Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nova ponte do Centro terá pista simples

23 de maio de 2013 49

A prefeitura de Blumenau publicará na versão impressa do Santa desta quinta-feira o edital de lançamento da licitação que vai contratar a empresa que fará o projeto executivo da nova ponte do Centro. O documento passa pelos últimos ajustes nesta quinta antes de ser lançado no sistema informatizado do município. O projeto executivo custará R$ 890 mil e serão pagos pela prefeitura com recursos próprios. A ponte, como já antes definido pela prefeitura, ficará entre as ruas Alwin Schrader e Paraguai

Dentre os quesitos que serão pedidos à empresa vencedora, está o que determina que a ponte tenha pista simples (uma faixa para cada sentido) e não pista dupla, como pensado inicialmente.  Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, a decisão foi tomada com base nas audiências feitas com especialistas da cidade. Gevaerd acredita que, com a mão dupla, o impacto no trânsito poderia ser maior devido ao grande número de veículos que ocuparia a ponte. Uma nova conversa será feita com os técnicos da empresa vencedora para debater o assunto. Além das faixas para veículos, haverá ciclovia e passeio.



Vista do local onde ficará a nova ponte do Centro / FOTO: Jandyr Nascimento/Agência RBS



O custo da ponte, segundo o secretário, ficará em R$ 24 milhões. O valor é metade do previsto para a construção da estrutura que ficaria entre as ruas Rodolfo Freygang e Chile e da passarela que ligaria o Biergarten à Prainha, orçadas em R$ 48 milhões.

O restante do valor, que virá por meio de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será usado em outras obras ainda não confirmadas. A expectativa da secretaria é ter a empresa para o projeto executivo escolhida em 1º de julho. Com o documento finalizado em outubro, a prefeitura pretende lançar a licitação da obra em novembro.

A previsão de início das obras é para o começo de 2014.


Comentários (49)

  • Josiane diz: 23 de maio de 2013

    E a ponte do badenfurt, quando irão acabar porque não termina uma primeiro para começar outra.Fico indignada com essas coisas

  • Pedro diz: 23 de maio de 2013

    Pq não fazer uma pinguela, para ligar nada a lugar nenhum.

  • Espertão diz: 23 de maio de 2013

    Pista simples? pq nao fazem uma pinguela de madeira então, sai mais barato.

    vAlEu nApO

  • Sérgio diz: 23 de maio de 2013

    Não sou engenheiro, mas acho que uma ponte construída naquela curva do rio, me parece um pouco perigoso, levando-se em conta as futuras enchentes.

  • André diz: 23 de maio de 2013

    Projetem e construam a Ponte com PISTA DUPLA!

    Se inicialmente for utilizado somente pista simples e no futuro duas, o crescimento de Blumenau dirá isto, mas pelo menos a Infraestrutura para a ampliação já estará pronta.

    Pensem no futuro de Blumenau, não somente no custo hoje!

    Se precisarem de doação, eu contribuo com R$20,00, pois sei que economizarei em combustível no futuro quando este trânsito não estiver mais engarrafado.

  • george diz: 23 de maio de 2013

    porque não tiram a balsa do Badenfurt e colocam na prainha

  • Paulo diz: 23 de maio de 2013

    Pista simples é o certo apenas para a região do Garcia.

    Com pista simples o impacto na Ponta Aguda será menor, e quem vem do Bairro Vila Nova/Velha/Água Verde não precisará ir até o Terminal Fonte para ir a Ponta Aguda.

    Porém o trânsito da República Argentina em direção ao Centro às 18:00 continuará imenso, com filas próximo a Peugeot.

  • Gustavo Silva diz: 23 de maio de 2013

    É impressionante a incompetência da atual administração, le-se aqui prefeito e seu “corpo técnico”.
    As perguntas que estão no ar são:
    -Vão ignorar a área com problemas geológicos (área interditada) para fazer os acessos a ponte?
    -Vão solicitar parecer sobre os patrimônios históricos da esfera estadual? Ou vão simplesmente ignorar esse item legal?
    -Estão descartando um projeto, já pago, de uma ponte esteticamente bonita e vão trocar por uma viga de concreto? Vai ficar lindo como pórtico de entrada da cidade…só não esqueçam de botar a frase “Bem vindo a Blumenau, a cidade de belas pontes”.
    É lamentável a burocracia e a marcha ré que se vê nessa atual administração, seis meses se discutindo a localização de uma ponte que já estava praticamente pronta para se construir. Aposto minhas fichas como essa obra nao inicia-se em 2014, tudo papo politico. Lamentável

  • Edgar Kasulke diz: 23 de maio de 2013

    Mais uma vez vemos que a cidade não pensa no futuro pois não há nem um pouco de planejamento. Pista simples? Pode dar conta quatro, talvez cinco anos (se é que vai dar), e depois disso? Em breve Blumenau será uma das cidade com o trânsito mais caótico do Brasil.

