Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lei de Piffero

22 de maio de 2010 39

O presidente do Inter disse outro dia que "torcedor torce, dirigente dirige, treinador treina...". Simplificava, mas entendi o sentido do que afirmava. Falava, em suma, do papel de cada um no mundo do futebol profissional. Lembrei desta Lei de Piffero depois de ler os comentários da minha coluna sobre a classificação colorada contra o Estudiantes.

Só tenho compromisso com o que vejo no campo e com a  verdade na qual acredito na hora em que estou analisando futebol. Não falo para agradar ou irritar, mas sim para ser honesto com minha profissão. Não persigo, não faço análise de comportamento pessoal, fico na esfera da bola jogada. Projeto antes, repercuto depois, jamais deixo para dar opinião e fazer crítica só após as coisas acontecerem. Eu me sentiria omisso e oportunista se agisse diferente. Como se diz em gestorês, questão de princípios. Logo, sou obrigado a entender todo o ressentimento apaixonado do torcedor que, até Giuliano fazer o gol da classificação, crucificava Jorge Fossati e a pobreza ofensiva que o Inter mostrou durante mais de dois terços do jogo. Bastou o gol que eliminou o atual campeão da Libertadores para que o treinador colorado fosse chamado de estrategista por parte da torcida. Ele próprio vendeu o conceito na entrevista pós-jogo, muitos torcedores compraram.

Bem, o que posso dizer de uma estratégia que consiste em sofrer dois gols em 20 minutos, passar mais de uma hora na partida com apenas duas conclusões e deixar para marcar o gol salvador a 43 minutos do segundo tempo ? Devo considerá-la inteligente ? Aliás, devo considerar estratégia ? Engane-se quem quiser. A fúria da derrota, já li em comentários anteriores, tem o mesmo fervor messiânico da vingança da vitória. É da natureza do torcedor, não vai mudar. Quem lida com o contato direto com público, caso de jornalistas esportivos, dirigentes, técnicos e jogadores precisa se esforçar para entender o que se passa, embora eu admita que há momentos em que a tarefa se torna quase inviável.

Nada impede que Jorge Fossati pare de testar o coração dos colorados com estratégias e escalações equivocadas. Terá mais de 40 dias para rever conceitos até enfrentar o São Paulo de Fernandão. Porém, a entrevista pós-jogo do treinador não foi animadora. Ele considerou "taticamente excelente" a produção do Inter em Quilmes. Pois bem, vamos aos números :

1- O Inter levou meia-hora para dar o primeiro chute a gol. Já perdia por dois a zero, placar que o desclassificava do torneio.

2- Até os 22 minutos do segundo tempo, quando Walter entrou para ser o segundo atacante do Inter, o time colorado inteiro tinha chutado menos do que um só jogador do Estudiantes. Neste período, Verón concluiu três vezes, o Inter apenas duas, sendo que só uma chegou até o gol de Orion.

3- Até os 22 minutos do segundo tempo, o Estudiantes havia concluído dez vezes contra Abbondanzieri, cinvo vezes a quantidade de conclusões do Inter.

4- Nas duas vezes em que começou a partida no esquema 3.6.1, o Inter teve desaproveitamento de cem por cento. Duas derrotas. Pela mesma conta, toda vez que começou o jogo com dois atacantes, o Inter venceu ou empatou.

Ficar bravo comigo pode, está no meu contracheque. Mas se irritar com os números, bem, aí não adianta mesmo...

Comentários (39)

  • Dilon Camilo diz: 22 de maio de 2010

    Sinto cheiro de bi da libertadores!

    Foi assim com Abel e com diversos jogadores que eram criticados por alguns cronistas.
    Agora quem é a bola da vez é Fossati e Alecsandro!

    Não concordo com esses que acham o Alecsandro um pessimo centroavante.
    É um centrovante que cumpre o esquema tatico que o tecnico determina e alem do mais faz gol!

  • pedro piegas diz: 22 de maio de 2010

    Engraçado como o tempo trás mudanças. Só os jornalistas do RS parecem acreditar que o pobre internacional tem a mesma grandeza do grêmio, e nessa conta eu já coloco mais uma libertadores fajuta. Danrlei foi execrado em 95 por pelear por seu time, e hoje, Lauro, o ex vilão é idolatrado. Se hoje alguém conhece o trabalho de vocês é por causo do grêmio, reconheçam, aceitem e digam isso!! Seus revolucionários de redação!! Onde está a indignação pela não convocação do Vitor? Fossati é bom ou ruim? Silas serve ou não serve? Espero resposta. E por fim, pra quem servir o chapéu, o Grêmio nunca vai acabar, nem torçam em vão porque nós vamos silenciar com nosso canto o seus microfones, iremos abafar a sua voz, apagar as suas letras. Não se atrevam a serem maiores que o Grêmio, pois nunca serão, nem por um breve segundo. Espero resposta.

