Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dr. Trabalho: Desvio de função

21 de maio de 2013 257

O empregador pode contratar o empregado para uma determinada função, mas na prática o empregado exercerá outra função?

Resposta - Não, pois isso caracteriza desvio de função e não é permitido pela nossa legislação. Exemplificando: o empregado foi contratado para a função de ajudante de limpeza, para desempenhar as atividades de limpeza e de organização do local de trabalho, mas, na prática, ele realizada atividades de telefonista. Vale esclarecer que o desvio de função possui consequências. Dentre elas, se destacam:

- possibilidade de o empregado rescindir indiretamente o contrato de trabalho (rescisão indireta do contrato pelo empregado), isto é, é a justa causa dada pelo empregado ao empregador por não cumprir com as obrigações contratuais.

- pagamento de diferenças salariais, se a remuneração da função efetivamente exercida for maior que a da função contratada.

- equiparação salarial com empregados que exercem a mesma função.

Comentários (257)

  • Mayara Campos diz: 29 de junho de 2013

    olá bom dia… sou tecnica em enfermagem, mas na clinica onde trabalho tenho que além das funcoes de tec em enfermagem, tenho que exercer outras funcoes tais como:procurar prontuarios, digitar laudos, organizar consultorios de medicos, atender telefone e marcar consultas. Gostaria de saber se isso se caracteriza desvio de função e qual o procedimento a ser tomado.

  • maria da silva diz: 10 de julho de 2013

    olá tenho um amigo q é bombeiro civil em uma empresa,porém no local tem ambulatório com enfermeiro e socorrista e quando eles saem em remoção o bombeiro tem que ficar no ambulatório atendendo as pessoas,onde,não podemos porque nós só damos os primeiros socorros e não no intra hospitalar.Ele tem medo de perder o emprego e não fala nada, mais também tem medo de dar um problema maior.O q fazer?

  • valeria diz: 10 de julho de 2013

    FUI CONTRATADA POR UMA EMPRESA COMO OPERADORA DE CAIXA MAS ALEM DE OPERAR CAIXA TENHO Q AJUDAR EM OUTROS SETORES COMO COZINHA ,PADARIA,FAXINA E ALEM DISSO CUBRO FOLGA DE 3 A 4 VEZES POR SEMANA DE SUPERVISORES DE CAIXA QUANDO CUBRO FERIAS DELES RECEBO UMA DIFERENÇA SALARIAL MAS QUANDO CUBRO FOLGAS NAO RECEBO NADA. ISSO PODE SER CLASSIFICADO COMO DESVIO DE FUNÇAO E QUAIS SAO OS MEUS DIREITOS?

  • Ana Carla diz: 24 de julho de 2013

    Bom Dia! trabalhei em uma empresa por 1 ano, fui chamada pra ser supervisora de loja, e na carteira o patrao assinou como conferente. tenho 2 testemunhas. porém nada que conste em documentos. o que faço? devo recorrer?

  • Júlio diz: 31 de julho de 2013

    Sou auxiliar de logística, e na empresa que trabalho me mandam prensar os papelões e os plásticos da empresa operando uma máquina elétrica e hidráulica para reciclagem, tenho fotos e videos que provam isso, quando eu nego a ir, eles me dão advertência e suspensão por indisciplina e insubordinação por não obedecer ordens superiores, quero saber se é desvio de função.

  • Dionathan Marques diz: 3 de agosto de 2013

    Ola boa Noite. pedi conta em uma empresa onde atuava como Supervisor de expedição, porem lá eu tambem opera uma empilhadeira e uma ponte rolante para descarregar carretas, isso é considerado desvio de função? o que devo e posso fazer? Grato! Dionathan

  • silvio nascimento diz: 7 de agosto de 2013

    bom dia sou conferente de cargas e descarga mais na carteira e assinado como assistente administrativo 1 o que eu fasso.

  • denilton eliezer de faria diz: 11 de agosto de 2013

    bom dia sou atendente e qanho comissao de venda e na empresa q trabalho, me colocam em escala de pia,reclamei e falei q nao ia pois nao fazia parte da minha funcao veio o encarregado e me disse “Isso nao é desvio d funcao porque uma vez ou outra q vai pra pia ou recepçao nao é desvio so se colocassemos todos os dias” por favor me ajudem

  • André Martins diz: 12 de agosto de 2013

    Boa tarde
    A 3 anos e meio fui contratado na função de almoxarife e desde então sou comprador diariamente, contrato prestação de serviços, motorista, acompanho fornecedores, cotações contratações de fornecedores e tudo que um comprador faz. Almoxarife é uma função especifica, pode comprar?
    Gostaria se de saber se é desvio de função, pois pesquisa me informam que almoxarife faz funções especificas e podem comprar eventualmente não ausência de um comprador. Não recebo por esta função e exerço todos os dias.

  • Murilo Cesar Andrade Silva diz: 12 de agosto de 2013

    Boa tarde, fui contratado para assistente admistrativo só pq na empresa sou obrigado a limpar o chão e o banheiro isso e desvio de função.

  • eneida diz: 16 de agosto de 2013

    na empresa em que trabalho tem um funcionario que na CTPS tem a função de aux. administrativo, mas ele na realidade não exerce essa função, nunca exerceu. Ele trabalha como tecnico, ajudante de manutenção e refrigeração, inclusive viaja a serviço da empresa para executar essa tarefas. Isso é considerado desvio de função e quais consequencia legais pode acarretar para empresa?

  • Ana caroline Ferreira de Albuquerque diz: 21 de agosto de 2013

    Trabalhei em uma empresa como auxiliar administrativo durante 1 ano,e fazia as funções na área,mais também era caixa,recepcionista e fazia serviços de Copa e cozinha .
    Tais como: fazer café,reposição de matérias de fazina,e retiradas de lixo toda semana.
    E tudo isso gravida.
    Posso entrar com uma causa na justiça como desvio de função??

  • Antonio Cralos Araujo diz: 28 de agosto de 2013

    Olá meu nome é Antônio Carlos , trabalho em uma empresa como motorista de carro pequeno e esta empresa só me paga R$ 850,00 com os descontos cai para R$ 730,00 e as vês o dono da empresa me coloca para arrumar o deposito e ate mesmo fazer cabos de redes , agora eu pergunto isto é certo oque ele faz comigo, a as vez quando ele me liga pelo celular ele me trata mal e grita comigo, já falei com ele que funcionário não é lixo e nem escravo, não empresa não tem uniformes não tem crachá, é nem lanche ele dar para os funcionários, quando eu entrei na empresa ele me disse que eu teria 2 horas de almoço agora ele está me roubando 1 hora, já discuti varias vez com ele oque eu devo fazer.

  • Scharlene Gonçalves Alano diz: 29 de agosto de 2013

    Bom dia! Na empresa onde eu trabalho fui contratada na função de secretaria, porem tenho que fazer limpeza na fisioterapia e as vezes faxina na academia, puxar a lona da piscina todos os dias ate 4 vezes por dia,organizar banheiros , recolhimento de lixo de toda clinica e sendo que já trabalho a dois meses e a proprietária ainda não assinou a minha carteira, e outra a primeira semana ela não quis me pagar porquê falou que a outra secretaria que me chamou pra fazer um teste e não me pagou, o que eu posso fazer em relação a isso tudo? Quais leis forão infringidas?

  • fabiano garcia de carvalho diz: 29 de agosto de 2013

    Ola queria saber eu sou moto boy na empresa onde trabalho mas eles mandão eu ser motorista de carro tbem. mas fui contratado como moto boy. queria saber se isso e desfio de função?

  • manassés severino de barros diz: 6 de setembro de 2013

    na empresa que trabalho minha carteira es assinada como entregador, mas faça o a função de conferente, carregamento, descarregamento e motorista. o que tenho que fazer para regularizar minha situação perante a empresa? sim e não recebo horas extras inicio a jornada de trabalho as 05:20 sem horas de largar.

  • Juliane diz: 6 de setembro de 2013

    Aguardo urgentemente a resposta.Ola gostaria de saber assim trabalho em supermercado eu era operadora de caixa e depois de 4 meses fui passada pra repositora e ja fazem 2 anos e 6 meses que estou como repositora e dia 058\2013 o gerente me chamou dizendo que é pra eu voltar pro caixa.na minha carteira esta repositora porque fui promovida.passada de operadora de caixa para repositora..eles podem fazer isso,mesmo eu nao estando de acordo….e outra coisa eles nao dao uma copia do nosso contrato de trabalho..uma colega minha pediu e eles se recusaram a dar uma copia pra ela…Eles podem fazer isso tbem?minha irma disse que eles so podem me jogar de uma função para outra se eu fosse contratada para serviçoss gerais e nao para uma função especificas…eles falaram que isso nao é rebaixamento..so que segundo o que eu sei tem que ter uma concordancia em ambos.eu era do turno da tarde e na reposição meu horario era 7:30 as 16:45 de segunda a sexta e no sabado 07:30 as 18:30 com 2 horas de almoço…agora querem que eu volte pro turno da tarde.tenho estabilidade e acho que estao me forçando a pedir a conta.estou me sentindo prejudicada e punida.

  • Freidiana De Oliveira Moraes diz: 9 de setembro de 2013

    Boa tarde.

    Fui contratada para trabalhar em um empresa como recepcionista, depois recebi uma proposta para trabalhar no financeiro mas não reajustaram o meu salário e não registraram na minha carteira os dois meses que exerci como auxiliar financeiro. Porém não tenho nenhum documento físico que comprove isso mas tenho várias testemunhas, o que deve ser feito? Devo recorrer?

    Obrigada pela ajuda.

  • Thaís Gomes diz: 10 de setembro de 2013

    Bom dia,

    Atualmente trabalho para uma empresa, fui chamada para auxiliar comercial, em minha carteira de trabalho, fui registrada como VENDEDORE INTERNA JR, quando na verdade não vendo absolutamente nada! Dou suporte técnicos aos vendedores externos, rastreamento de mercadorias, entregas, colocação de pedidos no sistema, confecção de carteinhas, atendimento ao alicente, etc. Gostaria de saber, se posso recorrer e como fazer.
    No aguardo, Obrigada.

  • Cáren Cecília Baldo diz: 13 de setembro de 2013

    Caros leitores, estamos preparando uma reportagem especial para esclarecer as dúvidas de todos vocês sobre este tema. Aguardem e leiam o Diário Gaúcho!

  • tiago diz: 25 de setembro de 2013

    fui contratado como ajudante geral em uma obra, nos caso seria para ajudante de almoxarifado, exerço a função de assistente administrativo, tenho responsabilidades com equipamentos locados pela empresa, alimentação dos funcionários, levantamento e pedido de material, controle de custos, planilhas de medição, efetivo, controles em geral, faço contato com empresas prestadoras de serviço utilizando meu celular pós pago, e minha internet 3G para poder trabalhar, a empresa não me reembolsa esse valor pago por mim.
    Em determinadas ocasiões sou destinado a fazer trabalhos de outros funcionários, e estender meu horário de trabalho até às 00:00h. marcando essas horas extras em um cartão aparte do cartão de ponto oficial.

    Gostaria de saber quais são os meus direitos nesse caso, como e a quem posso recorrer.

    Grato.

  • MASTER diz: 27 de setembro de 2013

    Eu fui contratado para trabalhar como MANIPULADOR de remédio
    porem quando não ten nada para manipular por falta de matéria prima e outras coisas mais, me mandam eu ajudar pessoas em outro setor totalmente diferente do que eu fui contratado, do tipo carregar caminhão, trabalhar em embalagem de produtos, ate limpeza de outros setores,e não to querendo ir mais exercer tais funções, caso eu seja demitido por este motivo, gostaria de saber se eu entrar na justiça alegando DESVIO DE FUNÇÃO se eu ganho a causa

    Desde já agradeço a atenção.

  • Evandro diz: 1 de outubro de 2013

    Boa tarde,
    trabalho em uma loja como auxiliar administrativo, mas faço serviço de gerente, fico no caixa abro e fecho a loja, e sou responsável pelos funcionários, o dono da loja paga uma diferença a mais por fora, lembrando que este aumento ele não colocou nem como aumento na minha carteira de trabalho, e se caso eu pegar férias, me afastar por motivos médicos eu não recebo essa diferença que ele me paga.
    É considerado desvio de registro? o que devo fazer? trabalho nesta loja a 8 meses.

  • Raquel Castro diz: 2 de outubro de 2013

    Boa Tarde, trabalho a 1 ano e 3 meses como auxiliar de escritório mas assinaram minha carteira como Operadora de caixa, inclusive minha patroa pegou minha carteira e disse que iria mandar para o contador mudar a função, mas já tem mais de 2 meses. Quais são os meus direitos ?

  • elias cassemiro diz: 5 de outubro de 2013

    fui contrato de motorista de veiculos leves ,derijo microonubus,tenho direito a diferença de salario,faço tb banco ,correios,,manuseio de material contaminado com graxa e oleo que direito tenho ,ja que no meu contrato reza que a minha funçao e transportar pessoas.

  • MArcelo Palozi diz: 6 de outubro de 2013

    Boa tarde, gostaria de saber quais são os meus direitos, trabalhei por 15 anos interno, como encarregado de expedição, registrado em Carteira e esse ano fui surpreendido pelo meu patrão que a partir daquela data iria ser vendedor trabalhando externo, ele me deu uma kombi velha, e simplesmente disse para que eu abrisse uma linha de varejo. Estou muito desanimado, vejo assaltos diariamente nos comércios e não tenho motivação nenhuma para desempenhar tais atividades, pois não gosto de vender, sempre trabalhei interno e também sinto humilhado diante dos meus colegas de trabalho. Gostaria de saber quais os meus direitos. Estou extremamente infeliz já pensei em fazer um acordo e sair fora, mas tenho 16 anos de empresa e não gostaria de perder meus direitos. Me de uma luz, preciso de ajuda.

  • Elizabete Cristina diz: 10 de outubro de 2013

    sou operadora de caixa em um supermercado,mas não faço somente essa função,me colocam para repor mercadorias,ou para o horte frute do supermercado,isso quando não me manda para a padaria,gostaria de saber quais atitudes devo tomar pois fui contrata com op. de caixa e eles me poe pra fazer é de tudo.

  • Cáren Cecília Baldo diz: 11 de outubro de 2013

    Caros leitores, muitas das perguntas feitas aqui neste post estão respondidas no Espaço do Trabalhador de hoje! Confiram: http://wp.clicrbs.com.br/trabalhador/2013/10/11/direitos-trabalhistas-voce-esta-em-desvio-de-funcao/?topo=52,1,1,,186,e186.

  • antonio diz: 12 de outubro de 2013

    bem sou um atendente de loja e fui colocado pra exercer uma função de aux adm e na minha carteira tem atendente de loja mais tambem já me mandaram entregar Gás e outras coisas a mais como eu devo proceder?