  • Celso diz: 23 de maio de 2013

    É lamentável! Essa é a Blumenau que pensa no futuro….. Por isso a cidade está despontando igual a rabo de cavalo. Vejam Joinville, Florianópolis e até Itajai.

  • Junior diz: 23 de maio de 2013

    Às vezes imagino que o Brasil é um pais que fica em um planeta isolado, onde não existem outros povos ou culturas. É tão difícil ver obras de mobilidade construídas em outros países, que visam uma melhoria permanente para a população? Ouço tanto da “cultura européia” na região, mas vejo planejamentos e obras que não condizem com isso. A explicação mais lógica para nossos governantes é que se a obra é maior e demora mais para concluir, os votos também demoram mais para chegar.

  • João Batista Costa diz: 23 de maio de 2013

    Pista simples?!! É desta maneira que planejam o nosso futuro? Será que não temos situações suficientes para servir de exemplo, vide ponte de Gaspar?

  • Elvis diz: 23 de maio de 2013

    Eu botava fé na mudança de local da ponte. Mas tenho minhas dúvidas com essa de pista de simples. Já é sabido que o número de carros só vai aumentar, então porque não pensar lá na frente?

  • zoo diz: 23 de maio de 2013

    Deprimente

  • david rage agains’t the system diz: 23 de maio de 2013

    Se é para fazer essa ponte de pista simples, que fizessem a anterior, também, pois essa funcionaria em sistema de binário com a adolfo konder, e melhoraria o fluxo ponta aguda-centro e vice-versa. E ainda sobraria os 20 milhões para fazer essa proposta na prainha!! Afinal na reportagem diz que essa ponte custa a metade da outra. lOGO DARIA PRA FAZER AS DUAS…Administradores estúpidos…

  • Andre diz: 23 de maio de 2013

    Até pode ser pista simples, mas ao longo da 2 de setembro seria necessario um numero maior de pontes. Enquanto não sair o contorno viario ligando principalmente o Garcia com a Velha, estaremos cada vez mais entupindo o centro. Mesmo assim é tudo provisório porque a cidade nunca para de crescer.

    Blumenau não aprendeu ainda, aqui no Brasil, quanto maior a cidade, pior a qualidade de vida e ninguém se toca disso.
    Como outras muitas cidades, Blumenau entrou na teimosia (logo após os anos 70) de querer ser cidade grande sem ter estrutura geografica para isso. Querem mais, querem mais, querem mais e só conseguiram, descarectirizar e destruir toda a cidade. Agora caimos no poço sem fundo das cidades brasileiras, cada vez mais destruição, violência e caos por todos os lados.

    Por isso sempre penso, desenvolvimento não significa crescimento.
    Para a região o certo seria atualmente decrescer e não crescer mais a cidade.
    Aqui tivesse se mantido com as caracteristica originais e num tamanho correto para a geografia da região, certamente estariamos em muito melhor qualidade.
    Agora colhemos os frutos da falta de planejamento e visão…

  • EU leitor triste diz: 23 de maio de 2013

    Povo de Blumenau, Nunca no Brasil, se fez obra para melhorar a situação da população. Sempre são obras visando o BOLSO dos politicos, Construtoras, etc… Eu conheci uma pessoa que na epoca era compras da Const.??????, quando fizeram a 1.ponte de Fpolis. É mais ou menos assim: Orcamento da ponte = R$ 15.000.000,00. Valor faturado pela tal construtora = R$ 35.000.000,00. Pergunto: PORQUE? Sabem a resposta? Não? Eu tb não.
    Não vejo mudanças. É tudo a mesma MMMM…….
    Pergunta: Quanto custou o projeto da tal ponte? R$ 150.000,00 ??? Foi pro lixo. Agora para uma ponte 50% menor, vão pagar mais quanto? R$ 200.000,00 só para o projeto. Os valores são imaginarios. Nem faço idéia de um projeto desses.

