Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Você já falou uma delas?

20 de maio de 2009 7

Não é preguiça, juro. Estou transcrevendo por achar interessante e creio que terão opinião igual. Para quem gosta de escritos, eis aí uma relação bem-humorada de expressões idiomáticas inexpressivas. O chato é que, tirando você, meu querido leitor, todos fazem ou já fizeram uso de pelo menos uma delas. Eu disse uma? Então, tá, deixa assim…

AMIGO PESSOAL – Só existe amigo pessoal. Ainda não inventaram o amigo “impessoal”. Se não for amigo mesmo (pessoal), chame de colega, cliente, fã, parente, simpatizante, conhecido, “chegado” etc.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO – Todo orçamento é sem compromisso. Se fosse com compromisso, não seria orçamento, mas já a própria compra.

TELEFONE DE CONTATO – Se você tem um telefone de contato, você não é nenhum privilegiado, pois todo telefone é de contato. Na época atual todo mundo tem telefone (de contato), porém nem todos têm contato com o dinheiro para pagar a conta dele.

DUAS ÚNICAS APRESENTAÇÕES – Tem dó, né! Se são duas, não são únicas (”única” vem de “um”). Se é única, não são duas. Apenas duas apresentações e estamos conversados.

TRABALHA COM CHEQUE – “Você trabalha com cheque?”, pergunta o vendedor, querendo lhe empurrar o duvidoso produto a ser pago em cinco “suaves” prestações, mediante “pré- datados” (outra coisa que não existe é “pré-datado”). Trabalha com cheque não, meu! Trabalha com chefe, com computador, telefone, calculadora, lápis, livro, giz, caderno, caneta, borracha, papel, produto, carro, e-mail, cafezinho etc. A gente usa cheque, emite cheque, mas não “trabalha” com cheque. O máximo que dá para aceitar é que trabalhamos PORTANDO cheque(s).

JOGOS DE IDA E VOLTA – Essa é demais: “O Cruzeiro faz hoje em BH o jogo de ida pelas finais…”. Jogo de ida de quem? O Cruzeiro é de BH e joga em BH Quem está indo? Se for o adversário de outra cidade, ele não está indo, está vindo. É mais uma invenção esdrúxula da crônica esportiva.

ELE NÃO TEM NADA NA CABEÇA, POIS SÓ PENSA “NAQUILO” – O certo é: ele só tem “aquilo” na cabeça.

SÃO MEIO-DIA – Mais um santo na praça! Essa é absolutamente ridícula, mas o povão insiste em que na hora do almoço “são” meio-dia. O plural é só pra mais de um, nunca para a metade de um. Haja  paciência!

VAMOS ESTAR FAZENDO, VAMOS ESTAR OLHANDO, VAMOS ESTAR PROVIDENCIANDO ETC. – Para que usar três verbos, se a parcimônia é possível: faremos, olharemos, providenciaremos etc. Além do mais, gerúndio no futuro é, no mínimo, suspeitíssimo…

 FEIA DE ROSTO, MAS BONITA DE CORPO – Uai! Então quer dizer que rosto não é corpo?! O certo é: feia (o) de rosto, mas bonita (o) de resto.

PERDI MEU VOTO – O sujeito vota no candidato derrotado e diz que perdeu o voto… Quem sabe o TRE o encontra lá dentro da urna eletrônica e devolve para o pobre eleitor. Tem dó, cidadão! Quem perdeu foi o seu candidato, e não você.

ELE TEM PROBLEMA – Estamos diante de uma pessoa com graves transtornos emocionais ou neurológicos e alguém diz que ele(a) tem “problema”. É preciso ser mais específico. Problema todo mundo tem. Se fosse para prevenir alguém de que outro (improvável) alguém é singular, completamente diferente e certamente nos surpreenderá, deveríamos dizer: ele(a) NÃO tem problema.

Postado por Valther Ostermann

Comentários (7)

  • Monika diz: 21 de maio de 2009

    Gostei!!!

  • Deoclécio diz: 20 de maio de 2009

    Agente estudemo tudo em escola pubrica, portanto somo tudo maloquero, então não tem pobrema em fala errado..e nóis na fita abraço valter

  • Vanessa Angélica Koglin diz: 20 de maio de 2009

    Quem estuda em escola pública é maloqueiro?! Ai, ai… vale (?!) a brincadeira mas não vale a generalização. Cuidado ai…

  • Charles Ringenberg diz: 20 de maio de 2009

    Ótimas essas expressões. Vou “anexá-las junto” com outros bons textos que tenho salvo.

  • Pessoa Comum diz: 20 de maio de 2009

    Bolgeuiro, vjea se rsenpdoe esta pregutna:
    Naum é pergiuça msemo?

  • Deoclécio diz: 20 de maio de 2009

    Nóis mano çomo tudo bitolado ta ligado !

  • Ramon diz: 21 de maio de 2009

    Muito bom!
    Grande postagem!

    Abs!

Envie seu Comentário