  • sandro diz: 12 de outubro de 2013

    fui contratado para trabalhar como “faz tudu” dentre elas estao funções como , chapa,motorista entregador , conferente. mas o acordo foi receber uma salario na carteira para trabalhar como conferente . e mais R$ 400,00 para fazer entregas como motorista pagas pelo gerente, pagas paralelamente fora do contracheque ,mas sofri um acidente de trabalho “causado por negligencia do gerente”e quebrei o dedo e tive q ficar afastado e nao recebi os 400, intao resolvi que nao iria mais dirigir, ele pode me mandar embora por me recusar a dirigir ? sendo que em minha carteira minha função e conferente.

  • erica diz: 16 de outubro de 2013

    sou recepcionista numa academia na qual além de exercer a minha função de recepcionar ,apresentar a academia,atender telefonema,faço atividades internas,vou ao banco pagar contas,faço matriculas,exerço funçao do caixa,recebo pagamentos,fecho caixa,abro e fecho meu caixa,faço deposito de todo o dinheiro que entra do caixa no meu turno,até as 22 horas no caixa eletronico e depósito de muito dinheiro e sozinha que vou ao banco,e ganho 1salario ,isto é correto?

  • Luzia diz: 17 de outubro de 2013

    Olá!!
    Sou Auxiliar Adm em uma empresa de medicina do trabalho, mas sempre exerço função de recepcionista quando alguma colega falta, agora eles estão mandado eu ficar responsável por trabalhos da recepção, eu não estou suportando mais e também não quero pedir minha conta para não perder meus direitos, posso entrar com rescisão indireta???

  • luiz eureche diz: 17 de outubro de 2013

    trabalho em uma determinada empresa ,onde minha carteira de trabalho esta assinada como atendimento ao cliente (setor de crediario) tendo em visto que desempenho a funçao de caixa, provador,office boy, area de venda , crediario e estoque dando entrada de notas fiscais de valores muito altos e notas de saída, pedidos , controle de uniforme de funcionarios,toda uma responsabilidade pelo qual nao fiu contratado, e pedidos de ensumos
    Unico e exclusivamente porque me recusei a ludibriar o cliente fazendo embutidos na compra dos mesmos (ou seja enganar).

  • Walceir Malfer diz: 18 de outubro de 2013

    boa noite ,eu trabalho numa oficina mecanica ,to querendo saber se posso excutar a mesma tarefa que faço no trabalho, depois do horario do expediente e até aos sabados e domingo as vezes.No caso pegar serviços por conta propria ,excutar o serviço com minhas proprias ferramentas e minha mao de obra.

  • marcio diz: 22 de outubro de 2013

    ola boa tarde …sou vigia de uma empresa diurno e faço 12 horas trabalhada e descanço 36 horas agora vem a pergunta …meu resgistro e como vigia so que um dia do meu plantao na semana eu sou obrigado a exercer uma outra funçao que nao tem a ver com a minha de vigia e tambem seria 2 empresas com nomes quase difrentes eu sou resgistrado em uma delas so que tenho que ir nessa outra empresa que esta com outro nome …esta certo isso em fazer comigo …eu deixar meu local de trabalho uma guarita e ir para outra empresa fzer um serviço que nao tem nada ver com o meu registro … sem mais muito obrigado espero respostas

  • AMARAL diz: 24 de outubro de 2013

    fui contratado para ser tec manutenção num condonio residencial a 3 anos mais atualmente tenho feito reformas grandes como quebra , rebolco , colocar ladrinho etc… em piscina (16 metros x 9) e apartamento leiloado do condominio isto e desvio de função como negar este trabalho .

  • Élina dos Santos Pereira diz: 25 de outubro de 2013

    OLÁ, SOU RECEPCIONISTA DE UM SHOWROOM E NO FIM DO ANO A EMPRESA EM QUE TRABALHO OBRIGA OS FUNCIONÁRIOS A TRABALHAR DIRETAMENTE NA PARTE VAREJISTA, ISSO PODE ACONTECER?

  • Andréa diz: 28 de outubro de 2013

    Oi! trabalho em uma empresa onde sou contratada para auxiliar nas vendas, ou seja faço cadastro de possiveis clientes para o setor de vendas. ha algum tempo me deram a funçao de pré suporte e ganho 100,00 para desenvolver, e ha mais ou menos 4 meses me passaram mais uma funçao de atendende do telefone principal da empresa, ou seja um telefone que toca o dia todo e nao ganho nada por isso. Gostaria de saber se isso esta correto e se eu posso recorrer algum lugar e qual lugar? Desde ja Obrigada

  • Camila diz: 30 de outubro de 2013

    Olá, estou com uma duvida,
    eu fui aprendiz durante 2 anos em uma certa empresa, faltando 3 meses para meu contrato acabar entrei de licença maternidade, daí meu contrato acabou, minha licença ainda não tinha acabado, daí eles me contrataram somente para nao pagar aquelas multas por me demitir ainda com licença.
    Eu estava exercendo uma função de auxiliar admistrativo como assinado na minha carteira, a copeira saiu e me colocaram no lugar dela fazendo o mesmo serviço que ela fazia , lavando louça, entregando lanche para os ”chefes”, fazendo cafés,
    não me importo de fazer isso, o que me importo é que se eu fui aprendiz, obviamente eu queria estar em um ramo melhor na empresa, o que mais me dói, é quando eu vejo os aprendizes que foram contratados exerecendo as devidas funçoes de acordo com a carteira, e eu lavando louça, eu ainda só não saí por que tenho uma filha pra cuidar ,
    O que eu devo fazer. Por favor estou aguardando a resposta .

  • vera rodrigues diz: 31 de outubro de 2013

    O empregado abre ação trabalhista pedindo rescisão indireta por desvio de função e por não ter recebido a diferença de salário. Depois que a empresa soube do processo tirou as funções extras deixando só aquelas do contrato. O que ele deve fazer se durante o processo não quiser continuar trabalhando para a empresa?

  • Cláudia regina dos santos diz: 4 de novembro de 2013

    oi trabalho em hospital veterinário e sou obrigada a limpar fezes de bomba e não recebo o salario de insalubridade e não sei se vou receber o decimo terceiro salario de dezembro
    que devo fazer?

  • Renato diz: 5 de novembro de 2013

    Olá, fui contratado para ser Designer Gráfico e Imprimir Filmes em um impressora laser. Alguns dias depois me colocaram, para ser pré impressor (Fechar Arquivos e Imprimir Fotolitos), Receber, imprimir e enviar, pedidos e orçamentos por email, controlar pedidos em sites de outra empresa que terceirizamos, agora compraram uma máquina de impressão digital, também sou eu que opero, atendo clientes, telefone e cuido da manutenção dos computadores. Isso já faz 8 anos. O que devo fazer para que eu tenha ressarcido esse valor? Ou posso em último caso solicitar a rescisão do contrato de trabalho por justa causa.

  • Alexandre dantas diz: 5 de novembro de 2013

    Bom dia, sou bombeiro civil e trabalho em um shopping que qualquer coisa qnão tem quem fazer a administração fala pede pro bombeiro como isolamento patrimonial (elevdor ,escada rolante e externos para clientes não ultrapassarem e levo dois carinho de mão de um projeto de idosos e faço a rendição de almoço da enfermeira isso diariamente e faço trabalho de ajudante de manutenção levando materias para o deposito subo escada sem nenhuma proteção pra colocação de refletores entre outros minha empresa sabe e nada faz ,pra não perder o posto, e no shopping não podemos negar nada senão pedem o nosso regresso ! O q eu faço? Grato

  • Helton Luiz Maraes Bonfim diz: 5 de novembro de 2013

    Olá boa tarde!
    Trabalho em uma empresa de limpeza desde 17/10/2011 eu era porteiro mas no dia 01/02/2012 fui promovido a supervisor da area de limpeza… me explicaram o serviço e tudo no começo… mas além das atividades normais de um supervisor que é coordenar, fiscalizar a qualidade dos serviços, recolher folhas de ponto. tenho tambem que cubrir faltas nos postos isso mesmo itenho eu mesmo que fazer o trabalho no lugar de algum funcionario. tambem tenho que lavar calçadas no meu horario de expediente, fazer jardinagens, caixas dagua… além de tudo isso nos finais de semana tem que lavar carpetes nas agencias isso só se pode fazer na sexta a noite e sabado, ganho uma miseria de 50 reais por diaria, uma vergonha, diversas vezes tem que viajar para o interior para executar esses serviços.. ta uma vergonha esse trabalho, mas quais são as consequencias para essa e,mpresa que esta fazendo essas coiisas de errado?? o vc me aconselha??? preciso de um norte para tomar decisão?

  • José Eduardo da Silva diz: 6 de novembro de 2013

    Fiz cadastro no site do Grupo Pão de Açúcar e convidado para seleção no cargo de Fiscal de Loja… depois me disseram que era para o cargo de Atendente de Loja e quando fui assinar o contrato, após aprovado, estava para auxiliar de açougueiro. Recusei e me deram duas posições, aguardar novo contrato, que atrasaria a admissão ou aceitar e pedir para que a chefe da loja onde iria trabalhar fizesse uma movimentação para correção. No primeiro dia de trabalho, fiz conforme ordenado, infelizmente, 90 dias depois, tive o contrato quebrado pela empresa e nem minha carteira devolveram, no mesmo cargo inicial, auxiliar de açougueiro, o que fazer? Também não tive direito a assistência médica no período.

  • André Raposo diz: 6 de novembro de 2013

    Olá trabalho numa empresa de vigilância, e lá fazemos varias coisas diferentes como, segurança pessoal sem ter o curso, és Olga sem ter o curso, obs, nao armado, controle de acesso de pessoas, isso da desvio de funçao? Uq dvo fazer?

  • nicolas pavan diz: 6 de novembro de 2013

    fui contratado como aux. administrativo mas exerço a função de motoboy,recentemente sofri um acidente em razão desta função e desvio de função e gostaria de saber se tenho direito a indenização por acidente de trabalho e danos morais, e ou desvio de funçao e nao foi feita cat por parte da empresa

  • Emerson Calixto diz: 7 de novembro de 2013

    Trabalho em uma empresa REGISTRADO Assist. administrativo,e faço funções que não acho conduzente ao cargo ex: recepcionista,atendimento telefonico, vendas ativo e recepcitivo, vendas no balcão, informações sobre o que a empresa vende, reposição de matérias de banhiero,e retiradas de lixo toda semana, coletar emails para crecer o mailng de clientes da empresa, e nao ganho comissão de vendas.
    Posso entrar com uma causa na justiça como desvio de função??

  • bruno braga de moura diz: 11 de novembro de 2013

    Bom dia
    Minha esposa foi contratada com a funcao de aux. De compras em macae-rj, porem ela tem que assumir a responsabilidade de compradora, todos os documentos que ela assina ex: requisicao de materiais, importacoes ela assina como compradora.
    Ha alguns meses um funcionario de aracaju entrou na funcao como comprador recebendo o dobro que ela, sendo que ele ao sair de ferias minha esposa teve que assumir o servico de aracaju tambem.
    Agora o funcionario de aracaju foi remanejado para outro lugar e minha esposa agora esta sobrecarregada e exercendo funcao em 2 lugares ( macae- rj e aracaju), sem nenhum acrescimo salarial.
    Isso seria motivo de pedir rescisao indireta segundo o art 493 da clt?
    Como poderia proceder com a informacao acima?
    Obrigao

  • SAMUEL diz: 12 de novembro de 2013

    Bom dia .
    Fui contratado em uma determinada empresa para lavar panelas, porém minha carteira foi assinada como COPEIRO, hoje eu sou ESTOQUISTA e minha carteira continua como COPEIRO e meu contra cheque vem como AUXILIAR ADMINISTRATIVO, isso se caracteriza desvio de função?

  • Jean Carlos diz: 12 de novembro de 2013

    Trabalho numa empresa de Patinação no Gelo e minha carteira é assinada como atendente, sendo que realizo não só a função de atendente, mas também a de instrutor, ornamentador, responsável pela máquina que prepara o gelo(tendo, pelo menos uma vez na semana, que mudar meu horário de trabalho), e quando necessário trabalho como caixa. Quais são os meus direitos e o que devo fazer?

  • Leticia Oliveira diz: 12 de novembro de 2013

    Trabalho numa empresa na qual comecei como operadora de caixa, em menos de um mês fui promovida a supervisora da loja e além do meu serviço, desempenho também a função de gerenciamento da loja e quando falta algum caixa na loja eu tenho que substituir isso é desvio de função quais os meus direitos na empresa?

  • ERIVELTON diz: 13 de novembro de 2013

    Boa noite, minha carteira de trabalho está assinada como vendedor, mas além da função de vendas desempenho outras como: comprador, recepcionista de serviços para oficina, estoquista, garantista. Já trabalhei em outra concessionária de veiculo sei que deveria ter mais gente para desempenhar tais funções, mas ouve uma redução do quadro de funcionário e acabaram me obrigando a desempenhar todas estas funções e não recebo nada por isso, e começo a perceber que a minha saúde não está indo bem devido tanto stress. O que faço?

  • acleciane diz: 14 de novembro de 2013

    oi bom dia,na fabrica que eu trabalho foi contratada para custara é agora mim colocaram como engomadeira,gostaria de saber se eles podem fazer isso,eu sou costureira ñ engomadeira

  • janaina diz: 14 de novembro de 2013

    Boa noite,
    Tenho uma duvida,fui contratada como compradora em uma empresa,contudo por ter conhecimento em caixa,a atual gerente me deu uma ordem(palavras dela)para que eu fosse para o caixa do restaurante para cobrar,ao me recusar ela me aplicou uma advertência colocando como item (descumprimento de ordem) como devo proceder.

  • reinaldo diz: 19 de novembro de 2013

    fui contratado para ser ajudante mais com um mes foi de apontador e trabalhei dois meses fiquei doente e agora fui transferido para escritorio e faco o servico de apontador mais na minha carteira ficou de vigia quero colocar a empresa na justica trabalhado e estou estabilizado 1 ano

  • Hayssa diz: 25 de novembro de 2013

    sou assistente administrativa atuo na recepção dando suporte para os corretores na rua,só que querem me colocar para cobrir ferias do caixa.Se eu recusar o que pode acontecer se eu recusar.

  • wanderley soares diz: 26 de novembro de 2013

    Eu exerço a função de motorista mas quando não tem viagem ou coleta eles querem que eu ajude na produção isso e certo

  • Sandro silva diz: 1 de dezembro de 2013

    Boa noite. trabalho atualmente em um Banco X e provavelmente devo ser chamado para trabalhar no banco y devido concurso prestado. Não posso pedir contas agora, pois não tenho certeza disso. Falta pouco, apenas 38 pessoas. Pergunto como proceder, pois tenho receio de, quando chegar o momento de convocação, não quererem me dispensar sem justa causa, pois quero receber o que é meu de direito, sem retenção de FGTS e outros benefícios. O que devo fazer para sair bem? Porque acho que eles não irão querer dar conta. Posso discutir judicialmente e rever estes direitos, caso não queiram me dispensar? Tenho chances de reverter e sacar FGTS dentre outros benefícios?

    Obrigado.

  • isis diz: 4 de dezembro de 2013

    trabalhei em uma empresa e recebi uma promoção, mas, não atualizaram minha carteira de trabalho, vou perder tres anos nos quais desenvolvi essa nova função o que devo fazer?

