Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ainda inacabada, obra do Viaduto da Mafisa completa dois anos em maio, com um saldo de acidentes e risco a pedestres e ciclistas

02 de maio de 2012 16

Prestes a completar dois anos de funcionamento, o Viaduto da Mafisa, aberto ao tráfego de veículos no dia 29 de maio de 2010, permanece inacabado e oferece riscos aos motoristas, ciclistas e pedestres de Blumenau. Na noite de terça-feira, o ciclista Jean Carlos Kuth, de 22 anos, foi atropelado por um automóvel na saída do viaduto, quando seguia rumo ao Centro.

Ele permanecia internado em estado grave no Hospital Santa Isabel até o início da noite desta quarta-feira. Jean é apenas mais um entre as 21 vítimas de acidentes nos últimos dois anos sobre o viaduto e nos acessos do entorno, segundo levantamento da Guarda de Trânsito.

Desde maio de 2010, ocorreram pelo menos 32 acidentes nos arredores do viaduto, com quatro mortes. Ao menos três envolveram ciclistas e pedestres, com a morte de uma senhora de 69 anos, que foi atropelada por um veículo quando tentava atravessar o viaduto, em fevereiro do ano passado.


A estrutura foi inaugurada sem a conclusão do acesso subterrâneo e sem a complementação da ciclovia (Gilmar de Souza)

A estrutura foi inaugurada sem a conclusão do acesso subterrâneo e sem a complementação da ciclovia (Gilmar de Souza)


A estrutura foi inaugurada sem a conclusão do acesso subterrâneo ao Bairro Itoupavazinha e sem a complementação da ciclovia e passeio para pedestres nas marginais da Rua Dr. Pedro Zimmerman, nas duas extremidades do viaduto. As faixas se ligariam à passagem implantada sobre o viaduto, numa das laterais.

O ciclista Jean Carlos Kuth se acidentou exatamente na tentativa de alcançar uma das marginais, próximo à Uniasselvi. No local, o acostamento que deverá abrigar uma faixa destinada a pedestres e ciclistas tem apenas pedras, terra e vegetação, que não permite a passagem segura de pessoas.

Leia a matéria completa na edição do Santa desta quinta-feira.

Você já passou por alguma situação de risco no Viaduto da Mafisa, seja como motorista, ciclista ou pedestre? Deixe aqui no blog seu relato!

Comentários (16)

  • Michel diz: 2 de maio de 2012

    Esse viaduto da Mafisa é um atentado à vida. Na minha opiniao, quando os gestores publicos forem responsabilizados criminalmente por obras inacabadas que conferem riscos aos usuários, teremos como pensar em humanizar a relação do poder publico e seus agentes com a sociedade, normalmente usada como massa de manobra politica. Não vejo outra maneira de resolver essa e outras omissões, como a duplicação da BR-470.

  • Carlos Ferreira diz: 2 de maio de 2012

    É uma prova de que e dado ouvidos a gente sem ideia no caso a de acatarem o projeto do engenheiro que fez o viaduto… isso que temos varios modelos tanto na br101 em trechos do nosso litoral… um viaduto nao pode fazer congestionar o transito e sim dar fluidez o que nao é nossa realidade, principalmente nos que passamos ali dia a dia… se comparar um antes e depois do viaduto vera que nao alterou em nada… melhor parar senao serei um Luiz Carlos Prates

  • Márcio de Oliveira diz: 2 de maio de 2012

    passo todo dia caminhando pelo trecho já que trabalho próximo ao local e quase fui atropelado várias vezes pois não há passeio seguro para pedestres e ciclistas. A noite o risco é maior ainda pois a iluminação é precária.
    dois anos e tudo igual quantas vítimas são necessárias pra tomarem providências?

  • Mauro diz: 2 de maio de 2012

    Essa “obra” é uma vergonha para nossa cidade. Um monumento ao deacaso dos agentes públicos. E ainda teve a colaboração da ACIB e de um tal de CODEIC ,que serviram de testa de ferro para o DNIT na elaboração do projeto mais esdrúxulo de que se tem notícias na região. A “obra” ter ficado incompleta é apenas o fecho natural dessa hostória grotesca. E olha que metade do DNIT caiu num desses escândalos, mas o tal João José continua firme aqui em SC (para nossa desgraça).

  • david BNU rage against the system diz: 3 de maio de 2012

    mais uma vergonha dessa nossa administração pública ridicula e ineficaz!! e isso se estende a todo o país, não é só privilégio dessa provinciazinha chamada Blumenau!! país safado…

  • Marcos diz: 3 de maio de 2012

    E ainda tem gente que elogia esse PREFEITINHO de Blumenau. Ele não concluiu obra nenhuma, e as que estão em andamento , é uma bela PORCARIA mal feita. E ainda por cima, quando ele sair da prefeitura vai deixar uma dívida enorme para todos Blumenauenses pagarem. Acorda Blumenau. Fiquem bem informados para que nas próximas eleições não votarem para quem vai dar continuidade a esse CAOS político que comanda nossa cidade. Mudança já.

