Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gaúcha que já foi maior criadora do mundo da raça Devon recebe o Troféu Guri

25 de agosto de 2012 0

Foto: Emerson Souza / Agência RBS 29.08.2006

Antonia Berchon des Essarts Carvalho, nasceu em 28 de fevereiro de 19l8, na Estância Santo Antônio, hoje município do Capão do Leão. Filha de Jayme de Carvalho e Vera Chaves des Essarts Carvalho, estudou no colégio Felix da Cunha de Pelotas e com onze anos foi para Paris com seu avô. De volta ao Brasil, morou no Rio de Janeiro onde fez o curso de Assistente Social, com prática na escola Ana Nery. Casou com Luiz Raphael de Oliveira Sampaio, nascido em Londres e tiveram três filhas, Maria Rita, Rosa May e Anna Luiza e nove netos.

Durante o tempo em que ainda estava no Rio de Janeiro, participou de inúmeras atividades sociais e culturais de Pelotas, trazendo companhias de ballet cariocas, despertando assim, o gosto pela dança na cidade, revertendo a renda para a Santa Casa de Pelotas. Mais tarde, preocupada com o mau estado dos lindos prédios de Pelotas, trouxe novamente um grande espetáculo de ballet com bailarinos do Teatro Municipal, promovendo assim a reforma do casarão número 06 da Praça Col. Pedro Osório. Com ajuda da filha Maria Rita, que tinha  relações em Brasília, conseguiu o tombamento dos três prédios da Praça e do Teatro Sete de Abril. Também por suas amizades, conseguiu o acervo de roupas antigas para fazer o Museu da Baronesa.

Após ficar viúva, volta à Pelotas em 1970, para assumir suas propriedades, e assim inicia sua atividade rural, cuja presença feminina era rara. Continua com a criação da Raça Devon introduzida no Brasil por Assis Brasil e seu avô Edmundo Berchon, fazendo um grande trabalho de melhoramento genético. Em 1986 tornou-se a maior criadora de Devon do mundo.

Em 1982, divide a administração das Estâncias, com sua filha Anna Luiza, formada engenharia agrônoma, pela Universidade Federal de Pelotas, e mais recentemente em 1994, tornaram-se franqueados do Projeto Montana, incrementando à produção de touros.

Envie seu Comentário