  • Hugo Lima diz: 6 de dezembro de 2013

    Me chamo Hugo Lima;

    Trabalhei entre 2009 e 2013 eu era lotado como auxiliar de escritório recebendo R$: 730,00 na época. Quando foi em janeiro de 2010 eu passei a técnico de informatica, mais com o mesmo salario e função na certeira quando foi em abril de 2011 depois de muito reclamar aumentaram meu salario pra R$: 1.000,00 mais a função continuou como auxiliar. Quando foi em janeiro de 2012 recebi uma promoção e passei a auxiliar de escritório nível 3 com o salario de R$: 1.218,00, mais alem de serviços de escritório e de T.I passei tomar de conta do controle de patrimônio da empresa, controlar também o rastreamento das viaturas da empresa. E com isso a empresa me via como encarregado do setor de T.I sendo que qual quer encarregado dentro da empresa recebia um salario de R$: 1.900,00 e a empresa me dava atributos de encarregado mais não queria assumir que eu era encarregado justamente pra não ter que me pagar os R$: 1.900,00.
    E pra tentar amenizar a situação eles contrataram um rapaz pra ser meu auxiliar no setor e ele ele foi lotado como T.I ganhando R$: 1.075,00 e ele era subordinado a mim. Ai gostaria de saber onde ta o erro, quero saber se tenho direito de receber algo a mais ou anotação na carteira como devo proceder diante disso?
    Desde já agradeço.

  • Roberta diz: 6 de dezembro de 2013

    Oi fui contratada pra função atendente de restaurante.. na vaga garçonete.. na entrevista dizia organização do salão e atendimento ao cliente, mais me fazer lavar banheiros organizar e limpar bar ajudar na cozinha, e entraram em reforma 15 dias depois mandaram nos ficarmos em casa duas semanas.. e agora tão mandando nos cobrirmos hora fora do horário combinado e disponil para mim se ñ vão descontar do meu salário e carregar mesas e cadeiras muito pesadas ( serviço ao meu ver de homem) limpar vidros em frente de clientes. chamam nossa atenção na frente de todo mundo.. to me sentindo constrangida e começei a sentir dor no meu corpo devido ao esforço fisico.. quais são meus direitos??.. não pedi pra ficar em ksa e ñ tenho disponibilidade de horário. me ajude por favor!!

  • Emanuel Souza diz: 10 de dezembro de 2013

    Fui contratado como administrador de contrato e depois fui classificado como analista de contrato. mas desde quando entrei exerci varias funções como auxiliar no carregamento de caminhão e de motorista, carro pequeno, quando tinha que fazer alguma coisa da rua para meu departamento, porém numa dessas saídas eu sobre uma acidente gravíssimo de carroXPoste dando perca total no carro e o poste caiu. Pergunto neste casso ocorre desvio de função?

  • HELIO GOMES diz: 11 de dezembro de 2013

    OLA, EU TRABALHEI 2 ANOS E 18 DIA EM UMA EMPRESA, COMO AUXILIAR DE PORTARIA, MAIS FAZIA SERVIÇO DE VIGILANTE, COMO DEVO PROCEDER DIANTE DESSE ASSUNTO.

  • Matheus Chiachio diz: 17 de dezembro de 2013

    Boa tarde, sou registrado como auxiliar de escritorio, mas sempre exerci a função de motorista, levo e busco pedreiros e diaristas, compro tintas e carrego entulhos, mal fico no meu local de trabalho. Tenho documentos das lojas que compro os materias, tenho ligações gravadas do meu patrão exaltado e mal humorado mandando fazer algo e até mesmo me chamando de imcopetente.! Isso acarreta desvio de função.? Eu poderia pedir justa causa por parte do empregador.? Qual procedimento a ser tomado.? Obrigado Matheus

  • thiago rabelo diz: 24 de dezembro de 2013

    Ola, fui contratado para o carga de supervisor de conferencia na empresa onde trabalho e agora querem me colocar para carregamento de caminhoes. Isso é desvio de função? e o q devo fazer!!

  • kaio dolglas roduigues da silva diz: 2 de janeiro de 2014

    boa tarde!queria tirar minha duvida porque minha carteira esta assinada como balconista. mais eu limpo, entrego panfletos, levo a filha do meu patrão a escola, as vezes eu penso que sou uma baba , panfleteiro , e já estou achando que meu patrão esta muito folgado !! o que eu faco ou quais são os meus direitos ?? e sou de menor tenho so 16 anos!! me ajude!!

  • lima diz: 3 de janeiro de 2014

    Fui contratada como auxiliar de escritório mas sou recepcionistas esta certo

  • Daniere souza diz: 11 de janeiro de 2014

    Fui contratada por uma empresa pra trabalhar no baucão de atendimento, assinaram minha carteira como assistente de vendas e recentemente estipularão uma meta em pra ser batida, como não foi atingida me deram uma advertência escrita pra que eu assinasse sinalizando de que se a meta não fosse cumprida receberia outras advertência resultando em uma justa causa.
    assinei por receio de perder o emprego mais não achei justo nem correto pois sempre fui muito dedicada ao meu trabalho.
    esse motivo pode realmente ser tratado dessa forma?
    existe uma lei que assista caso isso venha acontecer?

  • Jorge diz: 11 de janeiro de 2014

    Fui contratado com Inspetor de Alunos em um Colégio Tradicional na Zona Sul do RJ, e no Período de Férias nós ficamos ao cargo da Administração do Colégio em vez de estarmos a serviço do Acadêmico, pois prestamos serviços aos Professores e Alunos e a Administração fala que somos Administrativos emprestados ao Acadêmico e com isso fica uma guerra de poderes e nós em meio ao fogo cruzado, pois bem eles (ADMINISTRATIVO) no periodo de férias fazem funcionários (como Inspetores, Auxiliares de Almoxarifado, Atendente de Copiadora) entre outros fazerem outras funções como Pintar o Colégio todo, pegar pesos carregando materias pesados para cima e para baixo, pintar mesas e cadeiras, muro do Colégio entre outros e isso sem alteração no salário. e com isso muitos já tiveram problemas como respiratórios, coluna etc … esses desvios de funções não são corretos pois no Contrato fala Claramente que o empregado trabalhará na Função de Inspetor de Alunos e as funções que vierem a ser objeto de ordens Verbais segundo as necessidades e que sejam compatíveis com suas atribuições … mais só que Pintura, Carregar moveis para mudanças e limpeza do Estabelecimento não esta no script até pq fui contratado para uma função (Inspetor de Alunos) e não Pintor entre outras … isso é correto?? posso brigar e recorrer pelos direitos?? isso é desvio total de função.

  • Alessandro lima diz: 12 de janeiro de 2014

    sou vigilante e já faz 2 (dois) anos que exerço a função de motorista. isso pode ser desvio de função?

  • rosangela ferreira da costa diz: 13 de janeiro de 2014

    Ola ,fui contratada na carteira como auxiliar administrativo e na verdade estava fazendo marmitas,na promessa que a outra secretária seria admitida e eu ocuparia sua função. Por fim fui mandada embora antes de vencer o contrato,. quero saber quais são meus direitos,já que tenho curso superior de administração.

  • Maria Goreti Mendes Costa diz: 14 de janeiro de 2014

    Trabalho, numa em recepção à quase 9 anos, mas com contrato desde 2006 e nesse contrato diz que iria exercer funções de rececionista, agora eles querem fazer polivalência dizem que o podem fazer durante 6 meses, pois nós somos duas rececionistas e querem que nós troquemos de lugar com a empregada de limpeza durante um mês ela vai para a receção, com a minha outra colega e eu vou para a limpeza, depois vai a minha colega no mês seguinte para a limpeza e ficamos nós as duas na receção, e assim sossesivamente. eles podem o fazer? estou preocupada.

  • jonatas bomfim pereira diz: 15 de janeiro de 2014

    Bom dia!!! Trabalhei em uma empresa de logistica e fui
    contratado exerce a função de Aux.de armazenagem,porem
    me colocaram para exerce a função de conferente e não
    estava rebendo o salario de conferente mas sim de aux.de armazenagem.
    O que devo fazer.
    Obrigado!!!

  • Robison diz: 15 de janeiro de 2014

    Queria tirar umas duvida relação a função e diretos.

    Atualmente exercia a função de expedição e parte documentação administrativa, hoje supervisor passou para outra função onde expliquei não tinha interesse mesmo assim o supervisor foi redutivo estou contra a minha vontade ele pode fazer isto???

    Tem alguma lei?? Sabe orientar como agir nesta situação

  • Cláudio Gonçalves diz: 15 de janeiro de 2014

    Boa noite , eu trabalho em um restaurante na zona sul do Rio de Janeiro no bairro de Botafogo tenho como função em carteira como Auxiliar de Serviços Gerais então eu trabalho na Copa do restaurante , ajudo na cozinha por falta de funcionario me escalaram agora para fazer serviço de limpeza no banheiro dos funcionários eu queria saber se com essa nova tarefa eu tambem tenho direito a adicional insalubridade , pois vou estar em contato com fezes , urinas e cloro ? O que eu devo fazer!!!!

  • Mille diz: 16 de janeiro de 2014

    Eu fui contratada para trabalhar como balconista dia 12-12-2013 e fui demitida dia 14-01-2014 , eu ainda estava em experiência q era de trinta dia , segundo meu ex patrão .
    Ele dice q ia assinar minha carteira e ñ assinou .
    Ele sempre ficava descontando os problemas dele em cima de mim.
    E além de eu trabalhar no balcão da Padaria , ainda tinha que ser copeira , chapeira ,garçonete e tinha q carregar caixas de cerveja e coca ks .
    Coisa q ñ eram minhas funções .
    Ele ñ me pagou ainda e me mandou embora Pq eu o cobrei.
    Gostaria de saber quais são meus direitos.

  • joao carlos de oliveira diz: 21 de janeiro de 2014

    olá meu nome e raafel oliveira eu estou trabalhando n solomoveterras serviços e contruçoes estou nviando este email porque nõ aguentamos mais estmao snedo lesados pla firma falta nossas contas diritinhos noso aviso previo seguro desempregado fgts pis eles não querm pagar nossos direitos trabalhistas direitinhos comemos comiga fria gelada nõ temos cafe da manha falta luva botas ropuas e uma vergonha estou falando em nome d tods os pedreiros e serventes da obra a obra esta situada entre mari e sapé os alojamentos do canal da integraçao canal da rdençao do rio sao francisco peço a voce que envie este email para as autoridadeso ministerio do trabalho para as radios e as tvs brasileiras pois não ageuntamos mais estamos sendo vigiados 24 horas por dia e se pdimos para sair perderemos nossos direitos e isso que temos medo o nome do dono da irmr ma e senhor adalberto o mester e pedro e apontador e cicero

  • Cáren Cecília Baldo diz: 22 de janeiro de 2014

    Kaio, tua situação está realmente complicada. Com 16 anos, só poderias estar empregado como aprendiz… Podes procurar, acompanhado pelos teus pais, o Ministério Público do Trabalho (ou Delegacia do Trabalho) da tua cidade.

  • jaqueline fernandes diz: 23 de janeiro de 2014

    ola faz 5 meses que trabalho como atendente mas opero caixa jogo lixo passo esfregão limpo vidro e agora querem que eu seja recreadora porque na loja tem area infantil e eu não quero mas meu gerente min falou se eu não quiser vou tomar punição sou obrigada ou não

  • rafael diz: 23 de janeiro de 2014

    Oi preciso de ajuda
    Trab de porteiro en hora de trab o funcionário entro no meu setor e subitraiu o meu cell e que rol o ADM não se responsabilizo oque fazer

  • Izabel Pacheco diz: 23 de janeiro de 2014

    Boa noite
    trabalho em uma empresa onde tem uma escala de cafe e limpeza do bambeiro, sou auxiliar de producao o fato de fazer o fazer 5 vez por mes e lavar o bambeiro de 2 em 2 meses isso eh desvio de funcao ?

  • gilson diz: 24 de janeiro de 2014

    fui contratado como auxiliar de apoio pedagógico mas fiquei exercendo a função de professor, com carga horária dobrada e salário equivalente a 50% dos outros professores. o que posso fazer perante a lei?

  • karine ritta bitencourt diz: 26 de janeiro de 2014

    Boa noite,no meu trabalho exerço funções que não são as que fui contratada,e no meu contrato de trabalho diz serviços gerais e sou vendedora,mas na minha carteira diz vendedora,é certo isso?obrigada desde já

  • regis diz: 26 de janeiro de 2014

    Olá, gostaria que mi esclarecesse uma duvida. Sou concursado como agente de endemias, so q eu tambem exerço a função de motorista,fazendo o trabalho de endemias e motorista simultâneamente. Eu recebo uma gratificação de desempenho no valor de 30% em cima de meu salário de agente de endemias, por desenpenhar mais uma função.
    Gostaria de saber se isto e desviu de função? Ou esta gratificação eh susta?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 27 de janeiro de 2014

    Regis, aparentemente, a empresa está sendo correta contigo, pois te paga a mais por outra função que exerces.

  • Cleyton diz: 28 de janeiro de 2014

    Olá,a empresa onde eu trabalho me contratou para fazer limpeza e recuperação de faixadas,tenho que pintar,lixar,entre outras coisas e ainda trabalho em altura,mas a empresa assinou minha carteira como auxiliar de serviços gerais,mais la tem pintor,pedreiro e encarregado de obra e eu faço o mesmo serviço que os profissionais fazem e ganho 810,00 na carteira +30% de periculosidade esta certo isso ?

  • Cláudia diz: 29 de janeiro de 2014

    Olá, estou fichada em uma empresa como apontadora, mas me formei como técnica de segurança do trabalho e a empresa quer mudar em minha carteira a minha profissão para técnica em segurança do trabalho. Para isso ela deve dar baixa no meu cargo de apontadora e acertar décimo terceiro e férias proporcionais comigo??

  • evelyn diz: 30 de janeiro de 2014

    Olá, gostaria de saber… Sou contratada como recepcionista em carteira, mais na verdade faço a função de aux. administrativo, pois só fica eu e minha chefe no escritório, mas até ai tudo bem… só que eu tenho que limpar o escritório, se eu não faço isso fica um nojo e ela nem liga, não compra coisas pra limpeza, fico com raiva porque não consigo trabalhar na sujeira né, dai sou obrigada a limpar, trouxe até luvas de casa, para não pegar nessa nojeira, até banheiro tenho que ficar limpando.. o que eu posso fazer ?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 30 de janeiro de 2014

    O melhor caminho, Evelyn, seria conversares com a tua chefe para tentar ajustar essa questão da limpeza. Veja bem: pelo que entendi, ela não está te obrigando a limpar, então, teoricamente, estás executando esse tipo de tarefa por tua conta. Por isso, acredito que uma boa conversa seria o primeiro passo para tentar resolver o problema.

