Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Viaduto da Via Expressa é liberado para o trânsito

18 de fevereiro de 2012 25

Foi liberado na manhã deste sábado o viaduto da Via Expressa, no Bairro Fortaleza, em Blumenau. Os cavaletes que bloqueavam a passagem dos carros foram retirados pelo prefeito João Paulo Kleinübing e o vice-prefeito, Rufinus Seibt. Outras autoridades também estavam presentes. Em seguida os dois saudaram o primeiro veículo a passar pela obra, que foi um caminhão de gás.

A obra de intersecção entre a Via Expressa e BR-470, que custou R$ 5 milhões financiados pelo Badesc, começou a ser construída em maio de 2010 e faz parte do projeto Blumenau 2050.


Viaduto foi liberado pelo prefeito e vice-prefeito de Blumenau /Foto: Gilmar de Souza


Entenda como vai funcionar:

>>Veja o mapa<<

Agora o motorista pode seguir pela Via Expressa e pegar a BR-470, em direção a Indaial, sem precisar fazer o contorno no trevo da Dudalina, passando por cima da rodovia pelo viaduto.

O mesmo vale para quem segue pela rodovia no sentido Navegantes-Rio do Sul e quer entrar em Blumenau. Ele poderá acessar pela direita a alça que leva à via, não sendo mais necessário fazer o retorno no Trevo da Mafisa. Todo o trajeto recebeu placas e sinalização, mas a inauguração oficial está marcada para o final de março devido a ajustes que a prefeitura precisa finalizar. A conclusão chega depois de 23 anos de espera. Em novembro de 2008, a via teve seis trechos danificados pelas chuvas, 56 dias depois dela ter sido parcialmente liberada.

Comentários (25)

  • Dario diz: 18 de fevereiro de 2012

    Obras como essa e a da ponte do Badenfurt estão com atraso de, no mínimo, dez anos. Portanto, não há louvor na inauguração.

  • Carlos R. diz: 18 de fevereiro de 2012

    Depois de anos a primeira parte da Via Expressa ganha mais uma parte de sua conclusão , já se fala de seu prolongamento até a Serra da galinha. Mas Ainda falta grande parte da marginal da Primeira etapa.

    A cada inauguração de um trecho da Via Expressa, nossos políticos, tantos os atuais como os que passaram, não deveriam fazer uma festa e sim pedir desculpas a sociedade pela incompetência de não conseguirem fazer uma obra com inicio e fim em uma unica inauguração.

    Igual ao Futuro complexo do Badenfurt, que só de ver o projeto se nota da falta de um acesso a BR-101 em seu final.

  • Carlos R. diz: 18 de fevereiro de 2012

    Correção BR-470

  • Dagmar diz: 18 de fevereiro de 2012

    r$ 5.000.000,00 ou cinco milhões!

    É possível construir um prédio de 8 andares!
    Um cidadão aqui em Blumenau conhecido meu,construiu um prédio de 4 andares e 16 apartamentos,detalhe:o homem é enjoado!tudo do bom e do melhor,gesso no teto,rodapés de marmore,blindex verde,garagem:gastou no total,1.200.000 reais!
    Sem querer desmerecer a obra(que os administradores nada tem para se orgulharem e sim,como disse o leitor acima,deveriam pedir desculpas a sociedade), que é estranho. é

  • Ana Caroline diz: 18 de fevereiro de 2012

    Parabens a atual Administração por ter concluido a Via Expressa após 26 e poucos anos…

    Parabens !! Administração séria e competente.

  • Adriano Pereira diz: 18 de fevereiro de 2012

    Parabéns à Prefeitura de Blumenau. Demorou mas ficou pronto e muito bom! Agora teremos mais segurança para fazer o percurso. Só espero que o Governo Federal também cumpra sua parte e duplique logo a 470.

  • Carlos Eduardo Velozo diz: 18 de fevereiro de 2012

    Esta obra melhora mais a mobilidade em Blumenau, apesar de que falta muito ainda para chegarmos ao ideal, pois quem precisa de mais mobilidade são os politicos nossos que estão em esfera federal, porque as obras por aqui são demoradas para se realizarem enquanto em outros cantos do Brasil são mais rápidas!

  • Jefferson diz: 18 de fevereiro de 2012

    Por isso que eu adoro ano de eleição, as obras nestes anos milagrosamente ficam
    prontas , principalmente as das vias principais, enquanto isso os bairros estão lá sem nenhuma manutenção ruas esburacadas e o mato tomando conta das calçadas, parece que o senhor vice – prefeito nem mora no bairro da velha.
    Ou sera que ele também comprou uma casa ou apartamento e Florianópolis ??

  • Leandro diz: 18 de fevereiro de 2012

    Todos sabemos a burocracia que é para concluir alguma obra pública nesse país. independente de quem começou, concluiu ou inaugurou, os moradores e a comunidade da região só tem a ganhar com essa obra.

  • jacson S diz: 18 de fevereiro de 2012

    Onde está o motivo para festa? A liberação do acesso à BR 470 sem este viaduto foi um ato criminoso, quantas pessoas morreram pela irresponsabilidade destes políticos. Com certeza se não houvesse tantos comissionados (duvido que alguém encontre a metade trabalhando), certamente a inauguração teria acontecido a alguns anos atrás.