  • Ivan73 diz: 22 de maio de 2010

    O problema, Sr. Saraiva, é que o INTER é superior à Pifferos e Fossattis.

    A instituição INTER exige respeito por parte da imprensa.

    Começar qualquer matéria depois de uma classificação aos 43 minutos do segundo tempo, contra o atual campeão da Libertadores e vice campeão argentino insistindo em espezinhar o técnico ao invés de tecer algum elogio ao INTER-time é um desrespeito.

    Primeiro o elogio, depois a análise. Isso é básico, isso é cortês e deveria ser elementar para qualquer jornalista que vive da dupla Grenal.

  • junior diz: 22 de maio de 2010

    Jogar no 3.6.1 com Alecone é o mesmo que jogar no 3.6.0.
    Centroavante medíocre que nós temos. Sempre jogamos com 10.

    Bota o Walter no lugar dele que o time melhora 200%.

    Falam em mérito do Fossati nas trocas, não vejo nenhum mérito no treinador que escala um time desses, esta sendo desclassificado desde os 20 do primeiro tempo e fica de braços cruzados até metade do segundo tempo, por favor o cara é muito burro. Só ele não enxerga o que todo mundo enxerga!

    Edu? aos 40? Pra fazer o q? Irritar a torcida só se for... Acredita no cara? Bota ele no intervalo então... mas é dificil nunca jogou nada!

    Mas tem tempo pra arrumar, e sermos campeões!!!

    Vamo inter!!!

    E aos secadores sentem e assistam a copa na TV em seguida tem libertadores de novo!!!

  • Douglas diz: 22 de maio de 2010

    Bom dia!

    Analisar somente os números não aponta a verdade. Exemplo: Como se explica a vitória de um time com menos um, dois jogadores em campo? Como se explica um time dar 30 chutes a gol perder para o time que deu apenas um chute a gol?
    O fato de tomar dois gols por duas falhas de marcação dos jogadores não explica que o sistema é ruim, tanto que no segundo tempo o sistema persistiu e tomamos mais gols?
    Mas se números são a questão, vamos pegar os números das opiniões dos telespectadores no ultimo comentário seu e do Jader, analisando elas verificamos que não justifica vocês estarem ai, certo? Porque os números de criticas são muito maiores que os elogios. Indo por esta idéia, os números me dizem que o comentário ou o comentarista foi infeliz...
    Números são parâmetros para aqueles que não querem enxergar o mundo como todo. Serve para aquele chefe que quer ganhar dinheiro a todo custo, mesmo ao sacrifício e descontentamento do funcionário.
    O problema não é o comentário em si, entendo que este é o papel de vocês de instigar a torcida e apresentar o ponto de vista de vocês. O problema está que quando vocês criticam o Jorge Fossati ou outro treinador e o mesmo fica bravo, vocês reclamam.
    Agora quando a torcida criticam vocês qual é a reação? A mesma, ou seja, não gostam.
    Continuem assim, embora não gosto de muito de seus comentários, isso é futebol, um esporte que aceita toda as opiniões e que não se explica com números...

  • VALDEICR diz: 22 de maio de 2010

    O CIDADÃO MAURICIO SARAIVA,TU É GREMISTA,TU NAO É ISENTO,NOS COLORADOS NAO ACREDITAMOS EM VOÇE,PODE FALAR OU ESCREVER O QUE O SR, QUER.
    SE O TEU GREMIO TCONSQUISTAVA UMA SASIFICAÇÃO COM A DO INTER ERA EPICA ,SENSASIONAL O IMORTAL(JA MORTO PELA MILESSIMA VEZ)TRICOLOR.
    SR.MAURICIO SARAIVA QUANDO O TEXTO OU TU COMENTAS NA RBS EU NAO LEIO E NAO ESCUTO MAIS;
    TE LARGEI A TEMPO
    FALTA ISENÇÕA NOS TEUS COMENTARIOS

  • diego diz: 22 de maio de 2010

    Não adianta, o Sr. Fossati é burro mesmo o que é bem diferente de ignorante. Esse esquema 3-6-1 ou "Esquema Chama Derrota" vai ter o aval da direção até o momento em que o Inter seja eliminado. Depois fica fácil, demite o treinador e pronto. Contra o Banfield acredito que o esquema desmontou quando o Kleber foi expulso. Tudo bem era o Banfield que não tinha nenhum jogar diferenciado. Contra o Estudiantes desmoronou de vez pq eles tinham um cara chamado Veron que é um gênio. Agora se jogar nesse esquema contra o São Paulo no Morumbi... vai levar goleada. Sabe pq? O São Paulo não é o Banfield nem o Estudiantes tem o esquema de jogo diferente ataca por todos os lados e não depende de apenas um ou dois jogadores para chegar a frente. O Fernandão vai fazer a festa em cima de nossa zaga. Claro que tudo passa antes pelo Beira Rio.