  • juliano diz: 30 de janeiro de 2014

    Ola doutor passei no concurso da prefeitura municipal cargo motorista categoria D, pra trabalhar na UPA.mas estou trabalhando no postão e nao na UPA,
    sou motorista so que tenho que entregar documentos em toda cidade, dos postos e da prefeitura
    pegar pacientes no hospital regional e nos postos e em casa de carro pequeno e ambulancia e levar os pacientes ate outras cidades de carro pequeno e ambulancia levar internar e altas de maca, cadeira de rodas e tudo mais
    e pegar remedios e produto de limpeza no almoxerifado e entregar em todos os postinhos ou seja 9 postos.
    tenho que recolhe o lixo hospitalar dos postos todos e levar no postao pro caminha do lixo vir pegar.
    eu ganhava 30% de insalubridade passados 6 meses eles baixaram pra 20% sem falar nada pra mim nem vir nenhum perito.
    minha duvida é a seguinte eles pode me obrigar a exercer todas essas funcoes.
    qual seria o percentual correto que eu deveria receber de insalubridade
    posso nao querer recolher o lixo ou sou obrigado

  • crsitiano castro freitas diz: 31 de janeiro de 2014

    olá bom dia… sou técnico em enfermagem e trabalho na assistência plantão de 12h, estou na clinica a 9 anos me pediram para ficar como secretario do posto de enfermagem 6 horas 2º a sábado mas não tiver aumento de salário,pois essa função existia no neste local quero saber se salário e diferenciado estou a 1 ano fazendo esta função entrei de ferias e me voltaram para assistência se eu saber fui argumentar me disseram que eles podiam me remaneja para qualquer setor desde estava no meu contrato fosse técnico de enfermagem,queria saber se e diviso de função e se ganho rescisão indireta?aguardo resposta?

  • raquel diz: 2 de fevereiro de 2014

    Boa Tarde, meu nome é raquel sou registrada como balconista mas nao exerço essa funçao apenas quando minha surpervisora vai almoçar durante uma hora, fico no caixa mas nas demais horas meu trabalho é de ser vendedora tenho metas para bater e tudo mais que uma vendora faz isso pode ser desvio de funçao?

  • katiucia carneiro diz: 5 de fevereiro de 2014

    Boa tarde,sou registrada como caixa mas faço outras funções,cuido da conferencia de cartões de credito de 16 lojas,faço limpeza do escritório e cuido dos relatórios da ADAB.
    Está certo isso?

  • André Luiz diz: 6 de fevereiro de 2014

    Amigo tenho uma duvida eu trabalho em determinada empresa a onde fui contratado como auxiliar de almoxarifado a onde minha função la é separar pedidos, movimentar os pedidos, organizar setor, etiquetar, e contagem, e existe uma tercerizada no qual eles descarrega e carrega as carretas… bom o problema é que o contrato dessa terceirizada acabou e a empresa nao renovou e quer que os auxiliares de almoxarifado faça alem da função para qual fomos contratados, que tbm descarrgue e carregue as carretas isso sem ganhar nada a mais por isso e nem insalubridade que os terceiros ganhavam bom gostaria de saber sua opnião se é certo isso e o que podemos fazer quanto a isso… se poder ajudar pode me responder por email desde já agradeço.

  • Bárbara diz: 7 de fevereiro de 2014

    Olá,gostaria de saber sobre a seguinte duvida…trabalho em uma empresa onde exerço a função de atendente de posto de conveniência mas porém tenho que tirar os lixos,passar pano no banheiro,abastecer a loja,atender na padaria,lavar louça,entregar pedidos na mesa,varrer a loja e passar pano no chão…pelo pouco que entendo de lei acho que isso é desvio de função,correto???
    Gostaria que esclarecesse minha dúvida por favor!!!!!!

    Grata!!!

  • Patricia Aparecida Ferreira diz: 9 de fevereiro de 2014

    Bom Dia !
    Trabalho em uma empresa a 3 anos fui contratada com porteira mas exercia a função de recepcionista , mas não recebia pela função, em novembro efetivarão o posto .
    Gostaria de saber se o decimo terceiro já teria que vim no salario de classe e também as férias . Aguardo a resposta .

  • Bruno Castro diz: 11 de fevereiro de 2014

    Olá, bom dia!
    Fui contratado pra ser Estoquista, mas sou um severino da vida faço tudo, e ainda mais recentemente o patrão ganhou um cachorro e agora o cachorro caga todas as noites no meu almoxarifado e o dono não limpa mais como eu não gosto de sujeira e fedo eu limpo pra poder liberar os material pra os técnicos, todas as amanha eu limpo forçado e trabalho muito pra ganhar pouco e eu tenho a certeza pra quem trabalha em estoque não ganha apenas R$ 688, acho muito pouco pra quem trabalha de segunda a sábado é complicado, e também trabalho com sistema, e é um absurdo uma empresa ter apenas 1 Estoquista, e quando eu tenho que procurar equipamentos tipo é uma prestadora de serviços da ClaroTv e ai quando chega mês de reversa tenho que procurar praticamente 300 equipamentos e seus terminais ou seja a numeração de cada um, fico sozinho no quarto com muitos fungos e mofo e nenhum dos dois patrão que tenho não toma uma atitude com arriscando minha saúde e não tem muito espaço no almoxarifado que trabalho é muita coisa pra mim só, preciso de uma orientação de vcs, quero procurar meus direitos colocar eles na justiça e quero ganhar remuneração boa pra eles aprender a dá valor aos profissionais que eles tem dentro da empresa, trabalhador de primeira viagem e ainda só muito besta porque eu ainda não sei meus direitos como trabalhador as vezes faço hora extra e eles não me pagam que pagar em horas mais nunca utiliza o banco de horas isso nunca funcionou comigo ? Preciso saber o que devo fazer por favor me mandem um E-mail com urgência.
    Grato, Bruno Castro!

  • Sônia Mascarenhas diz: 21 de fevereiro de 2014

    Gostaria de saber se eu estou tendo desvio de função quando minha carteira de trabalho é assinada como auxiliar de escritório e faço limpeza no escritório usando produtos químicos? o que eu devo fazer?

  • jose lopes diz: 22 de fevereiro de 2014

    meu nome e jose Lopes trabalho no período de 16:00 a 22:00 segunda a sexta sou conferente de cargas!!!só que no sábado tenho que pegar serviço 06:00 da manha gostaria de saber se isso esta certo perante a lei!!!

  • Paulo Henrique diz: 22 de fevereiro de 2014

    Olá..

    A aproximadamente estou registrado com a função de COMPRADOR, mas nesses três anos alem de servir como comprador ainda sou reponsavel por uma equipe de 4 pessoas e ainda faço o a função de almoxarife, gostaria de saber se realmente existe um acumulo de função nessa sitiação ou um COMPRADOR realmente tem que responder como encarregado e prastar serviços de diariamente de almoxarife. vale lembra que não ganhei nenhum bonus ou acrescimo a mais para exercer essas funções adicional.

  • milton cardoso trindade diz: 24 de fevereiro de 2014

    trabalho a oito anos como vigia a noite, agora vao me passar para o dia ,na carteira consta como vigia, e de dia sera como porteiro, pode fazer esta troca? vou receber menos que o salario da noite. tem que dar baixa na carteira para nova função? ou não precisa? obrigado.

  • Cáren Cecília Baldo diz: 24 de fevereiro de 2014

    Milton, teoricamente tu não podes ser “rebaixado” de salário. A não ser que, na conta, estejam adicionais noturnos, aí tu não vais mais recebê-los por não trabalhares mais à noite. É o caso?

  • tatiane diz: 25 de fevereiro de 2014

    Boa noite !
    na minha carteira estou contratada como balconista em um deposito de material de construção mais minhas colegas e eu somos obrigadas a limpar toda a loja incluindo o estoque,temos tambem que repor mercadorias
    estou gravida e já nao quero mais me submeter a esse tipo de esforço mais fico sem jeito de deixar so as meninas fazerem tudo sozinhas.
    obs: nao recebo nada a mais por esse serviço alem de ” patadas” dos patroes… O QUE FAÇO?

  • larissa diz: 27 de fevereiro de 2014

    sou auxiliar administrativo, mas faço vendas e serviço de ofice boy, é considerado desvio de função, não ganho comissão pelas vendas.

  • Eden de matos diz: 27 de fevereiro de 2014

    bom trabalhava em uma empresa como auxiliar de expedição, recebi uma proposta pra mudar de função ser auxiliar administrativo com a promessa de aumento de salario fiquei 2 anos nesse setor e aumento nada, oque devo fazer? sendo que no final de mes nesse setor todos que la trabalhavam nesse deveriam ficar ate altas horas da noite pra fazer o fechamento,todos recebiam como auxiliar administrativo só eu q recebia como auxilar de expedição fazendo o mesmo trabalho.

  • Cristiane Araujo diz: 27 de fevereiro de 2014

    Fui contrada como operadora de caixa ai depois de 3 anos mudaram minha funçao de operadora de caixa para auxiliar adminstrativo no contracheque mais continuo trabalhando como caixa so que tiraram minha Quebra de caixa e querem que eu fique responsavel por outro setor ganhando menos que a responsavel que é a auxiliar admistrativo. isso é desvio ou acumulo de função?

  • sheila passilongo diz: 28 de fevereiro de 2014

    Bom dia,
    Sofri acidente automobilistico indo para o trabalho, foi aberto CAT, e recebi como auxílio acidentário pelo INSS durante 17 meses, retorno as funções com restrições, não podendo exercer função na qual fui contratada. Qual a posição da empresa nesta situação? Ela tem por obrigação arrumar uma colocação na empresa, pela estabilidade de 12 meses que tenho? Apartir do momento que retorno, mesmo a empresa demorando para fazer esta recolocação tenho direito a receber o pagamento?
    Att,
    Sheila Passilongo

  • Sibelly Silva Marreiro diz: 1 de março de 2014

    Boa Noite, sou contratada como assistente administrativo 4, porém sou responsável pelo faturamento da empresa, supervisiono a equipe de faturamento, pela parte de tributação na fonte, emissão das notas fiscais e por varias vezes a diretoria fala que vou a coordenadora do faturamento porem na minha carteira esta assistente administrativo, isso caracteriza desvio de função? pretendo dar entrada na rescisão indireta.

  • dave diz: 1 de março de 2014

    eu agente de combate as endemias e gostaria de saber se eu sou obrigado a aceitar supervisão e ordens de ou agente de combate as endemias. na lei 11350 diz: Art. 4o O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado. ou seja, não cabe um ace mandar em outo ace. gostaria de saber o que devo fazer para não receber ordens de um outro ace? lembrado q já fiz uma denuncia ao MPT, mas de dada adiantou.

  • alan santana diz: 3 de março de 2014

    ola. trabalho numa empresa de alimentaçao em um shopping e la todos são registrado como atendete! porem quando fui fazer entrevista nao me informaram isto. disseram qual seria minha funçao e quando peguei minha carteira me surpriendi com outra a qual nao tem nada a ver. isso é correto? o que devo fazer?

  • Bruno Joao Girardi diz: 4 de março de 2014

    Olá,

    Atualmente, exerço função como Assistente Administrativo em um Hospital. No cargo que opero, tenho que lidar com notas fiscais e demais atividades administrativas para um departamento. Neste departamento, existe um setor dentre vários setores chamado de Engenharia Clínica, onde neste setor tenho que dar suporte embalando equipamentos em caixas, além de solicitar nota fiscal de remessa para conserto e controlar a saída do material até o seu retorno devidamente conserto. Além disso, existe um setor no hospital chamado de Centro de Material e Esterilização (CME), onde o setor de Engenharia Clínica lida com as questões de instrumentais cirúrgicos para manutenção, e que estes instrumentais também vão para conserto externo onde EU tenho que BUSCAR o material na CME apenas emplastificados, tendo EU que levar até o setor de Engenharia Clínica, embalar (sabendo que há materiais pontiagudos e também com mancha de sangue) e enviar para fora. Isso é caso de insalubridade ou periculosidade? Estou achando isto um ABSURDO.

    Aguardo vossa resposta
    Obrigado

  • Marcilene da Silva Souza diz: 5 de março de 2014

    como faço para denunciar uma pessoa que tem 10 funcionários sem carteira assinada e que os mesmos trabalham ate 12 horas por dias numa rotina cansativa e enjoada ……?????
    Quais nossos direitos diante disso ???
    preciso de uma ajuda ……
    Obrigada !!!!

  • Cáren Cecília Baldo diz: 6 de março de 2014

    Alan, já conversaste com tua chefia sobre isso?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 6 de março de 2014

    Marcilene, precisas procurar a Delegacia do Trabalho da tua cidade. Onde moras?

  • Paulo Nunes diz: 6 de março de 2014

    Boa Noite gostaria de saber , na empresa que fui contratado estou registrado como motorista ,so que eu faço entrega subo escada com caixas nas costa sozinho faço em media 27 entrega por dia ,descarrego e subo escada confiro ,recebo ,e muito mais ,pedi um almento de salario para meu chefe , ele disse que o patrão ia pagar so o que o sindicato pede para pagar ,isto é certo ?

  • Milton Cardoso trindade diz: 6 de março de 2014

    Trabalho na empresa a sete anos como vigia a noite, tal função foi extinta pela empresa, no meu caso passei a trabalhar de dia agora na função de serviços gerais colocado na carteira com salario inferior do que eu recebia. para troca de função não teria de dar baixa na carteira? e pode por esta troca de função na carteira? obrigado

  • SIMONE diz: 7 de março de 2014

    Olá!Sou registrada no cargo de auxiliar de produção a 4 anos e 2 meses faz um 1 e 6 meses que pediram para eu exerce o cargo de auxiliar de logística um novo setor que criaram na empresa,porem nesse tempo que estou não logística não mudaram na minha carteira nem o meu salario,agora querem me mudar de volta para a produção porque pedi oque eles tinham me prometido um aumento de salario e mudança de cargo na carteira profissional. Gostaria de saber oque eu posso fazer para não perde o 1 e 6 meses que exerci outra função?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 7 de março de 2014

    Paulo, deves dar uma olhada no contrato de trabalho que assinaste. Se ali estiver escrito que, entre as funções do cargo de motorista, estão as tarefas que tens feito, então está correto. Se não, aí poderias conversar com alguém do sindicato da tua categoria para esclareceres tuas dúvidas.

  • Cáren Cecília Baldo diz: 7 de março de 2014

    Em princípio, Milton, não poderias ter diminuição de salário, uma vez que segues na mesma empresa. Vale a pena checar com o sindicato da tua categoria.

  • Karine Lima diz: 8 de março de 2014

    Olá, por favor me tire essa dúvida, sou auxiliar de professora e trabalho seis horas por dia, que dá 30 horas semanais, agora a escola quer que eu trabalhe uma sexta- feira no mês o dia todo para fazer a faxina da escola, sendo que quando trabalho nas festas não é pago hora extra e eles dizem que essa sexta-feira no mês é porque devo horas e além disso mudaram minha função para auxiliar de sala isso é rebaixamento de cargo. Há outra coisa é que estou cursando Pedagogia e eles não estão dando oportunidade de crescimento, me ajude, o que posso fazer?

