Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Prêmio Nacional de Inovação recebe inscrições até 7 de dezembro

21 de novembro de 2014 0

O Prêmio Nacional de Inovação é a prova de que para inovar não é preciso ser grande: a premiação reconhece grandes, médias e micro e pequenas empresas que tenham se destacado em suas ações e projetos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.premiodeinovacao.com.br.

São duas as categorias para empresas, gestão da inovação e Agente Local de Inovação (ALI) – indústria, serviço e comércio, além de duas de projetos, de inovação tecnológica e modelo de negócio. As vencedoras recebem troféu e curso de educação executiva. As campeãs entre as participantes do ALI conquistam ainda o direito de indicar um representante para participar de missão técnica internacional.

A gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RS, Marta Alejandra Folha Pastorino, explica que a premiação abre espaço para as micro e pequenas, especialmente as participantes do Programa ALI, promovido pelo Sebrae.

- O projeto visa a estimular a inovação nos empreendimentos de pequeno porte, a partir da elaboração do diagnóstico, plano de ação e acompanhamento das ações – detalha.

Esse trabalho é desenvolvido por profissionais bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), orientados por consultores especialistas, ao longo de dois anos e acompanha empresas dos setores de indústria, comércio e serviços.

Premiada em Caxias

gauticaA Gáutica Tecnologia em Informação, de Caxias do Sul, foi uma das empresas que passou pelo ALI e acabou conquistando o Prêmio Nacional da Inovação no ano passado, na categoria ALI – Serviço. A empresa desenvolve softwares customizados para atender a real necessidade de cada cliente.

- A Gáutica já nasceu com a cultura da gestão. Adaptamos as metodologias convencionais à nossa realidade e incorporamos novas técnicas – conta Ederson Pedro, fundador e diretor de marketing da empresa.

A empresa atuava localmente e viu no Programa Agentes Locais de Inovação a oportunidade de fazer um diagnóstico preciso e crescer de forma sustentada.

- O Agentes Locais de Inovação abriu as portas do Brasil para nós, e o Prêmio Nacional de Inovação comprovou o acerto das nossas estratégias em pesquisa e desenvolvimento – percebe.

Os resultados vão muito além do reconhecimento. Após a premiação, a Gáutica já contabiliza ganhos em faturamento, alcance e estrutura, que aumentou 50% em um ano.

O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e será realizado pelo Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Movimento Brasil Competitivo (MBC) com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Senai.

Conheça as oportunidades da indústria: Senai recebe visitas

21 de novembro de 2014 0

mundosenaiEntre hoje e amanhã, 21 e 22 de novembro, todas as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Estado estarão realizando atividades para jovens conhecerem as oportunidades de trabalho na indústria e como se qualificar para elas.

Intitulado Mundo Senai, o evento é realizado em todo o Brasil com palestras, minicursos, mostras tecnológicas de trabalhos dos alunos do cursos técnicos, aulas demonstrativas do cursos oferecidos pelas unidades e oficinas para a comunidade com o intuito de despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promover a aproximação com a indústria.

A programação das unidades do Estado está no site www.mundosenai.com.br. Escolha a mais perto da sua casa e faça a visita – não é necessário fazer inscrição ou agendar a visita, basta se dirigir à unidade escolhida.

Saiba mais

 Os cursos técnicos de nível médio são também conhecidos como cursos de longa duração da educação profissional e têm entre 800 e 1,4 mil horas de duração (até dois anos).
 Podem ser feitos por estudantes que estão, pelo menos, no segundo ano do ensino médio ou por quem já concluiu essa etapa da educação básica.
 As aulas oferecem conhecimentos teóricos e práticos em diversos eixos tecnológicos e garantem, junto com o diploma, uma formação especializada para diferentes setores da economia.

Hoje: dia D para PCDs

20 de novembro de 2014 0

Mais uma edição do dia D para inclusão social e profissional das Pessoas com Deficiência (PCDs) e beneficiários da Previdência Social reabilitados será realizada hoje, 20 de novembro, das 8h às 17h, no Sine Municipal de Porto Alegre.