  • Josean Boschetti diz: 22 de maio de 2010

    Perfeito!!!! Sua melhor coluna que eu tenho lido nos ultimos tempos. Só um comentario, nas duas partidas no 361 o Inter teve fatores extra campo q não soube administrar, em Lanus aquela confusão de expulsões equivocadas e em Quilmes aqueles dois gols bruxo. Acho q não é o esquema e sim falhas gravíssimas pessoais principalmente da defesa.

  • Norberto diz: 22 de maio de 2010

    Perfeita colocação. O resultado mascara o jogo. O gol do Giuliano foi alcançado por uma graça divina. O problema do Inter é o treinador. Acustumado a treinar times limitados e armar retrancas, sem nunca ser cobrado. Agora, que pegou um time um pouco melhor qualificado se perde e o pior, é que a direção avaliza os equívocos. Se não mudar a atitude e os conceitos, não passaremos do São Paulo, que é muito melhor do que o Estudiantes.

  • junior diz: 22 de maio de 2010

    Eu só lamento não ter entrado aquela bola na falta cobrada por Andrezinho (que jogada),o Walter perde o gol na cara do mesmo, o Alecsandro faz gol legítimo (anulado) e a posse de bola do Inter é maior que a do Campeão da Améria poderoso Argentino jogando em casa. Tem mais uma, eu não ouvi gritos de "olléé, olléé, olléé.. (desculpe a dor de cotuvelo sua Maurício).

  • Jonas diz: 22 de maio de 2010

    Oi Maurício! A LEI PÍFFERO (gostei da figura que tu propões!) está relacionada à emoção do resultado. O que entendi da sugestão dele é a ausência de relação objetiva entre os apelos emocionais da torcida e as necessidades de o dirigente segui-la de forma literal. Torcida é movida por modismo, não fosse isso a torcida não teria sido tão insistente no ano passado ao clamar pela contratação do PAULO BAIER, a torcida deu aval pra volta do ELLER, a torcida vaiou o FERNANDÃO até ele sair e queria ele de volta, a torcida é dividida quanto ao aproveitamento do WALTER e do TAISON, a torcida quer a demissão sumária do PEREIRA (após 3 meses clamando um atacante de renome - ele TEM renome, não joga lhufas mas tem) e não faz idéia da diferença financeira entre negociá-lo quando se tem oportunidade e pagar multa rescisória equivalente a demissão...

    Onde quero chegar é o seguinte: não dá pra dirigente sair fazendo tudo que a torcida acha que quer, em alguns casos por ser financeiramente inviável (como dar destinos a KP e EDU sem que outro clube se interesse), em alguns casos simplesmente porque qualquer diretoria PRECISA ter CONVICÇÃO no que faz (um cara faz 10 temporadas boas na Europa ou 5 ótimas no México, deve ter potencial... não repetir aqui é contingência ou adaptação, seria burrice contratar os pernas-de-pau de lá, mas contratar os bons é convicção justificável pelo desmpenho passado, que é a ferramenta que se tem - excluo bola-de-cristal do rol de ferramentas disponíveis). Nesse caso, podem ser certos ou errados como qualquer ser humano, mas duvido que a avaliação de desmpenho e viabilidade financeira da diretoria seja menos precisa que a de um de NÓS cuja vivência negocial de futebol é assistir o Globo Esporte.

    De novo: um cara que vive de futebol (técnica e financeiramente) SABE SIM mais do que eu que assisto meia hora de programa esportivo e assisto dois jogos por semana. ELE É MAIS APTO QUE EU pra dirigir, eu sou apto apenas pra torcer, posso reclamar do resultado mas seria presunção achar que sei mais que ele.

  • eto diz: 22 de maio de 2010

    CORRETO... PERFEITA SUA ANÁLISE... O INTER TEM GANHO ALGUNS JOGOS APESAR DO SEU TREINADOR FEITO UM ESFORÇO DANADO PARA PERDÊ-LAS... LEVOU UM BANHO DE BOLA NO PRIMEIRO GRENAL JOGOU BEM O SEGUNDO MAS MESMO ASSIM NÃO APRENDEU AS LIÇÕES. É TEIMOSO, ORTODOXO, PRA NÃO DIZER BURRO E IMBECIL. CLASSIFICOU SEMPRE COM AS CALÇAS NA MÃO MESMO NA PRIMEIRA FASE CONTRA TIMES MEDIOCRES. PASSOU PELO BANFILD PORQUE É MUITO SUPERIOR, MAS FOI DIFÍCIL. E CONTRA O ESTUDIENTES FOI SALVO PELA ESTRELA DO GIULIANO. ACHO QUE OS DIRIGENTES TEM QUE SE LIVRAREM DELE E DE JOGADORES COMO EDU, ALECSANDRO, E OUTROS SE QUISER ALGO A MAIS QUE NÃO SEJA MORRER NO MORUMBI.