  • lais diz: 8 de março de 2014

    ola boa noite! fui contratada como atendente 1 para atender assistencia veicular porem recebo as ligações como tambem realizo ligações para clientes e prestadores de serviço sendo que para isso existe os cargos atendente 2 e 3 isso é certo eu como att 1 realizar esse procedimento?
    na minha carteira fui contratada para trabalhar na escala 12 por 36 porem isso mudou para 6 horas diarias sem alteração em contrato ou carteira isto é certo?

  • Gilmar Gelinski diz: 11 de março de 2014

    Olá.

    Tenho dois anos de empresa entrei como Líder de estoque, após 7 meses passei a exercer a função de fiscal e Prevenção de Perdas e Controle de Estoques após 1 ano e 2 meses na função fui transferido para contabilidade onde não sei nada sobre a função, porém o salario de todos estes é o mesmo com exceção na função deste ultimo que é de Auxiliar Administrativo.
    Este rebaixamento de cargo como trata-lo uma vez que poderá ou não prejudicar em uma próxima oportunidade em outra empresa…
    Há alguma irregularidade e tudo isto descrevido aqui…

    Grato…

  • Angela diz: 11 de março de 2014

    Olá

    Trabalhei 8 anos como motorista numa empresa textil, fui operada as varizes e quando voltei para a empresa disseram-me que o meu cargo ja n estava disponivel e que teria de exercer outras funções. Colocaram-me a exercer um cargo dentro da empresa que exige que esteja de pé 9 horas diárias após uma operação vascular! Apelei para a mudança de cargo uma vez que por questões de saude não poderia realizar esta tarefa e disseram-me que se não a aceitasse que era livre de me despedir. Gostaria de saber o que posso fazer nesta situação uma vez que não posso exercer esta função por questões de saude e não quero fazer nada que me leve a perder os meus direitos. Grata pela atenção

  • Edson Antonio diz: 13 de março de 2014

    Olá
    Trabalho como Auxiliar Financeiro em um escritório… só que o meu patrão quer que eu também seja fiscal de carga de areia(ficar no sol perto do rio sem nenhum equipamento sombrinha etc) eu recuso soq ele n gosta… é 100% desvio de função? pois a função de auxiliar financeiro não tem nada parecido com “fiscal” de carga de areia

  • anderson siqueira diz: 15 de março de 2014

    Ola. Fui contratado como assistente de logística 2 , e faço as funções de operar ponte rolante, op. Empilhadeira e conferente tem algo errado como: desvio de função, etc…grato

  • rodrigo diz: 17 de março de 2014

    Trabalho como Técnico em segurança do trabalho, porém sou responsavel para fazer homologação sindical para trabalhos no sabado, e tambem por procurar casa para os operarios, fazer relatorio de vistoria do imovel, fazer a ligação do contrato entre locador e locadora, gostaria de saber se isso caracteriza como desvio de função visto que a minha função principal é trabalhar de forma preventiva para eliminar os riscos no ambiente de trabalho.

  • marcia diz: 19 de março de 2014

    trabalho numa empresa a 4 anos agora eu engravida fiz pre natal a medica meu deu atestado de dez dias quando voltei me colocaram em outra função na qual não estar na minha carteira o que fazer me ajude por favor

  • Angela Souza diz: 20 de março de 2014

    Meu nome é Angela trabalho numa clinica de estética como secretária administrativa mas alem de exercer meu trabalho ainda tenho que dar faxina na clinica quase todos os dias pois suja muito o chão e não ganho a mais por isso. Está certo isso? O que devo fazer? Onde recorrer? Me responda por favor

  • Raoni J. Feijó Barbieri diz: 20 de março de 2014

    Boa Noite, eu fui contratado como aux. de biblioteca mas eu fazia alem de cuidar a biblioteca, carregava caixas, garçom servindo no coquetel, trocar lampadas, trabalhei na secretaria do colégio, atendendo matriculas, fazendo pagamentos no banco para o financeiro. e fui vitima de furto dentro do meu setor de trabalho, o que faço?

  • Wederson diz: 21 de março de 2014

    Trabalho como Auxiliar de T.i, mais a carteira esta como auxiliar administrativo, o que posso fazer? o que vai valer p colocar no currículo?

  • Walmor Côrtes diz: 24 de março de 2014

    Olá sou OP. de hélice contínua, sofri um acidente de trabalho , e após meu afastamento pelo INSS, meu patrão me escanteou me colocou no almoxarifado da empresa, pois ele tentou me demitir doente e bati de frente com ele, e como ele não pode me demitir pois estou com estabilidade, me desviou de função para me tirar do mercado de trabalho, pois no almoxarifado não tenho como receber propostas para exercer minha profissão em outras empresas, pergunta ele pode me manter o tempo que quiser no almoxarifado, pois estou perdendo espaço no mercado de trabalho, e a intenção dele é me manter no almoxarifado para não me demitir, e me forçar a pedir demissão, o ministério do trabalho pode obriga-lo a me demitir caso eu não aceite permanecer no almoxarifado, pois estou tendo minha vida profissional prejudicada, pois não estou exercendo minha profissão.

  • Marcelo Vieira diz: 24 de março de 2014

    Trabalho a quase 6 anos em uma empresa como aux. administrativo em uma tesouraria. A minha real função neste emprego e de caixa, fazendo atendimento ao publico, recebendo taxas de documentos cobrados e também fazendo depósitos, quase diários,para a empresa que e uma instituição de Ensino . E poucas são as funções de um aux. administrativo. Tenho que receber quebra de caixa? Neste caso e considerado desvio de função? E quais são os meus direitos?

  • JOSÉ MESSIAS BATISTA diz: 25 de março de 2014

    Contratamos um funcionário na função de motorista de caminhão, cujas viagens são de curtas e longas distancias com duração de até 20 dias.
    Agora ele alega que não quer mais desempenhar a função (de motorista) pois prefere trabalhar internamente em outra função, ex: pintor, soldador, serralheiro, montador, etc.
    Podemos alterar a função do mesmo? E o salário, poder ser diminuído? Como devemos proceder?
    Sds
    José Messias Batista

  • Henrique diz: 29 de março de 2014

    Olá, Sou estagiario minha função era trabalhar na digitação e atender clientes,me botaram pra arrumar pratileira e agora sou encarregado de 3 depositos isto ta certo?Recebo alguma coisa por terem me mudado de função?

  • Tatiana diz: 30 de março de 2014

    fui mandada embora sem justa causa.E na empresa funciona banco de horas tenho horas na casa e quero receber em dinheiro por que só estou cumprindo aviso,mais eles querem tirar um dia para compensar essas horas só que eu não quero.Gostaria de saber se tenho direito de receber em dinheiro.

  • Jakeline diz: 31 de março de 2014

    Bom Dia Dra. Cáren

    Trabalho ha 6 anos como recepcionista na carteira, mas exerço função de telefonista, secretaria, emissão de NF para 2 empresas diferentes estando trabalhando só em uma já exerci função de vendedora e nunca fui remunerada para tais funções também faço trabalhos extras de contabilidade para a igreja do meu chefe uma moça que trabalha comigo ganha o dobro do meu salario e há seis anos tiro as ferias dela bem como fico em seu lugar por motivo de doença e etc e nunca fui remunerada por isso meu chefe é uma pessoa difícil que não sabe tratar bem os funcionários e tudo que faço pra ele é obrigação estamos sofrendo problemas de relacionamento pois me sinto muito humilhada pelos maus tratos dele já levei nome de burra,jumenta entre outros xingamentos e gritaria sem necessidade estou fazendo tratamento psicológico e ele fica me chamando de doida diz que é pra morrer logo pra ele mandar coroa de flores que se eu achar ruim peça as contas o que eu faço?

  • daiane diz: 1 de abril de 2014

    ola eu estava em uma empresa na qual eu era vendedora ,mas tambem eu trabalhava como caixa e nao tive nem diferença no salario tanto que eu ganhava somente salario normal do comercio e no meu acerto tambem nao recebi a diferença de caixa quais sao meus direitos.

  • Taíse Santana diz: 2 de abril de 2014

    Sou contratada como auxiliar de Produção,mais além dessa tarefa faço café,limpo cozinha e banheiros e se for preciso faço faxina na empresa , gostaria de saber se isso é considerado desvio de função?pois na entrevista não foi acertado nada disso comigo.

  • elton carlos diz: 3 de abril de 2014

    eu entrei para trabalhar como operador de loja de inventario, mas me colocaram para a vaga de auxiliar de deposito, algo que eu nao queria, estou com tendinite em decorrer da funcao de auxiliar de deposito, isso é desvio de funçao, e o que eu devo fazer?

  • maiane miranda diz: 3 de abril de 2014

    preciso de ajuda,fui contratada para trabahar como serviços gerai na minha careira estava como atendente com um tempo passei a exercer as duas funções e agora meu contracheque foi mudado para serviços gerais.isso caracteriza desvio de função????
    obrigada

  • marcio oliveira santos diz: 5 de abril de 2014

    Trabalho nos correios como carteiro, e fui aorovado em concurso publico para a funcao de atendente dos correios, posso ter meu salario rebaixado por estar mudando de funcao devido o salario do edital do concurso ser inferior ao meu salario atual?

  • jose ambrosio diz: 7 de abril de 2014

    TRABALHO DE MECANICO EM UMA EMPRESA NO HORARIO COMERCIAL E QUANDO VOU PARA CASA TENHO QUE FICAR NO PLANTAO SE AS MAQUINAS QUEBRAR TENHO QUE IR PARA A EMPRESA CONSERTAR A QUALQUER HORA ,EU TENHO DIREITO A ALGUM BONUS NO MEU SALARIO

  • carlos cavalcante quirino diz: 10 de abril de 2014

    bom dia. trabalho em um empresa privada de cadastrador de mercadoria queria saber quento e o salario? pq so recebo um salario comercial
    minha regiao e na paraiba ?

  • paulo diz: 12 de abril de 2014

    Trabalho em uma rádio taxi como operador de telemarketing,só que na minha carteira,foi
    Assinada como auxiliar de escritório,faço no mínimo 3 horas extras todos dias. Passei 2 semanas sem folgar,e não recebi hora extra. Apenas 1 salario mínimo. Posso trabalhar 24hs ,mas não recebo nada.

  • João Atilio diz: 13 de abril de 2014

    Olá trabalho numa loja de calçados,lá eu faço tudo mas recebo salario de office boy.
    As vezes eles manda m eu fazer serviço particulares para eles,isto esta errado né.
    Oque eu faço lá é vender calçados então era pra ser salario de vendedor ou de empregados em geral né,obrigado

  • Caio de Paula diz: 13 de abril de 2014

    Boa noite,
    Fui contratado como auxiliar de informática, realizo as seguintes funções montagem e manutenção de microcomputadores e notebooks, limpeza do local de trabalho como varrer, limpar balcão e tirar o pó dos produtos da loja que reside na frente do laboratório, também atendo telefone, opero caixa e realizo recepção de clientes.
    Já fui ameaçado por meu chefe da seguinte maneira: Um cliente uma vez me solicitou após meu horário de trabalho, mesmo negando a solicitação do cliente momentos depois meu chefe me notificou da seguinte forma: Vou redigir um contrato de exclusividade e que se eu atender algum cliente por fora serei notificado judicialmente e pagarei multa.
    Trabalho nesta empresa desde 12/2011 até agora, só fui registrado em carteira dia 1/10/2013.
    Já peguei ele dizendo para terceiro que se eu colocar ele na justiça estou ferrado!
    O que deve fazer? Quais são meus direitos?

  • Caio de Paula diz: 14 de abril de 2014

    Boa noite,

    Sou auxiliar técnico de uma empresa desde 12/2011 até agora, só fui registrado dia 01/10/2013. Durante todo esse tempo exerço as seguintes funções: Montagem e manutenção de microcomputadores e notebooks, tele atendimento, recepção de clientes, operação de caixa, vendedor, auxiliar de papelaria, varrer chão, limpar produtos da loja ir até lotéricas e bancos fazer pagamentos (office boy).
    O que fazer? Qual a minha real função? Quais medidas tomar?

  • Vinícius Pereira Silva diz: 15 de abril de 2014

    Bom dia

    Fui contratado como operador numa copiadora. A faxineira da firma pediu as contas e o patrão nos obriga a limpar a cozinha , banheiro e as dependências da loja . isso é correto ? se caracteriza desvio de função ?

  • Michel Anderson Araujo diz: 15 de abril de 2014

    Sou técnico de segurança do trabalho em uma empresa de assessoria e exerço a função mas sou registrado como auxiliar técnico tenho todos os documentos que assino arquivados poderia processar a empresa pelos meus direitos e pedir a equiparação da carteira?

  • Carlos Baptista diz: 16 de abril de 2014

    Boa noite ,
    Gostaria de tirar uma duvida , trabalho no ramo de concessionaria de automoveis , minha carteira esta assinada como entregador de peças , mais acabam me usando para outros serviços como leva e traz de cliente , fazer depositos e pagamentos em bancos e fazer compras em geral para empresa , hoje tentaram me dar uma advertência por ter me recusado a pagar um titulo protestado em cartório no centro do rio de janeiro levando comigo cerca de 6.000,00 reais , eu me recusei a assinar e falei que não éra minha função , além do risco de andar com dinheiro vivo , colocaram na advertência que eu descumpri uma ordem superior , eu falei que só assinaria se fosse descrito na advertência o real motivo da minha recusa . estou correto? posso tomar alguma medida contra a empresa ?
    Obrigado

  • sergio da rocha fontoura diz: 17 de abril de 2014

    Boa Tarde, eu trabalho em uma empresa de TI, onde sou técnico em campo. O projeto para o qual a empresa foi contratada acabou e eles estão me mandando para outro projeto recebendo o mesmo mas com outra categoria mais baixa.

    eu posso não aceitar a proposta e pedir para ser despedido ou que me deêm outra opção

    muito obrigado e boa tarde

  • ANTONIO HERBERT diz: 17 de abril de 2014

    UM ALMOXARIFE PODE ASSINAR UM AVISO PRÉVIO COMO REPRESENTANTE DA EMPRESA???????

  • cristina diz: 18 de abril de 2014

    Trabalho como atendente comercial ha 4 meses, nao consta no meu contrato a limpeza da loja, mas faço isso desde que entrei, so que agora minha chefe quer que eu lave a louça pessoal dos funcionarios…e como nao deixo louça pra ninguem lavar, nao acho justo…eu me recusar caracteriza insubordinaçao?

  • jose antonio ribeiro diz: 22 de abril de 2014

    o lá eu trabalho em uma empresa de segurança deste de 2011 sem carteira assinada durante esse período sofri acidente e quebre a perna mais a firma não me deu nenhuma assistência ou ajuda ao contrario passo quase três messes para me da o meu salario o que devo fazer pois ainda trabalho na firma por favor si alguém pode me ajuda ou algum advogado me liga n 23329201

  • rivando diz: 23 de abril de 2014

    sou funcionário de uma universidade há mais de dez anos, minha função
    se dá dentro de um studio de áudio, onde gravo,efetuo mixagens e edições,
    ou seja trabalho com áudio… minha carteira tem um cargo esdrúxulo: técnico de laboratório, o que é genérico a todos, e agora está vindo no contra-cheque “técnico de informática” quais serão meus direitos quando tiver que me afastar da empresa?

