Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O risco de virar o fio

29 de junho de 2009 42

O DVD que o Inter lançou para apontar erros de arbitragem a favor do Corínthians pode representar um tiro no pé. Há imagens que remontam 2005, aquele crasso erro de Márcio Resende de Freitas contra os colorados. Também constam imagens da Copa do Brasil deste ano com pênaltis discutíveis e outras ocorrências de jogos em que o time paulista teria sido beneficiado.

O risco de virar o fio é grande. O torcedor colorado tem que ir para o Beira-Rio animado, não raivoso. Precisa estar disposto a gritar para empurrar o time, não para vociferar contra o árbitro. Os jogadores, por sua vez, devem estar concentrados na duríssima tarefa de jogar um futebol bom o suficiente para reverter a vantagem do Corínthians. Não seria legal que se preocupassem com o soar do apito de Ricardo Marques, o mineiro da FIFA que vai apitar a partida.

A faixa apresentada por Fernando Carvalho pode e deve ser usada para motivar os jogadores do Inter, mas não significa que tenha sido encomendada porque o jogo já está decidido para o Corínthians. Não lembro de uma só decisão de campeonato em que já não houvesse, antes da partida, vendedores de faixa com escritos de “campeão”. É da cultura do futebol, não quer dizer nada que remeta a cartas marcadas.

É de risco a estratégia da direção do Inter em mobilizar tanto esforço prévio para fora de campo. Entre outras polêmicas declarações, Fernando Carvalho diz que o Corínthians só chegou à final do torneio pelos erros de arbitragem. Injusto, como seria injusto dizer que o Inter só foi campeão da Copa do Brasil de 1992 porque Pinga confessadamente cavou o pênalti que Célio Silva converteu na final contra o Fluminense.

O Inter tem time e ambiente para fazer dois a zero e levar o jogo para os pênaltis. Se conseguir comungar com a torcida num nível nunca antes visto,  pode fazer o épico três a zero que lhe garante o título. Mas é com a bola no pé que os colorados devem alcançar este feito. Os artifícios que antecedem a partida não me parecem fundamentais para o sucesso do Inter.

Postado por Maurício Saraiva

Comentários (42)

  • Caroline Schicht diz: 29 de junho de 2009

    Esperamos todos que o INTER mostre todo futebol q sabe jogar, ontem deu um bom UP no time e na torcida, mas precisamos de mais garra e confiança por parte dos jogadores, pois aqueles q eram considerados craques, nã sei pq, mas estã com o brilho meio fosco. Bola pra frenre e temos q aproveitar os noventa minutos!!!!
    Muitos beijos e sou fã num 1 do programa, continuem sempre assim, LINDOS!!!!

  • Rafael Tavares Pinto diz: 30 de junho de 2009

    Não dá pra fazer DVD sobre os erros que favorecem o Aterrão, pois não existe estoque de DVD`s suficientes no RS. O Colorido é o clube mais favorecido do Brasil, isso é choro antecipando a derrota.

  • Vanessa diz: 30 de junho de 2009

    Sabe que normalmente não concordo contigo Mauricio mas desta vez tu está certo. Totalmente desnecessário esse DVD, está querendo desde já explicar a possível derrota. A arbitragem já favoreceu o Inter também, todos nós sabemos. E a faixa então, mais desnecessário ainda, faixa é coisa normal, é fanatismo apenas. Será que as faixas do Inter só serão confeccionadas após a pouco provável vitória do Inter….imaginoooo…

    Começou o chororooo cedo….

  • 23 ANOS ANTES! diz: 29 de junho de 2009

    F. Carvalho está sendo hipócrita e pouco inteligente. Todo clube q vai a uma final, prepara faixas e camisetas comemorativas. O $$ sempre fala mais alto nessas horas. Ou ele não lembra q ano passado os vermelhos já tinham lotes e lotes das tais camisas do “campeão de tudo”? E outra – reclamar da arbitragem!?!? Quando o GRÊMIO reclamou dos inúmeros erros q beneficiaram o inter no gauchão não valia né? Mais hipocrisia…. Aguenta chorão. Vai pro jogo. “Tenta” definir dentro das 4 linhas, medroso!