  • Francielle diz: 3 de maio de 2012

    esse viaduto foi um erro terem feito , devia ter feito ao contrario para quem vai a indaial gaspar ou a gaspar indaial , o fluxo de carro continua ,o transito ainda existe eu mesmo moro perto e passo varias vezes ai , depois da 17:30 é terrivel o transito , e vc olha o viaduto nem tem quase carro passando la em cima , fizeram errado como sempre ninguem pensa nos pedestres ciclistas e motoristas que usam essa rodovia

  • Walfrido diz: 3 de maio de 2012

    Tanto tempo de espera e vejam só que bela porcaria,o projeto é um ABSURDO do redículo,não sei qual empresa fez a contagem de veículos,mas Pedro Zimmermann passar acima da SC 470 fala sério !! È só ficar 01 hora e ver onde o fluxo de veículos é maior,até mesmo uma criança do pré faria melhor esta contagem e quanto ao ACABAR o viaduto…aguardem Blumenauenses,talvez uma melhor administração o faça.

  • Marcio diz: 3 de maio de 2012

    O problema não é qual rodovia ter maior fluxo deve passar por cima, pois basta ver o primeiro viaduto da BR-470, sobre a BR-101.
    O problema principal é ter uma rotatória debaixo dele, sendo que este era o problema antes. Sou a favor de termos dois retornos, um na frente da Uniasselvi, e outro decente onde vai sair o primeiro semáforo na Itoupava. Mas deveriam ser como o retorno da Ari Barroso, onde não se bloqueia o fluxo principal.

  • FELIPE MOREIRA diz: 3 de maio de 2012

    Tantos grandes engenheiros para realizar o projeto do viadulto, e olha que obra prima saiu, moro ali proximo e já vi varios acidentes, porem a falta de fiscalização e a punição aos responsaveis ainda não resultou em nada, sendo pessoas ja perderão a vida nesse projeto executado sem o minimo de planejamento, sendo que o viadulto deveria ser no sentido contrario, pois a BR onde o fluxo de veiculos é maior, fica parada uma boa parte do dia, realmente a Blumenau falta planejamento e atitude de politicos e mais atitude da população em cobrar oque é prometido.
    um abraços a todos..

    Felipe Moreira

  • sidnei diz: 3 de maio de 2012

    moro proximo au viaduto e percebi que estão implantando uma sinaleira em frente ao colegio pedro ! ali vai estar parando o transito para um retorno esperem começar a funcionar para vcs verem o transito parar de uma vez ridiculo a ideia do principiante mas vamos aguardar assim talvez não aconteça acidentee pois os veiculos vão estar parado !!! kkk

  • simone schrubbe diz: 3 de maio de 2012

    Nossa. eu ja vi muita coisa nesse viaduto. quando eu estou ali no ponto de onibus quem sai da itoupavazinha não quer ir ate no trevo fazer a volta pra seguir pras itoupavas. simplesmente para no meio da pista e atravessa. e pra quem esta de a pé é pior ainda.
    pois tem que se arriscar atravessando ate na metade pra conseguir chegar ate o outro lado.

  • Antonio diz: 3 de maio de 2012

    Felipe Moreira, vários viadutos que conheço passam por cima da via principal, exemplo: viaduto indo para navegantes, passa por cima da BR-101 a mesma coisa quem vai para Joinville. Esse ponto eu acredito que não seja o problema. A falta de alças, isso sim é um problema que temos que cobrar do governo federal.

  • Indignado diz: 3 de maio de 2012

    Tenho de concordar com o colega Marcos, Realmente é uma vergonha este viaduto inacabado da MAFISA. E o único culpado disto é o Senhor Prefeito JPK e sua equipe de Planejamento. Estes foram omissos e não fizeram as desapropriações necessárias para que o viaduto tivesse as suas alças de acesso construídas de forma que não mais fosse necessário a Rotula que hoje esta sob o viaduto. Alias este Prefeito e sua equipe demoraram tanto para desapropriar os terrenos para o túnel de acesso a Itoupavazinha que a empreiteira que executava a obra desistiu da mesma. Será que porque nesta mesma época ele estava trabalhando de garoto propaganda para o Blumenau Norte Shopping. Será que este e sua equipe deram preferência a uma obra particular a um investimento que traria retorno a toda a comunidade de Blumenau.

  • Alemon diz: 3 de maio de 2012

    Essa è uma obra do ano 2050. Isso è pra voces verem o nìvel dos projetos que a equipe , junto com o JPK, estao fazendo aqui em Blumenau, e enganando o povo.

    È simplesmente uma VERGONHA as obras dessa administracao, A PIOR QUE BLUMENAU JA TEVE.

  • Eduardo diz: 3 de maio de 2012

    Alemon,

    Pior que a administração do PT não existe…

Envie seu Comentário