  • CARLOS diz: 24 de abril de 2014

    oi eu gostaria de ajudar meu amigo ricardo eu ja trabalhei na mesma empresa e la é muito rígido eu so recebia um salario comercial com os descontos fica menos do o salario minimo e trabalha 8:30 hora por dia de segunda a sabado e no domingo trabalha de 7:00 as 12:00 e os feriados so são 1 de janeiro, terça feira de carnaval , meio dia da sexta feira santa trabalha de 7:00 as 12:00, 1 maio, e no natal, la eu trabalhava como escravo e eles não pagam hora extras fica em serra do mel interior do rio grande do norte. peso que o ministério do trabalho os ajudem agradeço des de ja…

  • Ana maria de souza diz: 25 de abril de 2014

    Bom dia prestei um concurso para exercer a função de assistente social, fui convocada e admitida como tal, no entanto estou trabalhando como recepcionista, procurei pela gestora do local e a mesma me informou que faz-se necessaria a presença de um assistente social neste local e que ela considera inadmissivel que eu fique à toa olhando os demais colegas trabalharem enquanto eu não, com isso os colegas estão me repassando seus servços causando transtornos quando nao aceito, o que devo fazer

  • Cáren Cecília Baldo diz: 25 de abril de 2014

    Carlos, já fizeste uma denúncia ao Ministério do Trabalho do Estado em que moras?

  • Adriana Santos diz: 25 de abril de 2014

    Boa noite,

    Estou com duvida se os funcionários do escritório devem deixar o ambiente de seu trabalho organizado ou se pedir essa gentileza não é permitido.

  • Marciano de B. C. da Cunha diz: 25 de abril de 2014

    Boa noite! gostaria de saber , eu sou Almoxarifado de uma empresa X a um ano e meio
    mais agora a obra que eu trabalho acabou. mais a empresa que eu trabalho desmobilizou todos para outra obra dela o seja outra frente de serviços. o coordenador dessa obra ele quer me rebaixar para meio Oficial de montagem porque já existe um almoxarife já existente, sendo que esse Almoxarife só tem 5 meses de empresa eu pergunto? ele pode fazer isso? só que ele quer manter o meu salário igual ao meu atual mais com cargo de meio oficial. ele pode pode tomar essa decisão?
    por favor gostaria de uma resposta concreta e clara. ha sou cipeiro e vai vencer os meus dois anos 15/03/2015.

  • Cáren Cecília Baldo diz: 27 de abril de 2014

    Adriana, podes pedir que mantenham suas mesas organizadas sem problema algum.

  • sandra diz: 29 de abril de 2014

    Olá boa noite,
    Fui contratada para trabalhar numa padaria de um mercado como balconista e agora querem que eu vá lavar as louças de dentro da padaria, além das louças que eu lavo do balcão tenho que lavar o que o padeiro e sua ajudante suja, a chefe do setor me mandou lavar e eu falei pra ela que não dava pra me lavar, dai me deu advertência por eu não ir e por ter falado com o patrão que eu não iria lavar, Quero saber se eu posso ser mandada em bora por justa causa? posso também colocar a empresa na justiça por isso? peço obrigada por enviar esse e-mail.!!

  • DELMA MOCCI diz: 30 de abril de 2014

    Gostaria de saber um ex-funcionario de uma empresa pode ser contratato na mesma empresa novamente para exercer outra função com um salário a menor?com contrato de experiencia de 90 dias.

  • ricardo diz: 2 de maio de 2014

    Trabalho como gerente comercial, e hoje vejo que estou fazendo coisas que quando me contratavam não disseram que era pra ser feito. Antes era um dono e hoje é outro e os novos dono fala que antes não era função é hoje e, isso pode ? Trabalho gerenciando uma equipe de aproximadamente 25 pessoas, e além de gerenciar faço filha de pagamento, faço seleção e recrutamento tô de novos funcionários, sou obrigado a fazer relatório que antes eu não fazia e agora eles dizem que é obrigação. Gostaria de saber se isso é da minha função. Pois vejo que nem um gerente de empresas trabalhar como gerente e recrutador de novos funcionário, entrevista,seleção de curriculum, organizare fazer a seleção. Me ajudem por favor estou trabalhando o dobro que fazia antes.

  • Carlos Souza diz: 5 de maio de 2014

    Meu nome é Carlos eu trabalho de desenvolvedor de software, mas na minha carteira de trabalho está escrito como analista de suporte de quando eu entrei na empresa. Mas mudei a quase oito meses e não tive um aumento de salário, o que eu devo fazer ?

  • celia paulino da silva costa diz: 6 de maio de 2014

    fui contratada para o cargo de copeira sendo que tenho que lavar banheiros limpar mesas chao vidraças e paredes. isso e desvio de funçao atensiosamente celia

  • Joao Carlos Bispo Da Cruz diz: 8 de maio de 2014

    Trabalhei durante 4 anos na função de lider logistico, mais ne verdade exercia a função de coordenador logistico ,esta correto o que devo fazer

  • Tiago diz: 10 de maio de 2014

    Ola fui contratado para assistente de informatica… mas me registraram como auxiliar administrativo como posso me recorrer a uma rescisão com todos os meus direito sem justa causa, pois quero completar os 8 meses na empresa

  • Marcio de Assis diz: 12 de maio de 2014

    Trabalho em um condomínio como porteiro noturno. A administração do condomínio nos obriga a colocar os jornais de uma grande empresa de comunicações no tapete dos moradores que são seus clientes, alegando questões de segurança impedindo que o funcionário deste grande jornal o faça, o que é sua obrigação, inclusive em contrato firmado entre o jornal e seus clientes (moradores) ele se compromete a isso. O CBO do Ministério do trabalho diz que o porteiro é até obrigado a companhar a entrega de mercadorias, mas não realizá-las. Trabalhamos todos os dias para esse grande jornal obrigados pelo condomínio. A minha dúvida é a seguinte: que infração trabalhista é essa, já que não se pode enquadrar como desvio de função, pois não existe a função de jornaleiro em um condomínio? Não sou obrigado a trabalhar para o condomínio somente, mas acabo trabalhando para o jornal, que se aproveita, mesmo que involuntariamente, de meu serviço já que cumpro cláusula contratual de sua prestação de serviço que deveria ser executada por seu funcionário. Se o condomínio não quer que o funcionário do jornal entregue os jornais na porta dos seus clientes (moradores), que é sua obrigação contratual, esses clientes deveriam vir pegar seus jornais na recepção ou portaria, não o porteiro ser obrigado a fazê-lo. São 26 jornais diariamente, em dois blocos, e nos dia de domingo são pesadíssimos. Vocês podem me orientar?

  • Carlos diz: 13 de maio de 2014

    Fui contratado como supervisor de almoxarifado na carteira porem meu contra cheque vem como assistente de almoxarifado. Quero saber se a empresa esta certa ou não ? E o que isso acarreta para a empresa uma vez que estou sendo demitido sem justa causa.

  • maria janira gomes de oliveira santos diz: 14 de maio de 2014

    bom dia meu nome é janira, quero saber o seguinte eu trabalho em um empresa onde tenho a função de auxiliar de serviços gerais e ja faz um ano que trabalho exercendo a função de auxiliar administrativo quero saber se eu posso recorrer para receber o restante do dinheiro do cargo de auxiliar administrativo o qual venho exercendo desde o ano passado.

  • igor diz: 14 de maio de 2014

    QUANDO O FUNCIONÁRIO DE UMA EMPRESA É PROMOVIDO A PARTIR DE QUANTOS MESES ELE DEVE RECEBER O AUMENTO SALARIAL.

    JA TENHO QUASE 02 MESES QUE FUI PROMOVIDO A MINHA CARTEIRA DE TRABALHO ELES SO VAO ASSINAR COM 03 MESES MAS O MEU AUMENTO SALARIAL JA ERA PRA MIM ESTAR RECEBENDO? ESTOU COM ESSA DUVIDA AINDA ESTOU GANHANDO O SALARIO DO MEU ANTIGO CARGO

  • Marilene Moraes de Matos diz: 15 de maio de 2014

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte, sou contratada em uma empresa como balconista porém depois de 2 anos fui pra outra loja do mesmo dono ser supervisora, mas com o cnpj diferente. Eu quero saber isso é correto ou preciso correr pelos meios legais, pois já conversei sobre isso e ele não resolve nada, pelo que entendo ele tem que me demitir de uma loja pra ir pra outra estou correta ou não. Já faz 5 anos que estou nessa situação e estou querendo sair por isso de fato.
    fico no aguardo
    Att..Marilene

  • CHARLES ANDERSON MARCIANO diz: 19 de maio de 2014

    Trabalhei por 11 anos em uma empresa registrado na produção, mas sempre exerci outras funções, geralmente de pedreiro, o que me lesionou o joelho á ponto de ter que operar. fiz a cirurgia e tive que ficar afastado por 5 meses, retornei para o trabalho recuperado, mas com 17 dias me mandaram embora. Pedi a descrição de função, pois me foi solicitado no INSS, me deram só que consta que eu sempre trabalhei na produção e na verdade eu não cheguei a trabalhar nem 1 ano na produção! se futuramente eu tiver problemas com o joelho não há nada que prove que foi com o trabalho! Podem me aconselhar? Por favor!!!!

  • Fernando diz: 21 de maio de 2014

    Boa tarde!
    Sou vigilante registrado na carteira. Trabalho da escala 12×36 das 19:00 h as 07:00 h.
    Presto serviço terceirizado a uma empresa. Nessa empresa trabalha 30 funcionários no turno das 23:00 h as 07:00 h de domingo a 6ª feira e não dispõe de técnico de segurança neste horário.
    Essa empresa pediu pra vigilância fazer a troca e entrega de EPI (Equipamento de Proteção Individual) aos funcionário.
    Essa atividade procede? A vigilância pode fazer esse tipo de serviço sem que seja caracterizado desvio de função?
    Outra dúvida.
    É obrigatório o técnico de segurança em uma empresa a partir de quantos funcionários?
    Obrigado!

  • Ediana Luzia Rodrigues diz: 22 de maio de 2014

    ola Boa Tarde sou Ediana, e gostaria de saber! se a minha carteira esta assinada como Monitora de transporte escolar de crianças especias,eu tenho que compre meu horario em outra funçao? todos trabalham seis horas!! e eu trabalho nove, com uma hora de Almoço esta coreto,se pelo meu contrato obriga seis, por que entao oito?Obrigada

  • Eliz Marina de Mello diz: 23 de maio de 2014

    Boa tarde, estou registrada em carteira como auxiliar administrativo, porem no consultório odontologico em que trabalho, efetuou funções como auxiliar em cirurgias e procedimento, sou responsável pela recepção e telefonemas dos pacientes e limpeza do ambiente, gostaria de saber se isso é desvio de função, pois estou exercendo uma função a qual nao sou remunerada por fora.

  • evabatalha diz: 25 de maio de 2014

    moro em uma cidade super pequena sem saida arrumei um emprego de zeladora nu escritorio com salario de 800.00 trabalho so duas horas la o restante do dia eles me mandão trabalha na casa da sede como domestica e tenho de ser cozinheira de forno e fogão isto esta certo registrado na carteira uma coisa e tenho que trabalha por duas ou trez

  • Elania diz: 26 de maio de 2014

    Olá, fui contratada como recepcionista, mas estou fazendo trabalho de agente administrativo, ganho um salário a baixo de um agente, isso é desvio de função? o que posso fazer? quais os meus direitos?
    Aguardo Contato!

  • wladimith diz: 28 de maio de 2014

    Olá, boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida se possível!
    É o seguinte, na empresa que trabalho mudaram minha função para motorista (fui promovido), fiz o exame de troca de função, meus contra-cheque vem especificando a função motorista, porem na carteira de trabalho consta a troca de função e nada mais, não especifica minha nova função, gostaria de saber se isso me prejudica tanto hoje como futuramente, se é necessário eu recorrer ou quando for dispensado isso é corrigido? grato…

  • Lazaro diz: 28 de maio de 2014

    fui contratado como auxiliar de produção, mas logo estava exercendo função de técnico em que eu tinha que montar peças, fazer parte elétrica, mecânica , orçamentos técnicos, revisões em equipamentos internamente e externos do ambiente entre outras atividades.
    O técnico com vencimento muito superior ao meu, mas eu exercia a mesma atividade dele, com as mesmas cobranças que ele, porem eu era cobrado o dobro porque o tecnico era o meu encarregado, sendo assim toda cobrança sobre ele recaia sobre mim.
    Gostaria de saber se na minha situação eu tendo as testemunhas, caberia pedir judicialmente equiparação salarial, haja vista que eu nao tenho certificado de curso técnico, mesmo assim reparava equipamentos e fazia reparos nas proprias empresas contratante do serviço prestado pela a empresa em que eu trabalhava.

  • david dos santos lorenzon diz: 28 de maio de 2014

    Oi boa noite eu tenho uma duvida meu chefe mandou embora o repositor da loja eu sou conferente então recebo e dou entrada na mercadoria o repositor descia e guardava mais agora que ele foi mandado embora o patrão quer que eu dessa a mercadoria toda alem de fazer o meu serviço de conferente e falou que se eu não termina no meu horário o meu serviço e do repositor que foi mandado embora ele vai me dar advertência ate eu sair por justa causa oque eu faco brigado

  • Adelson Correa diz: 29 de maio de 2014

    bom dia , a empresa esta mudando da z sul para zona leste , além de trabalhar a noite , a empresa pode me obrigar a ir trabalha em outro endereço , e pode mudar o meu horário. tenho a minha vida toda favorável no local e horário que fazia .

  • MARCOS diz: 29 de maio de 2014

    bom dia sou chefe de uma equipe em uma faculdade publica tem um servidor que alega ter problema na coluna mas não apresentou nenhum laudo apenas uma declaração de um medico ortopedista o que eu faço

  • Cáren Cecília Baldo diz: 29 de maio de 2014

    Marcos, em primeiro lugar, o que este servidor está pleiteando em função de seu alegado problema de coluna?

  • Robson Oliveira de Carvalho diz: 30 de maio de 2014

    Olá!
    Fui promovido a outra função através de prova,
    ao exercer o cargo após 15 dias sofre um acidente e tive q me afastar,
    ao voltar me mandaram de volta a função anterior,
    isso pode?

  • RAFAEL VERCHAI diz: 30 de maio de 2014

    BOM DIA, TRABALHO NO HOTEL COMO RECEPCIONISTA, POREM A 1 ANO E MEIO VENHO EXERCENDO TAMBÉM A FUNÇÃO DE AUDITOR NOTURNO, O QUE DEVO FAZER?