  • Clara Borges diz: 30 de junho de 2009

    Mauricio, acho que tu não entendeu o espirito da coisa.,o que o Fernando Carvalho quer é evitar que,como sempre, o Corinthias seja beneficiado nos jogos, pois é impossivel que seja ao acaso sempre para o lado deles,penalti não marcado, faltas inexistentes,cartoes não mostrados a jogadores deles,tudo isso em favor do eixo Rio-São Paulo.Acho que com isso o FC esta avisando o arbitro que estamos de olho, que não vamos aceitar que sejamos roubados.A torcida vai a campo querendo um jogo limpo no todo

  • Aniceto Marcolin diz: 29 de junho de 2009

    Esqueceu de mencionar que o Inter não seria campeão da libertadores, mundial e recopa sem os dois gols anulados do Nacional? Ou foi de propósito Maurício.

  • Thiago – Campeão do mundo FIFA 2006 diz: 30 de junho de 2009

    O DVD do Fernando Carvalho incita violência para os marginais já predispostos ao crime. As arbitragens dos jogos do Corinthians nessa copa do Brasil são um ESCÂNDALO. É uma vergonha! Os absurdos equívocos da arbitragem que decidem jogos e campeonatos. Chega de benefícios e medo dos árbitros pelo Corinthians! A arbitragem do Héber foi catastrófica, conduziu o resultado como quis e ajudou na escalação do Corinthians para o segundo jogo. Vergonha! BASTA!

  • COLORADO CAMPEAO DE TUDO diz: 30 de junho de 2009

    O FC foi brilhante ao alertar sobre o favorecimento que existe para o Corintias,
    Agora é jogar bola para levantarmos mais um caneco de Campeão, pois aqui com o apoio da torcida COLORADA nao vai ter pra ninguem (corintians, cbf, arbitros, etc…) INTER CAMPEAO

  • Roberto diz: 30 de junho de 2009

    O Único título da Copa do Brasil do Inter foi “roubado” como todos sabem. O Inter só chegou a Libertadores pq o juiz roubou descaradamente também. Estes são apenas alguns exemplos para mostrar que em futebol e arbritagem: todos perdem e todos ganham. Agora se o Corintians, São Paulo, Palmeiras, etc são mais beneficiados no geral??? Acredito que sim, mas isso faz parte por questões de popularidade, dinheiro, influência, etc. Sempre e cada vez mais será assim, ou seja, MÚLTIPLOS INTERESSES!!

  • Juliano diz: 29 de junho de 2009

    Típico comentário de um gremista inrustido, perdeu uma boa oportunidade de fica quieto. Vai comenta carnaval que tu ganha mais!

  • Paulo Grado diz: 30 de junho de 2009

    Isso mesmo Maurício. Graças ao árbitro, os Moranguinhos conseguiram eliminar o Nacional em 2006, pois seriam eliminados. Então, tem que colocar no DVD, que tá no crédito ainda, pois o Inter já foi muito favorecido pela arbitragem, especialmente na libertadores. E teve a copa do Brasil de 92, que ganharam com um pênalti inexistente. Tá na hora de pagar a conta. Povo sem memória. Dá-lhe Curíntia…

  • Daniel Meditsch Pinto diz: 29 de junho de 2009

    Desculpa, Saraiva, mas teu post é típico comentário de gremista e secador. Em decisão, tudo que anime time e torcida é válido e precisamos nos calçar em todos os planos, pois já estamos escaldados de tanta sacanagem. O Inter tem (e vai) de reverter uma imensa desvantagem. Seja ao menos gaúcho e não conspire contra, com comentários oportunistas…

  • Fernando diz: 29 de junho de 2009

    Por está razão é que vc nunca será presidente de um clube de futebol! Fernando Carvalho sabe o que faz, não precisa provar nada para ninguém, conhece os caminhos da vitória como poucos neste estado.