  • junior diz: 22 de maio de 2010

    Lembro de um jogo do Grêmio contra o Corinthians, se não me engano na Copa do Brasil, em que o Grêmio ganhou de um a zero, dando só um chute no gol durante a partida!A imprensa foi a loucura exaltando a raça gremista,o empenho do time.Agora porque é o INTER tudo está errado!Que foi na sorte!Peraí, concordo que o Fossati errou em jogar só com um atacante, o INTER é time de toque de bola e não de contrataque,mas ninguém exaltou a raça dos jogadores,o empenho.Estavamos decidindo uma vaga na semifinal da LIBERTADORES contra um time ARGENTINO, não contra MOLEQUES PELADEIROS!
    Se fosse o outro time seria a imortalidade,aqueles que não desistem nunca, que não se deve duvidar.
    Por isso eu digo: chorem bastante,torçam contra, pois nada vai impedir o COLORADO de ser campeão!

  • Marcelo diz: 22 de maio de 2010

    Maurício,

    penso que há coisas distintas, inicialmente. O esquema de jogo, e digo que, qualquer um deles, depende obviamente do comportamento e aplicação dos jogadores. Durante os primeiros 30 minutos de jogo, os jogadores do Inter não estavam se comportando com a energia que uma partida de Libertadores exige, muito menos uma valendo vaga numa semifinal. Portanto, torna-se difícil ao meu entender avaliar o desempenho tático do time nestas circunstãncias. O primeiro gol foi bastante ilustrativo em relação a essa tese. É lógico que a estratégia do Fossati não era tomar dois gols e depois matar eles no final. Tanto que ele esbravejou muito com as falhas. Concordo que se a força ofensiva do Inter nesses últimos meses tem deixado muito a desejar, utilizando apenas um atacante (e um atacante que não costuma finalizar muito) essa força praticamente inexiste.
    É natural que o Estudiantes concluísse mais naquela partida do que o Inter. Jogando em casa, precisando de resultado. Acho que isso caracteriza a postura do Inter.
    Acho que o Fossati tem uma filosofia que olha o tempo todo para o placar em acordo com o regulamento. Evidentemente que pode não dar certo. Nenhuma proposta garante isso. O fato é que o planejamento feito por ele para as oitavas e para as quartas-de-final deram certo. O Inter correu riscos, mas afinal, é a Libertadores. Acho que ele está merecendo ao menos um pouco de crédito.

  • Miguel diz: 22 de maio de 2010

    Ah, tem mais... a que números vc se refere!!? O Inter está entre os 4 melhores da América!!! Esses são os números q valem, amigo!

    No centro do país, nos comentários da Sportv, todos enalteceram a façanha colorada e a estratégia de Fossati... Mas, o "nobre comentarista" sequer cogita q a estratégia exista e tenha dado certo - mesmo q não goste, é seu direito.

    Falar q um profissional q treinou seleção uruguaia, venceu campeonatos uruguaios, paraguaios, equatorianos, a Copa Sulamericana e a Recopa dirigindo clubes, não tem estratégia... bah, ridículo!

    É, vai ver q contrariar o grande Maurício Saraiva é coisa de "torcedor" mesmo!

  • Anderson diz: 22 de maio de 2010

    Torcedor só atrapalha não é Saraiva?? são uns "burros" que não entendem nada do que os inteligentes escrevem!!! É melhor ler isso do que ser analfabeto!!

  • Jose diz: 22 de maio de 2010

    Hahahaahahahahahahahahaahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahaahahahahahahahaah
    sds Coloradas

  • Tiago diz: 22 de maio de 2010

    Tchê estás 100% correto.

    Tem torcedor muito burro e fanático (não no sentido da paixão, mas em engolir tudo que a direção diz, tem que ser critico), quero que meu time vença essa Libertadores que está caindo de maduro, digo é só passar pelo São Paulo!

    Mas para isso não podemos confiar nosso time ao Sr. Jorge Fossati que já mostrou inumeras vezes que não serve para o colorado, acho ainda que com esse time carente de reforços com um treinador mais qualificado e com o preparador fisico sendo o Fabio Mahseredjian poderiamos ter resultados melhores em campo. Me pergunto contra um São Paulo embalado teremos a sorte do jogo de Quilmes? Eu não quero arriscar!