    Hehehehe

  • Marcos Souza diz: 23 de maio de 2013

    Por favor construam uma ponte com faixa dupla, o trajeto já permite isso, no lado da prainha existe espaço suficiente para duas faixas e na rua Alwin Schrader seria melhor considerando o fluxo que vem do Garcia + Rua Itajaí, na verdade o local mais correto seria onde hoje existe o esqueleto do prédio inacabado (utilizado para suicídios e outras coisas mais). Não falam tanto no tal projeto 2050? Então vamos pensar em 2050 e não em 2013, pois mais uns 5 anos e a situação vai continuar a mesma ou pior, que é o mais provável.

    Outra coisa, pra que ter faixa dupla na Republica Argentina se quando chega próximo a Ponte dos Arcos a faixa é simples até a Ponte Adolfo Konder? Porque não investir um pouco e tornar todo o trajeto em faixa dupla ou pelo até a rua Paraguay onde o trânsito se distribui? Estou falando isso pois acredito que o investimento será baixo e o beneficio será enorme, pois hoje todos os dias a região se torna um caos nos horários de pico.

    Mais uma, a ponte do anel viário norte precisa de reforma já a um bom tempo, mas existe uma solução paliativa, basta remover o pouco asfalto que ficou no sentido bairro-centro, pois no sentido centro-bairro este já não existe mais e a circulação se torna um pouco mais agradável.

    E pra finalizar, vão mesmo mudar o corredor de ônibus na Rua das Palmeiras? Ta tão bom assim, pra que complicar o sentido Fonte-Centro?

    Se precisarem de consultoria me avisem, minha experiência é de andar nas ruas todos os dias.

  • henrique diz: 23 de maio de 2013

    Pista simples? Mudamos prefeito, mudamos tudo menos a nossa cabeça…pensar pequeno é complicado, façam direito, já não temos problemas demais com pontes de pista simples. Quando nossos governantes começaão a fazer as coisas certas, não duvido que se conseguirem terminar esta ponte, quanto terminarem, farão nova licitação para duplicação…..esta na hora de mudar de cidade, pois mudamos de politicos ao ivés de melhorar…….

  • Wilson Kleinubing pai diz: 23 de maio de 2013

    Para o projeto R$ 890 mil ??? Tudo isso? Tem dente de coelho aí heimmm…. Ministério Público nelless… Pago pelos cofres públicos? muda a cara, mais os políticos são os mesmos…

  • Charles diz: 23 de maio de 2013

    Na verdade viram a burrada que fizeram e o monstro que a ponte de 4 pistas ia ser no lado da rua Itajaí. Ia ter umas alças de acesso gigantes que cortariam o morro do Frohsinn e prejudicariam a vista de todo o centro histórico.
    Mas não esperem nada de ponte estaiada não. Por esses valores vai ser uma ponte tradicional com alguns mirantes em formato de curva nos lados de fora, com colunas dentro do rio.
    O alto preço da outra ponte era porque era uma ponte de fato estaiada, sem coluna alguma dentro do rio. No novo projeto prevejo que vão fazer uma “estaiada fake”, puxando alguns cabos de aço numa coluna de concreto plantada nas laterais, ou algo assim.
    Os 24 milhões que “sobrarem” dessa nova obra deve ser devidamente esfolada pelos nossos competentes políticos.

  • Kleinubing Bing diz: 23 de maio de 2013

    É seu Napoleão,,, por falar nisso? já se foram meio ano! O que foi feito em Blumenau, além, de o sr. ficar posando nas fotos?

  • joao carlos hostert diz: 23 de maio de 2013

    a solução final eh proibir transito de carros, onibus, e motociclitas e só deixar andar charretes e bicicletas..ai acaba com o problema.

  • valdeci diz: 23 de maio de 2013

    caro amigos de Blumenau, condutores de veiculo motorizados, quando falo de veículos motorizados não pense que estou incluindo, carroças, charretes e outros similares, ora população de Blumenau, vocês pode acreditar que é verdade, não elegemos um prefeito para Blumenau, foi eleito uma marionete de corda, como q pode um técnico formado, dizer que acha melhor com duas pistas por cousa do grande movimento de trafego, digamos se não foce para desafogar o transito de nossa cidade, para q fazer uma ponte, por favor alguém me responda, porque tanta burrice e incompetência, se for aprovado este projeto, sugiro q fazemos um protesto de improbabilidade administrativa deste prefeito.

  • Ricardo F diz: 23 de maio de 2013

    Pegadinha do malandro …

  • Cidadã indignada diz: 23 de maio de 2013

    Parabéns aos eleitores do Napoleão.. muito bom pra vcs verem que políticos são todos iguais. Gostaria de saber quanto o Napoleão ganhou pra querer mudar a ponte de lugar, após mais de 8 anos de estudo? Aliás, quanto ele tb ganhou (como os demais vereadores e o ex-prefeito) pra aprovar as obras da Foz? Político honesto é artigo de luxo hoje em dia. Pena que o blumenauense vota em rostinhos bonitos ao invés de gente com caráter.

