Abraços

  • Carlos diz: 3 de junho de 2013

    Portanto pessoal,o cálculo deve ser realizado da seguinte maneira.

    Valor do salário do bancário, dividido por 180, o valor será correspondente a hora. Pega esse valor e multiplica por 120, o valor que der diminua de 645,66, esse será o valor da diferença.

    Ex. Setembro de 2010 a agosto de 2011 – R$ 1.250,00 : 180 horas = R$ 6,944 hora x 120 horas = R$ 833,28 – R$ 645,66 = (diferença de R$ 187,62).

    Lembrando que esse cálculo, é baseado conforme o TAC e decisões do TRT4º, que consideram carga horaria mensa de 120 horas, umas vez que o estagiário não detém o direito ao Repouso Remunerado.

    Atenciosamente.

  • Lethier diz: 25 de junho de 2013

    Nada de novidades?

  • Daniel fernandes diz: 5 de julho de 2013

    Oi queria saber se por exemplo eu trabalhei 1 ano e meio em 4 horas e os ultimos 6 meses eu trabalhei 6 horas eu tenho direito a receber equivalente ah so os 6 mesez ou os 2 periodos? Grato deste ja

  • Lucas diz: 12 de julho de 2013

    Lethier

    Bom dia, vc ainda necessita de esclarecimentos, caso queria, se vc puder me passar seu e-mail, posso tirar suas dúvidas.

    Atenciosamente!

  • kelly diz: 12 de julho de 2013

    Bom, recebi um valor de R$ 1.789,00 e isso foi no fim do mês de Maio, trabalhei de Julho de 2010 a Julho de 2012, com 2 anos de estágio.
    Então o valor por dois anos trabalhados será de R$ 1.789,00 ?
    Antes de receber o valor, advogados entraram em contato referente ao assunto, e dizendo que pelo tempo trabalhado, teria a direito a basicamente R$ 18.000,00 pra mais.
    Agora me resta saber, ou o banrisul esta pagando uma parte do valor para pagar até o fim do ano o restante, ou o valor é só o que recebi.
    Ou então os advogados estão informando absurdos valores para os estagiários colocarem o banco na justiça.

  • Melina diz: 13 de julho de 2013

    Recebi 2.880,00, comecei a trabalhar em fevereiro/10 e saí em novembro/2011.
    O banco não entrou em contato comigo, eu que tive que ir atrás (em julho) e fiquei sabendo que ja tinham depositado pra mim em maio.

  • Lethier diz: 13 de julho de 2013

    Agradeço a tua ajuda. Mas não preciso!

  • Lucas diz: 17 de julho de 2013

    Prezadas Kelly e Melina

    vcs tem direito a diferenças dos valores da bolsa auxílio, caso queiram mais esclarecimentos podem me passar seus e-mails, ou se quiserem me mandar um lucas_makki@hotmail.com

    Atenciosamente

    Lucas

  • Leonardo Pereira diz: 17 de julho de 2013

    Ola pessoal !!

    Uma ex colega minha recebeu o valor de 2,500 referente a 1 ano e 8 meses de contrato , contando de 2010 pra cá ( contrato de 6 h os nossos , tem que ver pois os de 4 h da menos ) … Eu liguei no Gestão de Pessoas em Porto Alegre como sai em maio de 2012 o pagamento sera agora no final de julho … liguem neste numero (51) 32151228 .. a mulher só não sabia me dizer o valor , mas calculo que vou receber em torno de 3 mil , pois fiz os dois anos de contrato ..

  • ana caroline candido tessaro diz: 18 de julho de 2013

    Oi.bom dia quero saber se eles vao pagar o mesmo valor ques os escrituarios recebem por mês para esse ajuste.Fui estagiaria em 2011 a 2012 1ano e meio..
    Obrigada

  • Indiara diz: 18 de julho de 2013

    Boa noite, recebi 2100,00. Falei com o advogado, o Banrisul só vai pagar 20% para cada estágiario, então quem quizer receber tudo que tem direito só entrando contra o banco.

