Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O gaúcho

20 de setembro de 2007 6

O 20 de setembro representa para os gaúchos algo similar ao dia da independência. A Revolução Farroupilha foi a revolta de quem se sentia longe demais do poder e criou desde então uma identidade própria para os nascidos aqui. Algo como o bordão que rege a escola de samba Salgueiro no Rio de Janeiro. Nem melhor, nem pior. Apenas diferente.

Mas é preciso reconhecer que, não raras vezes, alguns de nós deforma este conceito e passa a se julgar melhor do que o resto do Brasil. Uma vez, eu repórter de política trabalhando em rádio, fui cobrir o lançamento de uma campanha de propaganda que ressaltava a qualidade de vida do Rio Grande do Sul comparada com a dos outros estados. O governador era Alceu Collares, e ele não conhecia a campanha que, portanto, era inédita para ele e para os jornalistas.

Veio o institucional de 30 segundos no telão mostrando o que há de melhor nas paisagens e nos costumes gaúchos. Para fechar, uma voz bonita em off dizia %22Rio Grande do Sul, terra de gente de qualidade superior%22. O governador nem deixou acender as luzes e já gritou %22não vai para o ar !%22 Collares ficou horrorizado – e eu também – com o teor nazi-fascista da frase de encerramento. Quem acredita que é gente de qualidade superior está pressupondo que todos os demais são inferiores. Daí para o autoritarismo, para a eliminação das diferenças, para a supressão das peculiaridades vai um passo.

Não acredito em gente de qualidade superior. Sou nascido no hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre, adoro viver aqui, sou maluco pelo cheiro do ar desta cidade. Viajo pelo Rio Grande trabalhando e sinto imenso prazer em chegar às comunidades com seus sotaques e características. Mas, definitivamente, não creio que somos melhores do que ninguém. Gostamos da nossa história, do fato de sermos fronteiriços e lidarmos com a dificuldade  de forma corajosa. O nosso inverno – que detesto – de alguma forma representa nossa capacidade de resistir. Mas gente melhor do que outra gente, não.

Parabéns a todos nós pela data que marca a rica história gaúcha. E, sempre, muito cuidado em não resvalar para a prepotência …

Postado por Maurício Saraiva

Comentários (6)

  • Illyana Ferreira Do Canto diz: 21 de setembro de 2007

    Olá meninos eai que sucesso com o programa olha so meu pai adora saber sobre o time o gremio eo inter nada contra os colorados.só me diz uma coisa saraiva quando o campeao da libertadores vai se estabelecer de novo.Agora hoje de noite mandem bjs a minha mae e meu pai e eu.illyana claudio e rosane ta bom adoramos vcs.bjs illyana

  • Marcio coloradão diz: 22 de setembro de 2007

    Maurício,não gosto muito de teus comentários pois te acho gremista “enrustido”.Mas sobre este assunto,concordo contigo.Se alguém no brasil pode ser separatista é São Paulo,dono de 1 em cada 2 reais que circulam no Brasil.O Rs está quebrado,tudo mundo sabe.Então,arrogância baseada em quê?VIVAO BRASIl

  • Leonardo Leal de Lima diz: 20 de setembro de 2007

    Olá Maurício,assino em baixo tudo o que tu dissestes,bairrista tem em todos os cantos deste planeta.Mas o que eu acho gozado é que o baiano se acha diferente,a mídia paulista-carioca acha o máximo,nós,gaúchos,somos e gostamos de sermos diferentes eles nos taxam de bairristas e separatistas.

  • Cleiton dos Santos diz: 21 de setembro de 2007

    Mauricio, achei um pouco exagerado o teor do teu post. Nazi-fascista? Autoritarismo? CALMA! Não é pra tanto. Sou 100% gaúcho, e brasileiro apenas no RG. Por que? Por que não tenho o mínimo orgulho de ser braZileiro. Deve ser o mesmo sentimento de um basco ou d um catalão. E isso não é xenofobia não

  • PAULO TRICOLOR diz: 21 de setembro de 2007

    MAURÍCIO SOU CARIOCA DE NASCIMENTO, MAS GAÚCHO DE ADOÇÃO COM MUITA SATISFAÇÃO. MAIS DE 41 ANOS MORANDO POR AQUI E VEJO QUE HÁ SIM PRECONCEITOS ENTRE PAULISTAS X CARIOCAS, BAIANOS X GAÚCHOS, PAULISTAS X GAÚCHOS. POSSO SER SUSPEITO, MAS VEJO UMA LIGAÇÃO MUITO FORTE ENTRE O RIO E O RS.CONTINUANDO..

  • PAULO TRICOLOR diz: 21 de setembro de 2007

    CONTINUANDO..HÁ SIM MAURÍCO PEGAÇÃO DE PÉ ENTRE ESTADOS NO NOSSO BRASIL.JÁ RECEBI VIA CHAT MUITA GOZAÇÃO DE BAIANO DIZENDO QUE GAÚCHO É TROUXA POR TRABALHAR MUITO.PAULISTA TEM RAIVA DA GENTE PORQUE TEMOS UMA BOA RELAÇÃO COM O RIO.E ULTIMAMENTE SURGIU UMA RIVALIDADE ENTRE SC PARA COM O RS.

Envie seu Comentário