    Solução: Trocar de técnico agora, volta o Fabio Mahseredjian na preparação física, trazemos um atacante de velocidade e bom de bola e quem sabe um meia armação de velocidade para dar agilidade a esse time que se arrasta em campo.

    Abraço pessoal e parabéns pela análise!

  • Amauri diz: 22 de maio de 2010

    Maurício, você também simplifica analisando só esse jogo.
    Também não gosto do 3-6-1. Foram os piores jogos do Inter, com certeza.
    Mas tem algo importante a ser lembrado: o nosso Dunga e o Fossati são teimosos e orgulhosos.
    Quanto mais esse tipo de crítica for feito, mais eles vão continuar com suas "convicções".
    Deixá-los trabalhar nessa hora é o melhor a fazer. Apoiar os seus resultados. Eles são vacinados e entendem coisas erradas por meias palavras. Mas nós trazem resultados. SOMENTE OS TÍTULOS SERÃO LEMBRADOS.
    Lembra quando o Fossati SÓ jogava no 3-6-1? Quando deram uma folguinha ele testou outros padrões, e deu certo (todo mundo tava apoiando o Fossati no jogo contra o Banfield no Beira-Rio), estavam as poucas as críticas.
    Resultado: melhor jogo do Inter no ano.
    VAMOS APOIAR!!! VAMOS GANHAR!!!

  • Felipe Wartchow diz: 22 de maio de 2010

    Estimado Maurício Saraiva
    Sabia que o Inter jogou nada menos com o atual CAMPEÃO DA AMÉRICA? O jogo seria complicado de qualquer jeito. Isso já sabia. Se fosse o Zequinha ou o Caxias pelo gauchão, por exemplo, concordaria contigo sobre as críticas, mas já que etamos tratando do Estudiantes...
    E se fosse o Grêmio que tivesse feioto aquele gol, ele seria "imortal" e o técnico Silas o "melhor treinador por ter trocado certo"?? Veja que o Giuliano foi aposta do treinador no lugar do D'Ale já cansadão.
    E aquela história sobre Abbondancieri sugerir Martín Palermo caso o Inter seguisse na Libertadores depois da copa (se não me falha a memória)? Estou curioso pra saber o que pode acontecer.

  • Márcio Becker diz: 22 de maio de 2010

    Refleti bastante sobre esse assunto e cheguei às seguintes conclusões: existe, SIM, diferença de tratamento a inter e gremio por parte da imprensa. Esse comportamento é geral, e independe de o profissional ser gremista ou colorado. E é justo que assim seja. Acontece q a realidade, DA BOLA, sem a passionalidade, é que inter e gremio são diferentes mesmo. Nao tenho nenhuma dúvida de que se o gremio tivesse, contra o santos, uma atuação idêntica à do inter contra o estudiantes, e marcasse o gol da classificação no apagar das luzes, TODA a mídia trataria o fato como uma façanha heroica, digna do RS, de quem não se entrega nunca e vence na raça. Mas nao porque todos sao gremistas, até pq isso é impossível, mas pq de fato seria a verdade. A verdade é que o gremio, em qualquer competição, ATÉ GAUCHÃO, entra como ZEBRA. ninguém lhe cobra a obrigação de vitórias, nem de espetáculo. Levaram 3 do santos num jogo em q poderiam ter levado 10 e a atuação é elogiada. Já o inter, em qualquer competição, entra como favorito. Todos lhe cobram a obrigação de vitórias E DE ESPETÁCULO, inclusive eu e vocês. E ninguém está errado nisso. o grande problema, que eu nao tenho, e voces têm, é revelar essas verdades, pq a polícia da imprensa sempre está atenta, vigilante e diligente, para reprimir a verdade, sua dura realidade. Em síntese, o inter tem que ganhar TUDO, e pra glória do gremio, basta nao ser REBAIXADO. Amém.

  • Luciano Lucas diz: 22 de maio de 2010

    Seu Mauricio, acho que estas equivocado, todos os torcedores do inter sabem muito bem que o inter não deve jogar no 3-6-1 que o Fossati teima em colocar, não é essa a nossa "fúria" pelos teus comentários na derrota mais vitoriosa dos últimos tempos. É sim, exatamente por isso, que estamos comemorando e queremos reconhecimento, é apesar de termos um técnico teimoso e que pelo visto tem muita estrela, é apesar de o inter apenas conseguir jogar 20min na argentina com o seu formato ideal que conseguimos se classificar em cima do melhor time argentino dos últimos dois anos. O inter é maior que Fossati, a torcida é maior que tudo isso. Não compramos a ideia de estrategista de fossati, mas o que podemos fazer? podemos louvar aqueles que entraram com tão pouco tempo e mudaram a história do semestre para o inter. É isso, nada mais que isso. Estamos felizes pelo inter conseguir alcançar algo difícil que é chegar na semi da libertadores, de eliminar dois argentinos seguidos. APESAR dos pesares, dos tantos erros que sabemos que existe. Quem garante se no 4-4-2 daria resultado, e se nos empolgassemos e o Inter tomasse gols de contra-ataque nos ótimos lançamentos de verón? o que faríamos? como mudariamos o time se acontecesse algo assim? O que a torcida realmente pergunta é: poxa não dá pra dar um tempo e enaltecer o que o inter acabou de fazer? esquece o fossati e pensa no que o INTER está conseguindo!