  • Fernanda diz: 30 de julho de 2013

    Boa Tarde! Fui estagiária no Banrisul de NOV/2010 até NOV/2012. Me informei hoje com o RH do Banrisul de Porto Alegre, que estarei recebendo o valor no final de DEZ/2013, mas não me informaram os valores que estaria recebendo.

  • Paulo diz: 1 de agosto de 2013

    Prezada Fernanda,

    Como nossa amiga Indiara explicou, o Banco vai pagar, mas com valor abaixo do que você deveria receber, caso tenha uma dúvida pode me enviar um e-mail que explico melhor.

    paulynhoph@gmail.com

    Paulo.

  • Sadyane diz: 27 de setembro de 2013

    Gente me pagaram ontem 4.503,04. Fui estagiaria por 1 ano e 4 meses. Nem falaram nada fui ver minha conta tomei um susto. Mas mesmo assim vou entrar com processo, e estou procurando advogados. Se alguem tiver um BOM pra me indicar me manda um email.

    sady_s.f.n@hotmail.com

  • Deise diz: 2 de outubro de 2013

    Eu tambem recebi no dia 26/09 R$ 4859,33 – como ja esperava(em comentarios enteriores), trabalhei exatamente 1 ano e meio…

  • Natalia diz: 3 de outubro de 2013

    Boa tarde, também trabalhei no Banrisul por 1 ano e 9 meses. Queria ter certeza de que receberei o que é meu de direito, alguém sabe me informar onde posso obter essa informação?

  • daniele diz: 18 de outubro de 2013

    Boa tarde, eu fiquei sabendo que tinha esse valor através de advogados que me ligaram, ai liguei para Porto Alegre e me informaram que eu tinha R$1350,00 e que este valor estava disponivel desde março como ordem de pgto, fui ao banco, e me informaram que esta ordem tinha sido cancelado, pelo tempo que ficou la, porem tinha outra ordem com valor a menor de R$ 950,00, eles me disseram que iriam entrar em contato com a central para ver o prq de ter vindo a menor, passou uma semana e nada, ai liguei para o RH em POA de novo, e me informaram que tinham feito meu calculo errado, por isso tinha diminuido, no caso se eu tivesse tirado antes tinha recebido o maior, resumindo sai perdendo R$ 400,00, nesse brincadeira, trabalhei no banco de março de 2011 a fev de 2012, 10 meses. muito chateada.

  • Thiago diz: 25 de outubro de 2013

    Daniele, estranho esse valor, considerando o que todos vem recebendo e se você fazia estágio de 6h, acredito que devia ter recebido pelo menos 2 mil por esses 10 meses.

  • Ísis Pacheco diz: 16 de dezembro de 2013

    Boa Tarde, fui estagiaria neste periodo e ainda ninguem entrou em contato comigo, gostaria de alguma informação sobre onde devo ir para me informar a respeito! se alguem puder me ajudar agradeço!

  • Tiago Leal diz: 17 de janeiro de 2014

    Boa tarde.

    Fui estagiário do Banrisul de outubro de 2009 a outubro de 2011.

    Perdi o prazo para a ação judicial e não fui comunicado de meus direitos pelo banco, que tampouco me pagou o valor devido.

    Ainda resta alguma alternativa para o meu caso?

  • Fernanda diz: 20 de janeiro de 2014

    Pessoal, o prazo para pagamentos acabou, alguem sabe como ficou a situaçao? Recebi somente uma parte do valor ali por julho.

  • Darlene diz: 6 de fevereiro de 2014

    Ainda esperando o pagamento, algum advogado trabalhando na causa?

  • Carol diz: 8 de dezembro de 2014

    Todos nós faziamos as funções de funcionários. O certo era ganharmos não só essa diferença, mas tbm 13º/férias/FGTS…enfim, tudo o que os funcionários ganham, haja visto que a grande maioria dos estagiários fazem funções de funcionário…AUTO ATENDIMENTO, por exemplo…quem nunca??? O Banco quer é mão de obra barata!!! E não só o Banri, a CAIXA e o BB tbm!

Envie seu Comentário