  • Alexandre B. Corrales diz: 29 de junho de 2009

    Mauricio,

    Moro em São Paulo há dez anos e sei muito bem a força que este time tem junto a mídia (leia-se Globo) e patrocinadores. Já foi dito por seu ex-presidente que aquele Campeonato Brasileiro de 2005 foi comprado, por isso aqui eles são conhecidos como os reis do “apito amigo” ou alguém acha que não há interesses de colocar o “Curintias” na Libertadores no ano do seu Centenário? Todo o cuidado é pouco, mas se for ganho roubado, ano que vem (com arbitragem de fora) nós fazemos justiça.

  • Jhon diz: 29 de junho de 2009

    É seu Maurício, e como o Sr Fernando Carvalho mesmo diz, para o Grêmio só existem três resultados. Nada como um dia após o outro!

  • Márcio Alves diz: 29 de junho de 2009

    Concordo em partes!
    Acho de fato que o jogo só se decidirá no campo; que em todas as finais as torcidas vendem faixas; etc… Porém: Mano MEnezes está desde a semana passada, sugerindo à direção de seu time que tome medidas extra-campo a fim de evitar influências da arbitragem; insinua que o árbitro do jogo de ida foi perfeito; e sem contar com as `puxadas` de sempre para os paulistas. Fernando Carvalho faz certo em reagir, pois não podemos deixar que nos levem mais uma taça. Dá-lhe INTER!

  • stu4rt diz: 29 de junho de 2009

    Nenhum mentira, e todos ja sabem, espero que o juiz expulse 2 colorado antes dos 10 minutos de jogo, so pra ficar mais parelho e o coringa perder so de 3 a zero.

  • andré luiz werle diz: 29 de junho de 2009

    olha Mauricio,já não dá prá te escutar comentando os jogos do colorado na tv,agora vem vc escrever esse artigo de quinta categoria…gremistão,só poderia ser secador mesmo,vai trocer pro corintia vai..

  • Tiago Minuzzi diz: 29 de junho de 2009

    Olá Saraiva, com certeza tens razão. Acredito que nosso dirigente se precipitou em dar essas declarações. Também digo, afirmo e espero que o jogadores vão a campo focados no jogo e a torcida, nada de vaiar, e sim à incentivar o nosso colorado. Se concretizar a vitória com mais de 2 gols, com certeza será um grande “feito épico”, mas digo e afirmo o inter tem time e camisa para levar o nosso Rio Grande mais uma vez ao topo. Forte abraço.

  • jose diz: 29 de junho de 2009

    Mas são válidos. Eu moro em São Paulo e sei disso.
    Sds Coloradas

  • Daniel diz: 29 de junho de 2009

    Pitacos no Inter??? Não fala do que não entende, por favor! E pense duas vezes antes de criticar e de citar o nome do Fernando Carvalho, o homem que revolucionou a maneira de administrar um clube de futebol. Tu andas alheio ao que acontece no futebol??? Não sabes que o Corinthians é realmente beneficiado? Tu deves estar brincando cara. Pede pra sair! Tu és o maior gremista enrustido, jamais deveria transmitir os jogos da máquina colorada! Secador. VAMO INTER!

  • Sirio Fleck diz: 29 de junho de 2009

    O Inter deveria incluir no DVD o jogo contra o Nacional do Uruguai pela Libertadores de 2006, quando dois gols foram mal anulados.

  • Mário Sérgio diz: 30 de junho de 2009

    Penso que o momento é de apoiar o Inter em tudo e de todas as formas. Alguns comentaristas parecem fazer questão de jogar água fria na mobilização. Que bom seria se alguns jornalistas tentassem voltar a conquistar os torcedores do RS. tanto de Inter quanto de grêmio.

  • colorado_sb diz: 30 de junho de 2009

    Teu fanatismo está te cegando, como pode comparar “um” erro na final de 1992, com “vários” erros que favoreceram o corinthians este ano???
    Foi um pênalti em 1992, esse ano já são quatro a favor do corinthians roubados, fora outros erros de falta de critério.

    Ahh e esses gremistas q falam do jogo do nacional de 2006, são maria-vai-com-as-outras, nem viram o lance, pq se vissem saberiam q estão falando bobagem!!!
    Apenas um gol foi mal anulado, e assim o inter ainda se classificaria!!!