  • Edson MAfessolli diz: 23 de maio de 2013

    Boa Tarde,
    Só li um comentário inteligente, não importa quantas pontes farão, ou quantas pistas terão, a população continua crescendo, o numero de veículos também, então mais 5 anos e nada. QUE TAL AEROMOVEL? – Só sugestão, poderia ser qualquer tipo de transporte COLETIVO alternativo. PENSEM NO FUTURO não 5 anos. Ou fechem as portas da cidade, não aceitem mais gente de fora, os que estão dentro escolham uns 100.000 para sair e não permitam mais venda de carros, aí sim ficaria melhor.

  • Darci diz: 23 de maio de 2013

    Um carro de cada vez, seguindo o modelo praticado em toda a cidade de Blumenau. Os especialistas acreditam que o estilo passagem de carroça é tradição e, portanto, não deve ser alterado. O blumenauense jamais se acostumaria com a fluidez do trânsito…

  • Mauro diz: 23 de maio de 2013

    Estou falando desde o começo que essa mudança do local da ponte teve por objetivo apenas marcar uma posição política assumida na campanha, engambelando os moradores do Garcia. Quisessem investir em uma solução que faça sentido no longo prazo deveriam iniciar imediatamente a ligação Velha-Garcia.

  • Carlos jorge diz: 23 de maio de 2013

    Vcs falam de projeto da rua rodolfo fraigant como se fosse o melhor e a verdade absoluta.lembrem que quem fez aquele projeto, foram os mesmos competentes do TAPETE NEGRO. Ouçam as gravações para ver como que criterio eles escolhiam ruas para recapar.Parabens napolião parabens gevaert pista simples sera otimo, ciclovia exelente ,passeio com mirante vai deichar uns corneteiros de boca aberto pois vai ser um dos pontos de blumenau a ser mais fotografado.Pensem em fazer uma ponte na coronel federsen com a marechal rondom.Esse projeto blumenau 2050 é uma pequena piada euma grande mentira.

  • Eduardo diz: 23 de maio de 2013

    Ae povo que esta criticando que já tinha uma ponte com o projeto pronto. Diz o que ia adiantar uma ponte ali naquele local, vai dizer que é por causa da loja do Metro que está ali tem muito movimento né hahaha, vai resolver o que uma ponte ali gente???????
    Ta certo tem que tirar o povo que vem da Garcia que não vai fazer nada no centro. do transito

  • ROBERTO diz: 23 de maio de 2013

    Vergonha….PISTA SIMPLES…´´E UM RETROCESSO PARA O FUTURO…..Sera que ninguem esta vendo isso,empresarios,imprensa e o principal nos motorista de Blumenau, não vamos fazer nada, ficar de braços cruzados…..Pensar pequeno PISTA SIMPLES….

  • André Silva diz: 23 de maio de 2013

    Cara Cidadã indignada

    O local original da ponte, aquele escolhido inicialmente, ainda na época do Décio Lima, é este que agora o Napoleão decidiu, ou seja, foi coerente com os estudos feitos.

    Por uma questão estética e de orçamento na época, usaram o Plano B, que era a ponte da Rua Chile.

    A única coisa que o Napoleão ganhou em colocar a ponte no seu devido lugar, foram os votos dos blumenauenses, pois ele fez muita propaganda na época das eleições sobre o assunto. Prevaleceu o correto.

    Só acho que poderia ser pista dupla para ir e pista dupla para voltar.

  • Henrique FM diz: 23 de maio de 2013

    Tenho uma sugestão para está ponte “Ponte da Concórdia”, (ironia!). E tenho certeza que essa ponte não ficará pronta neste mandato de Napoleão.

    Uma outra obra que ajudaria muito a desafogar o transito na área central da cidade seria ligação Velha-Garcia. Como aqui tudo demora para ser feito, é melhor começarmos a pensar nisso o quanto antes.

  • Paulo diz: 23 de maio de 2013

    Napoleão bobão fazendo caca de criança..
    Pq não deixar a porra da ponte onde ela estava, ou melhor, fazer uma nova ponte em conjunto com o projeto anterior?

    A Ponta Aguda continuará como está, congestionada!