Segundo a secretária municipal do Trabalho e Emprego, Luiza Neves, a iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) veio para ficar, desde sua primeira realização, em maio deste ano. Sempre na terceira quinta-feira do mês, a data é comemorada com atendimento prioritário aos PCDs.

Interessados devem comparecer com a carteira do trabalho, de identidade e CPF para fazer ou atualizar o cadastro. O Sine fica na Avenida Sepúlveda, quase esquina com Mauá, no Centro.

Nova carteira de trabalho será lançada hoje

20 de novembro de 2014 5

A nova versão da Carteira de Trabalho Digital será lançada hoje, 20 de novembro, às 14h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul. No evento, que terá a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, será emitida e entregue a primeira Carteira de Trabalho Digital a um trabalhador gaúcho.

A carteira de trabalho apresentará um novo sistema de emissão, com a validação nacional de dados feita de forma online, o que resultará na entrega do documento no mesmo dia da solicitação.

Além disso, a promessa é de que o documento oferecerá mais segurança ao trabalhador: no momento da emissão, ele terá seus dados cruzados com outros bancos governamentais, resultando na entrega de um documento com todas as informações do cidadão atualizadas, que irão compor um banco de dados único. Isto deverá facilitar o pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários.

Projeto Verão na praia: há vagas

19 de novembro de 2014 0

A prefeitura de Xangri-Lá está com inscrições abertas, até sexta-feira, dia 21 de novembro, para contratação temporária do Projeto Verão. Há vagas para para auxiliar de serviços gerais, clinico geral, cozinheiro, encarregado de serviços gerais, enfermeiro, farmacêutico, fiscal ambiental, fiscal tributário, monitor, operário, pintor, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em radiologia. Os salários variam de R$ 1.016,43 a R$ 4.458,37.

As inscrições devem ser feitas na sede da prefeitura (Rua Rio Jacuí, 854, Centro de Xangri-Lá), no setor de protocolo. O atendimento acontece das 8h30min às 11h30min. Será permitida apenas uma única inscrição por CPF, ficando o candidato automaticamente desclassificado no caso de apresentar mais de uma inscrição. Não há custo de inscrição.

Curso gratuito de reciclagem de tecidos

19 de novembro de 2014 0

A Cerpoa, cooperativa de ensino de recicladores, está com inscrições abertas para o curso gratuito de reciclagem de tecidos e customização de roupas. Será entre os dias 24 e 26 deste mês, das 14h às 17h, na Rua Voluntários da Pátria, 2552, Bairro Floresta, em Porto Alegre.

O objetivo do curso, além de representar uma alternativa de renda, é disseminar a ideia da reciclagem dos tecidos e o reaproveitamento de roupas, evitando o consumo de produtos têxteis novos. O curso é aberto ao público interessado em participar.

Para reservar uma vaga, ligue para 3084-3377 ou envie e-mail para cerpoa@gmail.com, mahyrahuergo@gmail.com ou jovino@dmlu.prefpoa.com.br. No dias do curso, é preciso levar calças jeans e camisetas usadas.

Senado aprova exigência de qualificação para professores da educação básica

19 de novembro de 2014 0

Professores da educação básica terão que comprovar sua qualificação para exercer o cargo.

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 18 de novembro, o Projeto de Lei do Senado 185/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) para assegurar expressamente que os professores em exercício ou contratados para atuar no ensino básico comprovem qualificação.

A proposta, de autoria de Adriele Souza, representante da Bahia na edição 2011 do Programa Jovem Senador, foi apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Na justificativa do projeto, a jovem argumentou que a presença de professores com formação adequada constitui “elemento crucial” para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica.

De acordo com o projeto, a qualificação a ser comprovada pelos professores deve seguir o que determina o artigo 62 da LDB, que exige, para professores da educação básica, curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. O projeto estabelece ainda que o Estado deve oferecer aos professores a qualificação exigida.

Em parecer favorável à matéria, o relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), “a medida pode propiciar uma nova percepção do papel dos próprios professores e do Estado na educação”.