  • ricardo, do único clube gaucho campeão do mundo diz: 29 de junho de 2009

    OS ARTÍFICOS ANTES DA PARTIDA SÃO FUNDAMENTAIS SIM, PQ DE NADA ADIANTARÁ JOGAR MELHOR QUE O CORINTHIANS E SER ROUBADO NOVAMENTE

    .”. É da cultura do futebol, não quer dizer nada que remeta a cartas marcadas.”

    ACHO QUE TU DEVE COMO JORNALISTA NO MÍNIMO SE INFORMAR DO QUE O FERNANDO CARVALHO FALOU

    ELE FOI CLARO AO AFIRMAR QUE NÃO ACHA QUE EXISTE COMPLÔ A FAVOR DO CORINTHAIS E SIM QUE POR SEREM DE SÃO PAULO E COM UMA TORCIDA GIGANTESCA OS ARBITROS SE SENTEM PRESSIONADOS

    SEJA JORNALISTA!!

  • osvaldo pinheiro diz: 29 de junho de 2009

    oi mauricio,coloca no ar aquela filmagem to inter retornando do japao e o fernandao cantando vamo vamo inter

  • Elvis diz: 29 de junho de 2009

    A principal arma do Inter ( Nilmar ) chorou feito um menino com a faixa de Corinthians Campeão Brasileiro 2005! Título que ele batalhou mto pra ganhar, e foi um dos maiores responsáveis!!!Agora vcs acham que esse DVD, vai motivar o que? O restante do grupo que joga um futebol inconstante?
    Eu acho que é um tiro no pé. O tombo vai fica mais feio ainda!

  • colorado diz: 29 de junho de 2009

    vai dormir mais cedo quarta,mauricio gaymista tapa bem as orelhas p/ não ouvir a festa colorada, vamo vamo INTER

  • Andrigo Rodrigues diz: 29 de junho de 2009

    Parabéns pelo texto Maurício Saraiva.
    Acho que o Fernando Carvalho quis aparecer mais que a grande final, isso pode virar tbm um bom estimulo para os jogadores do corinthians quererem ganhar a partida. Erros de arbitragem sempre ocorrem, ontem mesmo vimos na final da copa das confederações um gol não marcado em favor da seleção. o inter mesmo já se beneficiou na libertadores de 2006 quando foi mal anulado um gl do Nacional.
    LAMENTÁVEL Carvalho.

  • felipe diz: 29 de junho de 2009

    Mauricio confesso q hj ao ouvir o que tu falou no programa tvcom esporte,pode ter sido tiro no pé,mas vindo de ti esse comentario em plena rede de tv deixa claro que tu já quer passar um ar de negativo no jogo,o que o fernando quer e incendiar o vestiario colorado,e espero que tu não auxilie a incendiar o vestiario corinthiano,APOIO SEU MAURICIO ISSO QUE O INTER QUE ,NÃO ESSE TEU AR DE PÉ FRIO NA REDE,HJ FIQUEI COM NOJO DO TEU COMENTARIO IDIOTA. A APROVEITA E COMPRA UMA FAIXA PRA TI TAMBÉM.

  • Eduardo Echeverria diz: 29 de junho de 2009

    Concordo com o que foi escrito, nós colorados que estaremos no estádio Beira Rio devemos nos conter em torcer, gritar, aclamar pelo nosso time. Esse vídeo mostrado pelo presidente não deve ser interpretado como uma iniciativa de guerra contra a arbitragem, até porque esse juiz que irá apitar a partida do dia 01 é bom, teve boas atuações e esperamos que tenha uma arbitragem justa! Devemos gritar pela vitória colorada!
    Agora corro pra casa pra ver o programa de vcs, como sempre faço! Abraço.

  • JOTA diz: 29 de junho de 2009

    Não te parecem fundamentais porque não foi o teu timeco lá da Azenha, que foi roubado descaradamente em 2005, e agora no jogo passado em SP. O que seria politicamente correto pra tí? Que o Corinthians viesse aqui numa boa, e nos ganhasse o jogo novamente com mais alguns erros de arbitragem que o favorecesse?!Como aconteceu desde o início da competição, do jogo com o Itumbiara, que deveria ter o jogo de volta e não teve. Até quando Saraiva, até quando tu acha que eles devem ganhar no apito amigo?