  • elias diz: 22 de maio de 2010

    Então eras tu o baixinho xarope que o fossati falou lá no estádio do quilmes? Quem sabe começas a colocar receitas culinárias no blog? Quem fala o que quer ouve o que não quer. Isso serve para o fossalti - o gênio II( o primeiro é o tite) e para ti mesmo. Mas não esquentes a cabeça, depois que formos bi-campeões tu comentarás!

  • João Carlos diz: 22 de maio de 2010

    Meus caros, já está irritante a participação desses fanáticos que usam o espaço do comentário para destilar toda ira de uma fé cega. Não são apenas os comentaristas que passam por isso. Mesmo torcedores que apontam defeitos são verbalmente agredidos, chamados de gremistas por colorados e vice-versa. O melhor é não dar muita bola, uma vez que o nível intelectual e de educação está cada vez mais baixo no país. Um abraço.

  • Matheus diz: 22 de maio de 2010

    Acusou o golpe Mauricio, fecho contigo só na questão do 3-6-1, não há como discordar, no restante é comentario tendencioso sim, o Inter se parte pra cima do Estudiantes em busca do seu gol a moda louca, como parece ser o seu desejo e da maioria da cronica daqui, se ele (Inter) faz isso, tomaria mais 1 ou 2 e hoje amargaria uma desclassificação. Vc faz a leitura do jogo colorado pegando por base um outro jogo, aquele que vc exaltou como o melhor que viu nos ultimos anos, sabe de qual estou falando não é mesmo, mas deveria vc, como comentarista esportivo que é, entender que o Estudiantes joga diferente do Santos, que não da espaços como o Santos, que tem um meio campo e defesa infinitamente mais firme e coeso que o Santos e, Mauricio, me arrisco a dizer que o Santos jogasse assim faceirinho contra o Estudiantes e levaria uma histórica, é isso que vc não entende ou esta de mau vontade. Não fica mordido com as criticas, porque elas são justas, vcs, inclusive vc, estão julgando o confronto do Inter pelo o do Gremio, que foi realmente plastico, bonito, rapido, tecnico etc. etc. etc. mas que não produziu um bom resultado. O Inter menos, acaba sendo mais, e é isso que interessa pra nós, RESULTADOS POSITIVOS, o resto é blá blá blá, abraço!

  • PAULO diz: 22 de maio de 2010

    Prezado Maurício,

    Você está com a razão. da maneira que está jogando o Inter não vejo condições de classificação e daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo que a desclassificação foi vontade de Deus. É impressionante, teve um lance em que o D'alessandro pegou a bola na ponte esquerda e o Nei não sabia para onde correr, total falta de treinamento, de jogadas ensaiadas. Sem falar daquela palhaçada da entrevista do preparador físico. De longe a impressão que fica é que há uma total falta de planejamento e de que a "sorte" está lançada.

    Abç,

    Paulo

  • Paulo Roberto diz: 22 de maio de 2010

    Você deve ser uma pessoa muito infeliz, pois é um colorado que precisa se violentar para agradar ao patrão gremista (Sirotski), sob pena de ser demitido. Pseudo-colorados como você, o Wianey e o Claudio Cabral para mim valem tanto quanto Paulo Santanas e Cacalos da vida, ou seja, nada. Por que não te demite e vai tentar a sorte em outra emissora? Abraço.

  • Marcio diz: 22 de maio de 2010

    O problema do jornalista é que ele não precisa parecer imparcial, ele tem de ser imparcial.
    Falar de números, sem citar os números mais relevantes do adversário, é muito conveniente.
    Quantas chances claras de gol teve o Estudiantes, além do gol? Qual a posse de bola? Difícil de lembrar as chances do Estudiantes, até porque o Inter tomou dois gols por descuido, pois controlava bem a partida, considerando que estava jogando em um caldeirão, contra o melhor time da América.
    O comentarista da SPORTV (engraçado, parece que a imprensa de fora do RS vê outro jogo) ressaltou ao final do primeiro tempo que os gols que o Inter sofreu foram por bobeada da zaga, que até então o time vinha bem. Esta análise é bem parecida com a do Fossati, mas muito diferente da análise da imprensa do RS.
    O Mano Menezes, quando treinava o Gremio, fazia uma retranca fora e ganhava em casa, sendo considerado um grande estrategista pela imprensa do RS.
    Engraçado, até que fase desta Libertadores foi o time treinado pelo grande Mano Menezes?