  • gustavo diz: 18 de fevereiro de 2012

    atual adm não tem culpa por antigas adm … esta adm pelomenos esta fazendo blumenau acontecer! quando o Sr JPK assumiu a cidade eramos a 11ª cidade para se viver em SC! hoje somos a 1ª no ranking, e ainda tem gente que fala que esta adm esta ruim! Blumenau ganhou vida, Blumenau ganhou obras, Blumenau voltou a ser uma cidade de respeito no estado e no sul, e não quero ver esta cidade voltano PTraz como no passado, seu maior produto a OKTOBERFEST voltou a ser GRANDE. a CIDADE VLTOU A SER GRANDE. ainda precisa muito e muito então que a proxima ADM seja assim.

  • Fernando diz: 18 de fevereiro de 2012

    Carlos,

    Você tem toda a razão, em vez de festa, os políticos deveriam pedir desculpas sim.

  • suco diz: 18 de fevereiro de 2012

    hum… se os políticos de nossa cidade não fizesse nada, seriam xingados de inuteis pra cima.. qdo eles fazem , mesmo com atraso, são xingados de incopetentes, gente.. se liguem, se vcs tem poder suuuuppperrr aquisitivo e fazem melhor, se candidatem a prefeitura oras!!!! daí eu quero ver vcs fazerem as coisas rapidinho!! quem não tem a mínima noção do que é negociar o tempo todo com política, dinheiro, verbas e tal NÃO ABRA A BOCA NEM ESCREVA RIDICULARIDADES AQUI. prá encher a boca o povinho enche em dois toques, para se mexer por exemplo contra o aumento da passagem de ônibus ficaram só olhando no terminal os ESTUDANTES fazerem protestos.. gente ridícula essa que só reclama e não faz nada, calem a boca!

  • Suco diz: 18 de fevereiro de 2012

    Dario e Carlos R. vcs adoram comentar em tudo que é notícia aqui do santa, mas só sabem fazer isso.. quero ver a cara de vcs fazendo melhor!!! vão lá ajudar, pagar, tentar liberação de verba, negociar com politicagem e essas coisas.. aí depois comentem qdo se saírem BEM, sem atraso, sem incopetência, com projetos totalmente 100% e o povo adorando vcs.. mas só depois disso.. seus ridículos, usem o cérebro de vez em qdo antes de escrever bobagens. E ainda levantem as mãos para o céu, pq aqui ainda se pode trafegar, dirigir bem.. vão morar em são paulo então para ver sim o terror do trânsito, vias, ruas, viadutos.. intermináveis, totalmente confundíveis e milhões de carros em um só momento..

  • Fabrício diz: 19 de fevereiro de 2012

    Ao contrário do que a maioria da população imagina, o sucesso do complexo da Via Expressa pode ser seu próprio fracasso. Isto porque em engenharia de tráfego o comportamento do cidadão é sempre utilizar o meio de transporte e o caminho aparentemente mais rápido, neste caso automóvel por este caminho. A tendência é em poucos anos ela congestionar novamente, haja vista que na outra ponta (ou nó da malha) duas faixas transformam-se em uma. Ou seja, muitos que passavam pelo interior do bairro Fortaleza vão passar a utilizar a Via Expressa pensando tratar-se de uma facilidade. O grande gargalo está na ponta da Cia Cremer. Com a palavra os especialistas.

  • Júlio Cesar Kowuak diz: 19 de fevereiro de 2012

    Político tem como lema “Roubar e coçar, é só começar!”
    Pra mim, não passam de seres da pior espécie, que só pensam em si e no seu futuro político.
    Que não me apareçam na frente pra pedir voto pois o pau quebra!

  • Marcio diz: 19 de fevereiro de 2012

    Viaduto da Via Expressa ficou um espetáculo. Esperamos que a do Badenfurt também. Pena que não ficou assim na Mafisa, que só piorou…

  • Paulo Amado diz: 19 de fevereiro de 2012

    Mais uma importante obra concluída com muito atraso. Os políticos deveriam pedir desculpas por não terem competência para gerenciar os enormes recursos que pagamos através dos impostos.

  • Jefferson diz: 19 de fevereiro de 2012

    Obrigado SANTA por NÃO divulgar a minha opinião.

  • Valdemir Nicoletti diz: 19 de fevereiro de 2012

    Senhores,
    Lamento informar a quem ainda não sabe, que esta obra, atrasada por sinal, foi liberada depois de dois anos, porém sem estar concluida. Repito, liberaram a obra sem estar pronta! Faltam silanizações, iluminação e proteção nas laterais de ambas as pistas. Entre as duas pistas, existe uma vala, onde podera acontecer um acidente grave.
    Ao invés de estarem aqui elogiando e puxando o saco dos políticos, como alguns estão fazendo em seus comentários, deveriamos é protestar e bloquear esta pista por pura falta de segurança.
    Incompetencia e irresponsabilidade por parte desses políticos, inaugurar uma obra sem estar pronta, e o pior, do jeito que liberaram colocam em risco a vida dos que ali transitarão.
    Lamento que alguns aqui chegaram a classificar a obra de espetacular, passem antes por lá e observem bem a incompetencia na liberação das pistas.
    Mas, infelizmente esta é a cara da atual administração; entregar obras pela metade e ainda fazer festa. Igual fizeram aqui na rua Amazonas, fazem quatro anos que estamos esperando a conclusão da reurbanização da citada via. Lembrando de que o primeiro trecho concluido, já precisa ser refeito em alguns pontos pois os buracos já voltaram.
    Mas infelizmente tem gente que ainda acha tudo mil maravilhas como vemos aqui em alguns comentários.