  • alcides fernande s dos santos diz: 23 de maio de 2013

    Sobre o corredor de onibus,na rua das palmeiras.aqui vai uma opinião,deixa o corredor que sera desativado,exclusivo para veiculos que vão para a rua xv e alameda. assim ficaria mais uma pista para quem vai sentido fonte centro.E obrigando quem vem do garcia pela alameda,fazer o contorno na fonte luminoza.E Fazendo mão unica no antigo cine buch,para não congestionar o começo da beira rio.Acredito que resolveria,por que não precisaria duas pistas na rua das palmeiras,sentido garcia.

  • Marcio Mueller diz: 23 de maio de 2013

    Absurdo, ponte pista simples, ridícula como este governo, um lugar como a curva do rio
    essa.M… feia de concreto. e pior, hj já esta impossivel passar pela Alwin Schrader ,
    imagina com esta M…. de ponte.

  • Inteligente diz: 23 de maio de 2013

    Vou comprar um balça e vender ticket ao lado da ponte = Tão Funcional quanto esse projeto, Parabéns prefeito… e vcs que votaram nele..

  • Flavio diz: 23 de maio de 2013

    Puxa! Essa coisa já tem pronta, Indaial tá fazendo uma doação daquela ponte do Warnow que passa um carro por vez. Já atende!

  • Fabiano Lanser diz: 23 de maio de 2013

    Quase 1 milhão de reais só para fazer o projeto???
    Meu deus, nosso dinheiro indo para o ralo…

  • gildo f da silva diz: 23 de maio de 2013

    É se for mesmo pista simples vou me mudar de blumenau cidade que nasci que
    não reconheco mais e vou para correia do norte pois doido por doido lá pode
    a qualquer momento explodir………ksksks

  • felipe diz: 23 de maio de 2013

    Prefeito novo quer uma obra DELE ao invés de terminar a obra DOS OUTROS (=ponte do badenfurt).

    Entrou na prefeitura e a primeira coisa tratou de fazer foi jogar no lixo todo o planejamento feito na gestão anterior. Que bom que o JPK pelo menos terminou os corredores de ônibus, porque senão é capaz que ficaríamos até com isso pela metade.

  • Roberto May diz: 23 de maio de 2013

    Blumenau só crescera realmente quando nossos governantes pensarem realmente no futuro. Isso não é uma obra emergencial então vamos fazer direito. Pista dupla com certeza.
    Além disso fica a pergunta, neste custo de 24 milhões ja estão considerados os “AJUSTES DE CONTRATO” que com certeza virão?

  • frederico diz: 23 de maio de 2013

    Fazer uma ponte com pista simples para desafogar um transito hoje caotico e regredir. Que se faca algo para um futuro futuro. Se existe a verba, porque nao aproveita-la. E que a administracao municipal ve por todas se preocupe jah com outros projetos que a cidade tanto necessita. Nao esperem acontecer…antecipem-se. A ligacao Velha-Garcia ja deveria ter sido feita ha muito tempo; a ligacao da rua Ingo Hering com o Bom Retiro, idem; mais uma ponte no centro; um anel viario de verdade entre os bairros etc, etc. E novos parques, quando pretendem projetar? As coisa estao muito devagar em Blumenau!

  • Valdemir Nicoletti diz: 24 de maio de 2013

    Parem de reclamar e vamos trabalhar. Ponte com pista simples pode até não ser o ideal, porém é bem melhor que nenhuma ponte.

  • Leonardo diz: 24 de maio de 2013

    Sou obrigado a concordar com todos os comentários.

    Deprimente.

  • Ricardo diz: 24 de maio de 2013

    É dinheiro posto fora, não adianta apenas fazer a ponte, vai apenas jogar o engarrafamento para o outro lado do rio, vai entupir tudo na altura da ponte do salto de novo…tem é que fazer um projeto que torne o contorno norte uma via rápida do centro até o Sesi…

  • Diogo diz: 24 de maio de 2013

    É o lixo do Napoleão botando as manguinhas de fora… ou seja, o valor ficará metade abaixo do previsto para as outras pontes, e será usado para outras obras… Ou seja, eles estão recebendo 48milhões, usando 24, pra poder roubar 24… e economizando para criar uma ponte inútil, com pista simples… enquanto todos querem ampliar, aqui esse prefeito incompetente, despreparado, mentiroso e sem vergonha quer regredir. Lamentável.

  • valdeci diz: 24 de maio de 2013

    lendo mais algumas mensagem vejo que as pessoas gostaria de ter um prefeito q pensasse no futuro, se enganarão, elegerão uma criança de sorriso espontâneo, como q uma criança vai pensar no futuro. agora vamos esperar ele ficar adulto.

Envie seu Comentário