  • Leonardo Soares diz: 22 de maio de 2010

    Maurício, sou colorado e achei a atuação do Inter sofrível, a única qualidade que o Fossati demonstrou nesse jogo foi 'estrela', porque a substituição dele fez o gol da classificação. O Considero um técnico mediano, nada mais que um Celso Roth. Pode ser campeão da América, mas vai continuar sendo um Roth da vida a não ser que mude muitos de seus conceitos...

    Quero ver meu time, em 1º lugar, ganhando, mas também quero ver bom futebol, e um time que não vai todo pra dentro do seu campo porque tem 1 gol de vantagem. Vantagem de 1 gol não é nada... mas é um movimento natural de um time que joga fora, e se o treinador não tiver a mão correta pra lidar com essas situações vai ser sempre esse sufoco.

  • Laerte diz: 22 de maio de 2010

    Com todo o amargor destilado pela classificação do Inter, você ainda tem a cara-de-pau de falar em "ser honesto com a minha profissão"? Você tem que admitir: ou você é incoerente ou você é burro. A escolha é sua...

  • Angela Machado diz: 22 de maio de 2010

    Sou colorada e não me contetei com os resultados da classificação:
    Se dirigente dirige, eu acho que os dirigentes do inter estão com a carteira vencida, pois do jeito que o time esta, com este treinador metendo os pés pelas mãos, e eles se contentando com os resultados da classificação, achando que isso é o melhor que o time pode apresentar, eles devem ser proibido até de dirigir triciclo!

  • Roger Skin diz: 22 de maio de 2010

    Se o inter está atrás de um bom goleiro, caso haja punição para lauro ou Pato,
    o Bruno do Flamengo tá liberado.

    Abço

  • Tiago diz: 22 de maio de 2010

    Mauricio, concordo com você que muitos torcedores realmente tentam se enganar acreditando neste papo de "estratégia" de ganhar no fim. Mas o que creio é que realmente, atacar o Estudiantes com mais força apartir do 15-20min do segundo tempo esteja certo, pois eles SEMPRE perdem folego apartir deste periodo. Claro que entrar com 3-6-1 é demais e errado, mas não é o fim do mundo.

    O que acretido é que em TODOS os post do CLICRBS não se faz mais que duas linhas falando da bravura e entrega dos jogadores. O técnico escalou errado e o presidente é omisso? Concordo, mas é inegável que os jogadores se dedicaram, acreditaram e batalharam e muito pelo resultado!

    Quer ver a diferença? Grêmio x Santos, o Silas errou feio e isto ocupou um paragrafo, o resto é sodre a virada heróica, imortal, etc. O Fossati errou e isto levou mais de meio texto, referência da entrega dos jogadores nem meia duzia de linhas.

    O que eu gostaria de ler é a verdade, ou seja, o time foi mal, o técnico pior e a direção nem se fala. Mas os jogadores foram heróicos, guerreiros e NUNCA deixaram de acreditar. É tão ruim escrever algo enaltecendo os jogadores? Seria inverdade isto ou eles não merecem por conta dos erros do técnico e presidência?

    Tenho colocado nos post a referência de um reporter, teu colega de SportTV, Lédio Carmona. Ele faz um equilibrío muito bom entre avaliar o jogo como profissional e o sentimento dos torcedores. Leia o post dele sobre a vitório do Inter em PoA e da derrota em Quilmes, faça isto e veja que não é difícil e principalmente, mais honesto com TODOS envolvidos no espetáculo.

    Abraço,

    Tiago

    P.S.: Favor responder, no post ou por e-mail. Grato.

  • Eduardo diz: 22 de maio de 2010

    NÃO CHORA MAURICIO!! TEU GREMIO LEVOU 4 DO PALMEIRAS E TU DISSE QUE ELE IA VIRAR HAHAHA NÃO CHORA MAURICIO , INTER RUMO A DUBAI.

  • Miguel diz: 22 de maio de 2010

    Sr. Pedro, seu nome já diz tudo... seu discurso é "piegas", nem merece resposta...

    INTERNACIONAL, RUMO AO BI DA AMÉRICA!!!

  • André Rodrigues diz: 23 de maio de 2010

    É, Sr. Saraiva, mas se fosse o teu greminho que chegasse à semifinal assim, o senhor estaria nas nuvens, e jamais escreveria algo igual do tricolor.