  • Mauro diz: 19 de fevereiro de 2012

    Eu saí de Blumenau faz 12 anos, e já existia a intenção desta obra. Caramba, 12 anos para fazer uma obra tão simples como esta. Se fosse em Floripa, a obra estava pronta em menos de um ano. O problema de Blumenau é que não tem político representativo no estado, sempre foi assim. E eu não acredito em mudanças, o povo aceita facilmente estas coisas. Decepcionante, o povo de Blumenau merece coisas melhores…e merece mesmo.

  • Alcaeda diz: 20 de fevereiro de 2012

    Vergonha, liberar um viaduto, Fazer comemoração… Ano Eleitoral… Temos de ter em mente que esta gente que administra nossa cidade, esta apenas entregando uma pequena parte do que pagamos todos os meses através de impostos para eles… Ou acham que estão fazendo grande coisa, em liberar um viaduto mal projetado, sem sinalização e guard rails de proteção…. Pensem que a população de nossa cidade merece em primeiro lugar humildade e respeito, pois se alguma coisa acontece é porque o povo Blumenauense lutou e pagou por isso, e não foi nenhum político que deu de presente… Acordem temos o poder, nós temos o Voto, e podemos e devemos exigir mais desta gente que esta maltratando nossa Blumenau…

  • Carlos R. diz: 20 de fevereiro de 2012

    Eu ridículo? Ridículo é querer defender um sistema politico onde as picuinhas partidárias estão acima do povo, onde obras que deveriam estar prontas em menos de 1 ou 2 ano demoram décadas e na maioria das vezes bem acima do orçamento inicial. Todos os partidos e governos (municipais, estaduais e federais) são culpados, pois ficam brigando pela gloria de entregar a obra. Minha critica inicial não foi a este governo especifico, nem pensei nisto, e sim ao sistema que estes partidos, governos e seus caciques partidários implantaram, e que ficam brigando usando os orçamentos públicos e obras para se elevar e prejudicar a imagem do outro. Não praticando política (arte de governar) e sim politicagem.
    E ao contrário eu exerço a minha parte como você falou, pois criticar o sistema e apontar os erros e acertos são formas de política democrática.
    Acho que você não gosta de criticas negativas ou só observa as criticas negativas a determinado governo, pois sou um defensor do sistema de corredores, e igualmente fui xingado por isto, obra executada pelo atual governo municipal, quando eles acertam merecem minhas criticas positivas, esta é uma obra que parece que vai ter inicio em uma legislatura e fim, incrivelmente em menos de 2 anos e já há planos para seu prolongamento.
    E quando vemos obras como o Trevo da Mafisa, Via Expressa, Restaurante Popular, Duplicação da 470, Ponte de Gaspar, Ponte de Ilhota, segurança que não recebe policiais em numero suficiente, estado e municípios com um número de professores ACT elevado, Ferrovia do Frango, lombadas eletrônicas instaladas e não funcionando (Vila Itoupava), rotatórias em rodovias estaduais que deveriam estar prontas em 1 mês levando mais de 6 e muitas outras obras temos que demonstrar nossos descontentamento.
    E os Governos atuais não podem ser culpados? Como se estes fosse a primeira vez deles. Como políticos e partido nenhum participou ou foi membro de governos anteriores (municipal, estadual ou federal, legislativo ou executivo), que poderiam ter agilizado obras.

  • Rudimar diz: 20 de fevereiro de 2012

    Pra quem se contenta com pouco ficou ótimo!

  • José Luiz diz: 24 de fevereiro de 2012

    Cara amiga blumenauense Ana Carolina, veja a competência e seriedade da atual administração nesse link http://wp.clicrbs.com.br/transitonovale/2012/02/22/prefeitura-libera-trecho-do-viaduto-da-via-expressa-interditado-a-tarde/?topo=52,2,18,,159,e159, olhe bem, o produto mal acabado e ruim meia boca da atual administração.
    E vc tem todo a razão caro amigo blumenaunse Valdemir Nicoletti, não estava bem terminada que dois dias depois de inaugurada foi interditada pela deformação e formação de buracos, pelo amor de Deus que vergonha isto. O pior e que nós podemos mudar isto, mas muitas pessoas estão satisfeitas com essa vergonha.
    Como diz aquele treço da música Faroeste Caboclo do Legião Urbana, aqui vale pros políticos, “general de cinco estrelas sentado atrás da mesa com o cu na mão” e não vazem nada. Uma pena.

Envie seu Comentário