  • jose diz: 29 de junho de 2009

    Só podia ser o Saraiva mesmo. Sugiro ler o relato do seu colega Diogo Olivier que foi perfeito com relação a questão do DVD.

  • Jorge A. Monteiro diz: 29 de junho de 2009

    Esta é uma iniciativa que deveria ser seguida pelos demais clubes, pois o modo que os resultados vem acontecendo sempre tem o apito no meio e eu não gostaria de voltar no proximo jogo com o nariz de palhaço novamente. Defendo uma tese que futebol de campo deva ter dois arbitros.

  • Felipe Alberto Lazzari diz: 29 de junho de 2009

    O Fernando Carvalho deu a cara para bater! É o único que teve peito para dizer uma verdade incontestável, mesmo sabendo da repreensão e chacota da enorme imprensa que protege o Corinthians devido aos seus milhões de torcedores.

    Está mais que óbvio que o Corinthians é ajudado, pois qual árbitro roubaria este clube, sujeitando-se a acabar com sua carreira com as inevitáveis críticas da mídia? Por isto, na dúvida, os árbitros apitam pró-Corinthians, infelizmente.

  • Luiz Fernando Rasador diz: 29 de junho de 2009

    olá pessoal do tv com esportes. gostaria de salientar como bom colorado que tenho observado alguns fatos relevantes neste time misto ou reserva do inter. 1- o giuliano não está maduro ainda para defender a camisa do inter, ele perde muito a bola não sabendo dar uma consistência ao time e 2- o sorondo não é o melhor sageiro que o inter possui, ele passa uma segurança enorme e não sei quem tem que sair mas, ele não pode ficar fora desse time.

    abraços

  • Ubiratan Reis diz: 29 de junho de 2009

    Que pena!!! Esse DVD mostra o quanto estão disisperados os pobres COLORADOS que ao invés de pensar em superar os adversários dentro de campo, mostram o medo com uma atitude horrivel e desnecessaria!!! Será que o INTER nunca foi favorecido pela arbitragem???

  • Ubiratan Reis diz: 29 de junho de 2009

    Que pena!!! Esse DVD mostra o quanto estão disisperados os pobres COLORADOS que ao invés de pensar em superar os adversários dentro de campo, mostram o medo com uma atitude horrivel e desnecessaria!!! Será que o INTER nunca foi favorecido pela arbitragem???

  • gustavocolorado diz: 29 de junho de 2009

    Mais uma vez vocês da imprensa estão com medo da mídia paulista.Vou repetir errar é humano quando, nos lances capitais, se erra para os dois lados, mas quando é sempre para o mesmo lado.PILANTRAGEM.Quem é conivente tambèm é cumplice.

  • Ubiratan Reis diz: 29 de junho de 2009

    Que pena!!! Esse DVD mostra o quanto estão disisperados os pobres COLORADOS que ao invés de pensar em superar os adversários dentro de campo, mostram o medo com uma atitude horrivel e desnecessaria!!! Será que o INTER nunca foi favorecido pela arbitragem???

  • Marco Chaves diz: 29 de junho de 2009

    No momento em que se toma uma atitude coerente com as constantes falhas a favor do Cotinthians não é momento de questionar a atitude do Carvalho. Juiz errar é do jogo, errar sempre a favor de um time é um problema. Tem que vacinar sim o juíz para que ou erre para os dois lados, ou melhor, que não erre para um lado só. O resto nós jogadores e torcedores faremos. Dá-lhe Internacional.

  • Andrigo Rodrigues diz: 3 de julho de 2009

    Parabéns Fernando Carvalho, por tudo que fez, o inter entrou em campo pra reclamar da arbitragem e esqueceu de jogar futebol, graças as declarações de Carvalho, levou dois gols e fui a lona. Carvalho chorou por não ter Nilmar, Kleber e D´alesandro na primeira partida e na segunda não fizeram nada, quem fez a diferença foi André Santos. Agora ele reconhece, o Corinthians foi surerior nos dois jogos e por isso ficou com o título.
    Parabéns Carvalho.

Envie seu Comentário