    Mas é de se entender... Ver o time do coração eliminado depois de uma partida "histórica", e ainda ver o rival derrubar o atual campeão da América fora de casa no dia seguinte deve ser algo muito desagradável.

  • JORGES diz: 23 de maio de 2010

    Leiam o que escreveu o Márcio Becker sobre Pesos e Medidas do Imprensalão. Curto e grosso. É por aí... Mais: PARE DE ESCREVER MENTIRAS E OMITIR VERDADES. 1) O INTER NÃO PERDEU NO 3-6-1 PRO BANFIELD. ANTES DA EXPULSÃO INJUSTA DO KLEBER (LEVOU UM CARRINHO NAS DUASPERNAS E SALTOU) O JOGO ESTAVA 1X1 NA CASA ADVERSÁRIA. A DERROTA ÃO FOI CONSEQUÊNCIA DO ESQUEMA: EXPULSÃO, LATERAL COBRADO COM O PÉ, GOL SOFRIDO EM DUPLO IMPEDIMENTO (PRA USAR UM ERMO QUE GOSTAS: PERDEU PQ FOI OPERADO); 2) VERÓN CONCLUIU 2 VEZES EM QUILMES E UMA DELAS FRACA NA MÃO DO GOLEIRO. EM POA, FEZ O ÚNICO ARREMESSO ARGENTINO A GOL E A BOLA CRUZOU A ÁREA LONGE DE PATO. CRÍTICAS? AO CONTRÁRIO. GÊNIO, MELHOR TIME, COPEIRO, REGULAMENTO SOB O BRAÇO ETC. E JOGOU NO 3-6-1 (ALGUÉM LEMBRA DO BOSELLI NO GIGANTE? 3) NÃO HOUVE CONCLUSÃOCOLRADA NO PRIMEIRO TEMPO ALÉM DA DO ALECSANDRO, LONGE. MAS O INTER FICOU O TEMPO TODO EM CIMA, TANTO QUE HOUVE SEIS ESCANTEIOS. NO SEGUNDO TEVE FALTA NO DALE COBRADA POR ANDREZINHO JUNTO AO ESCANTEIO ESQUERDO E O GOLEIRO SALVOU NO ÂNGULO. TEVE COBRANÇA DE FALTA PERIGOSA DELE E CABEÇADA TORTA DO SORNDO SOZNHO. TUDO ANTES DO WALTER, QUE PERDEU UM DE CIMA E O LANCE DO GOL. O ESTUDIANTES TEVE OS 2 GOLS (SE FECHOU DEPOIS E ESPECULOU SÓ NO SEGUNDO), UM LANCE DO BOSELLI E ESSE DO VERÓN. EQUILIBRIO. NOS 180 MINUTOS, COMPARE QUEM CONCLUIU MAIS. EM POA SÓ O INTER ATACOU. ESTOU CURIOSO PRA LER SOBRE O GRÊMIO E SEU ESQUEMA QUE SOFREU DEZ GOLS EM TRÊS JOGOS...

  • Léo diz: 23 de maio de 2010

    Maurício Saraiva,

    o Fossati não estabeleceu como estratégia tomar 2 gols aos 20 minutos e fazer 1 aos 43 do segundo tempo. Ele não é mágico. Acreditar que ele pensa assim é um equivoco. A estratégia de Fossati era fazer 1 gol. Ocorre que o Inter teve um apagão de alguns minutos e levou 2. Repensando a estratégia, ele chegou a conclusão que continuava precisanado do mesmo 1 gol. Só que não dava mais pra tomar nenhum. Por isso o Fossati não atirou o time ao ataque ou fez substituições que tornasse o time mais ofensivo. Se assim fizesse poderia ter feito um gol, mas os argentinos, em casa, fariam pressão e teríam além da torcida, o tempo ao seu favor.
    Portanto, o técnico colorado fez bem ao colocar a equipe mais ofensiva somente na segunda metade do segundo tempo, pois só precisava fazer 1 gol e não podia tomar mais nenhum. Além disso, não queria dar tempo de reação ao adversário. Que, cabe ressaltar, não era qualquer equipe, era o atual campeão da américa e com um craque no meio campo.
    Por fim, o Inter, tão criticado pela imprensa e por parte da torcida está entre os 4 melhores times da américa tendo eliminado o campeão argentino e o atual campeão da libertadores.
    Discordar do Fossati pode, tá no contracheque dele, mas dos fatos fica difícil...

    Grande abraço, sou fã do programa!!

    http://www.coloradocamisadez.blogspot.com

  • VALDEICR diz: 23 de maio de 2010

    SEU .PEDRO O GREMIO É GRANDE É BI SEGUNDINO HEHEHEHHEHEH

Envie seu Comentário