Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O Espaço do Trabalhador está de mudança!

16 de março de 2015 1

Caros leitores e amigos!

O conteúdo do blog Espaço do Trabalhador está migrando para o site do Diário Gaúcho. Ou seja, a partir de agora, as atualizações poderão ser consultadas pela tag “Espaço do Trabalhador” dentro do www.diariogaucho.com.br.

A produção de conteúdo de qualidade e útil para quem está em buscas de vagas de emprego ou qualificação profissional — ou os dois! — segue a mesma. O que muda é a forma como você vai buscar esse conteúdo a partir de agora.

Além de fazer a pesquisa na busca do Diário Gaúcho com a tag “Espaço do Trabalhador”, você também poderá clicar diretamente no link que está na capa do DG online, como mostra a reprodução abaixo.

linkdg

Espero que mantenham a leitura! Se quiserem esclarecer dúvidas, podem entrar em contato pelo meu e-mail, pelo facebook ou pelo twitter.

Um grande abraço,
Cáren Cecília Baldo

Seguro desemprego via internet será obrigatório a partir de abril

12 de março de 2015 1
Foto: Diego Redel/Agência RBS

Foto: Diego Redel/Agência RBS

A partir de abril, todos os empregadores, ao informar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da dispensa do trabalhador para fins de recebimento do seguro desemprego terão de fazê-lo via sistema. A medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e torna obrigatório, a partir de 31 março de 2015, o uso da ferramenta Empregador Web no requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa do trabalhador.

O uso do aplicativo Empregador Web já ocorre via Portal Mais Emprego do MTE para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) online, porém ainda não é obrigatório. Seu uso permite o preenchimento dos requerimentos de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados enviados ao Ministério. Os atuais formulários (guias verde e marrom) impressos em gráficas serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego somente até o dia 31 de março, quando o envio via Empregador Web passa a ser obrigatório.

O sistema foi criado pelo MTE com a finalidade de agilizar o atendimento aos trabalhadores requerentes do benefício, pois, segundo anuncia o governo, permite a transmissão de informações de trabalhadores e empregadores de forma ágil e segura.

O Empregador Web faz parte do projeto E-Social, uma iniciativa do governo federal que pretende unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Permitirá o cruzamento das informações dos trabalhadores com outras bases de dados governamentais, assegurando maior segurança em casos de notificações pelo não cumprimento de requisitos legais para recebimento do benefício.

Inscrições abertas para programa Jovens Talentos

11 de março de 2015 0

Jovens de 18 a 30 anos, interessados em desenvolver competências profissionais, têm a chance de se inscrever no programa Jovens Talentos da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC) até esta sexta-feira, dia 13 de março.

O programa tem como objetivo desenvolver liderança jovem e preparar os integrantes para atuar à frente de empresas e projetos de relevância econômica e social. Por meio da experiência como membro, os integrantes podem atuar em diferentes setores da organização, como marketing, finanças, intercâmbios sociais, intercâmbios profissionais, entre outros departamentos.

Ao longo dessa experiência, o jovem aieseco tem contato com grandes empresas, estudantes de diversos países e pode participar de conferências e workshops nacionais, promovidos pela Aiesec ou por empresas parceiras.

Interessados em fazer parte da AIESEC em Porto Alegre podem se inscrever no site da organização (www.aiesec.org.br/inscricao/). Podem participar jovens de 18 a 30 anos, que estejam cursando o ensino superior, pós-graduação e que tenham concluído o curso há no máximo dois anos.

Saiba mais

A AIESEC é a maior organização sem fins lucrativos gerida por jovens e desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios em mais de 120 países.

A entidade mantém outros programas, como Cidadão Global (possui diversas oportunidades de açōes voluntárias em ONGs e projetos educacionais, com ênfase em gestão de projetos, educação cultural, ensino de novas línguas),  Talentos Globais (no qual o jovem realiza um estágio remunerado no Exterior, tem como objetivo inserir o participante em uma cultura diferente para promover a ele um ambiente de aprendizado perante a desafios profissionais) e Hospede um Intercambista (permite que você hospede um dos jovens que vem do Exterior para realizar um dos programas de intercâmbio da AIESEC).

Projeto obriga Estado a fazer seleção pública para contratar estagiários

11 de março de 2015 3

Um projeto de lei (PL) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul propõe a obrigatoriedade de realização de processo seletivo para contratação de estágio remunerado na Administração Pública Estadual. O PL 8 2015 é de autoria da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB). A divulgação do processo seletivo deverá conter os critérios utilizados na seleção dos candidatos.

