clicRBS
Nova busca - outros
31 out14:00

Segunda etapa da vacinação contra a aftosa começa amanhã

O Rio Grande do Sul inicia amanhã (1º), mais uma campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Em situação de alerta sanitário desde o final de setembro, por conta de um foco registrado no Paraguai, o Estado deve imunizar cerca de quatro milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.


A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, através do Departamento de Defesa Agropecuária, mobilizará mais de mil funcionários, entre veterinários, técnicos agrícolas e auxiliares técnicos nesta segunda etapa de vacinação, que se estende até o dia 30 de novembro.


A primeira etapa foi desenvolvida de 5 a 31 de maio, período em que foram imunizados 95% das cerca de 14 milhões de cabeças de todas as idades, ultrapassando o percentual mínimo preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que é de 85% dos rebanhos cobertos por vacina.

A febre aftosa é uma doença viral extremamente contagiosa que afeta principalmente bovinos e bubalinos. Mesmo não sendo uma zoonose, causa grandes perdas produtivas diretas, além de ser motivo de embargos comerciais por países livres da enfermidade. A pecuária no Estado do Rio Grande do Sul representa um segmento de grande importância econômica e social, razão pela qual a prevenção, por meio da campanha de vacinação, é de suma importância.

Nos anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos de febre aftosa em nosso Estado, o que levou ao sacrifício mais de 26 mil animais. Na ocasião, contabilizaram-se gastos superiores a R$ 11 milhões de reais para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.

Produtores enquadrados no PRONAF com até 50 bovídeos podem solicitar a vacina diretamente na inspetoria veterinária do seu município. Os demais devem adquiri-la em agropecuária credenciada, informando à unidade da Secretaria Estadual da Agricultura do município no prazo máximo de cinco dias após a vacinação, levando a nota fiscal de aquisição do produto. Os produtores que não vacinarem ou não informarem os dados da vacinação estão sujeitos à multa e interdição.

Comente aqui
31 out12:06

Assista no Jornal do Almoço

Vanessa Backes | RBS TV Uruguaiana

  • Continua desaparecido desde ontem o corpo de Luis Eduardo Silveira, que se afogou enquanto brincava no rio Uruguai.
  • Polícia Civil começa a ouvir os depoimentos dos envolvidos no caso da morte do bebê.
  • Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em Uruguaiana.
  • Multidão participa da procissão em homenagem a Nossa Senhora Conquistadora.
Comente aqui
31 out11:43

Uruguaianenses vão ao show do Aerosmith em Buenos Aires

Na última sexta-feira (28), aconteceu no estádio de La Plata, em Buenos Aires, na Argentina, o show de uma das maiores bandas de Rock do mundo, Aerosmith.


_O estádio estava praticamente lotado com mais de 30.000 mil pessoas que presenciaram a desempenho de Stivem Tyler (vocalista) e Cia_ destacou o uruguaianense Christian Bonilha.


Um grupo de uruguaianenses foi até Buenos Aires, através da agência de turismo Passaporte, e curtiram todos os momentos desse grande show.

2 comentários
31 out10:56

Nota de falecimento: Jadir Nabuco Alves Pinto

Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (31), às 10h, o corpo de Jadir Nabuco Alves Pinto. Jadir era natural de Uruguaiana, e tinha 47 anos.

Comente aqui
31 out10:54

Nota de falecimento: Valmor Abrelino Silva da Silva

Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (31), às 9h, o corpo de Valmor Abrelino Silva da Silva.  Valmor era natural de Uruguaiana, e tinha 50 anos.

Comente aqui
31 out10:52

Nota de falecimento: Delaide Correia Carvalho

O corpo de Delaide Correia Carvalho foi sepultado na manhã deste domingo (30), às 11h, em Uruguaiana.

Delaide era natural de Uruguaiana, e tinha 71 anos.

Comente aqui
31 out10:51

Nota de falecimento: Isaias Silveira de Castro

O corpo de Isaias Silveira de Castro foi sepultado na manhã deste domingo (30), às 10h, em Uruguaiana. Isaias tinha 89 anos.

Comente aqui
31 out10:50

Nota de falecimento: Nerida Ruiz

Foi sepultado na manhã de domingo (30), o corpo de Nerida Ruiz, natural de Uruguaiana. Nerida tinha 71 anos e foi sepultada às 9h.

Comente aqui
31 out10:21

Bairros ficam sem abastecimento de água em Uruguaiana

A Foz do Brasil, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Uruguaiana, informa que ocorreu um rompimento de uma Rede de 150 mm na Avenida Setembrino de Carvalho e Santos Dumont.


A equipe está no local para fazer o reparo, em função deste trabalho os bairros União das Vilas (Promorar I e II, Chácara do Sol, Áreas Verdes e DNER) poderão ficar sem abastecimento de água.


Todos os esforços serão feitos para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.


Em caso de dúvida, a Foz do Brasil atende pelo telefone 0800 771 0001.

Comente aqui
31 out10:14

Operação da polícia cumpre mandado de busca e apreensão em casa noturna


No domingo (30), às 06h30min, em Uruguaiana, o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf) cumpriu mandado de busca e apreensão na Boate Dream Night Club expedido pela 2ª Vara Criminal, assinado pelo Juiz de Direito Guilherme Machado, local este conhecido como pontos de consumo e venda de drogas em seu interior.

No local foram abordadas várias pessoas, sendo que foram presos os indivíduos T.V.M com quatorze papelotes de substância semelhante a cocaína e R$214,50 e R.L.T com sete papelotes de da mesma substância, foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil onde foi realizado o flagrante.


Foram localizados ainda pelos policiais 51 papelotes de cocaína no interior da Boate atrás de uma janela, os quais foram apreendidos e entregues na Delegacia de Policia. Também foram apresentados da Polícia Federal os indivíduos F.A.M e J.A.S, ambos de nacionalidade Argentina e que estavam no interior da Boate com duas sacolas contendo “folhas de coca” produto este usado como matéria prima para a fabricação de cocaína, sua utilização é considerado crime no Brasil, também estavam com certa quantia em dinheiro (reais e pesos Argentino).


Ainda foi preso o individuo J.D.S por estar conduzindo um veículo Chevette sob a influência de álcool e chocou-se contra uma viatura da Brigada Militar que estava estacionada próximo ao clube em apoio a operação e ainda três motocicletas foram recolhidas por falta de licenciamento e por estacionamento em local proibido.  O comando do 1º BPAF considera que obteve êxito na operação, já que um dos objetivos principais eram a apreensão de drogas e a prisão de traficantes.


Comente aqui