  • Antonio Sanches diz: 30 de maio de 2014

    boa tarde, sou registrado como auxiliar de escritório, mais efetuo vendas e cuido do estoque.
    Com relação as vendas, tenho direito a receber comissão? E cuidar do estoque esta na minha função?
    Obrigado

  • Jonas diz: 30 de maio de 2014

    Ola a todos gostaria de saber uma coisa, acabou meu contrato 3/3/2014 a 31/5/2014 na empresa onde eu trabalho me contratarão como auxiliar de deposito mais eu fazia função de separador e de carga e descarga de caminhão, trabalhava numa logística com paletes a 20 metros de altura e com maquinas letais do meu lado e não recebia periculosidade se eu colocar na justiça e causa ganha?

  • gilmar diz: 31 de maio de 2014

    tenho uma operadora de caixa na minha lanchonete, e a maior parte do tempo ela fica apenas sentada no caixa; preciso que ela ajudasse a varrer e passar pano na lanchonete, posso pedir a ela isso, ou tenho que esperar pra que minha faxineira sobre tempo pra isso?

  • Lya diz: 4 de junho de 2014

    Olá! Boa noite
    Meu esposo trabalha em uma empresa química como almoxarife, sofreu um acidente de trabalho e ficou 8 meses afastado. Ao retornar hoje na empresa, pois foi liberado pelo médico do INSS e pelo médico do trabalho, por estar apto ao trabalho, não pode exercer sua função. A empresa determinou que ele ficaria à partir de hoje na portaria, não podendo falar com ninguém e sem autorização para entrar da portaria para dentro da empresa. Eles alegam que a vaga dele já foi preenchida e que não tem espaço para ele na expedição ou no almoxarifado. Durante os 8 meses de afastamento pelo cód B91, a empresa não depositou fundo de garantia, não pagou diferença salarial com os 30% de periculosidade, cortou cartão alimentação(Sendo que em outro caso em que a empresa reconheceu que foi acidente de trabalho, pagou o cartão alimentação ao funcionário durante todo o período de afastamento)descontou vale transporte sendo que o mesmo não foi depositado, inclusive o de farmácia. A CAT foi o sindicato que abriu, pois a empresa não reconhece como acidente de trabalho, diz que é doença ocupacional, faz 4 anos que ele trabalha lá. Outra coisa, a empresa cobrou dele que fizesse faculdade e ele está cursando logística e agora mudaram o horário de trabalho dele, alegando que na portaria é este horário que tem que fazer, sendo que cursa faculdade a noite e eles disseram que ele que se vire. Ele faz pelo FIES, fez contrato pelo valor maior, pois à noite é mais caro e agora terá que mudar para de manhã, sendo que sairá da faculdade às 12:30 e terá que entrar trabalhar às 13:00, não terá tempo para almoçar e como fará para jantar? Já que a empresa não fornece alimentação no local, vai ter que levar 2 marmitas para a faculdade! Gostaríamos que nos orientasse sobre o que fazer e gostaríamos de saber quais os direitos que ele tem e se a empresa pode proceder dessa maneira. Muito obrigada e desculpe por ter estendido o assunto. Aguardo resposta. Att Lya

  • wesley diz: 5 de junho de 2014

    na minha empresa onde trabalho o encarregado chegou pra mim e disse ki era pra mim ir trabalha um mês na politris outro mes em. outro setor sendo ki sou ajudante de serrador e nao tem nada haver com meu serviço e se eu nao for eles me mandam embora oque eu faço nessa situação?

  • LUCIANO BORGES DE OLIVEIRA diz: 6 de junho de 2014

    ola, tenho a função na empresa onde trabalho de AJUSTAGEM MECANICA (FAZENDO PARTE DA PRODUÇÃO) de uma determinada maquina, onde minha função é fazer esta maquina produzir, mas quando não tem carga para produzir nesta maquina me mando trabalhar em outro posto de trabalho, totalmente diferente do qual sou registrado (o que os operadores de prudução fazem, servisos divirsos )sendo que quando minha maquina esta parada meu rigistro preve que faça manutanção no equipamento.AI VEM MINHA DUVIDA!
    SE EU ME NEGAR A FAZER OUTRO SERVIÇO, QUE NÃO SEJA NA MINHA FUNÇÃO?

  • RSantos diz: 6 de junho de 2014

    Boa Noite!, Trabalho em uma empresa de Logística, atualmente faço separação, fiz curso de empilhadeira sem a empresa oferecer, entreguei uma cópia do certificado para empresa. Comecei a operar a empilhadeira, e o mesmo tempo separar e fazendo a movimentação do material, a promoção não veio como operador de empilhadeira e sim operador de distribuição. Além de operar a empilhadeira, conferir materiais e separar, isso é considerado desvio de função?

  • sandra silva diz: 7 de junho de 2014

    Boa Tarde,

    Trabalho em um Mercado como Balconista Setor Padaria e desde que fui contratada sempre teve uma ajudante de cozinha, que seu horário era das 11:00 as 19:10 hs, depois de uns meses colocaram a pra fora com o certo tempo falaram que iriamos ter uma escala pra lavar louças de dentro da padaria aos Sábados, só que eu falei que não iria porque não era minha função e mesmo assim minha supervisora mi deu advertência.
    Quero saber se fiz errado há não ir? e o que devo fazer ao receber a 3 advertência por justa causa por ir lavar as louças de dentro da padaria?
    Obrigado pelo espaço!!! espero uma resposta logo..

  • Jackeline diz: 7 de junho de 2014

    Sou balconista trabalho a 8 meses não assinei contrato de trabalho, até uma semana atrás entregava pizza servia os clientes e limpava o lado externo do quiosque, agora tenho a função de ficar lavando panos e louça se caracteriza desvio de função ??

  • ana diz: 11 de junho de 2014

    ola bom dia!!!
    trabalhava como vendedora,mas me mudaram de função estou como caixa agora eles me pagam o quebra de caixa sempre no mesmo valor sem alterações R$.80,00 mas,eles não pediram minha carteira pra mudar a função, na minha carteira continua como vendedora ja fazem 7 meses
    gostaria de saber meus direitos sobre tudo isso relatado acima se estão corretos comigo ou não? aguardo resposta….

  • ALINE SILVA diz: 11 de junho de 2014

    Trabalho em uma empresa,como secretária, exerço essa função.
    E até outras, tipo “pagar” contas pessoais, fazer ligações para o meu “chefe” o que não tem nada a ver com a empresa.
    Minha carteira foi assinada para trabalhar 8 horas, no entanto o meu ‘chefe’ quer que eu e minha colega de trabalho vá para reuniões a noite, sem descontar no horário de trabalho ou pagar extra.
    Temos que fazer de tudo um pouco, desde varrer a secretaria até ligações pessoais, e não recebemos como uma secretária deveria receber, recebemos somente 1 salário.
    Quero saber como eu devo recorrer ao meus direitos. Obrigada!

  • Cáren Cecília Baldo diz: 11 de junho de 2014

    Aline, acredito que o primeiro passo em busca de esclarecimentos deva ser procurar o sindicato da tua categoria. Já tentaste conversar com o teu chefe sobre o pagamento das horas a mais?

  • Rafael Silva diz: 12 de junho de 2014

    Boa tarde.
    A 6 meses estou trabalhando em uma academia como recepcionista, porém ultimamente a patroa tem feito eu ir na rua várias vezes para resolver problemas pessoas e etc.
    Recebi até ameças quando me recusei a fazer algo do tipo, pois estava doente e mesmo assim tive que fazer, pois eu só tinha 3 opções:
    1ª fazia o que ela mandou;
    2ª pedia demissão;
    3ª ia ficar levando advertência ate levar justa causa.
    Gostaria de saber se isso é função de um recepcionista.
    Desde já agradeço

  • lucio diz: 17 de junho de 2014

    oi sou LUCIO trabalho em uma empresa de sapato na parte do estoque só que sou fichado como serviços gerais lá tenho que fazer tudo dividir mercadoria, carregar vidro para lojas, matérias de construção, limpar chão, carregar e descarregar mercadoria para lojas e ainda o encarrecado quer que eu ajude a conferir mercadoria porque se a empresa paga 8 horas de trabalho tem que ser 8 horas suada sem parar o que eu faço ?
    Eles alegam que isso e serviços gerais esta certo?

  • Grazzi diz: 18 de junho de 2014

    Bom dia! Eu gostaria de saber como descrever um desvio de função no currículo. Na minha carteira foi registrado o cargo de Auxiliar Operacional mas eu trabalhei como técnica de suporte e depois como webdesign, foram mais de 4 anos e é a única experiência que tenho na carteira, estou procurando emprego e não sei como descrever essa experiência no meu currículo. Me ajudem. Obrigada

  • Maria aparecedia diz: 18 de junho de 2014

    estou sendo ameaçada de ser demitida por justa causa por não querê exercer função para qual não fui contratada isso pode acontecer? oque devo faser?

  • nilta diz: 19 de junho de 2014

    Olá boa noite
    meu marido trabalha numa empresa como eletricista e motorista dentro do horário da empresa pode se pedir equiparação salarial? É também desvio de função? Desde ja agradeço os esclarecimentos

  • Isa diz: 19 de junho de 2014

    Sou Servidora pública Municipal, exerci Função diferente da minha durante 3 anos e não recebia salário jus a função e tampouco tinha habilitação para exercê-la. Sai desta função depois de muita luta há 2 anos. Agora estou exercendo minha devida função. Ainda posso recorrer algo que já passou? Alguma indenização pelo tempo que trabalhei?

  • Barbara Glicia Baptista diz: 21 de junho de 2014

    Olá, sou operadora de caixa mas tenho que limpar o banheiro do estabelecimento onde trabalho, e também limpar o chão do estabelecimento todo. Gostaria de saber se isso é correto.

  • Cassia Santos diz: 24 de junho de 2014

    Boa tarde.Na empresa que trabalho sou recepcionista, porém sou obrigada a trabalhar na telefonia, digitar laudos e setor de cirurgia.
    Isso seria desvio de função?
    O que posso estar fazendo nessa situação?
    Aguardo resposta.

  • anderson claiton diz: 25 de junho de 2014

    eu trabalho numa loja de artigo militar e nao tenho carteira assinada. eu sou adentente limpo a loja e almoço na loja so 1hora mas nao ganho pela a outra hora quais são meus direitos

  • josias diz: 25 de junho de 2014

    vigia pode fazer ronda com a moto da emprresa ela paga alguma coisa pra nois
    pode abordar as pessos no local de trabalho

  • Natan Santana diz: 26 de junho de 2014

    Bom dia, trabalho em uma empresa ha 4 anos, sou registrado como fotógrafo aqui na empresa tem estudio,em momentos em que não estou tirando estudio a empresa me obriga a ficar no balcao fazendo serviço de balconista fizendo assim varias funções como seleção de fotos de cilentes, limpesa da loja,xerox,caixa dentre outras coisas,isso é possivel constitucionalmente? sou realmente obrigado a exerçer essas funções sendo que a minha em carteira é totalmente diferente ? esse tipo de situação nao pode gerar algum tipo de problema pra mim ou mesmo para a empresa ?

  • Rafael diz: 27 de junho de 2014

    Olá,
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Trabelhei em uma empresa por 7 anos, e nos últimos três anos trabalhei como Gerente Geral, no entanto estava registrado como Gerente Comercial.Isso pode?

  • jeovania diz: 29 de junho de 2014

    Ola! Gostaria de saber se. No contrato que euassinar com a empresa tem que estar informando a minha funcao?
    Estou de ferias e a empresa perdeu o contrato quandou eu voltar de ferias eles tem que me demitir ou eles podem sem o meu concentimento me remanejar para outro contrato que a empresa possua? Me ajudem.obrigada

  • Felipe Anderson diz: 2 de julho de 2014

    Eu fui demitido pela recepcionista e não pelo gerente.
    isso é certo??

  • antonino lima silva diz: 3 de julho de 2014

    sou motorista e fui demitido por recusar ser ajudante de serralheiro

  • Marcelle diz: 8 de julho de 2014

    Oi, bom dia.
    Fui contratada para ser recepcionista em um escritório de contabilidade, mas meu chefe pede para que eu faça além das minhas obrigações de rotina a limpeza do local, além de alguns pagamentos, e ainda pede que eu busque alguns documentos em cidades diferentes de onde eu trabalho.

  • Anderson Brito diz: 9 de julho de 2014

    Ola, Bom Dia…!
    Sou recepcionista em um Hotel e meu horário de trabalho é das 15:00h às 23:00h, no entanto às vezes pedem que eu subitamente mude de turno.
    A questão é que, nessa súbita mudança acredito estar sendo lesado no que tangem minhas folgas.
    Exemplo: suponhamos que eu comece a trabalhar às 23:00pm do dia 22, e termine meu turno às 07:00am do dia 23, e retorne ao trabalho apenas às 15:00pm do dia 24.
    Esse espaço de tempo entre 07:00am do dia 23 até às 15:00pm do dia 24 pode ser definido como folga…? Devo salientar que a minha indagação não está focada na especificamente na quantidade de horas que fico sem exercer a atividade, mas sim no tempo útil, até porque, eu também preciso dormir assim que chego em casa.

  • Ana Paula diz: 11 de julho de 2014

    gostaria de saber fui registrada com PEI (PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL)
    mais meu cargo é auxiliar de limpeza eles registraram errado como a empresa pode corrigir esse erro eles podem fazer uma retificação na carteira

  • Nilce diz: 12 de julho de 2014

    Passei em um concurso para técnico administrativo, mas me colocaram para trabalhar no estoque, carrego caixas o dia todo. Já reclamei, mas nada fazem. Quais os meu direitos?

  • Clodoaldo Júnior diz: 14 de julho de 2014

    Bom dia, sou estivador, sou trabalhador avulso. estou com uma dúvida.

    por base, todos os estivadores trabalham de função de “FUNDO” e estivador trabalha por escala, ou seja, tem que ir no ponto, é feita a chamada, se a chapa dele der no dia, ele entra para o trabalho. ok?!

    EXEMPLO.: O operador de maquina, que tem curso de guincheiro, sinaleiro, porém, ele foi escalado para a função de OPERADOR, só que, no terno está precisando de sinaleiro, O GERAL( é o chefe do turno de trabalho, escala) do terno pode mandar o trabalhador escalado na função de operador, a fazer “sinal”, sendo que este tem curso de sinaleiro? é desvio de função sendo que no momento nao está precisando de operador??

  • carlos andrade diz: 14 de julho de 2014

    boa tarde.
    gostaria se possivel tirar uma duvida, fui dispensado do trabalho recentemente,meu registro em carteira era auxiliar de auto peças, mas trabalhava como motorista a quase 6 anos, gostaria de receber informações a lei e se é garantido que a empresa esta errada.
    desde ja agradeço
    carlos

  • João umberto diz: 14 de julho de 2014

    Boa noite. Trabalho em uma empresa de saneamento, sou operador de sistema passei no concurso de 2005. Me formei em enfermagem e fiz pós-graduação de enfermagem do trabalho teve um concurso para esse cargo mas ninguém passou e ficou sem ninguém para ocupar esse cargo. é possivel ser transferido para esse cargo de enfermagem, sem fazer concurso?