>> Leia mais notícias sobre estágio

O objetivo da proposta é instituir a obrigatoriedade de processo de seleção prévio a todos os órgãos da Administração Pública do Estado a fim de que a seleção de estudantes para estágio remunerado nos órgãos estaduais adeque-se aos princípios da transparência, imparcialidade e isonomia, justifica Manuela, que é autora da Lei 11.788, chamada de Nova Lei do Estágio.

— Considera-se que o estagiário na administração exerce função pública e recebe, via bolsa ou contraprestação, dinheiro público pelas atividades desempenhadas. Sendo assim, há necessidade de processo seletivo para contratação desses estudantes — sustenta a parlamentar.

Pela proposta, a convocação para o processo de seleção deverá ser divulgada, pelo prazo mínimo de três dias úteis, na unidade que o realizará, bem como no site do respectivo órgão público e, ainda, nas sedes das instituições de ensino conveniadas. A divulgação do processo de seleção deverá apresentar também os critérios a serem utilizados na escolha.

Prazo de inscrição para a Escola Social do Varejo se encerra nesta sexta-feira

11 de março de 2015 1

Interessados têm até a próxima sexta-feira, 13 de março, para se inscrever na nova turma da Escola Social do Varejo (ESV), em Porto Alegre. A ESV, programa do Instituto Walmart em parceria com o Instituto Aliança para o Adolescente, prepara jovens para o mercado de trabalho, com foco no segmento varejista.

A instituição oferece 100 vagas, distribuídas entre os turnos manhã e tarde (das 8h às 12h ou das 14h às 18h). Podem participar da seleção jovens de 16 a 24 anos, cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou egressos de escolas públicas. O início das aulas está previsto para o dia 16 de março.

Em cinco anos, a ESV qualificou 500 jovens para o mercado varejista. Lays Souza, que é egressa da turma de 2011, ressalta a importância da oportunidade em sua formação.

— Após o término do curso, comecei a trabalhar no mercado como operadora de caixa, depois me tornei fiscal de preço e em seguida fui promovida à área administrativa. Além de conhecimentos sobre o setor, a ESV me ajudou a melhorar a postura, apresentação pessoal, forma de falar e de agir no ambiente de trabalho — conta.

Segundo Adriana Mariano, gerente do Instituto Walmart, o programa desenvolve as competências que o varejo procura nos profissionais.

— O mercado de trabalho tem mudado muito e o varejo também foi impactado, transformado-se em um campo de trabalho que exige profissionais dinâmicos, proativos e engajados. Por ser uma importante porta de entrada para jovens talentos, investimos nesta frente, oferecendo  qualificação e apoio à inserção no mercado. O curso proporciona formação técnica e também a construção dos projetos de vida e da carreira dos alunos — destaca.

Saiba mais

A duração da qualificação profissional é de 300 horas. Durante a realização do curso, os alunos ganham material didático, alimentação e auxílio-transporte. O certificado será emitido pela Universidade do Ceará, parceira do Instituto Aliança em todo o país, como curso de extensão.

As inscrições podem ser feitas pelo facebook/esvrs, e-mail esvpars@gmail.com ou presencialmente na Fundação Pão dos Pobres, onde as aulas são ministradas (Rua da República, 801, Porto Alegre), das 9h às 17h. Os candidatos devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho (se houver), comprovante de residência e último boletim escolar. Telefone para contato: (51) 3224 0296.

Denúncias de assédio moral no trabalho aumentam 25% em 2014

10 de março de 2015 0

assedio_moral_trabalho

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) recebeu, em 2014, 390 denúncias sobre assédio moral no trabalho, número 25% maior que o de 2013. No momento, de acordo com a entidade, há em curso 383 procedimentos envolvendo o tema – 46 deles, ações na Justiça do Trabalho.

Também em 2014, foram firmados 53 termos de ajuste de conduta (TACs) com empresas alvo de investigação envolvendo assédio moral.

>> Entenda quando você está sendo vítima de assédio moral
>> Dr. Trabalho explica o que é assédio moral

O procurador-chefe adjunto do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, define o assédio moral:

- Ele não se caracteriza por uma ação isolada. É um comportamento repetitivo e que tem como efeito agredir, humilhar, diminuir a autoestima da pessoa, o que pode levá-la, como é comum, à situação de depressão.

Segundo o procurador, o assédio não parte apenas de superiores hierárquicos e não é feito necessariamente com berros ou palavras ofensivas. Mesmo que, em geral, se verifique que o assediador é o superior hierárquico, o chamado assédio moral vertical, a agressão também pode partir de colegas de trabalho, o assédio moral horizontal.

