Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Corredor de ônibus começa a funcionar neste domingo em Blumenau

14 de janeiro de 2011 5

A primeira etapa dos corredores de ônibus, que começa a funcionar pela Rua 7 de Setembro neste domingo, em Blumenau, terá uma equação difícil para resolver: como tornar mais ágil o transporte público se as três ruas principais do Centro comportam apenas 1,85% dos 130.145 carros de Blumenau?

Agora, com uma pista a menos na 7, ficará ainda mais apertado. O resultado desta matemática revela a limitação quando o assunto é mobilidade urbana. Com as faixas exclusivas para o transporte coletivo, a prefeitura pretende agilizar o serviço para atrair a população e, por consequência, reduzir a quantidade de carros nas ruas.

Os corredores serão implantados em seis ruas de Blumenau e, juntos, somam 8.770 metros. Todos eles estarão nas pistas da direita e serão exclusivos para a passagem dos ônibus (exceto em cruzamentos, quando haverá marcação de compartilhamento autorizado).

A faixa terá tachões, pinturas e placas indicando o uso restrito, o que será instalado neste sábado, véspera da inauguração da primeira etapa, na Rua 7 de Setembro. Segundo o diretor de Trânsito da Guarda Municipal, José Carlos de Oliveira, até 21 de fevereiro os agentes orientarão os motoristas no local. Depois disso, quem desrespeitar a sinalização será notificado.

A matéria completa você acompanha no Santa deste final de semana.

Comentários (5)

  • paulo diz: 15 de janeiro de 2011

    Com ou sem corredor, enquanto não tiver ar condicionado em cada ônibus em continuo com meu carro. Estamos em Blumenau, cidade de marcar 43 graus, lembram?

    E para agilizar o trânsito em Blumenau basta melhorar a qualidade do asfalto, fazendo assim com que o trânsito flua melhor. Ruas como General Osório e 2 de Setembro são exemplos disto. O trânsito é lento devido ao péssimo asfalto.

    Comecem por aí, comecem pelo mais fácil.

  • Silvano diz: 15 de janeiro de 2011

    É uma vergonha o trânsito de Blumenau, agora querem implantar um tal corredor de ônibus, uma verdadeira piada para com a comunidade em geral. Deviam é ter mais vergonha na cara e desentupir os bueiros da cidade, implantar esgotos nas casas (em pleno século XXI a cidade não tem isso), fazer rodízio de carros, Blumenau virou uma palhaçada e os palhaços são o povo que aceitam essas medidas impostas pela prefeitura.

  • Márcia Pontes diz: 15 de janeiro de 2011

    Concordo com o Paulo quanto à melhoria da qualidade do transporte público. Enquanto não se diminuir a superlotação em horários de pico, não se climatizar os ônibus, não se investir num programa de gestão da qualidade do atendimento (e isso inclui aprendizagem de novos comportamentos de motoristas, cobradores, fiscais), vai ficar difícil de convencer os motoristas
    a trocar o carro pelo ônibus. Quando a gente chega a constatação de que ainda vale a pena aguentar o trânsito em horário de pico, o congestionamento e o estresse dentro de um carro é porque a coisa tá feia. Trânsito, circulação e mobilidade urbana é um problema de todos e cada um tem que fazer a sua parte, mas precisamos de incentivos para deixar nossos carros em casa. Não cabe a hipocrisia de achar que de uma hora para outra todo mundo vai se sensibilizar e deixar os carros na garagem. Será que os gestores do transporte coletivo de Blumenau fazem isso? Como tornar mais ágil o transporte público se as três ruas principais do Centro comportam apenas 1,85% dos 130.145 carros de Blumenau? Se esses 130.145 carros trafegassem todos ao mesmo tempo a cidade ia ficar parada, com certeza, mas graças a Deus só uma parte circula nesses pontos diariamente e em horários alternados. Certamente, um problema para o qual buscamos resposta. Vem em mente sempre primeiro a crítica, mas acredito que todo usuário do trânsito um dia já se fez essa pergunta: “onde essa cidade vai parar com um trânsito desses?”

  • Marlon diz: 16 de janeiro de 2011

    Meu Deus, em uma Blumenau onde o trânsito está cada vez mais horrivel, vão implantar corredor de onibus que não tinha necessidade, pois o maior problema de Blumenau é o transito que não anda, pois digo uma coisa, se não der certo vamos caçar o mandato do prefeito, não adianta ficar copiando as outras cidades, pois Blumenau não se compara com Curitiba.

  • Eu diz: 17 de janeiro de 2011

    Alguém conhece alguma obra que esse Prefeito de Blumenau executou e que deu certo? Eu desconheço. Pra mim ele está brincando de ser prefeito em Blumenau. Eu assinaria há muito tempo a cassação do mandato. Nem precisaria dar errado o corredor de ônibus , porque não vai funcionar mesmo, pelos motivos acima citado. Enquanto não baratear o custo , e não tiver ar condicionado ninguém vai migrar para o transporte público. Porque não fazem uma pesquisa com o povo de Blumenau para saber a opinião sobre esse assunto? Com certeza a população terá muito o que dizer. Mas não, a coisa aqui funciona só para satisfazer o prefeito e o Siga.

Envie seu Comentário