  • nilccéia diz: 15 de julho de 2014

    olá, trabalhei numa empresa de aux de cozinha, mas era obrigada a limpar banheiro e conteiners de lixo com bichos e chorumes, era obrigada a mexer com um produto químico sem nenhum tipo de proteção, e tb carregava muitos pesos com isso adquiri 2 ernias de disco na coluna, logo no segundo mes, cortei minha mão na maquina de frios e não me prestaram socorro, quero se posso processar a empresa mesmo depois de 4 meses de demissão?

  • Agostinho Rodrigo Pinto diz: 15 de julho de 2014

    fui contratado como Auxiliar de escritório mas quando cheguei a empresa para exercer a atividade me disseram que eu iria ficar por conta do arquivo morto da empresa exceto o arquivo de check lists e assumir a parte de sinistros ou seja responsável pelo departamento de sinistros desta unidade que fica em Belo Horizonte além de auxiliar o mesmo departamento da unidade em Espirito Santo , caracteriza desvio de função ?

  • willian diz: 16 de julho de 2014

    Atualmente to empregado como operario, porem to exercendo a função na coleta seletiva durante 5 anos. Minha duvida se é desvio de função e se for tem alguma multa pra esses anos trabalhados?

    abraços…

  • Renan diz: 17 de julho de 2014

    Olá gostaria de algumas informações, sou eletricista automotivo em uma empresa, na qual tenho que dirigir um veiculo para areas onde se encontrão as maquinas , não faço hora de almoço nem de janta , trabalho sobre ameaças o tempo todo sou cobrado tambem por muitos, quando acontece algum acidente com o carro é feito um B.O para concerto e na maioria das vezes recebo ameaças de desconto em um premio produtividade que recebo, fui obrigado a assinar um termo no qual aceito ser demitido caso eu desvie minha rota , trabalho em três turnos diferentes rodando cada semana em um , quando trabalho na madrugada as vezes por não conseguir dormir bem de dia sinto sono , se eu for pego dormindo me informarão que gera justa causa, gostaria de ajuda quanto a algumas das tantas reclamações que tenho , desde de já agradeço a atenção!

  • madellyne souza diz: 21 de julho de 2014

    Boa tarde trabalho como operadora a tres anos um ano atras me prometerem que iriam me promover so que ja exerco a profissao de balconista a um ano e eles nao mudaram minha carteira posso estar procurando meus direitos sendo que tenho testemunhas

  • Karem diz: 23 de julho de 2014

    Olá sou karen Gostaria de saber algumas informações.Estou trabalhando em uma empresa de Viagens que fui contratada como recepcionista ajudante geral a 2 anos e meio e até hoje não teve mudança em minha carteira. Hoje eu estou exercendo a função de Banco faço deposito para empresa/Recepcionista tomo conta dos pedidos da sala do cafe da limpeza as vezes passo um pano no chão lavo a calçada. faço venda de cambio USD,.faço trabalho de solicitação de vistos Passaportes,faço venda de pacotes rodoviários retiro lixos da empresa todos os dias fico encarregado de fazer os pedido na papelaria para a empresa.sabendo que isso e certamente seria um desvio de funções mas gostaria de saber de vocês se eu posso procurar meus direitos trabalhista? qual cargo poderia chamar todos esses que eu estou exercendo.Vocês sabem me dizer mais ou menos quanto vale o salario de uma pessoa que exerce todas essas funções?

  • Sheila diz: 25 de julho de 2014

    Olá. Trabalho numa clinica como faturista – faturo todos os convênios, controlo os pagamentos destes convênio e faço todo o honorário médico. Alem de ser obrigada a ir ao correios postar todos os convênios, mais a minha carteira está assinada como auxiliar de escritório para a empresa não ter que pagar o salário correto. Que provas devo reunir para no futuro poder provar que trabalhei como faturista.

  • geraldo costa de oliveira diz: 27 de julho de 2014

    Saí á poucos dias de uma empresa de terceirização,onde cumpria a função de porteiro em um condomínio, no sistema 12 x 36 á noite. No contrato entre o condomínio e a empresa,há uma cláusula que pede que o funcionário da terceirizada faça o mesmo que o funcionário do condomínio,ou seja, que faça a ronda á cada meia-hora ou de hora em hora. Eu soube que a firma cobrava essa ronda do condomínio,como também soube que o porteiro tem que receber um adicional sobre essa ronda. Pergunto; isto é verdade, eu tenho direito de receber por esta ronda?

  • greiciane sousa diz: 28 de julho de 2014

    Ola.sou vendedora de moveis e ganho comissao.alem disso tenho que limpa a loja,abrir e fechar a loja lavar banheiro e ate limpa as vezes do gato da patroa.

  • Carlos Eduado diz: 29 de julho de 2014

    Olá, trabalho em uma empresa no ramo da construção civil e nesta empresa fui contratado como Almoxarife ao passar dos meses foram me passando a função de comprador e mais uns meses de supervisor do almoxarifado, tendo três funcionários a minha supervisão então acumulei três funções, Almoxarife, Comprador e Supervisor do Almoxarifado, so que o problema quando fui solicitar ao gestor um aumento obtive um resposta negativa, além de tudo faço parte da comissão da CIPA. Estou querendo sair da empresa mais pelo motivo de ser da CIPA não podem me demitir, como deo procede.

  • victor ferracini diz: 30 de julho de 2014

    ola sou contratado como operador de gerador somos 3 profissionais na empresa com o mesmo nivel de classificaçao mas o meu salario e diferente oq posso fazer

  • Cáren Cecília Baldo diz: 31 de julho de 2014

    Victor, podes pedir ao teu chefe que reveja a situação, se tu e teus colegas estiverem exercendo exatamente a mesma função.

  • Luciane C Alves diz: 2 de agosto de 2014

    Ola sou crediarista numa loja de móveis ja tenho quase 2 anos de empresa, quando completei 1 ano de empresa me transferiram para o setor de vendas contra a minha vontade , meu salario caiu e recebia beneficio alimentaçao , mas eles bloquearam meu beneficio,no entanto permaneci pois precisava trabalhar , fui no sindicato ,mas nada adiantou , mas foi ai que surgiu uma oportunidade pois saiu uma funcionaria do crediario e depois de 8 meses na venda voltei para o crediario, nao devolveram meu beneficio e ainda estou recebendo salario de vendedora sem quebra de caixa , sendo que trabalho com dinheiro , mas acontece que no dia 23/08/2014 ira voltar uma crediarista que estava de licença maternidade e provavelmente eles irao me mandar de volta para a venda… Eles podem fazer isso novamente contra minha vontade? O que eu faço?

  • gilberto diz: 2 de agosto de 2014

    minha carteira esta assinada em supermercado como padeiro a 13 anos a 12 anos respondo como encarregado e como padeiro isso e certo . continuo recebendo como padeiro

  • giovani da silva cintra diz: 4 de agosto de 2014

    bom dia eu Giovani da Silva Cintra , foi contratado para trabalhar de vigia num posto de combustíveis de vigia, mais eu sabia que minha classificação está incorreta, mais aceitei , sabendo que eu sou um profissional registrada pela policia federal art 7.102 de vigilante,mais sempre cobrei pra eles mudar minha profissão era mesmo que nada , fui demitido e continua minha classificação na carteira eu vou para o ministério do trabalho mim der um conselho , porque quando for mim aposenta por tempo de serviço ó INSS não aceita á profissão que está na carteira.

  • Paulo S. C da Silva diz: 4 de agosto de 2014

    As empresas são obrigada a pagar pela tabela salarial?

  • Matheus Felipe diz: 6 de agosto de 2014

    trabalho como auxiliar de vendas em uma empressa de onibus ,vendo passagens todo dia e trabalho tambem em embarques,na recebo quebra de caixa e ha descontos se faltar dinheiro.que direitos eu tenho?

  • marlonhotmail.com diz: 8 de agosto de 2014

    Fui registrado na função de pintor trabalhei nessa função apenas um mes a partir disso estou trabalhando de servente, mais servicos gerais na empresa isso pode? tenho algum direito ?

  • Ariana Alves diz: 17 de agosto de 2014

    Boa noite ! Trabalho a 1 ano e 5 meses em uma determinada empresa ,porém fui promovida de vendedora para subgerente ,como subgerente estava a 4 meses recebendo o salário de R$989,00 e não alteraram minha carteira.Agora querem me rebaixar para vendedora novamente e reduzir meu salário para R$787,00 . Isso pode ,reduzir o salário?

  • Cáren Cecília Baldo diz: 18 de agosto de 2014

    Ariana, não podes ter teu salário reduzido. Procure o sindicato da tua categoria.

  • Luiz Miguel diz: 27 de agosto de 2014

    Bom dia, Exerço a função de Digitador, mas na carteira de trabalho tem. (Assistente de suporte técnico). Isso pode? Gostaria de saber se esse fato pode ser considerado desvio de função???

  • ednilson diz: 1 de setembro de 2014

    Eu trabalho nunha empresa revendedora de gás,minha carteira é assinada como auxiliar de escritório,gostaria de saber se tenho direito ao benefício de periculosidade?

  • RENATA ALVES diz: 2 de setembro de 2014

    Bom dia!

    fui contratada com auxiliar de faturamento mas na empresa faço opero caixa e outras coisa a mais gostaria de saber se tenho direito a quebra de caixa .

  • jhonata raimundo pereira diz: 3 de setembro de 2014

    ola trabalho numa empresa e faço lançamento de notas fiscais no sistema, faço controle de estoque, transferencia, etc. ( data sul ou totvs ) na maioria no meu tempo e na minha carteira esta como almoxarife e eles nao querem mudar esta certo ?

  • luciana gomes lopes diz: 3 de setembro de 2014

    boa tarde sou vigilante trabalhei em uma agencia bancaria como vilante ,mas contava dinheiro cortava papel gostaria de saber se eu entrar na justiça contra a agencia como desvio de função,é causa ganha . obrigado desde ja

  • VALQUIRIA DO CARMO LIRA SILVA diz: 6 de setembro de 2014

    Boa noite, trabalho na Secretaria de um clube e faço vários serviços ao mesmo tempo: atendo telefone, atendimento ao público, controle de pagamentos de associados, fechamento de movimento (caixa) café, agenda de eventos, contratos de eventos e etc. Sou registrada como Auxiliar de Secretaria, não existe um Secretário para auxiliar. Andei pesquisando e não existe tal função, Auxiliar de Secretaria. Estou correta? Qual séria minha função correta? O que devo fazer e como proceder?

  • Douglas Morais diz: 10 de setembro de 2014

    Olá
    Meu nome é Douglas, trabalho em uma empresa que sou auxiliar de produção mais faço trabalho de operador de máquina. É desvio de função?

  • Edinaldo Macena Vieira diz: 16 de setembro de 2014

    Trabalho em uma empresa de carteira assinada, mas ele me fazer ir para outra unidade e trabalhar lá também. Ao que me disseram, se minha carteira é assinada em um local, eu deveria estar trabalhando somente lá e não em outro. O que faço?

  • Fernanda diz: 22 de setembro de 2014

    Oi, eu sou de menor e antes de vencer meu contrato de dois anos de menor aprendiz comecei a trabalhar o dia todo, exerço a função de auxiliar administrativo mais recebo salario e tenho a carteira assinada como atendente, e alem disso tiro horário de almoço de colegas de outros setores, quando há falta de funcionários tenho que auxiliar no setor responsável, dentre outras coisas… isso se caracteriza como desvio de função?

  • maria clara diz: 1 de outubro de 2014

    ola. ha 3 meses fui contratada como secretaria em uma fazenda da area de agricultura. gostaria de saber, qual e realmente minha funcao, se ganho somente 1salario minino com descontos. oque eu faco na verdade e: atendente, notas fiscais produtor, carregamento de graos, cotacao de pecas, pagamentos, folha de pagamento, cuido da cantina, na safra trabalho finais de semana, das 6 da manha ate umas 8 da noite, fico na balanca. e muitas outras coisas…. gostaria de saber, se realmente essa e minha funcao???

  • walalce diz: 15 de outubro de 2014

    olá boa noite.
    eu trabalho no ramo de telemarqueting e atualmente estou no cargo de monitor de qualidade porem de alguns meses para cá tenho recebido funções diferentes da minha função atual como: criar cartazes e baners para campanhas e atividades de motivação para os operadores e exercido algumas vezes a função de instrutor de treinamento que é dois niveis acima do meu e recentimente fiquei sabendo que eu e os demais colegas que exercem a mesma função que a minha teremos que acompanhar novos operadores e em alguns casos aplicar treinamento para eles e supervisores perante alguma duvida.
    porem nos foi informado que nós NÂO receberemos adicionais como, hora extra banco de horas ou qualquer outro tipo de bonificação por estar exercendo uma função fora da que consta em registro.
    por favor peço ajuda para melhor entender se isso esta correto ou se estamos tendo algum tipo de abuso
    Agradeço desde já e fico no aguardo de uma resposta o mais breve posivel.

  • adrielton diz: 22 de outubro de 2014

    boa tarde trabalho uma empresa a 10 anos no setor de programaçao a 8 anos traz fazia a minha funçao e me colocavan para ajudar a descarregar caminhao e pesar malhas e era de menos tinha 16 anos e fazia varios horas extraz por dia chegava a fazer 6 horas extra no mesmo dia acabei de ser demitido tenho algum direito de receber idenizaçao por algum desses motivos fico no aguardo

  • Vanessa K L Llayoun diz: 25 de outubro de 2014

    Boa noite. Trabalho a um ano e meio , em uma clinica de depilação a laser, como recepcionista e vendedora. Na minha carteira esta “auxiliar administrativo”, faço o atendimento aos clientes com marcaçoes e fechamentos de contratos, atendo o telefone, recebo os pagamentos, limpo a clinica, faço escala de trabalho dos dois setores que seriam recepção e as aplicadoras/fisoterapeutas, com frequencia a dona da clinica me pede para realizar tarefas como ligar para o gerente dela,mandar emails para ela, assuntos particulares que não tem haver com a clinica. a gerencia foi alterada recentemente e a nova gerente além de todas essas tarefas, vem de pedindo para fazer o que era obrigação da gerencia; como solicitar tickets alimentação e passagem. E ainda estão me cobrando as vendas, mas não sobra tempo … e estão me ‘sugerindo” que eu faça o telemarketing no meu horario de almoço. esta certo isso? Desde já agradeço.

  • jorge paulo matias pereira diz: 27 de outubro de 2014

    boa tarde

    trabalhei 2 anos com AUX DE ALMOXARIFADO. exercendo a funcão de ASS. ADM.
    finalmente eles alteram na carteira para ASS. ADM 1 .. MAIS NEM UM CENTAVO A MAIS DE SALARIO, SENDO QUE TEM OUTROS ASS. ADM 1 QUE GANHAM A MAIS. o que devo fazer ?

  • Antonio Ferreira da Cruz Junior diz: 28 de outubro de 2014

    olá,boa tarde

    fui contratado como porteiro,mas ao decorrer tive que exercer as funções de conferente de carros (saber se o carro está arranhado,se está com step e etc) e também de controlador de estacionamento (se alguém estacionasse o carro de forma indevida,se estava com crachá e etc) isso se caracteriza desvio de função? lembrando que até então não existiam tais funções na empresa!

Envie seu Comentário