>> Leia mais notícias sobre o mundo do trabalho

Denuncie!

Caso você esteja sendo alvo de assédio, deve reunir provas, de preferência escritas e testemunhais. Não são descartadas, porém, gravações de áudio ou de vídeo.

Quando a situação envolver direitos coletivos, a orientação é procurar o MPT-RS para realizar a denúncia por meio do site www.prt4.mpt.mp.br. De acordo com a entidade, o sigilo é garantido.

Em Novo Hamburgo: vagas para médicos

10 de março de 2015 0

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) abriu um novo processo seletivo simplificado para a contratação de médicos. Os profissionais podem se inscrever até dia 16 de março pelo site www.fsnh.net.br.

Neste processo, há vagas para as seguintes especialidades: Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral/Generalista, Médico Emergencista, Médico Pediatria Clínica, Médico Neonatologista, Médico Ginecologia/Obstetrícia (Hospital), Médico Ginecologia/Obstetrícia (UBS), Médico de Saúde Coletiva, Médico Ortopedia/ Traumatologia e Médico Intensivista Rotineiro.

A FSNH é uma fundação estatal de direito privado, e o processo seletivo contrata profissionais sob o regime CLT. Mais informações e o edital podem ser consultados no site da fundação.

Vagas abertas no Carrefour em Porto Alegre

09 de março de 2015 3

O Carrefour fará processo seletivo para a contratação de recepcionistas de caixa, operadores de loja, agentes de prevenção de perdas, frentistas, auxiliares de drogaria, promotores de serviços financeiros, auxiliares de perecíveis e vendedores. São 90 oportunidades.

Os interessados podem comparecer à unidade de Recrutamento e Seleção da companhia (Avenida Bento Gonçalves, 5050, Bairro Partenon), em Porto Alegre, entre hoje e sexta-feira, sempre às 8h30min. Para todas as ocupações, são admitidas pessoas com deficiência (PCDs).

As etapas da seleção envolvem triagem de currículos, entrevistas e dinâmicas de grupo. A carga horária de trabalho é de 44 horas semanais. Para as vagas de recepcionista de caixa, operador de loja e auxiliar de perecíveis, é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Os demais cargos exigem ensino médio completo.

Dr. Trabalho: carteira assinada

09 de março de 2015 2

Na página 25 da minha carteira de trabalho está escrito: “aumentado em 01.10.2011 para R$ 2,89 p/h na função de aux. produção por motivo de compl. ac.” Mas, na página 27 também estão registradas as mesmas alterações. Gostaria de saber se é correto escrever novamente o aumento?

Julieta Pinheiro Neta – Prezado leitor, na carteira devem ser feitas as anotações importantes sobre o contrato de trabalho, como por exemplo, datas de admissão e de saída, reajustes de salário e férias. Jamais o empregador deve efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado, nem mesmo registrar a causa do rompimento do contrato (com ou sem justa causa e pedido de demissão).

Pelo seu relato, o aumento salarial foi registrado duplamente. Embora desnecessária e não prevista em lei a duplicidade de informação, o fato não lhe provocou dano. Fique atento aos demais registros, principalmente em relação ao tempo de serviço, que poderão ser valiosos para comprovação do tempo de serviço e futura aposentadoria.

Bom trabalho!

* Semanalmente, são respondidas neste espaço as dúvidas dos leitores. A resposta de hoje foi elaborada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra IV). Se você que ver a sua questão respondida, envie-a para empregos@diariogaucho.com.br.

Oficinas com inscrições abertas

09 de março de 2015 0

O Programa Cidadania e Talento.com, do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (Ciee-RS), está com vagas abertas para as oficinas de inclusão digital. O início está previsto para o dia 17 de março.

As oficinas têm como objetivo preparar os usuários para ingressar no mundo do trabalho. O programa é gratuito e tem duração de dois meses. Durante o período, serão trabalhados temas de cidadania e informática voltados ao universo juvenil.

Dividido em 11 oficinas temáticas, o programa destina-se a adolescentes e jovens com idade a partir de 14 anos e que estejam matriculados nos anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. As vagas são limitadas e estão disponíveis nos Centros de Convivência e Capacitação em Porto Alegre. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 16.

Confira onde se inscrever
Centro: Avenida Borges de Medeiros, 328, 8º andar, sala 85
Higienópolis: Rua Dom Pedro II, 861/2º pavimento, sala 192

Mais informações
Pelo telefone (51) 3363-1084