A votação foi acompanhada pelos participantes da edição do Projeto Jovem Senado deste ano, que ocuparam a tribuna de honra do Plenário a convite do presidente da Casa, Renan Calheiros. Agora, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

(Com informações da Agência Senado)

Evite 5 falhas comuns no envio de e-mails profissionais

19 de novembro de 2014 0

Curriculo por email

A pressa e a falta de paciência são inimigas da perfeição – especialmente se você for enviar um e-mail profissional. A pós-doutora em Linguística pela Unicamp e professora de cursos de Comunicação e Liderança pela VRS Cursos Vívian Rio Stella apresenta cinco falhas comuns no envio deste tipo de mensagem e que podem ser evitadas. Confira!

1. Ser excessivamente informal

O grau de formalidade nos e-mails é muito variado, pois está diretamente relacionado à cultura da empresa, ao tema tratado na mensagem (mais ou menos delicado, mais ou menos polêmico), ao relacionamento entre os interlocutores e à imagem que o emissor pretende passar aos seus leitores (mais ou menos sério, mais ou menos empático).

Mas o que se percebe é que muitas falhas de comunicação são decorrentes do excesso de informalidade das mensagens, que, não raro, comprometem a credibilidade de quem escreve ou a seriedade do assunto. Por isso, procure adequar a linguagem usada considerando os aspectos listados anteriormente e não assuma que sempre se deve ser informal ou sempre formal. Adequar é preciso, por mais desafiador que isso seja.

2. Escrever e-mails com raiva

Expressar raiva ou indignação pessoalmente já pode comprometer as relações interpessoais no ambiente organizacional, quanto mais se isso ocorre por e-mail, em que a leitura é feita em outro contexto da produção da mensagem, sem entonação, olhar, expressões faciais de quem emite a mensagem.

Por esse motivo, é recomendável esperar a raiva passar (ex.: tome um café, deixe para responder no dia seguinte) para, então, redigir a mensagem, de forma menos passional. Inúmeros conflitos podem ser evitados com essa simples prática.

3. Usar o e-mail como canal de comunicação para assuntos sigilosos

É preciso lembrar-se, a todo momento, de que o e-mail é um registro, um documento. Se é documentado algo indevido, é altíssima a chance de haver constrangimentos e repreensões por falta de ética ou de alinhamento com os valores da empresa. Por isso, evite documentar no e-mail informações sigilosas ou comentários comprometedores.

4. Usar cópia oculta para intimidar ou repreender alguém

O recurso da cópia oculta só deveria ser utilizado como “mala direta”, isto é, para envio de um e-mail a diversos destinatários, para manter em sigilo, intencional, o e-mail de contato de cada pessoa ou para evitar a prática do “reply to all” quando não é necessário que todos recebam todas as respostas. Mas a forma mais usada – e equivocada – da  cópia oculta é em mensagens em que o remetente escreve um feedback negativo, uma intimidação ou uma cobrança a um certo destinatário, com cópia oculta para o chefe de um deles (ou de ambos).

Se achar necessário recorrer à hierarquia (o que muitas vezes não é recomendado), por que não deixar evidente e incluir o chefe simplesmente em cópia? Vale lembrar que a pessoa em cópia oculta pode resolver responder a todos e, de repente, “aparecer” na troca de e-mails, gerando ainda mais problemas entre os envolvidos.

5. Copiar muitas pessoas no mesmo e-mail

Escolher os contatos dos campos “para” e “cópia” já seria um primeiro passo para a eficácia: no primeiro, incluem-se apenas as pessoas que têm relação direta com o assunto do e-mail; no segundo, constam as pessoas que – realmente – devem acompanhar as trocas de e-mails e o status do assunto tratado. Mas o que se percebe é tanto um uso indiscriminado desses campos quanto a inclusão de inúmeros contatos que não precisam executar nem acompanhar nada.

Essa situação acaba impactando o já excessivo volume de e-mails que os profissionais recebem diariamente. Por isso, apenas envolva na mensagem as pessoas que realmente estão relacionadas ao assunto tratado. Depois de resolvida a questão, se precisar, elabore um novo e-mail com um breve resumo do que ocorreu e inclua os contatos que precisam saber apenas o que foi resolvido (sem que eles precisem acompanhar todo o passo a passo).

Aproveite: Projeto Pescar recebe inscrições

19 de novembro de 2014 0

aprendizUnidades do Projeto Pescar em Porto Alegre e na Região Metropolitana já estão com inscrições abertas ou abrirão cadastro para interessados até o início do próximo mês para cursos profissionalizantes gratuitos. O início das aulas está previsto para o ano que vem.

Além de oferecer ensino que prepara tecnicamente jovens estudantes para o mercado de trabalho, mais da metade das aulas tratam de conceitos ligados a comportamento e cidadania, ou seja, a maior parte do que é ensinado objetiva capacitar os jovens não apenas para uma profissão, mas para a vida. Entre os assuntos, estão autoestima, cuidados com o ambiente e capacidade de se relacionar.

Os cursos têm entre nove e 11 meses de duração e são dados dentro das empresas parceiras do Pescar. Podem participar jovens com renda por pessoa da família de até meio salário mínimo (R$ 362).

Confira as opções e inscreva-se!

Grupo Digicon
A unidade, em Gravataí, recebe os interessados até o próximo dia 28, na Rua Nissin Castiel, 640, Distrito Industrial da cidade. As oportunidades são para o curso iniciação em eletromecânica, com duração de dez meses e começo das aulas em março.
Podem participar jovens com idade entre 16 e 18 anos e que tenham no mínimo completado a oitava série do ensino fundamental. Mais informações: 3489-8785.

InBetta
A empresa seleciona moradores de Esteio, com idade entre 16 e 19 anos, que estejam pelo menos na sétima série do ensino fundamental. O curso oferecido é de iniciação profissional em processos industriais e começará em fevereiro.
As inscrições devem ser feitas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, na companhia: BR-116, Km 258. O jovem deve ir pessoalmente, levando carteira de identidade com foto. Mais informações: 3473-9651.

Midea Carrier
As inscrições devem ser feitas entre hoje e sexta-feira, às 7h30min e às 13h, na portaria 2 da empresa, que fica na Rua Berto Círio, 521, Bairro São Luiz, em Canoas – para participar do processo seletivo, os candidatos devem ser moradores da cidade.
Além disso, precisam ter entre 16 e 19 anos e estar cursando o ensino médio em 2015 ou já tê-lo concluído. Está sendo ofertado curso de operações para a indústria. Mais informações: 3477-9521.

Corag
A companhia está com inscrições abertas até sexta-feira. O curso oferecido será de iniciação aos serviços gráficos, e as aulas começam em março. Podem participar jovens com idade entre 16 e 19 anos, que estejam cursando a partir da sexta série do ensino fundamental.
Os interessados devem ir à Avenida Aparício Borges, 2199, Bairro Partenon, em Porto Alegre, das 10h30min às 12h ou das 14h às 16h. Os jovens devem se inscrever pessoalmente, levando carteiras de trabalho e de identidade e comprovante de residência. Mais informações: 3288-9712.

Renda média dos negros cresce 2,9% na Grande Porto Alegre

19 de novembro de 2014 0

A renda média dos negros no mercado de trabalho aumentou 2,9% entre2013 e 2012 na região metropolitana de Porto Alegre, saindo de R$ 1.297 para R$ 1.335. A conclusão é de um levantamento realizado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

Conforme o estudo, divulgado ontem, 18 de novembro, o rendimento dos não negros passou de R$ 1.851 para R$ 1.901, uma variação positiva de 2,7%.

– Uma vez que identificamos sempre variações maiores entre os negros do que os não negros, isso nos faz deduzir que em algum momento os rendimentos de ambos os grupos possam se equilibrar – projeta Dulce Vergara, uma das coordenadoras do trabalho.

Segundo o levantamento, a participação da população negra no mercado na Grande Porto Alegre caiu de 56,1% em 2012 para 55,8% em 2013. Assim como os negros, a presença da população não negra registrou queda, diminuindo de 57,1% para 56,6% no período. Conforme o estudo, a população economicamente ativa negra na Grande Porto Alegre diminuiu em 13 mil pessoas em 2013.

Por outro lado, a presença dos não negros cresceu em 9 mil trabalhadores, o que, conforme a FEE, teria garantido a relativa estabilidade da força de trabalho no ano passado.

(Com informações de Zero Hora)